Como manter a produtividade no trabalho: 10 dicas infalíveis

Tempo de leitura: 4 minutos

Como manter a produtividade no trabalho? Essencial para alcançar sucesso em qualquer carreira, a produtividade deve ser uma preocupação constante na rotina de qualquer profissional que desejam subir as escadas hierárquicas do atual mercado de trabalho. Entretanto, uma série de situações podem ocorrer na rotina de trabalho, afetando a produção de colaboradores e consequentemente, diminuir as chances de sucesso a curto prazo. 

Quer manter a produtividade dos seus colaboradores? A oferta de benefícios é uma ótima maneira de aumentar e manter a produtividade. Então, baixe o e-Book GRATUITO e saiba quais benefícios são os mais valorizados pelos funcionários!

Menor produtividade menor retorno 

Pessoas que são menos produtivas e trabalham de maneira autônoma, naturalmente apresentam menores retornos, principalmente do ponto de vista financeiro. Quando um colaborador não é produtivo em um regime de contratação CLT quem tem menos retorno é a empresa.  Por isso, independentemente da forma de trabalho, a produtividade no trabalho é importante.

Aprenda como manter a produtividade no trabalho com 10 dicas infalíveis

Para que distrações não seja um impeditivo de evolução na carreira, separamo uma série de dicas de como manter a produtividade no trabalho, independentemente de qualquer surpresa que possa surgir. Confira.

1. Fortaleça o Controle emocional 

Perder o controle emocional por conta de nervosismo atrapalha muita gente, além de colocar para o prolongamento de uma situação estressante. Por isso, respire fundo e trabalhe para encontrar uma solução para resolver o seu problema com calma. 

2. Analise a situação  por inteiro

Analisar a situação é muito importante para manter a produtividade. Avalie a situação que lhe tire do caminho produtivo e seja realista na hora de traçar qualquer tipo de meta e planos para solucionar a questão.

3. Busque ferramentas 

Ferramentas são importantes para aumentar ou ao menos manter a produtividade. Aplicativos e programas são de grande valia na hora de organizar tarefas e até mesmo evitar situações que podem afetar a produção. 

4.Solicite ajuda 

Não há problema algum em consultar amigos ou colegas de profissão, subordinados ou superiores que possam lhe fornecer orientações. Aceitar e pedir ajuda nesses casos, não é um sinal de fracasso, mas de maturidade profissional  e de que você busca evoluir em seus afazeres. 

5. Aprenda a evitar distrações

Distrações estão entre as principais causas de queda de produtividade. Por isso, fique longe de tudo o que puder lhe distrair enquanto busca uma solução para o problema. Dentre as principais distrações é possível apontar celulares ou colegas que conversam muito.

6. O básico também funciona

Embora a tecnologia seja útil, confiar 100% nela para resolução de seus problemas pode não funcionar. Sempre mantenha cópias do que fez e outras formas de acessar informações importantes.

7. Faça lembretes para si mesmo 

Ideias e sugestões valiosas podem aparecer enquanto você está sob pressão ou enfrentando uma situação estressante. Por isso, manter um bloquinho próximo, para fazer anotações, pode manter e aumentar sua produtividade a curto, médio e longo prazo.

8. Não enxergue apenas o problema

Enfrentar um problema no trabalho é algo natural, mas não se permita enxergar apenas o problema. Com isso em mente, não deixe de almoçar com colegas do trabalho ou ouvir suas necessidades em função disso. Focar apenas em um problema e deixar todo o resto de lado, acaba com a produtividade de qualquer pessoa.

9. Faça pausas 

Manter o foco por muito tempo em uma mesma questão bloqueia a fluidez de pensamentos. Por isso, tirar pausas para o café, ouvir uma música e dar uma pequena caminhada pelo ambiente de trabalho, promove relaxamento, tranquilidade e consequentemente aumento de produtividade.

10. Revise suas ações

chegou a conclusão? Então, revise e avalie o que pode ser melhorado ou substituído antes de uma apresentação formal. Isso ajuda na identificação de detalhes que podem ter passar despercebidos no processo e ainda colabora para aumentar a produtividade.

Como é possível notar, não existe uma fórmula mágica para aumento de produtividade, mas sim, uma série de fatores que podem ser seguidos. Você não precisar usar todas as dicas aqui mencionadas, mas pode selecionar aquelas que melhor se encaixam à sua realidade de trabalho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *