Você sabe qual a relação entre Recursos Humanos e sustentabilidade?

Você sabe qual a relação entre Recursos Humanos e sustentabilidade?

Tempo de leitura: 6 minutos

O RH é responsável pelas mais diversas tarefas, ações e processos dentro de uma empresa. Por isso, existe uma forte relação entre Recursos Humanos e sustentabilidade, preocupação que vêm ganhando cada vez mais força no ambiente corporativo.

Dada a importância e relevância dessa questão, é fundamental que esse setor desenvolva ações que contribuam para sua adoção na empresa. Entenda agora o conceito de sustentabilidade, veja como ela pode ser positiva para o negócio, saiba qual a relação com o departamento de Recursos Humanos e confira algumas ações que ele pode adotar para contribuir com essa ideia no âmbito organizacional.

Conheça e entenda o conceito de sustentabilidade

Quando falamos em sustentabilidade, muitas pessoas relacionam o termo, principalmente, a questões relacionadas com poluição, degradação ambiental e exploração de recursos naturais. No entanto, esse conceito é ainda mais amplo e se relaciona diretamente com a rotina corporativa.

Nesse contexto, consiste em ações como o planejamento participativo, a busca pelo consumo consciente de recursos naturais, uma maior participação das empresas nas políticas públicas e de preservação e também a preocupação dos negócios com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.

Veja como isso é positivo para a empresa

Agora que você entendeu melhor esse conceito, é importante também conhecer alguns dos motivos pelos quais aplicar políticas sustentáveis na empresa pode ser positivo.

Além da percepção positiva do mercado e dos clientes, esse tipo de ação também impacta a qualidade de vida dos colaboradores, reduz custos do negócio e aumenta produtividade e desempenho das equipes. Veja abaixo mais alguns dos benefícios:

  • aumento da sensação de pertencimento da equipe
  • desenvolvimento de políticas sustentáveis no ambiente interno e externo;
  • melhoria nas estratégias de aquisição e retenção de talentos;
  • percepção e relação positiva da empresa em relação aos clientes e sociedade.

Entenda a relação entre recursos humanos e sustentabilidade

As pessoas são o elemento primordial das políticas de sustentabilidade e, por isso, a relação com o Recursos Humanos é imensa. Afinal, esse setor é responsável por garantir que a empresa seja sustentável, adotando políticas e ações que realmente tragam impactos positivos.

Detalhamos abaixo alguns dos pontos que explicam a importância da relação do setor de Recursos Humanos e sustentabilidade. Confira e entenda melhor!

Aplicação prática e diária do conceito de sustentabilidade

A sustentabilidade precisa ser aplicada diariamente, sendo papel do RH reforçar sua importância e conduzir os colaboradores para sua compreensão e aplicação na empresa.

Fortalecimento da cultura sustentável na empresa

Também é papel do setor de Recursos Humanos fortalecer a cultura sustentável por meio de práticas, programas e ações voltadas ao tema, incentivando os colaboradores a levarem as boas práticas para além do ambiente profissional.

Acompanhamento de projetos de sustentabilidade

O RH também é responsável por acompanhar o desenvolvimento dos projetos, avaliando o desempenho e estabelecendo métricas e indicadores para que eles sejam executados da melhor forma possível.

Recursos Humanos e sustentabilidade: 4 práticas que podem ser implementadas

Por último, é interessante também saber como o RH pode contribuir para as políticas de sustentabilidade da empresa, conhecendo algumas das ações que impactam positivamente esse ambiente.

Políticas como adoção do holerite digital, digitalização de arquivos, aprendizado digital e capacitação continuada, mobilidade urbana por meio de home office e programas de promoção da qualidade de vida são exemplos claros de ações sustentáveis que não só melhoram o espaço empresarial como também aumentam a motivação dos colaboradores e percepção deles de pertencimento. Veja algumas ações abaixo.

1. Criar programas de promoção da qualidade de vida

Uma forma de promover a sustentabilidade no ambiente corporativo e ainda cumprir um importante papel social é criar e incentivar programas que promovam a qualidade de vida dos colaboradores.

Isso é possível por meio de programas de exercícios laborais, de incentivo ao consumo consciente de produtos descartáveis, de exames periódicos para todos os colaboradores e da adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada.

2. Investir no uso de reutilizáveis

Uma das grandes dores das empresas está na utilização e descarte de produtos, como copos, talheres, materiais de escritório, entre outros elementos. Por meio de políticas de estímulo de reutilizáveis, como talheres permanentes, copos e canecas individuais e a eliminação do uso de papel nos processos, o RH auxilia na prática de políticas sustentáveis e também reduz custos.

3. Estabelecer campanhas de voluntariado

O conceito de sustentabilidade não está e não deve ficar restrito ao ambiente corporativo. Por isso, é importante que a empresa, por meio do setor de RH, incentive as práticas fora de seu ambiente por meio de campanhas voluntárias.

Além de ser uma política empresarial saudável e que torna a empresa mais consciente, estabelecer campanhas de voluntariado também permite que ela se aproxime de seus colaboradores e da sociedade, contribuindo para o engajamento e motivação entre os funcionários e entidades, grupos civis e organizações sem fins lucrativos.

4. Adotar programas de capacitação continuada

Um dos fatores da sustentabilidade nas empresas é desenvolver a percepção de sua importância nos colaboradores, possibilitando que eles adotem práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente de trabalho.

Para isso, o RH pode desenvolver e adotar programas de capacitação continuada a fim de fortalecer a sustentabilidade na empresa, como cursos de reciclagem e reutilização de materiais, agricultura sustentável e compostagem, práticas de consumo consciente, dentre outros.

Como é possível concluir, o setor de RH tem uma importante e profunda relação com o conceito de sustentabilidade e, mais ainda, com sua aplicação efetiva, o que também atinge um caráter social relevante e fundamental.

Por isso, é importante que os empreendimentos entendam a importância da sustentabilidade tanto para a percepção dos clientes quanto para a valorização do ambiente de trabalho pelos colaboradores, contribuindo para espaços corporativos mais saudáveis e seguros.

Vale destacar também que adoção de práticas sustentáveis também é interessante para as finanças da empresa, já que resulta na redução de custos e na utilização equilibrada de recursos, especialmente se fizer parte da cultura empresarial do negócio.

O que você achou de entender o conceito de sustentabilidade, de saber como ela é positiva para a empresa, de compreender a relação entre Recursos Humanos e sustentabilidade e de conhecer algumas ações que esse setor pode tomar?

Se gostou deste conteúdo e deseja saber como tornar seu RH mais sustentável, digitalizando arquivos, adotando tecnologia em nuvem e dando adeus ao holerite em papel, entre em contato com os nossos especialistas e faça um teste gratuito ou agende uma demonstração grátis para conhecer todas as nossas funcionalidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *