Como utilizar técnicas de seleção de talentos para atração dos melhores candidatos

Marcelo Furtado
Recrutamento e Seleção
  14 min. de leitura

Técnicas de seleção de talentos é uma das questões mais importantes para os profissionais de recursos humanos. Afinal, ter um time de alta performance é o que toda empresa precisa para avançar e atingir os melhores resultados.  

A procura por colaboradores talentosos no mercado é constante, e torna os processos de atração cruciais dentro de um recrutamento. 

Eles precisam ser altamente estratégicos. Por isso que o currículo profissional já não é mais o bastante, pois os critérios de seleção se tornaram específicos, priorizando mais as soft skills e o fit cultural.  

Para descobrir como fazer a seleção de talentos de forma eficaz e atrair os melhores candidatos para a sua empresa, é só continuar a leitura!

O que são técnicas de seleção de talentos?

A seleção de talentos é uma das etapas do processo de recrutamento e seleção. Nela, os gestores analisam e comparam todas as informações coletadas dos profissionais que se candidataram a uma vaga em aberto durante a fase de captação de talentos. 

Após uma avaliação profunda, eles selecionam o nome da pessoa que será contratada para fazer parte do time da empresa.  

O intuito de se utilizar as técnicas de recrutamento e seleção de talentos no processo é torná-lo mais assertivo. Assim, tanto o colaborador quanto a empresa ficam satisfeitos e são beneficiados. 

Todavia, é preciso haver atenção, profissionais de RH capacitados, testes, provas, dinâmicas, entre outros recursos para atingir esse objetivo. Por isso, é preciso saber quais competências profissionais a empresa necessita para então escolher qual candidato irá se encaixar nelas. 

Impactos da tecnologia na seleção de talentos 

O profissional de RH está sempre em busca de funcionários motivados e com perfil adequado para colaborar com o crescimento das corporações. Por isso, utiliza cada vez mais novas ferramentas e tecnologias, que podem ajudar muito na hora de encontrar o funcionário ideal em meio a um processo seletivo abrangente. 

A internet, ao facilitar o acesso a candidatos realmente interessados em vagas específicas e permitir um entendimento maior em relação a possíveis colaboradores, é uma importante ferramenta para garantir uma seleção de talentos assertiva. 

Além disso, o mundo da tecnologia pode oferecer muito mais possibilidades. Dessa forma, as empresas brasileiras descobrem cada vez mais opções de ajuda, sendo os jogos virtuais (gamificação) considerados a “bola da vez” para o setor de RH em processos seletivos. 

De acordo com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, grandes nomes do mercado corporativo brasileiro andam aproveitando estes jogos para ter uma ideia melhor sobre a capacidade de administração e apresentação de possíveis candidatos. 

Na maioria dos casos, esse tipo de teste é aplicado logo nas primeiras etapas do processo de seleção. Assim, o candidato tem oportunidade de mostrar habilidades de desenvolvimento de estratégia, conhecimentos específicos em relação a determinado setor ou mesmo de se apresentar à empresa.

Qual a importância de utilizar técnicas de seleção?

As técnicas de seleção, conforme foi dito anteriormente, visam promover um processo mais assertivo. Mas, além disso, esses recursos se tornam importantes, principalmente, para: 

  • Atrair e reter talentos;
  • Melhorar a abordagem de candidatos; 
  • Otimizar os custos e tempo de seleção; 
  • Promover e divulgar oportunidades com eficiência.

Com um mercado de trabalho saturado e competitivo, conforme diz José Augusto, professor do QG do Enem, é necessário que essa etapa de procura utilize técnicas de recrutamento para reduzir ao máximo os erros. 

Até porque, caso você não utilize-as, a sua seleção de candidatos irá demandar muito mais tempo, dinheiro e planejamento. E ainda irá correr o risco de não contratar um profissional que tenha fit cultural com a empresa. Portanto, é necessário investir nesses recursos. 

Como melhorar a atração de talentos?

Para capturar os melhores talentos do mercado, é preciso atraí-los. Portanto, algumas ações estratégicas precisam ser realizadas. Confira abaixo:

Invista em employer branding

O employer branding é uma estratégia que tem como objetivo aperfeiçoar e melhorar os processos de atração e retenção de talentos por meio do fortalecimento dos princípios corporativos. Dessa forma, é possível criar defensores internos da organização. 

Ou seja, ele visa criar maneiras eficazes de ter um ambiente de trabalho atrativo, mostrando aos talentos do mercado as inúmeras vantagens que um indivíduo possui ao pertencer ao quadro de colaboradores da empresa.

Defina o perfil de profissional que deseja atrair

Para atrair os talentos certos, é preciso primeiro saber qual perfil de profissional a empresa deseja em seu quadro de colaboradores. O ideal é definir uma persona (conceito de marketing que representa um cliente de forma fictícia) de acordo com as necessidades e  cultura da empresa. 

Por exemplo, se sua empresa procura por profissionais com hard skills consolidadas, as vagas precisam estar claras e voltadas para este perfil. Dessa forma, as pessoas que se candidatarem, provavelmente possuem as características citadas no anúncio. 

Essa definição permite que as vagas não sejam atiradas para qualquer perfil que apareça, afinal, isso trará muito trabalho ao RH. Ter uma persona aumenta as chances de uma contratação assertiva.

Foque na cultura organizacional

Ter uma cultura organizacional bem forte e definida também é fundamental para atrair talentos, afinal, ela deve guiar as contratações. 

Os candidatos devem acreditar na missão e propósito da empresa, bem como estar alinhados à cultura daquele ambiente corporativo. 

Além disso, os próprios funcionários passam a ser porta-vozes desses valores, atraindo outras pessoas que também se identificam e passam a desejar trabalhar na organização.

Tenha um programa de benefícios atraente

Vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde são tipos de benefícios fundamentais nas empresas. Contudo, eles não passam do “básico”. Atualmente, oferecer um diferencial no pacote de benefícios é uma estratégia para atrair talentos. 

Em muitos casos, é possível optar por soluções que estão mais de acordo com as necessidades dos colaboradores sem a necessidade de aumentar o orçamento.  

A empresa pode investir em benefícios voltados para a saúde mental, flexibilidade de horários, cursos EAD, despesas de Home office, dentre outras inúmeras possibilidades. 

Estabeleça um bom plano de cargos e salários

O plano de cargos e salários é essencial dentro da gestão de recursos humanos, principalmente na atração de talentos. 

Sua elaboração permite que os colaboradores possam crescer na empresa de acordo com suas aptidões e desempenho, sendo uma base para desenvolver o plano de carreira. 

Com as análises, descrições dos cargos e as possibilidades de ascensão, se torna muito mais fácil atrair bons candidatos.

Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Contribuir para que um profissional se desenvolva é uma das características que fazem uma empresa alcançar o sucesso. Afinal, os colaboradores terão a oportunidade de crescer em suas carreiras profissionais e oferecer melhores resultados. 

E claro, isso atrai novos talentos. Por exemplo, programas de estágio e trainee funcionam como uma porta para formar grandes lideranças dentro da empresa. 

Outras soluções são: 

  • Investir em cursos, 
  • Mentorias;
  • Palestras e treinamentos; 
  • Plano de desenvolvimento individual (PDI);
  • Avaliação de desempenho. 

Quais são as principais técnicas de seleção de talentos?

Conheça agora as principais técnicas que facilitam e colaboram com a seleção de talentos:

  1. Processo de seleção interno

Ao invés de procurar talentos no mercado de trabalho, uma ótima opção para economizar tempo e dinheiro é realizar uma seleção interna. Aqui, a sua empresa pode utilizar de alguns recursos para preencher a vaga em aberto, como:

  • Promoções;
  • Recrutamento informal; 
  • Abertura de vaga; 
  • Transferências.

Os principais benefícios para quem escolhe essa técnica é poupar gastos admissionais e tempo, uma vez que o colaborador já é efetivado. Todavia, lembre-se de fazer a alteração contratual no eSocial, assim como na carteira de trabalho do colaborador. 

2. Uso de tecnologia para triagem de currículos

Realizar a triagem dos currículos pode ser uma tarefa muito cansativa. É comum que a empresa receba um número muito grande para avaliar, pois muitos profissionais enviam mesmo não estando de acordo com a descrição da vaga. 

Fazer o processo “manualmente” e analisar currículo por currículo, pode tirar muito tempo dos profissionais de RH, que muitas vezes precisam realizar um processo seletivo para ocupar uma vaga com urgência. 

Por isso, utilizar um software de triagem de currículos é ideal para otimizar o tempo e ganhar agilidade em todo o processo. 

A tecnologia viabilizou a técnica de parsing de currículos. Ela funciona baseada nos padrões e as exigências da organização, identificando apenas candidatos realmente qualificados pela triagem do parse (campo de formulário em que é inserido um arquivo que será lido pelo sistema).

3. Redes sociais

Utilizar redes sociais pode ser uma ótima técnica para buscar novos talentos. Isso porque, o brasileiro já passa quase 4 horas por dia nas redes sociais. Então, faz sentido utilizar este meio para atrair candidatos. 

E o destaque vai para o LinkedIn. Essa plataforma profissional possui como um de seus seus objetivos servir como ferramenta para recrutamento. Atualmente, já são mais de 51 milhões de usuários no Brasil, tornando-se, assim, a quarta maior comunidade de usuários da plataforma. 

Nela, é possível visualizar toda a experiência profissional da pessoa, suas habilidades técnicas, seus interesses. Além disso, é possível utilizá-la como um canal de contato direto para iniciar uma conversação e sinalizar interesse de recrutamento.  

4. Análise de hard e soft skills

Não há dúvidas que as soft skills são competências que ganharam destaque nos últimos anos e se tornaram essenciais para o sucesso da empresa. Ou seja, as atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho também passaram a ser algo altamente avaliado durante o processo de seleção. 

Afinal, de nada adianta ter competências técnicas excelentes (hard skills) se o profissional não se encaixa no que a organização realmente procura em um colaborador. 

Os testes comportamentais identificam os traços psicológicos e da personalidade do indivíduo para gerar sua análise de perfil. Eles são fundamentais para avaliar como um profissional irá reagir a diversas situações dentro do ambiente de trabalho. 

E você pode utilizar de testes técnicos para comprovar a hard skill do candidato para determinada função. Já as soft skills podem ser testadas em entrevistas, realizando perguntas para perceber se a pessoa possui as características pessoais desejadas para a vaga. Alguns exemplos, são:

  • “Quais seus pontos fortes e fracos?”;
  • “Qual situação mais difícil você enfrentou e como se saiu?”;
  • “Qual o seu hobby?”;
  • “Quais as suas metas em curto prazo?”;
  • “Por que escolheu essa carreira?”. 

Com os testes, é possível unir profissionais com características compatíveis e fazer escolhas mais estratégicas, gerando um clima organizacional mais harmonioso e melhorando os resultados dos negócios.

5. Testes comportamentais

Fazer uma análise comportamental é ideal para descobrir o perfil do candidato e entender se há fit com a cultura organizacional e com a vaga em aberto. Com ela, você pode utilizar testes para saber se a pessoa possui características mais voltadas para comunicação, planejamento ou execução, por exemplo. 

E o método DISC é um recurso ideal para esse processo. Ele é um questionário onde o profissional se auto avaliará, assinalando características que mais ou menos se identifica. 

É importante que a empresa ressalte que não existe certo ou errado nesse teste, pois é apenas uma forma de traçar o perfil pessoal do candidato. 

6. Entrevista estruturada

Essa é uma técnica que permite aprimorar o principal recurso de seleção, tornando todos os seus processos completos. Ou seja, você conseguirá não apenas conversar com a pessoa, como também fazer uma análise de soft skills, hard skills e comportamental. 

E isso é possível através de:

  • Testes técnicos;
  • Dinâmicas individuais ou em grupo;
  • Questionários; 
  • Simulações de situações da empresa. 

Todavia, é preciso que a empresa se prepare para isso, definindo previamente quais são as habilidades, experiências e perfil comportamental desejado. Em alguns casos, uma entrevista semiestruturada pode ser suficiente, mas depende do escopo para realizar a seleção de talentos.

Dessa forma, a entrevista estruturada poderá poupar tempo e planejamento, já utilizando de um ou mais recursos para agilizar o processo de seleção. 

7. Aplicação de técnicas de seleção diversificadas

Por fim, também é possível utilizar outras diversas técnicas de seleção. Atualmente, são inúmeras as possibilidades que podem tornar o processo mais ágil, assertivo e eficiente. Veja algumas dicas e opções:

  • utilize a gamificação;
  • tenha uma gestão automatizada de todo o processo;
  • organize um banco de currículos;
  • faça parcerias com universidades e escolas técnicas;
  • aplique dinâmicas para real solução de problemas simulando o real ambiente de trabalho;
  • faça um mapeamento de competências;
  • realize uma seleção interna;
  • utilize a inteligência artificial;
  • coloque em prática o people analytics;
  • aplique testes e provas;
  • avalie se o candidato tem o Fit Cultural.

Quais os melhores softwares para a seleção de talentos? 

Atualmente, o mercado já apresenta diversos softwares que auxiliam no processo de recrutamento. Portanto, é necessário pesquisar bem para compreender qual software de recrutamento e seleção será compatível com as necessidades da sua organização.  

Mas, para você conhecer algumas opções, trouxemos abaixo dois excelentes softwares  que apresentam ferramentas diferenciadas e completas para a sua empresa. Confira! 

Compleo

A Compleo é uma empresa de recrutamento e seleção que automatiza seus processos, promovendo mais agilidade na avaliação dos candidatos. Dentre seus produtos, estão:

  • Software para RH Corporativo: gerenciamento do processo R&S de ponta a ponta; 
  • Software para Consultorias de RH: promove mais escalabilidade, agilidade e visão sistêmica de todas as etapas de recrutamento e seleção; 
  • Software de Vídeo Entrevista: inteligência artificial que realiza uma triagem baseada em entrevistas virtuais. 

Abler

A Abler é um software de gestão de recrutamento que aumenta a atração de candidatos, centraliza processos e candidaturas e faz a gestão completa do processo. Entre suas ferramentas disponíveis, estão:

  • Gestão: cadastro de vagas ilimitado, simplificação para abertura de vagas, integração com outros softwares;
  • Atração e triagem: disponibilidade de publicação da vaga em mais de 35 portais, módulo hunting integrado a um ATS, simplificação da triagem; 
  • Avaliação e seleção: aplicação de testes técnicos e comportamentais de forma ilimitada, comunicação com candidatos facilitada, entrevistas onlines; 
  • Indicadores e KPI’s: mais de 25 relatórios do recrutamento, People Analytics em tempo real, extração de dados em Excel. 

Como você pode ver, o processo de recrutamento pode ser complexo. Mas, com a aplicação de boas técnicas de seleção de talentos, essa tarefa pode ser mais assertiva, ágil e simplificada. 

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como atrair os melhores talentos do mercado e selecioná-los de forma certeira, você pode continuar aprendendo sobre a próxima etapa do processo: a admissão. 

Ela pode ser burocrática, mas nós explicamos um passo a passo completo para te ajudar nesta missão. Baixe agora mesmo o nosso Guia Completo: Conquiste um Planejamento de R&S impecável

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!