7 Tipos de softwares de RH que você precisa conhecer!

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  12 min. de leitura

A transformação digital impõe cada vez mais a digitalização de processos em empresas. Entre as principais soluções, podemos destacar os softwares de RH que otimizam a gestão da área de recursos humanos.

Para a aquisição, é importante que o profissional entenda os tipos existentes e seja o mais assertivo possível em sua escolha. Por isso é fundamental estudar todas as alternativas.

Além disso, é essencial mensurar o nível de maturidade para descobrir se o RH está pronto para a transformação digital. Quer realizar essa métrica de forma simples e prática? Então, acesse agora mesmo nossa Calculadora de Maturidade Digital!!

Neste texto, você conhecerá alguns dos softwares de RH que precisam estar presentes na sua empresa. Também conhecerá um pouco mais sobre o software de RH da Convenia, que reúne várias funcionalidades para o setor.

Conheça os melhores tipos de software de RH

Diversos setores dentro de uma empresa podem se beneficiar com a utilização de tecnologias e programas específicos para a sua área, e com o RH, não seria diferente. 

Conheça, a seguir, como os softwares de gestão podem auxiliar os profissionais de recursos humanos em seu dia a dia profissional.

1. Cálculo de folha de pagamento

Um software para cálculo de folha de pagamento permite que o RH consiga calcular de forma mais ágil quanto pagar para cada funcionário, além de adicionar, com maior praticidade, encargos trabalhistas e outras taxas que precisam constar na folha de pagamento.

Outra vantagem de utilizar um software para folha de pagamento é a possibilidade de centralizar todos os documentos e dados, evitando que eles sejam perdidos, ao mesmo tempo que podem ser acessados com maior facilidade.

Além disso, como os cálculos e análises são feitas de forma automática e precisa, os erros que poderiam ocorrer na forma manual são reduzidos consideravelmente, agilizando o setor e evitando refações.

2. Geração e distribuição de holerites

Por conta da complexidade do sistema CLT, muitos gestores ainda têm dúvidas se a prática da distribuição de holerites online é permitida ou proibida. Como não existe nenhuma lei específica que impede essa ação, além de ela ser permitida, ainda existem softwares que realizam essa função.

Os programas que auxiliam nessa função trazem praticidade para a elaboração do holerite e agilidade para que os colaboradores consigam acessá-lo e armazená-lo de maneira mais segura.

Essa prática oferece uma série de benefícios para a empresa, como redução de custos e diminuição do impacto ambiental. Afinal, há menos impressão de documentos, maior segurança, facilidade para gerar relatórios, entre outras vantagens.

3. Admissão digital de pessoal

A etapa de admissão pode ser um pouco complexa e demorada, já que é preciso receber uma série de documentos do novo funcionário, bem como inserir todos esses dados no sistema da instituição.

Por isso, ter um processo de admissão automatizado pode ser bastante útil. Com um software de recursos humanos o colaborador faz o cadastro dos seus dados e entrega os documentos digitalizados, conforme o seu modelo de admissão, poupando assim o tempo dos colaboradores e tornando o processo mais prático e rápido.

Nesse momento, a admissão digital encontra um espaço grande e deve ser priorizada para um processo mais seguro. Um software específico pode apresentar essa funcionalidade e oferecer uma série de benefícios como:

  • Armazenamento de informações de colaboradores em cloud computing (computação na nuvem);
  • Concentração de arquivos em uma mesma base de dados;
  • Integração das informações ao eSocial.

Nesse contexto de pandemia do COVID-19, essa função é muito útil, pois digitaliza todo o processo, simplifica rotinas, ameniza a dificuldade burocrática e ainda proporciona uma base computacional para consultas e informações de base para tomadas de decisão.

Quer entender como funciona e qual é a melhor maneira de implantar o processo de admissão online? Descubra neste vídeo!

Veja também um case de sucesso que mostra como a Rock Content transformou seu processo de admissão com a Convenia. 

4. Controle de férias

Não é tão simples controlar os períodos de férias e licenças dos colaboradores, principalmente em uma empresa com um grande quadro de profissionais. Por isso, a tecnologia se torna uma aliada também nessa situação.

Você poderá encaixar o melhor momento para que cada funcionário possa tirar férias, sem comprometer o fluxo de trabalho da empresa. Também, vai se certificar de que o pagamento do benefício seja feito em dia, evitando problemas trabalhistas

Chegou o momento de entender tudo sobre gestão de férias dos colaboradores. Gostou da ideia? Assista esse vídeo com dicas valiosas para melhorar esse processo na sua empresa!

5. Comunicação interna

É importante que a empresa consiga ter uma boa comunicação interna entre os gestores e seus colaboradores. Entretanto, nem sempre é possível fazê-lo pessoalmente. Então, é preciso utilizar softwares que consigam fazer essa ponte entre ambas as partes.

Com eles, é possível enviar mensagens padronizadas ou personalizadas para o restante da equipe, além da possibilidade de enviar documentos e outros arquivos que precisam ser entregues para um considerável número de pessoas de maneira rápida.

6. Automatização de benefícios

Assim como as férias, os demais benefícios precisam ser acompanhados de perto pelo setor de RH, já que isso ajuda a empresa a se organizar melhor e a cumprir com todas as vantagens previstas em contrato.

Além de automatizar benefícios, é possível utilizar programas para facilitar outras atividades dentro do setor de RH, fazendo com que elas sempre sejam cumpridas e os gestores tenham tempo para focar em atividades mais estratégicas.

Ao utilizar a gestão de benefícios do Convenia, o colaborador ainda terá acesso a um especialista em benefícios, com quem poderá tirar todas as suas dúvidas.

7. Análise de dados estratégicos

Para ter um bom setor de RH e, consequentemente, uma boa empresa, é preciso analisar constantemente diversos índices e dados. Para facilitar isso, é possível utilizar softwares que coletam as informações e ajudam a realizar esses cálculos.

Com eles, ainda é possível fazer a combinação de informações, criação de relatórios personalizados e realização de cálculos. Dessa forma, é possível saber com mais clareza como estão certos aspectos da empresa, como o turnover ou custo de cada funcionário.

Assim, é possível otimizar essa análise, contar com dados mais atuais e completos e permitir que o setor tenha tempo de pensar em maneiras de melhorar os índices negativos. Isso promoverá um bom ambiente para os colaboradores atuarem, além de aumentar a produtividade da instituição. 

Descubra os benefícios de um software para gestão de RH

Soluções digitais de gestão de RH são extremamente benéficas para produtividade, agilidade em acessos e segurança de informações. A tecnologia alia a precisão necessária a esse tipo de controle com a possibilidade de obtenção de relatórios para consulta, acompanhamento e tomadas de decisão.

Utilizar um software de recursos humanos em sua empresa é adquirir um combo de vantagens, pois você terá menos custos com contratação de colaboradores, emissão de papéis, entre outras atividades.

Além disso, você conseguirá contratar colaboradores mais capacitados e que combinem com a cultura e o ritmo da sua instituição.

Outro benefício desse tipo de software de RH é conseguir analisar e fazer a gestão de todos os profissionais dentro da organização. Veja agora uma lista com as principais vantagens:

Otimização de custos

Quando a empresa implanta um software de RH, muitos processos importantes são finalizados de forma mais rápida e com uma qualidade muito maior do que as tarefas manuais.

Isso gera redução dos custos vindos com atrasos nas entregas, consumo de tempo e energia dos colaboradores com alterações.

Conformidade automática com as leis pertinentes

As funcionalidades do software de RH são configuradas de acordo com as regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Sistema e-Social e outras legislações. 

Dessa forma, a empresa reduz o risco de sanções e multas judiciais por descumprimento das leis nacionais.

Reconhecimento de talentos

A automação da área de recursos humanos permite que seja criada uma política de gestão de talentos. Sendo assim, os profissionais de alto desempenho são identificados, desenvolvidos e alocados em funções compatíveis com as suas habilidades e competências. 

Com o auxílio do software de RH, o mesmo pode ser feito para atrair novos talentos para a empresa.

Elevação da capacidade produtiva

A produtividade humana é limitada, mas a das aplicações virtuais não. Com a implantação do software de RH, as tarefas internas continuam a ser realizadas depois do final da jornada de trabalho dos colaboradores. 

Além disso, essa tecnologia reforça o desempenho dos times durante a execução de projetos e tarefas.

Aprimoramento de treinamento e desenvolvimento

Como saber se o programa de treinamento e desenvolvimento é engajador, tem altas taxas de retenção de conhecimentos e produz resultados nas atividades da empresa? Isso é possível por meio dos indicadores de desempenho (KPIs) da ferramenta de gestão de RH.

Com as informações vindas dessas métricas, a gestão entende como aprimorar ou inovar os treinamentos da empresa.

Segurança de informações

Os dados gerados pelo RH precisam ser protegidos contra vazamentos, roubos e alterações indevidas. Para obter essa segurança, é essencial a implantação de um software com fortes protocolos de proteção.

O resultado é um acervo de informações seguro que minimiza os riscos de ataques virtuais que podem prejudicar a imagem da empresa, além dos prejuízos financeiros.

Centralização e organização de documentos

A área de recursos humanos tem muitas atividades internas e outras que são realizadas em conjunto com outros setores, como o departamento pessoal e financeiro. 

Por meio de um software, todas essas informações são centralizadas e organizadas de uma maneira que os serviços ganham otimização e produtividade.

Entenda o potencial de um software para o RH no trabalho remoto

Especialmente no controle do trabalho remoto — que encontrou um vulto imenso nos últimos dias — a solução digital em recursos humanos se tornou uma aliada importantíssima para facilitar a gestão.

Vários aspectos como a produtividade de colaboradores, o controle sobre as horas trabalhadas e o controle de ponto, além da integração com pagamentos pode ser automatizada por meio de um bom software de recursos humanos.

O período de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19 impulsionou o que chamamos de gestão à distância, que já era praticado por muitas empresas, mas se tornou massivo atingindo um número muito maior de organizações.

Por trás dessa gestão, é preciso combinar conhecimentos tecnológicos, inteligência artificial, desenvolvimento estratégico, formação de equipes de alta performance e um olhar digital.

Além disso, com a transformação tecnológica, o número de dados e informações cresceu de forma significativa, exigindo uma gestão muito mais estratégica e integrada.

O que fazer para automatizar os processos de RH na gestão remota? A resposta está neste vídeo com nossos especialistas. Assista agora mesmo!

Entenda como funciona o melhor software de RH – Convenia!

O software Convenia permite armazenamento em nuvem de todos os documentos, impedindo a perda dessas informações e facilitando o dia a dia do RH em tarefas que são consideradas “ladrões de tempo”.

Você pode agendar uma demonstração e ter uma noção mais precisa de todas as funcionalidades que a solução pode oferecer para sua empresa. É possível automatizar o RH e a gestão de benefícios.

Personalize sua solução

Na plataforma, é possível fazer a gestão tanto do seu departamento pessoal quanto dos benefícios corporativos de forma remota e integrada. Desta maneira, os produtos podem ser combinados de acordo com as necessidades da sua organização, automatizando 100% da operação, mesmo em um cenário home office.

Para facilitar ainda mais a vida do RH, agora também é possível contratar separadamente o módulo de holerites da Convenia, onde a distribuição de holerites é feita em segundos direto no e-mail do colaborador e ainda ficam armazenados no sistema para consulta.

Use a consultoria

Na parte de benefícios corporativos, é possível automatizar a compra e a movimentação dos colaboradores com relação aos seus benefícios.

O Convenia ainda oferece consultoria nessa área, permitindo que você aprenda a gerir melhor todo o setor.

Temos parcerias com diversas seguradoras, operadoras e fornecedores do mercado. Assim, você conseguirá entrar em contato com as melhores do ramo mais rapidamente, além de ter benefícios que só o Convenia pode oferecer.

Sendo parceiro da Convenia, você terá uma série de funcionalidades, todas integradas, auxiliando no desenvolvimento da sua empresa e da sua equipe!

O que achou do nosso artigo? Quer conferir outros softwares que podem facilitar a sua rotina? Então, baixa o nosso e-book grátis “26 softwares e soluções para RH que você precisa conhecer”!

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!

[GUIA + CHECKLIST GRATUITO]Passo a passo para atrair e reter estagiários

Lidar com a nova geração de talentos tem vários desafios, mas com a prática e seguindo as dicas do nosso Guia + Checklist, tudo se encaixa para dar certo. Confira! 😊