Os comportamentos de maior valor no mercado de trabalho

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  3 min. de leitura

Saiba quais são as características de um profissional vistas com maior valor no mercado de trabalho e ganhe destaque na carreira

valor mercadi

Quem está prestes a começar uma vida de trabalho (ou simplesmente em busca de uma nova oportunidade profissional) deve estar ligado nas preferências e nos itens considerados de maior valor no mercado dos dias de hoje, podendo se preparar de forma mais direcionada e, com isso, aumentar suas chances de sucesso. 

No entanto, as atitudes, competências e habilidades são tão variadas entre os profissionais da atualidade, que fica difícil saber o que é mais valorizado pelos recrutadores – fazendo com que a força de trabalho precise se adaptar constantemente às mais diversas exigências sem ao menos saber qual é o tipo de comportamento que tem maior valor no mercado de trabalho de hoje.

Por meio da consulta da opinião de especialistas em gestão e recrutamento, a revista EXAME investigou o assunto, definindo alguns dos principais pontos de destaque entre os profissionais que apresentam o tipo de atitude mais desejada e buscada pelos recrutadores nos dias de hoje. As habilidades ligadas à inteligência emocional do profissional são, de uma forma geral, as mais buscadas por quem quer encontrar talentos no mercado; conforme mostra a lista a seguir:

  • Equilíbrio emocional
    Também focado na inteligência emocional dos trabalhadores, o equilíbrio é o que permite que um profissional não perca a produtividade em momentos de crise; usando o jogo de cintura para manter sua atuação mesmo em situações desfavoráveis. Em resumo, a capacidade de lidar com pressões, problemas e exigências no dia-a-dia de forma profissional é o maior trunfo de um candidato na atualidade.
  • Visão de dono
    A atitude de realizar as tarefas necessárias para o bem-estar da empresa como se ele fosse sua também é algo amplamente valorizado no mercado de hoje – onde soma pontos quem não foge de tarefas que não fazem parte da sua descrição de trabalho.
  • Insatisfeitos crônicos
    Embora muitos colegas possam reclamar em função da convivência, o insatisfeito crônico é um profissional perseguido pelos recrutadores nos dias de hoje; já que nunca estão satisfeitos com os resultados do seu trabalho (ou dos outros), e isso lhes impulsiona para a descoberta de soluções e alternativas melhores, mais eficientes e inovadoras

Imagem: reprodução

New call-to-action

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!