Veja 4 desafios de gestão de uma empresa e como superá-los

Tempo de leitura: 6 minutos

Independentemente do porte da empresa, para que um empreendimento atinja sua solidez no mercado, existem diversos desafios de gestão a serem superados. Garantir a competitividade, além de agregar valor sustentável aos negócios, não é uma tarefa fácil e requer tempo, estudo e dedicação.

Para os gestores que, muitas vezes, desempenham diversas atividades, além da tomada de decisão, isso pode se tornar um problema futuro, caso não seja lidado com controle e uma decisão errada pode afetar todo o resultado de uma empresa.

Neste post, listamos 4 desafios de gestão enfrentados pelos empresários e como superá-los. Leia atentamente e confira!

1. Tomada de decisão

O processo estratégico de uma empresa é extremamente decisivo para a continuidade das atividades empresariais. Quando as alternativas são referentes à expansão e crescimento de uma empresa, a grande dúvida é se a organização estará fazendo um bom investimento. Isso não deve se tornar um entrave para as novas possibilidades, uma vez que inovação e reestruturação são necessárias para manter o negócio competitivo frente aos concorrentes.

Essas decisões devem ser tomadas com base em planejamento sólido, realizando um plano de expansão parecido com aquele que o empresário teve contato no início das atividades, ou seja, o plano de negócios. Deve ser analisado desde público-alvo, localização, nicho de mercado e fornecedores. Além de tudo isso, avaliar e mensurar indicadores financeiros que viabilizem os projetos.

Mas e quando os desafios de gestão estão direcionados para problemas da organização? Como achar soluções que sejam efetivas e ainda garantam os resultados positivos? Certamente, essa é um das grandes preocupações dos gestores.

Em um empreendimento que seja composto por uma quantidade significativa de funcionários, é importante achar alternativas que agradem os envolvidos e que garantam a qualidade do serviço prestado. Para isso, peça a ajuda dos seus colaboradores, analise e encontre a fonte do problema.

A partir disso, tenha em mãos todas as informações do seu negócio: uma grande fonte de recursos é a contabilidade, pois ela é o caminho final das operações. Todas as movimentações ocorrem em seus respectivos setores e, após isso, são escrituradas pelo contador.

Dessa forma, todos os dados são transformados em informações, se tornando fundamentais no processo decisório. A partir dos demonstrativos contábeis, é possível analisar questões financeiras, indicadores de retorno, produção, entre outros.

2. Gestão de colaboradores

Compreender e relacionar os objetivos da organização com os desejos e necessidades dos colaboradores não é uma tarefa fácil. Buscar soluções que humanizem as relações, mantendo os resultados, é o principal desafio dos gestores.

Nos dias de hoje, os profissionais estão à procura de benefícios que não estão apenas direcionados a questões financeiras. O que faz com que as organizações tenham mais empatia com sua equipe.

É preciso focar suas ações não apenas em resultados, mas também perceber que, além de todas as características produtivas de cada colaborador, eles também têm suas limitações, que devem ser respeitadas e adaptadas às rotinas operacionais.

Com isso, uma boa alternativa para motivar e manter engajados os seus colaboradores é traçar atividades que, além do impacto operacional, ofereçam resultados na qualidade de vida dos funcionários.

Utilizar de matriz de capacitação para promover aprendizado para a equipe é fundamental. Organizar cursos que capacitem os funcionários, além de aumentar a produtividade, certamente trará um aumento do controle do tempo, agregando melhorias aos resultados.

No entanto, todos os resultados da capacitação precisam ser mensurados. É nesse momento que se faz necessária uma boa estrutura para a gestão dos colaboradores. Essa estrutura pode ser formada por uma comissão que se tornará a responsável por medir e demonstrar os resultados com as ações estratégicas voltadas para a capacitação.

Para isso, realize pesquisa de clima, auditorias internas, análises de desempenho e crie uma cultura organizacional que deve ser disseminada para toda equipe.

3. Redução de custos

Muitas vezes, para uma empresa se manter competitiva, ela precisa aumentar o consumo de insumos e de outras despesas, aumentando os custos. Consequentemente, reduz o lucro. Isso, sem dúvida, é um dos grandes desafios de gestão.

Às vezes, a entrega de um produto com qualidade é sinônimo de gastos maiores. Por esse motivo, é essencial que os gestores realizem uma vasta procura por fornecedores que entreguem a mesma qualidade, porém com custos menores. Desenvolver formas menos onerosas na logística é outra maneira de reduzir os custos: em muitos casos, a terceirização é uma boa alternativa.

Outra forma de redução de custos é analisar, com sua equipe contábil, os impostos. No Brasil, a tributação representa um grande percentual dos custos produtivos. Contudo, quando há um planejamento tributário analítico, é possível reduzir a carga tributária de forma idônea e aproveitar benefícios fiscais concedidos pelo governo.

4. Satisfação do cliente

Garantir que o consumidor saia da sua empresa sempre satisfeito é um desafio rotineiro para os empreendedores. Atualmente, apenas entregar um produto de qualidade já não é um diferencial: o cliente analisa cada sensação dentro de um estabelecimento.

Por causa disso, os empreendedores precisam se reinventar para agradar sua clientela. Logo, utilizar as novidades tecnológicas para divulgar seu produto e, até mesmo, para demonstrar o quanto o cliente é importante para empresa, é uma das formas de atingir o consumidor.

Utilize as redes sociais para divulgar algumas ações que seus clientes participaram. Isso fará com eles se sintam prestigiados. Outra forma de garantir o contentamento do consumidor é proporcionar uma sensação única ao entrar na sua loja, adquirir seu produto ou serviço. Capacite sua equipe para que eles saibam atender às necessidades dos clientes e consigam torná-los fieis à sua marca.

Todas as decisões de uma empresa são um desafio de gestão, pois elas impactam direta ou indiretamente o futuro e os resultados empresariais. Reduzir custos, manter o engajamento dos colaboradores e garantir a satisfação dos clientes são apenas alguns dos exemplos de diversos desafios que os empreendedores enfrentam diariamente. Por isso, estar preparado para eles e ter informações e dados fidedignos é fundamental para a continuidade e o sucesso dos negócios.

Agora que você sabe os 4 desafios de gestão que todo empresário passa, leia também o artigo Como liderar bem uma equipe, mantendo a motivação e produtividade. Continue adquirindo conhecimento!

Ebook - Automação no RH: O Guia Completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *