3 dicas para fazer uma pesquisa salarial

Existem diferentes maneiras para fazer uma pesquisa salarial Ela pode ser realizada pelo próprio RH da empresa, por meio da contratação de consultorias especializadas ou até mesmo em sites específicos para essa finalidade. Aqui vão algumas dicas:

1. Defina o objetivo do estudo. Por exemplo, a empresa pode querer compreender os padrões do mercado e de jornada de trabalho para criar uma política interna mais justa, entender a política usada pelos concorrentes, definir insights para reter talentos, entre outras metas.

2. .O segundo passo  é levantar as informações internas da própria organização. Isso serve para determinar se os salários são coerentes com as funções realizadas pelos colaboradores. Liste todas as posições internas e atividades que cada profissional faz, além de suas remunerações.

3.  Descubra a média da concorrência – Analise  empresas que atuam no mesmo setor ou semelhantes ao seu; – O porte da organização deve ser considerado, pois os valores podem variar  entre grandes  e pequenos negócios; – A empresa deve estar localizada na mesma região, uma vez que os salários variam de acordo com o custo de vida de cada local.

Quer tirar mais dúvidas sobre esse assunto? Clique em saber mais e acesse o nosso artigo completo sobre como fazer uma pesquisa salarial.

Conheça a Convenia! Ajudamos pequenas e médias empresas a pensarem de forma digital, deixando com as máquinas tudo que é repetitivo e manual, elevando o nível estratégico dos profissionais de RH de todo o Brasil. Conecte pessoas e todas as tarefas da sua rotina com a plataforma de RH digital mais querida e fácil de usar.