[GUIA] Como fazer uma pesquisa salarial: aprenda etapa por etapa

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  11 min. de leitura

A pesquisa salarial é uma ferramenta essencial para o desempenho da área de Recursos Humanos. Com ela, o setor tem acesso a informações e indicadores precisos de mercado, capazes de impulsionar sua atuação estratégica junto aos colaboradores.

Por meio dos dados levantados, o RH consegue entender quais são os salários e benefícios mais justos e atrativos para os talentos. Assim, favorece a experiência oferecida em cada cargo, o engajamento interno, a redução dos índices de turnover, entre outros ganhos relevantes.

Quer entender melhor as vantagens da pesquisa salarial, por que ela se tornou indispensável para o RH estratégico? Assim como os caminhos possíveis para melhorar a remuneração a partir dela? Descubra tudo que é essencial neste artigo.

O que é a pesquisa salarial e quais são os seus objetivos? 

Garantir que os cargos e as remunerações dos colaboradores tenham equilíbrio entre si é essencial para atrair e reter bons profissionais. É dessa forma que uma empresa segue um padrão atrativo e alinhado à média salarial de mercado.

Essa lógica pode até parecer simples, mas a verdade é que as equipes de RH nem sempre têm todos os indicadores necessários para aplicá-la de maneira assertiva. A pesquisa de salários serve justamente para atender essa demanda.

Trata-se de uma ferramenta utilizada pelas organizações para analisar a política salarial de outras empresas, garantindo que os salários e benefícios praticados estejam competitivas com o mercado.

Com base em informações confiáveis sobre companhias de mesmo porte, setor e região, o RH entende quais padrões de remuneração são justos e realmente atrativos. A partir disso, pode tomar decisões para posicionar-se na atração e retenção dos melhores talentos.

Qual a importância da pesquisa salarial para o RH? 

Para entender qual a importância da pesquisa salarial, basta refletir sobre a necessidade de manter profissionais talentosos, engajados e qualificados. Além disso, também  agrega mais competitividade no mercado ou até minimiza gastos com turnover.

Afinal, ela fornece todos os dados e indicadores de RH necessários para atuar de maneira inovadora. São informações fundamentais para criar estratégias de remuneração da empresa que lhe ajudarão a superar os principais desafios do mercado de trabalho.

Em primeiro lugar, isso é útil para que os colaboradores sintam-se valorizados e satisfeitos com um salário justo. Dessa maneira, a pesquisa ajuda a manter um bom clima organizacional, com pessoas mais engajadas e produtivas.

Além disso, saber como os concorrentes remuneram certos cargos é importantíssimo em termos competitivos. Sendo assim, ajuda a evitar que outros negócios contratem bons profissionais internos ou que saiam na frente em relação à atração de talentos.

Como é feita uma pesquisa salarial? 

Existem diferentes respostas sobre como fazer uma pesquisa salarial. Ela pode ser realizada pelo próprio RH da empresa, por meio da contratação de consultorias especializadas ou até mesmo em sites específicos para essa finalidade. 

O primeiro passo para aplicá-la é definir o objetivo do estudo. Por exemplo, a empresa pode querer compreender os padrões do mercado e de jornada de trabalho para criar uma política interna mais justa, entender a política usada pelos concorrentes, definir insights para reter talentos, entre outras metas.

Com o foco da pesquisa definido, a etapa seguinte é levantar as informações internas da própria organização. Isso serve para determinar se os salários são coerentes com as funções realizadas pelos colaboradores.

Para isso, mapeie e faça descrições de cargo da organização. Basicamente, a ideia é listar todas as posições internas, as atividades que cada profissional realiza, além de suas respectivas remunerações.

Já a última fase é a pesquisa de mercado de cargos e salários. Mais que simplesmente investigar o piso e o teto salarial de cada profissão, seu objetivo é descobrir a média praticada pelos concorrentes. Para isso, são adotados os seguintes critérios:

  • A análise deve incluir empresas que atuam no mesmo setor ou que têm atividades semelhantes à sua;
  • O porte da organização deve ser considerado, pois os valores podem variar bastante entre grandes companhias e pequenos negócios;
  • A empresa deve estar localizada na mesma região, uma vez que os salários variam de acordo com o custo de vida de cada local.

A partir desses critérios, é hora de investigar as informações das empresas segmentadas, seja para estipular novas remunerações ou realizar reajustes da forma correta. Para isso, os seguintes dados podem ser coletados: 

Quais são os tipos de dados coletados? 

O uso de pesquisas salariais para tomada de decisão deve partir de informações quantificáveis. Afinal, elas apontam de forma direta quais são os padrões adotados pelas organizações analisadas. Esses dados incluem:

  • Piso salarial;
  • Aumentos;
  • Faixas de salário;
  • Benefícios;
  • Incentivos;
  • Bônus;
  • Atividades realizadas;
  • Horas de trabalho.

Em alguns casos, a pesquisa salarial pode incluir detalhes não quantificáveis, que conferem um entendimento mais completo à análise. Isso inclui fontes de recrutamento, requisitos para os cargos, condições de trabalho, plano de sucessão, a própria localização geográfica, etc.

New call-to-action

Quais são os melhores sites para pesquisa salarial? 

As empresas possuem principalmente duas opções.  Podem investir em pesquisas internas – ou contratar consultorias especializadas – e  fazer uso de diversos sites para pesquisa salarial, focado em consultas de médias de remuneração.

Essas plataformas permitem segmentar as análises em diferentes cargos, segmentos, cidades e regiões do país ou até mesmo de outras nações. Portanto, há possibilidades diversas de comparação. Entre os sites mais populares, destacam-se:

  • Robert Half: trata-se da maior empresa global de recrutamento especializado, que disponibiliza um guia salarial completo para mais de 300 cargos;
  • Catho: é uma plataforma que conecta candidatos a empresas parceiras, com um banco de cargos e salários online atualizado para assinantes;
  • Glassdoor: um dos maiores sites de recrutamento do mundo, que também disponibiliza milhões de avaliações de empresas, relatórios de salários e benefícios e muito mais;
  • Vagas.com.br: plataforma de carreiras nacional e gratuita, que possui um mapa de carreiras com dados sobre faixas salariais, formação e vagas para cada cargo, etc.;
  • Infojobs: plataforma de oportunidades e busca de talentos com mais de 18 anos e 1 milhão de visitas diárias, com ferramenta de pesquisa de salário por profissão;
  • SMTM – Show Me the Money: plataforma de consulta de salários e sugestões de carreira, que disponibiliza evolução dos salários e projeções econômicas para 6 países.

Depois de entender o que é pesquisa salarial, sua importância e quais são os melhores meios para realizá-la, é válido reforçar quais os benefícios que essa ferramenta pode trazer à sua empresa. Confira as vantagens no próximo item.

As principais vantagens de aplicar um guia salarial 

Mais que compreender qual a utilidade da pesquisa salarial, faz toda a diferença estar ciente dos ganhos que ela pode agregar à organização. Para aproveitar ao máximo suas possibilidades, saiba que essa análise oferece:

Maior engajamento à equipe

Por meio da pesquisa salarial, os talentos recebem o que realmente merecem pelo seu trabalho. Isso aumenta sua sensação de reconhecimento, que por sua vez favorece o engajamento. Assim, há um melhor clima organizacional e performance coletiva.

Melhoria na imagem da empresa

Os colaboradores são os principais “porta-vozes” de uma empresa. Quando eles se sentem satisfeitos e engajados, a tendência é que eles compartilhem essa percepção positiva. Assim, a imagem da companhia é beneficiada perante outros profissionais, concorrentes e até clientes.

Atração e retenção otimizadas

A boa imagem construída junto aos colaboradores também posiciona o negócio como um bom lugar para trabalhar. Dessa maneira, a tendência é que bons profissionais tenham vontade de integrar-se à empresa, melhorando sua capacidade de atrair e reter os melhores talentos.

Igualdade salarial

Uma pesquisa salarial oferece dados para que a remuneração seja proporcional a todos, sem vieses discriminatórios raciais e de gênero, nem inconsistências no plano de carreira. Essa igualdade de oportunidades favorece ainda mais o engajamento, a imagem e a retenção de talentos

Principais estratégias de remuneração através de uma pesquisa salarial 

A pesquisa salarial é uma base indispensável para diferentes estratégias de remuneração. Veja as principais ações que podem ser embasadas por essa análise e sua importância para o RH estratégico

Plano de cargos e salários 

O plano de cargos e salários define as regras e procedimentos associados às funções internas, além de suas respectivas responsabilidades, requisitos de habilidades e os salários associados a cada cargo.

Seu papel é tornar todas as atribuições claras e alinhadas às metas da empresa. Além disso, o plano é indispensável para garantir justiça e equidade na remuneração dos colaboradores, algo que só é possível graças aos dados coletados na pesquisa salarial.

Plano de benefícios corporativos e flexíveis

Lembre-se que a pesquisa de salários também levanta informações sobre a média de benefícios oferecidos em cada segmento. Assim, a pesquisa também oferece uma boa base para que as contrapartidas sejam justas e atrativas além do salário.

Isso é útil tanto para os planos de benefícios tradicionais, como férias pagas, seguro saúde, convênios médicos, previdência, etc.

O mesmo vale para os benefícios flexíveis, em que os talentos podem escolher entre várias opções, de acordo com suas necessidades individuais. 

Estruturar indicadores de People Analytics sobre salários 

Os indicadores de People Analytics são decisivos para que o RH entenda o desempenho dos colaboradores e trace estratégias para melhorá-lo. Os mais comuns incluem dados sobre absenteísmo, rotatividade, performance e satisfação e bem-estar dos talentos.

A pesquisa salarial permite estruturar métricas ligadas à remuneração. Elas podem incluir questões de equidade, liderança, motivos de desligamento por salário incompatível, etc. Ao analisá-las estrategicamente, é possível ajustar os rumos do RH e otimizar toda a gestão.

Criar ou reestruturar cultura da empresa 

Mesmo que o plano de carreira seja eficiente, lembre-se que o clima organizacional influencia significativamente os talentos. Por exemplo, hoje em dia, muitas pessoas preferem ganhar um pouco menos para ter um ambiente de trabalho excelente, escalável e autônomo.

Nesse sentido, a pesquisa salarial também auxilia na estruturação da cultura interna. Afinal, ela permite entender se as médias de remuneração impactam as decisões dos profissionais e como elas podem ser somadas aos demais aspectos que retém colaboradores.

Pesquisa Salarial para Startups

Viu como a análise de remunerações contribui para as ações estratégicas do seu RH? Que tal acessar uma pesquisa salarial gratuita e completa para embasar sua gestão e potencializar seus talentos?

No Relatório de Cargos e Salários das Startups, realizado pela Convenia, você encontra dados relevantes sobre o cenário atual das startups para otimizar suas políticas de remuneração. Veja o que você vai encontrar na pesquisa:

  • Análises exclusivas de nossos especialistas, com cenários e insights baseados em mais de 500 respostas enviadas por startups do Brasil a fora;
  • Particularidades do perfil das startups e colaboradores, com recortes por cargo, senioridade e faixa salarial;
  • Insumos inéditos e atualizados para o seu planejamento, com dados relevantes para o ano de 2023.

New call-to-action

Quer saber mais sobre os dados que você irá encontrar na pesquisa salarial gratuita da Convenia? Confira alguns pontos relevantes da pesquisa, que certamente farão diferença na definição das suas estratégias:

  • 75,5% dos profissionais de startups são CLT, 18,4% são PJ e 5,9% estão em Pró-labore;
  • 48,2% dos respondentes são analistas e quase 15% estão na faixa de coordenação; 
  • 77% das funções de coordenação recebem acima de R$6.500;
  • 65,6% dos profissionais não pretendem sair da empresa caso não tenham aumento;
  • Destes, 90,9% recebem benefícios, por isso é importante ir além dos cargos e salários.

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!