Plano de Carreira: descubra a finalidade, tipos e como elaborar

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  17 min. de leitura

Uma empresa eficiente e atualizada entende que é importante saber como elaborar um plano de carreira para seus funcionários. Com a competitividade atual, é necessário que as organizações mantenham seus colaboradores motivados e em desenvolvimento. 

Nesse sentido, um planejamento estrutural colabora não só com o crescimento da equipe, mas também com a solidificação da marca. Muitas organizações não sabem como elaborar esse processo corretamente. Com a inconstância do mercado, os funcionários estão ficando cada vez menos tempo nas companhias.

Afinal, todos buscam satisfação, e, ainda que esta não seja encontrada no dinheiro, tenha em mente que sua corporação deve respeitar e reconhecer cada profissional, pois isso é fundamental para que ele queira continuar.

Quer saber como elaborar um plano de carreira? Continue a leitura do texto e entenda a importância dessa prática para o desenvolvimento do seu negócio.

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é um planejamento completo, com metas e caminhos para o crescimento profissional de seus colaboradores. Essa estrutura serve como um guia para o funcionário da sua empresa e pode incluir diversas diretrizes — promoções de cargos, reajuste  salarial, pesquisa salarial, aumento das responsabilidades e treinamentos. 

Mas de nada adianta apenas desenvolver o processo e não o apresentar para seus time. Todo membro da equipe deve ter consciência do caminho que pode seguir dentro da companhia em que trabalha.

Além disso, é importante ressaltar que ele pode ser decisivo na tomada de decisão dos talentos da companhia, pois a proposta de progressão na corporação oferece segurança, estabilidade e reconhecimento pelo trabalho de cada um.

Kit - Plano de Cargos e Salários

Qual é a finalidade do plano de carreira?

O plano de carreira tem como finalidade traçar um curso para os colaboradores da organização, alinhando-os aos objetivos da companhia. No entanto, ele também é uma excelente estratégia para incentivar e engajar os funcionários. 

Afinal, eles irão ser motivados a coletar informações sobre sua atual situação na companhia e também como profissional no mercado. Dessa forma, eles podem entender quais competências e habilidades precisam desenvolver, além de traçar metas e buscar alcançar um objetivo já definido. 

Não só os membros da equipe passam a ter estratégias para seu desenvolvimento, mas com esse planejamento, o RH pode trabalhar para ajudar no crescimento do time interno, impactando os resultados dos negócios. 

Portanto, a estrutura também aumenta a eficácia da gestão de recursos humanos. Todos esses fatores motivam os colaboradores e aumentam a satisfação no trabalho. 

Com isso, alguns resultados aparecem: diminuição da taxa de rotatividade (turnover), retenção de talentos, profissionais bem capacitados, alta produtividade, dentre muitos outros. De forma resumida, o plano de carreira constrói uma perspectiva na corporação, auxiliando o colaborador a traçar um caminho para o seu sucesso e contribuindo para a concretização dos objetivos da empresa.

Impactos do plano de carreira na qualidade de vida no trabalho 

Tendo em vista que, há não muito tempo, estudos mostraram que a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal era um dos benefícios mais desejados pelos profissionais, não é surpresa saber que a qualidade de vida e a definição prévia de um plano de carreira são, hoje, os fatores mais importantes para os trabalhadores.

Para investigar as causas que, além da garantia de qualidade de vida, poderiam ajudar a reter talentos dentro de uma companhia do grupo dos BRICS (que engloba Brasil, Rússia, Índia e China), a consultoria EY (antiga Ernst & Young) realizou a pesquisa batizada de “Differentiating for Success: Securing top talent in the Brics”.

Segundo os resultados, entre as prioridades dos profissionais brasileiros estão as baixas taxas de estresse na corporação, um ambiente organizacional de harmonia, conforto e energia positiva. 

Junto com isso, a definição prévia de um plano de carreira também é fundamental para os colaboradores do Brasil e da Índia, que desejam ter acesso às informações sobre possibilidades de ganhos futuros.

Embora o planejamento e gestão interna se mostre importante entre os desejos do novo trabalhador, no Brasil, esse quesito ainda não é mais prioridade do que a qualidade de vida e a possibilidade de um ambiente organizacional onde o colaborador possa se sentir inserido, motivado e, principalmente reconhecido.

Oportunidades de atuação e engajamento em processos de responsabilidade social também aparecem entre os interesses dos profissionais das áreas de gestão, TI e Engenharia – que tiveram uma amostra de 270 representantes como participantes da pesquisa que investigou as causas da retenção de profissionais brasileiros.

Quais são os tipos de plano de carreira?

Confira abaixo quais são os tipos de plano de carreira:

Carreira horizontal

A carreira horizontal é aquela que não conta com a possibilidade de crescimento dos colaboradores em níveis hierárquicos. No entanto, o motivo para isso é a não existência desse tipo de divisão interna na empresa. 

Os cargos são estabelecidos no mesmo nível. Por isso, a possibilidade de ascensão está ligada apenas a tarefas da posição do próprio trabalhador. Muitos não consideram esse modelo como um tipo de plano de carreira, mas ele pode ser importante e trazer alguns benefícios para a organização.

Apesar de não ter níveis para alcançar novas posições, o profissional pode receber um aumento salarial quando eleva o seu nível de performance e alcança melhores resultados. 

É importante lembrar que o próprio cargo também já possui desafios e pode englobar novas responsabilidades com o decorrer do tempo. Portanto, neste modelo, é fundamental estabelecer metas e objetivos para que os funcionários se empenhem em alcançá-las.

Carreira em linha

A carreira em linha é um dos modelos em que não existem muitas possibilidades para a transição de funções. Nele, os cargos e níveis hierárquicos são padronizados e a ascensão é feita de forma automática por um período já determinado para todos. 

Ou seja, de acordo com o tempo do serviço. Esse modelo ocorre, por exemplo, para aqueles que trabalham em instituições militares ou no serviço público.

Carreira paralela

A carreira paralela possui algumas características descritas no modelo em linha. Na verdade, ela é um pouco mais abrangente e funciona de forma a parte nas companhias, ou seja, em um ramo hierárquico separado. 

Desde o recrutamento, a empresa oferece a possibilidade dos colaboradores atingirem cargos de liderança. Um exemplo aqui é o caso dos trainees.

Carreira em Y

O modelo tradicional nas empresas é aquele em que quando um profissional se destaca, um cargo de líder é oferecido. No entanto, não são todos os que possuem o perfil de gestor para assumir uma função gerencial.

Por isso, a carreira em Y oferece duas possibilidades de caminho: administrativo ou especialista. Nela, há esses dois ramos em que o funcionário pode seguir depois de um determinado tempo. 

Isso ocorre porque um colaborador pode assumir uma função ao iniciar sua jornada na corporação e, com o tempo, se desenvolver, se capacitar e aperfeiçoar suas competências. 

Caso ele não tenha o perfil de coordenador, ele passa a se encaixar em uma função de especialista. Dessa forma, aqueles que não possuem a personalidade de liderança podem continuar avançando na organização.

Carreira em rede

Neste modelo, há uma semelhança com a carreira em Y, mas a variedade de cargos que o colaborador pode seguir é maior. O profissional deve escolher e tomar uma decisão importante sobre qual caminho seguir

Isso faz com que eles sigam em espaços na empresa que se sentem mais satisfeitos e se desempenham melhor. 

Contudo, vale lembrar que não é uma simples questão de escolha. As funções só podem ser ocupadas caso os trabalhadores cumpram as metas estabelecidas para realizar a mudança.

Plano de Carreira em W

Como acontece com a letra W, este sistema oferece três pontos ou possibilidades. Em vez de seguir uma trajetória como especialista ou gestor, o profissional pode optar por um cargo de temporário de liderança e desenvolvimento de pessoal.

Um exemplo clássico de carreira em W é o administrador de projetos que lidera times e atividades temporárias. Dessa forma, esse membro da equipe atua pontualmente no desempenho de colaboradores, oferecendo consultoria e feedbacks.

Quais benefícios o plano de carreira traz para a empresa?

Esse planejamento ajuda a empresa a manter seu fluxograma organizado. Funciona também para aproximar os gestores de seus subordinados, já que tem caráter integrador.

O plano de carreira ainda oferece outras vantagens além dessas. A seguir, mostramos quais são os principais benefícios.

Colabora para encontrar os funcionários mais qualificados

Por meio do plano de carreira, a empresa aponta quais são os requisitos para a ocupação de vagas e cargos internos. Essas informações ajudam o RH durante os processos de recrutamento e seleção, tanto na identificação quanto na contratação, de profissionais alinhados com os objetivos na organização.

Transparência nos processos seletivos

O RH pode compartilhar o plano interno de progressão com os candidatos de um processo seletivo. Essa transparência estimula os talentos interessados na vaga a darem o melhor de si nas etapas do recrutamento.

Por outro lado, os profissionais que não gostarem do modelo, tendem a deixar o interesse pela vaga. Sendo assim, os recrutadores não perdem tempo e esforço com profissionais que não ficariam felizes no local.

Melhora a produtividade dos trabalhadores

Ao perceberem que a trajetória profissional é estruturada, os colaboradores se sentem motivados no trabalho. Uma vez que, eles sabem exatamente onde podem chegar quando tem um bom desempenho interno. Além disso, o RH cria um senso de valorização pelo bom trabalho prestado pelos profissionais.

Diminuir turnover 

O plano de carreira ajuda também na redução da rotatividade (turnover) de colaboradores. Isso acontece diante da perspectiva de uma promoção, progresso profissional ou possibilidade de novas responsabilidades. Dessa forma, os membros dos times pensam duas vezes antes de aceitar outra proposta de emprego.

Retém talentos

Colaboradores talentosos precisam sentir que suas habilidades e competências são valorizadas pela empresa. Do contrário, eles migraram para organizações que os valorizem. Para que isso não ocorra, é importante um plano de carreira que explore todo o potencial dos talentos internos.

E para o funcionário?

O plano de carreira é essencial para o crescimento de seus funcionários. Com perspectiva de futuro, eles se sentem motivados e comprometidos a sempre trazer os melhores resultados.

Isso ocorre porque, conhecendo como será a carreira, o colaborador se esforça para conquistar etapas fundamentais para a evolução. Os profissionais se sentem capacitados sabendo que estão sendo treinados para ocupar cargos melhores em um futuro próximo.

Qual o impacto na cultura organizacional?

Como você pôde ver nos itens anteriores, um bom plano não é importante apenas para a estrutura e planejamento de carreira profissional. Ele também visa alinhar a jornada interna dos colaboradores aos objetivos da empresa.

Quando o curso de crescimento dos talentos está integrado aos valores e metas do negócio, a cultura organizacional é favorecida como um todo. Afinal, quando há uma visão clara das oportunidades de desenvolvimento e do que é esperado de cada indivíduo para que ele possa evoluir no espaço laboral, cria-se um maior senso de pertencimento.

Isso favorece o comprometimento junto à companhia, pois os profissionais se sentem valorizados e parte relevante dos propósitos coletivos. Mais que estimular o desenvolvimento de habilidades e o bom desempenho, isso também favorece a visão de mérito entre as equipes. Afinal, o acompanhamento do plano de carreira individual pressupõe transparência e clareza na atribuição de cargos. 

Nesse sentido, é fundamental garantir que as pessoas sejam valorizadas e promovidas sempre que atinjam os resultados propostos. Da mesma forma, talentos sem mérito não devem ter sua posição elevada.

Isso porque, empresas com plano de carreira mal implementado podem criar competição desleal, ressentimento ou frustração junto às suas equipes.

Em contrapartida, se as promoções forem baseadas em critérios transparentes, a cultura organizacional é significativamente fortalecida. A razão disso é que o time é incentivado a fazer um trabalho cada vez melhor e a participar das ações de desenvolvimento propostas. 

Portanto, considerando que a cultura tem um papel crucial na forma como os colaboradores percebem e se envolvem com a companhia, um plano bem implementado é vital para fortalecê-la.

Seu papel é promover um bom clima interno, motivação, engajamento e crescimento coletivo. Assim, ele influencia a produtividade, retenção de talentos e, acima de tudo, a imagem construída junto ao público interno. 

Como fazer um plano de carreira?

Para que o plano de carreira seja estruturado com sucesso, é necessário a implantação de algumas práticas importantes. Vejamos algumas delas a seguir.

Construa um Organograma

O organograma é uma representação visual da distribuição das funções e cargos. Caso a empresa não tenha um, é importante elaborá-lo para que os gestores compreendam a estrutura hierárquica interna. Só assim será possível definir trajetórias profissionais de diferentes formatos para os colaboradores.

Defina etapas e metas

O plano de carreira será pautado em etapas e metas que levam à evolução dos profissionais. O funcionário que enxerga um planejamento para sua carreira se sente motivado. A motivação é incrementada com a cultura de feedback, que ajuda a empresa na elaboração do plano.

Além disso, com metas e o feedback, o colaborador vai se sentir apoiado. Assim, sua produtividade e qualidade aumentam significativamente — todos vão querer se tornar o profissional que a organização estima.

Incentive os colaboradores

Para que os colaboradores continuem a “subir os degraus” do plano de carreira, o RH pode dar incentivos, como:

  • Premiação de desempenho;
  • Programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Cursos de capacitação;
  • Reconhecimento público.

Compartilhe os objetivos da empresa

O que a empresa espera dos colaboradores? Quais são as metas e indicadores do negócio? Como esses fatores impactam no plano de carreira? Essas e outras respostas devem ser dadas aos profissionais. Quanto mais a empresa compartilhar metas e objetivos, maior será o engajamento dos colaboradores com a trajetória interna.

Incentive o diálogo e a participação

Os líderes de cada equipe precisam acompanhar o crescimento de seus subordinados. Isso faz parte do plano de carreira, oferecendo apoio e procurando entender o que impede que um colaborador se desenvolva, por exemplo.

Também é papel do líder conversar com sua equipe e identificar o que cada funcionário tem em mente para o futuro. Para fortalecer as linhas de comunicação, o RH pode estruturar uma política de feedbacks regulares e estimular a realização de reuniões entre gestores e equipes

Já vimos que saber como elaborar um plano de carreira pode trazer benefícios para a empresa e seus funcionários. Agora chegou o momento de analisar a estrutura de sua organização.
Reconheça os pontos fracos e fortes de cada departamento e estabeleça metas para seus colaboradores. Eles vão se sentir motivados se entenderem que as metas criadas são para o desenvolvimento de todos.

Veja exemplos de planos de carreira

Ciente das etapas a serem seguidas para elaborar o plano de carreira, os exemplos de organogramas para a sua aplicação podem ser colocados em prática. Veja algumas inspirações para utilizar na sua empresa, baseadas nos tipos de progressões organizacionais que apresentamos anteriormente:

Carreira horizontal

Lembre-se que, no plano horizontal, os cargos são definidos em um mesmo nível hierárquico. Como eles evoluem apenas em relação às tarefas que fazem parte do conjunto de atribuições do colaborador, sua representação pode ser feita da seguinte maneira:

carreira horizontal

Carreira paralela

Já no paralelo, a evolução dos cargos e a política salarial também funcionam em linha. A principal diferença é que os funcionários podem evoluir em ramos hierárquicos separados. O melhor exemplo está na área de P&D, que funciona assim:

Carreira em Y

Por sua vez, o sistema de RH adotado no plano de carreira em Y é aquele em que o colaborador tem a possibilidade de seguir em dois ramos distintos durante a sua evolução interna: o gerencial ou de especialista. Confira o exemplo:

Carreira em rede

Como no plano de carreira em rede há mais possibilidades de transição a serem seguidos a partir da contratação, vamos apresentar um exemplo de organograma utilizado na indústria, segmentado entre as áreas de processos construtivos, suporte a vendas e desenvolvimento:

Plano de Carreira em W

Por fim, o plano de carreira em W oferece três possibilidades principais de crescimento. Além da opção de seguir como especialista ou gestor, o colaborador pode se tornar um líder na coordenação dos projetos. Veja o organograma:

O papel da diversidade e inclusão no plano de carreira

Agora que você já sabe qual a importância do plano de carreira e como desenvolvê-lo, vale destacar que sua aplicação também tem influência direta sobre um dos papéis de RH mais relevantes. Estamos falando da diversidade e inclusão.

Basicamente, a diversidade diz respeito às diferentes características e perspectivas presentes em uma mesma equipe. Ou seja, seus diversos gêneros, etnias, idades, orientações sexuais, origens sociais, competências, visões de mundo, e assim por diante. 

Já a inclusão se refere à promoção de um ambiente em que todas essas diferenças são consideradas, respeitadas e valorizadas. Com ela, todos têm participação plena e igualdade de oportunidades. Isso independe das suas características pessoais e particularidades. 

Juntas, esses dois pontos criam um ambiente onde todos os funcionários se sentem valorizados, respeitados e capazes de contribuir plenamente.

Ou seja, elas promovem um ambiente mais plural, horizontal e rico em ideais e perspectivas. Na gestão de pessoas, tudo isso tem impacto sobre o engajamento, produtividade e clima organizacional. 

No plano de carreira, a diversidade e inclusão desempenham um papel crucial. Afinal, elas reforçam a necessidade de criar oportunidades de desenvolvimento que sejam acessíveis a todos, independentemente de gênero, etnia, orientação sexual ou outras questões individuais.

Benefícios dos softwares de RH na elaboração 

Já ouviu falar nos softwares desenvolvidos especialmente para a Gestão de RH? Esse tipo de plataforma pode auxiliar na hora de elaborar um plano de carreira, plano de desenvolvimento individuais e até mesmo a estrutura de cargos e salários.

Dê para seus funcionários visão sobre seu crescimento na empresa

Existe uma frase famosa dita no livro “Alice no país das maravilhas” que diz: “Quando não se sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Essa falta de direcionamento pode ser frustrante e desanimador na vida profissional. Por outro lado, uma trajetória bem definida é a receita para a produtividade, o contentamento e o sucesso.

Sendo assim, oferecer um plano de carreira para os colaboradores é “pavimentar” o caminho para uma boa experiência profissional, fomentando a employee experience. Diante disso, a empresa consegue não só desenvolver como também reter os talentos que possui, melhorando também seu employer branding. E em contrapartida, a equipe retribui dando o melhor de si nas tarefas e projetos.

O que achou do nosso artigo? Entendeu a importância e como criar um plano de carreira? Então, aproveite para baixar o nosso kit: Como montar um plano de cargos e salários?

Kit - Plano de Cargos e Salários

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!