Plano de carreira: descubra a finalidade, tipos e como elaborar

Plano de carreira: descubra a finalidade, tipos e como elaborar

Uma empresa eficiente e atualizada entende que é importante saber como elaborar um plano de carreira para seus funcionários. Com a competitividade atual, é necessário que as organizações mantenham seus colaboradores motivados e em desenvolvimento. Nesse sentido, o plano de carreira colabora não só com o crescimento do funcionário, mas também com a solidificação da marca.

Muitas empresas não sabem como elaborar um plano de carreira. Com a inconstância do mercado, os colaboradores estão ficando cada vez menos tempo nas organizações.

Afinal, todos buscam satisfação, e, ainda que esta não seja encontrada no dinheiro, tenha em mente que sua empresa deve respeitar e reconhecer o funcionário, pois isso é fundamental para que ele queira continuar.

Quer saber como elaborar um plano de carreira para seus colaboradores? Continue a leitura do texto e entenda a importância dessa prática para o desenvolvimento de seus funcionários e sua organização.

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é um planejamento completo, com metas e caminhos para o crescimento profissional de seus colaboradores. Esse planejamento serve como um guia para a carreira e pode incluir diversas diretrizes — promoções de cargos, aumento de salário e de responsabilidade, treinamentos, mudanças de departamento. É interessante que tudo isso seja estipulado no plano.

Mas de nada adianta apenas desenvolver o planejamento e não o apresentar para seus colaboradores. Todo funcionário deve ter consciência do caminho que pode seguir dentro da empresa em que trabalha.

O plano de carreira pode até funcionar como um benefício, sendo de extrema importância para a motivação de sua equipe, como um mapa do desenvolvimento.

Além disso, é importante ressaltar que ele pode ser decisivo na tomada de decisão dos funcionários, pois o planejamento oferece segurança, estabilidade e reconhecimento pelo trabalho de cada um.

Qual é a finalidade do plano de carreira?

O plano de carreira tem como finalidade traçar um curso para os colaboradores da organização, alinhando-os aos objetivos da empresa. No entanto, ele também é uma excelente estratégia para incentivar e engajar os funcionários. Afinal, eles irão ser motivados a coletar informações sobre sua atual situação na empresa e também como profissional no mercado. Dessa forma, eles podem entender quais competências e habilidades precisam desenvolver, além de traçar metas e buscar alcançar um objetivo já definido. 

Não só os colaboradores passam a ter estratégias para as suas carreiras, mas com esse planejamento, o RH pode trabalhar para ajudar no crescimento dos profissionais, seguindo caminhos mais assertivos de desenvolvimento e, consequentemente, impactando os resultados dos negócios. Portanto, o plano também aumenta a eficácia da gestão de recursos humanos.

Todos esses fatores motivam os colaboradores e aumentam a satisfação no trabalho. Com isso, alguns resultados aparecem: diminuição da taxa de rotatividade, retenção de talentos, profissionais bem capacitados, alta produtividade, dentre muitos outros. Na verdade, os dois lados saem ganhando!

De forma resumida, o plano de carreira constrói uma perspectiva na organização, auxiliando o colaborador a traçar um caminho para o seu sucesso e contribuindo para a concretização dos objetivos da empresa.

Impactos do plano de carreira na qualidade de vida no trabalho 

Tendo em vista que, há não muito tempo, estudos mostraram que a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal era um dos benefícios mais desejados pelos profissionais, não é surpresa saber que a qualidade de vida e a definição prévia de um plano de carreira são, hoje, os fatores mais importantes para os trabalhadores brasileiros – que buscam cada vez mais por satisfação profissional e bem-estar no âmbito pessoal.

Para investigar as causas que, além da garantia de qualidade de vida, poderiam ajudar a reter talentos dentro de uma empresa do grupo dos BRICS (que engloba Brasil, Rússia, Índia e China), a consultoria EY (antiga Ernst & Young) realizou a pesquisa batizada de Differentiating for Success: Securing top talent in the Brics – em  tradução livre “Diferenciação para o sucesso: Como reter talentos do Brics”.

Segundo os resultados, entre as prioridades dos profissionais brasileiros estão as baixas taxas de estresse no trabalho, um ambiente organizacional de harmonia, conforto e energia positiva. Junto com isso, a definição prévia de um plano de carreira também é fundamental para os trabalhadores do Brasil e da Índia, que desejam ter acesso às informações sobre possibilidades de ganhos futuros.

Embora o planejamento de carreira se mostre cada vez mais importante entre os desejos do novo trabalhador, no Brasil, esse quesito ainda não é mais importante do que a qualidade de vida e a possibilidade de um ambiente de trabalho onde o colaborador possa se sentir inserido, motivado e, principalmente reconhecido.

Oportunidades de atuação e engajamento em processos de responsabilidade social também aparecem entre os interesses dos profissionais das áreas de gestão, TI e Engenharia – que tiveram uma amostra de 270 representantes como participantes da pesquisa que investigou as causas da retenção de profissionais brasileiros.

Quais são os tipos de plano de carreira?

Confira abaixo quais são os tipos de plano de carreira: 

Carreira horizontal

A carreira horizontal é aquela que não conta com a possibilidade de crescimento dos colaboradores em níveis hierárquicos. No entanto, o motivo para isso é a não existência desse tipo de divisão interna na empresa. Os cargos são estabelecidos no mesmo nível. Por isso, a possibilidade de ascensão está ligada apenas a tarefas da posição do próprio colaborador. Muitos não consideram esse modelo como um tipo de plano de carreira, mas ele pode ser importante e trazer alguns benefícios para a organização.

Apesar de não ter níveis hierárquicos para alcançar novas posições na empresa, o colaborador pode receber um aumento salarial quando eleva o seu nível de performance e alcança melhores resultados. É importante lembrar que o próprio cargo também já possui desafios e pode englobar novas responsabilidades com o decorrer do tempo. Portanto, neste modelo, é fundamental estabelecer metas e objetivos para que os colaboradores se empenhem em alcançá-las.

Carreira em linha

A carreira em linha é um dos modelos que não existem muitas possibilidades para a mudança de área e foco. Nele, os cargos e níveis hierárquicos são padronizados e a ascensão na carreira é feita de forma automática por um período já determinado para todos. Ou seja, de acordo com o tempo do serviço. Esse modelo ocorre, por exemplo, para aqueles que trabalham em instituições militares ou no serviço público.

Carreira paralela

A carreira paralela possui algumas características descritas na carreira em linha. Na verdade, ela é um pouco mais abrangente e funciona de forma a parte nas empresas, ou seja, em um ramo hierárquico separado. Desde o recrutamento, a empresa oferece a possibilidade dos colaboradores atingirem cargos de liderança. Um exemplo de carreira paralela é o caso dos trainees.

Carreira em Y

O modelo tradicional nas empresas é aquele em que quando um profissional se destaca, um cargo de líder é oferecido. No entanto, não são todos os que possuem o perfil de líder para assumir uma função gerencial. Por isso, a carreira em Y oferece duas possibilidades de caminho: gerencial ou especialista. 

Nela, há esses dois ramos em que o colaborador pode seguir na empresa depois de um determinado tempo em sua carreira. Isso ocorre porque um colaborador pode assumir uma função ao iniciar sua jornada na organização e, com o tempo, se desenvolver, se capacitar e aperfeiçoar suas competências. Caso ele não tenha o perfil de líder, ele passa a se encaixar em uma função de especialista. Dessa forma, aqueles que não possuem o perfil de líder podem continuar avançando na organização.

Carreira em rede

Por último, temos a carreira em rede. Neste modelo, há uma semelhança com a carreira em Y, mas a variedade de cargos que o colaborador pode seguir é maior. O profissional deve escolher e tomar uma decisão importante sobre qual caminho seguir. Isso faz com que eles sigam caminhos na empresa que se sentem mais satisfeitos e se desempenham melhor. 

Contudo, vale lembrar que não é uma simples questão de escolha. Os cargos só podem ser ocupados caso os colaboradores cumpram as metas estabelecidas pela empresa para realizar a mudança de função.

Quais benefícios o plano de carreira traz para a empresa?

Esse planejamento ajuda a empresa a manter seu fluxograma organizado. Funciona também para aproximar os gestores de seus subordinados, já que tem caráter integrador. O plano de carreira ainda pode auxiliar a empresa na hora de preencher uma nova vaga. Tendo um planejamento para cada funcionário, fica fácil identificar quem deve ser treinado para ocupar uma nova posição.

Isso significa economia com treinamento e seleção. O planejamento também evita que ocorram demissões desnecessárias, uma vez que o funcionário conhece o caminho que deve seguir, e o fluxo de crescimento da empresa é mantido em ordem. O planejamento, igualmente, permite que a organização compreenda seus setores de forma separada.

E para o funcionário?

O plano de carreira é essencial para o crescimento de seus funcionários. Com perspectiva de futuro, eles se sentem motivados e comprometidos a sempre trazer os melhores resultados.

Isso ocorre porque, conhecendo como será a carreira, o colaborador se esforça para conquistar etapas fundamentais para a evolução. Os profissionais se sentem capacitados sabendo que estão sendo treinados para ocupar cargos melhores em um futuro próximo.

Como elaborar um plano de carreira?

Já vimos que saber como elaborar um plano de carreira pode trazer benefícios para a empresa e seus funcionários. Agora chegou o momento de analisar a estrutura de sua organização.

Reconheça os pontos fracos e fortes de cada departamento e estabeleça metas para seus colaboradores. Eles vão se sentir motivados se entenderem que as metas criadas são para o desenvolvimento de todos.

1. Entenda a importância dos líderes

Os líderes de cada equipe precisam acompanhar o crescimento de seus subordinados. Isso faz parte do plano de carreira, oferecendo apoio e procurando entender o que impede que um colaborador se desenvolva, por exemplo. Também é papel do líder conversar com sua equipe e identificar o que cada funcionário tem em mente para o futuro.

2. Desenvolva forças e minimize fraquezas

Reconheça qual colaborador tem mais o perfil de cada vaga. A partir disso, desenvolva essa pessoa para que ela cresça no caminho certo, treinando a principal habilidade de cada um de seus funcionários. Da mesma forma, entenda qual a fraqueza de sua equipe e desenvolva um processo para que ela seja minimizada.

3. Faça avaliações regulares

De tempos em tempos, é preciso que o planejamento seja revisto. Isso faz parte do plano de carreira. Avalie se cada colaborador está sendo treinado e apoiado da melhor maneira e entenda se modificações precisarem ser feitas. Às vezes, um funcionário pode acabar se mostrando mais habilidoso para outra função, por exemplo. Por isso, é importante que você saiba adequar seu planejamento.

4. Motive sua equipe

O funcionário que enxerga um planejamento para sua carreira se sente motivado. A motivação é incrementada com a cultura do feedback, que ajuda a empresa na elaboração do plano. Além disso, com metas e o feedback, o colaborador vai se sentir apoiado. Assim, sua produtividade e qualidade aumentam significativamente — todos vão querer se tornar o profissional que a organização estima.

5. Diminua a rotatividade

O plano de carreira traz transparência à empresa. O funcionário entende o que é esperado de seu trabalho e se sente seguro. Isso diminui as intrigas sobre promoção, por exemplo. Assim, o colaborador sabe o que precisa fazer para atingir suas metas.

Dessa forma, o planejamento diminui a rotatividade dos funcionários, e a organização economiza tanto com as demissões quanto com novas contratações.

Benefícios dos softwares de RH na elaboração 

Já ouviu falar nos softwares desenvolvidos especialmente para a Gestão de Recursos Humanos? Esse tipo de plataforma pode auxiliar na hora de elaborar um plano de carreira, por ser capaz de processar e automatizar as rotinas do seu Departamento Pessoal.

Isso ajuda a economizar tempo e, ainda, a engajar seus colaboradores — é possível até mesmo criar um clube de benefícios personalizados para seus funcionários!

O salário já não é o único ponto de atração para os trabalhadores. A satisfação pessoal está sendo cada vez mais valorizada. Por isso, saber como elaborar um plano de carreira é importante para que sua empresa encontre os funcionários ideais. O mercado está bastante competitivo, e sai na frente quem consegue manter seus talentos.

Agora que você tirou todas as suas dúvidas, você pode baixar o nosso kit de plano de cargos e salários para te ajudar neste processo de trilhar o caminho que os colaboradores podem seguir dentro da empresa. É só clicar aqui!

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Equipe Convenia

Nós somos uma HR tech, com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. Nascemos há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática. Desde então temos trabalhado fortemente para que nossos produtos evoluam junto com os nossos clientes, pois entendemos que diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas tem mais tempo para as pessoas. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de gestão de departamento pessoal, contratação e gestão de benefícios, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.

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