Employee experience: entenda o que é e qual a importância

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Atualmente, é muito comum a preocupação apresentada pelas organizações em relação à satisfação do seu consumidor. Com isso, a experiência dos colaboradores tem ficado em segundo plano. Contudo, nos últimos anos, um novo conceito vem ganhando cada vez mais espaço dentro dos departamentos de Recursos Humanos: a employee experience.

Esse conceito — que pode ser livremente traduzido como experiência do empregado — faz parte de uma estratégia de gestão de pessoas que visa acompanhar como os colaboradores estão se sentindo em relação à empresa. Com a valorização do capital humano, o empregado se sente mais acolhido, e isso acaba gerando uma conquista de bons resultados por meio da retenção de talentos.

Em outras palavras, a employee experience permite que o departamento de Recursos Humanos conheça o engajamento de um profissional de acordo com as experiências com as quais tem contato.

Quer descobrir como analisar essa percepção dos colaboradores? Então, continue sua leitura, entenda um pouco melhor sobre essa tendência e veja como aplicá-la em sua empresa!

Afinal, o que é employee experience?

Cada vez mais, os mercados têm se afunilado e exigido diferenciais competitivos para se manterem ativos. Com isso, as empresas passaram a se preocupar com a adoção de medidas que fossem capazes de incentivar suas equipes e atrair novos talentos. Em linhas gerais, a experiência do colaborador é como ele se sente no ambiente de trabalho.

Portanto, compreender de que forma se dá a vivência entre os funcionários se torna fundamental para alcançar tal objetivo. Assim, a employee experience são estratégias que melhoram o dia a dia dos colaboradores, seja com uma liderança motivadora, um ambiente organizacional agradável, um plano de carreira, incentivos… enfim, a experiência dos trabalhadores pode ser melhorada de diversas maneiras.

Por que se preocupar com a experiência dos colaboradores?

A função exercida por cada funcionário é responsável direta pelo sucesso das organizações. Ou seja, é por meio da produtividade do capital humano que se faz possível alcançar as metas organizacionais estabelecidas. Para isso, é indispensável empregar estratégias de retenção dos talentos e ainda apostar em práticas que tenham por objetivo melhorar o ambiente de trabalho.

Nesse sentido, a experiência dos empregados é responsável pela captação de novos talentos e, consequentemente, pela retenção destes na empresa. Além disso, a employee experience influencia diretamente a produtividade dos colaboradores e os resultados conquistados por uma organização. Por meio desse conceito, muitas empresas podem, inclusive, repensar sua relação com os funcionários.

Qual a importância de um ambiente favorável?

O bom clima organizacional é a chave para o sucesso de empresas de todos os portes e nichos de atuação. Isso se explica pelo fato de que um bom ambiente de trabalho vai interferir positivamente na produtividade de todos os colaboradores por meio das relações construídas. Além disso, esse fator pode afetar diretamente a saúde emocional dos trabalhadores.

Considerando o fato de que um ambiente desconfortável e conflituoso gera uma carga de estresse muito grande, é natural que a produtividade nessas condições sofra baixas consideráveis. Portanto, manter um ambiente favorável é um fator fundamental e que deve ser pauta dos gestores, afinal, o clima do ambiente de trabalho é resultado da relação direta entre colaboradores e empresa.

Como implementar a employee experience em seu negócio?

Para conseguir aprimorar o cotidiano de seus funcionários, primeiro, você precisa conhecer as principais necessidades de cada um. Vale lembrar que cada pessoa se sente motivada por diferentes valores, mas alguns pontos são de interesse comum. Você pode, por exemplo, dividir seus colaboradores em grupos e trabalhar a experiência de cada uma dessas unidades de maneira distinta.

O primeiro passo para colocar esse conceito em prática é buscar compreender os funcionários. Para isso, reconheça as diferenças de cada um e faça uma análise completa de todos os benefícios que cada trabalhador oferece para os resultados da empresa. Após fazer esse levantamento, invista em estratégias de motivação distintas, de acordo com os interesses identificados em cada grupo.

A employee experience funciona, acima de tudo, para incentivar os colaboradores por meio de experiências positivas. A manutenção dos profissionais na empresa deve ser trabalhada por algo além do salário pago ao final de cada mês. Por isso, os funcionários devem sentir satisfação nas atividades executadas e valorização ao mesmo tempo em que são desafiados e instigados a crescer.

Além disso, vale destacar que uma liderança que transfere responsabilidades para os colaboradores é uma grande aliada durante o processo motivacional. Isso incentiva o desenvolvimento das equipes de trabalho enquanto elas adquirem mais confiança e autonomia.

Por isso, agregar a employee experience a uma cultura organizacional deve ir além de um happy hour — ela precisa gerar efetivamente o crescimento pessoal e profissional.

Quais os desafios de se implantar essa tendência?

Como já falamos, os bons resultados de uma organização são os melhores benefícios gerados pela employee experience. Contudo, existe um grande desafio quando o assunto é transformar o ambiente de trabalho, afinal, cada colaborador tem uma forma diferente de medir a sua satisfação. Por isso, criar programas de engajamento dos funcionários é uma tarefa cada vez mais necessária.

Embora não seja fácil, existem diversas formas para se buscar a garantia da motivação em alta. O ponto principal é oferecer as condições mais básicas de trabalho, desde o conforto máximo dos colaboradores até o uso de equipamentos adequados para desempenharem o seu papel. A partir daí, é possível investir em outros aspectos, como benefícios e oportunidades de crescimento.

Concluindo, melhorar a experiência do colaborador dentro da empresa é fundamental para a motivação dele. Um empregado satisfeito interfere positivamente no trabalho de seus colegas, assim como nos resultados da organização.

Por isso, use a employee experience para analisar como seus funcionários se sentem e busque melhorias que realmente sejam capazes de impactar o dia a dia de suas equipes.

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