Saiba o passo a passo para um onboarding de sucesso!

Tempo de leitura: 6 minutos

O termo onboarding vem do inglês e significa “embarque”. No RH, refere-se ao processo de integração de profissionais recém-contratados às rotinas da empresa. A dúvida é: como fazer um onboarding de sucesso?

É preciso pensar de maneira estratégica e dispor das ferramentas adequadas. Contar a história da empresa, falar da cultura do ambiente de trabalho e apresentar as pessoas certas garante ótimos resultados.

O processo de integração bem-feito faz com que o novo empregado sinta-se realmente parte do time, o que influencia em sua produtividade, lealdade e espírito de equipe. Logo, toda a organização é beneficiada.

Reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto e esclarecemos os principais passos para fazer um processo de onboarding de sucesso. Portanto, leia com atenção aos próximos tópicos!

Conte a história da empresa

Quase todo mundo gosta de uma boa história, concorda? É por isso que técnicas de storytelling e palestras do tipo TEDx Talks ganharam tanta popularidade nos últimos anos. Histórias são sempre bem-vindas.

Então, inicie o processo de onboarding de forma que saia do lugar-comum. Crie uma narrativa sobre a criação e o crescimento da empresa. Fale dos primeiros passos, erros e dificuldades do fundador.

A ideia não é criar algo chato, demorado e preso aos detalhes, é contar uma história “enxuta” e fluida. Tenha por objetivo fazer com que o recém-contratado entenda de onde tudo vem e para onde tudo vai.

Aposte em uma apresentação de até 15 minutos, com recursos visuais (fotos, vídeos, etc.) e um roteiro bem elaborado. Deixe um tempo livre para que o colaborador tire suas principais dúvidas ou faça comentários que desejar.

Fale do propósito por trás do negócio

Um segundo passo é falar um pouco da razão pela qual o negócio existe. É apenas obter lucro? Provavelmente, não. O lucro é muito importante, porém, não é o verdadeiro sentido de arquitetar e desenvolver um negócio.

Pense nas grandes empresas, como a Amazon e a Tesla, que vivem falando da sua missão: “ser a empresa mais focada no cliente da Terra” e “acelerar a transição do mundo para a energia sustentável”, respectivamente.

Então, aproveite para levantar a declaração de missão, visão e valores do empreendimento. Qual o sentido de todo o trabalho? Comunique isso ao funcionário, mostre desde o começo que o propósito não é só obter dinheiro.

Se sua empresa ainda não tem uma declaração de missão ou nenhuma descrição de propósito, é interessante se reunir com a alta administração e discutir sobre isso. Tenha certeza de que isso faz toda a diferença na gestão de pessoas.

Explique o que é ou não permitido

Toda empresa, mesmo que de maneira implícita, tem um conjunto de regras que determinam a conduta dos profissionais no dia a dia. Algumas coisas são vistas como normais, outras não, e podem até gerar punição.

Por essa razão, aproveite para alertar ao novo contratado sobre o que é permitido ou não. Chegar um pouco fora do horário? Usar trajes que não são os oficiais? Namorar colega de trabalho? Lanchar no expediente?

Se você tem um código de conduta, ótimo, aproveite para repassá-lo ao colaborador. Se não tem, busque resumir os pontos mais importantes em uma cartilha. De todo modo, deixe claro os pontos mais importantes.

Mas também é preciso ter cuidado: muitas regras minam a relação de trabalho, atrapalham a criatividade e prejudicam a performance no expediente. Só faça de algo uma regra se for realmente importante para a empresa.

Apresente as pessoas estratégicas

Uma dúvida recorrente no processo de onboarding é: quem deve ser apresentado? Para se ter uma resposta, é preciso considerar alguns fatores, como o tamanho da empresa e o cargo que o novo contratado vai ocupar.

Em grandes empresas, é muito difícil (e até inviável) apresentar todo mundo. Concentre-se nas pessoas que o recém-contratado terá mais contato, como seus colegas de trabalho e superior imediato.

Por outro lado, se a empresa tem um número “enxuto” de empregados, dá para apresentar todo mundo em uma breve reunião. É uma forma interessante de dar boas-vindas ao contratado.

Para cargos que estão no topo da pirâmide organizacional, como diretores ou chefes de setor, é interessante fazer um esforço extra para apresentar o novo contratado a toda a equipe, mesmo nas empresas maiores.

Deixe claro quais as atribuições do cargo e os benefícios

A interação não estará completa até que você apresente minuciosamente o cargo, suas principais funções e benefícios. Uma pequena introdução do assunto é feita ao longo da seleção, mas, geralmente, é insuficiente.

Então, comece a falar das principais obrigações do cargo. Quem é seu superior imediato? Seus subordinados? Quais são os processos mais importantes? Quais os horários mais flexíveis?

Em seguida, explique as vantagens de ocupar esse cargo. Como funciona de benefícios? Há adicionais por insalubridade ou periculosidade? Qual o salário e as respectivas datas de pagamento?

Nesse momento, é muito interessante contar com o superior imediato do novo contratado. Melhor do que qualquer outra pessoa, ele saberá os pontos críticos do cargo e poderá explicá-los de forma certeira.

Mostre as instalações da empresa

A empresa será uma espécie de segunda casa para o colaborador, pois ele passará cerca 1/3 do seu tempo no ambiente de trabalho. É preciso apresentar tudo com atenção, assim ele poderá se sentir em casa.

Pense: quais são as áreas mais importantes por onde o novo contratado precisará transitar? Quais áreas devem ser evitadas? Onde passará a maior parte do tempo dentro da empresa?

Aproveite para mostrar áreas de risco, nas quais é preciso utilizar equipamentos de segurança ou autorização especial para entrar. Assim, evitará descuidos ou acidentes que ponham em risco a saúde do funcionário..

Enfim, o processo de integração é composto por uma série de etapas diferentes. Você pode começar contando a história da empresa e o propósito do trabalho, depois falar das regras do “jogo”, apresentar as pessoas-chave e o local de trabalho. Assim, terá um processo de onboarding de sucesso.

Gostou do nosso artigo e quer continuar aprendendo sobre o tema? Aproveite para baixar nosso checklist de onboarding de novos funcionários. Vamos lá!

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