Como melhorar o engajamento de funcionários?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  8 min. de leitura

Talvez você já tenha ouvido falar a respeito, mas ainda não saiba como as ações de endomarketing podem contribuir para sua empresa e colaboradores. Esse conjunto de estratégias pode ser usado para impulsionar a produtividade de uma organização e formar profissionais mais qualificados. Assim, reter talentos na empresa se torna um processo mais fácil, especialmente no cenário atual do mercado de trabalho.

Ainda, é válido ressaltar que uma estratégia bem elaborada é capaz de fazer com que seus colaboradores sintam-se mais valorizados. Com isso, além de reduzir a rotatividade dos profissionais, as vendas de produtos ou serviços tendem a crescer exponencialmente. Um funcionário satisfeito gera melhores resultados para empresa porque veste a camisa e emprega mais entusiasmo no seu trabalho.

Se você veio até aqui em busca de meios para engajar melhor os seus colaboradores, continue a leitura deste texto. Trouxemos informações muito importantes que vão lhe ajudar a entender por que as ações de endomarketing são a parte que falta na estratégia da sua empresa. Confira!

Entenda o endomarketing

As ações de endomarketing priorizam o relacionamento entre uma empresa e seus funcionários. Ou seja, o clima organizacional é reajustado até que os colaboradores se sintam parte do negócio. Também chamado de marketing interno, o endomarketing serve para atrair e reter talentos. Portanto, ele deve funcionar de maneira a fazer com que cada funcionário tenha uma visão positiva em relação à marca que defende.

Você pode oferecer os melhores produtos para seus clientes ou os serviços com os preços mais justos. Mas, se seu funcionário estiver descontente, não há cliente que se sinta agradado ao longo do processo de compra. Sendo assim, o marketing interno precisa ser trabalhado antes mesmo que sua empresa abra as portas para os clientes externos.

Assim sendo, o endomarketing surgiu da necessidade que as empresas têm em entender os desejos de seus colaboradores, afinal, é sabido por todos que o funcionário satisfeito e valorizado produz mais e melhor. O marketing interno, portanto, serve como canal de comunicação entre empresa e funcionários, fazendo com que todos caminhem para alcançar um mesmo objetivo.

Endomarketing nas organizações

Como você pode estar deduzindo, o endomarketing é fundamental para que as organizações se mantenham alinhadas nos dias atuais. O funcionário precisa compreender qual seu papel dentro da empresa e, ainda, como o resultado do seu trabalho afeta todos os outros colegas. Entretanto, para que as ações de endomarketing funcionem, as estratégias precisam ser elaboradas por mais de um departamento.

Departamento de Recursos Humanos

O Departamento de RH está ficando cada vez mais importante dentro da estratégia de funcionamento das empresas e isso acontece porque são esses os profissionais que têm contato com todos os colaboradores. Sendo assim, as ações de endomarketing podem partir do RH mas, para que funcionem, precisam ser praticadas em todos os demais departamentos.

Trabalhe o endomarketing na sua empresa

As ações de endomarketing fazem com que todos saiam ganhando. Os funcionários, que se sentem mais valorizados e satisfeitos; e a empresa, que melhora seus resultados e reconhecimento de marca. As principais ações de endomarketing que você pode — e deve — impulsionar em sua organização para atingir os desejos de seus colaboradores são:

  • motivação;
  • produtividade;
  • competição saudável;
  • retenção de talentos;
  • engajamento;
  • metas e objetivos;
  • inovação;
  • qualidade do ambiente de trabalho;
  • oportunidade.

Veja algumas ações de endomarketing para você colocar em prática

O endomarketing pode ser combinado com outras estratégias que já estejam em funcionamento na sua empresa. Ou seja, o marketing interno pode ser praticado em qualquer situação, desde tarefas específicas até na rotina do dia a dia. Selecionamos algumas ações de endomarketing que você pode colocar em prática em pouco tempo. Confira!

Ofereça treinamento

Grande parte dos funcionários gosta de se manter atualizada. Sendo assim, incentive sua equipe a expandir os conhecimentos: a organização prospera com colaboradores mais preparados e qualificados. Você pode tanto pagar cursos externos, em instituições de ensino, como pode trazer os professores para dentro da sua empresa. Pode-se criar um circuito de palestras e workshops, por exemplo.

Crie uma política de benefícios

O reconhecimento é um dos pontos mais importantes para que um funcionário se sinta satisfeito. Afinal, todo mundo gosta de saber que o fruto de seu trabalho foi reconhecido pelos demais membros da equipe. Sendo assim, você pode estipular benefícios para seus colaboradores, além dos que já são previstos legalmente — pode ser uma bolsa de estudos, uma viagem ou até um happy hour.

Para que os benefícios sejam distribuídos, estabeleça um padrão de reconhecimento. Isso incentiva uma competição saudável entre os funcionários — e a empresa só tem a ganhar. Reconheça e premie os mais dedicados, os que mais venderam no mês ou no ano, quem conquistou uma certificação importante na área. Enfim, seus funcionários, com certeza, vão melhorar seus desempenhos para que sejam reconhecidos e beneficiados.

Impulsione a integração

Faça com que seus funcionários sejam mais próximos, derrube as barreiras que separam um departamento de outro. Isso aumenta o sentimento de equipe e ainda diminui as desavenças que podem acontecer entre os diferentes setores. Quando os colaboradores estão unidos, os objetivos defendidos são os da empresa e não os do gestor A ou do departamento B.

Organize eventos sociais, como uma festa de final de ano. Faça com que os funcionários se conheçam e cultivem a amizade. Além da satisfação pessoal, você também pode incentivar ações sociais, como uma campanha de doação de sangue na empresa. Colaborar com a comunidade em que a organização está inserida também é uma boa estratégia de marketing interno.

Inove

Empresas com cultura inovadora costumam sair na frente. As pessoas estão em constante mudança e o nosso mundo também. Por isso, incentive as ideias diferentes e criativas e impulsione o uso de novas tecnologias. Divulgue novos processos, entenda o que os funcionários gostariam que fosse modernizado. Você pode elaborar uma rede interna de comunicação para os colaboradores ou criar um espaço de descanso com jogos eletrônicos.

Estabeleça um plano de cargos e salários

Esta é outra forma de reconhecimento. O plano de cargos e salários faz com que o profissional se sinta confortável, sabendo por qual caminho sua carreira, provavelmente, deverá seguir. Com isso, ele passa a desenvolver as habilidades que julga necessárias para ocupar determinado cargo daqui a um tempo. As ações de endomarketing preveem, principalmente, a retenção e motivação dos talentos de uma organização.

Caso sua empresa não tenho uma plano de cargos e salários já elaborado, talvez esse seja um bom momento para que a estratégia seja discutida. Além disso, quando uma nova vaga surge, os colaboradores veem com bons olhos quando a empresa incentiva a promoção de um funcionário interno, e não a contratação de uma pessoa de fora.

Estude seus concorrentes

Falando em ambiente externo, também faz parte das ações de endomarketing entender quais estratégias estão sendo utilizadas pelos seus concorrentes. Como eles incentivam os funcionários? Quais benefícios oferecem? Há um plano de carreira definido para todos? Não atentar para o que acontece na empresa ao lado pode fazer com que você perca seus colaboradores — justamente para o concorrente.

Para funcionarem, as ações de endomarketing precisam de planejamento. A estratégia tem que ser constante e estar de acordo com os valores e objetivos da organização. Além disso, nem todos os retornos são de curto prazo, sendo assim, é preciso que a empresa saiba equilibrar as situações até que o marketing interno esteja em pleno andamento.

Agora que você já compreendeu a importância das ações de endomarketing, está na hora de colocar todo seu conhecimento em prática, na sua organização. Para desenvolver boas estratégias, receba outros conteúdos como este assinando a nossa newsletter. Vamos lá?

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