Motivação no ambiente de trabalho

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  21 min. de leitura

Você sabe o que é motivação no ambiente de trabalho? Cada vez mais as pessoas se tornam centrais no planejamento estratégico e considerá-las motivadas é o passo fundamental para gerar produtividade e lucratividade.

Mas como fazer isso de forma inteligente, organizada e eficaz? Quais os verdadeiros motivos para investir nessa estratégia? São algumas das perguntas que respondemos neste artigo.

Quer saber como motivar a sua equipe e aumentar o desempenho no trabalho? Baixe o e-Book GRATUITO e descubra como fazer de forma simples e eficaz!

Não deixe de conferir essa importante demanda de gestão de recursos humanos e aproveite para buscar o insight que falta para criar um excelente ambiente de trabalho. Acompanhe!

O que é motivação no ambiente de trabalho?

A motivação no ambiente de trabalho e o reconhecimento têm se provado fatores de extrema importância no incentivo de funcionários, possibilitando uma sinergia maior entre equipes e um desempenho melhor em trabalhos individuais.

Embora ainda não seja aplicada em parte das grandes empresas nacionais e internacionais, as estratégias de incentivo podem ajudar bastante na hora de reformular e otimizar grupos de trabalho, trazendo bons resultados para gerentes, funcionários e empresa, ao mesmo tempo.

A conversa com o grupo de subordinados pode ser de grande valor na implementação da motivação. Sabendo melhor como funciona a visão dos funcionários em relação ao reconhecimento de seus trabalhos, fica mais fácil escolher as melhores técnicas de motivação, o que também facilita o recebimento de feedbacks por parte dos gerentes.

Inteirados com dados sobre o nível de satisfação de suas equipes de trabalho, o profissional no comando pode avaliar melhor os resultados da aplicação de ações de reconhecimento, seguindo sua estratégia de acordo com os itens que se mostrarem mais eficientes.

Por que estimular um ambiente motivador?

Neste processo de motivação no ambiente de trabalho, é importante que o gerente saiba, sempre, quais são os grupos e funcionários com melhor desempenho em suas tarefas, podendo, desta forma, identificar por onde começar incentivos por meio do reconhecimento.

Conversar com os gerentes ou líderes de cada grupo individual de uma empresa é uma boa tática para impedir que os profissionais que merecem motivação passem desapercebidos.

Implementando as estratégias e checando seus resultados, os gerentes se acostumam cada vez mais a identificar oportunidades para promover a motivação no ambiente de trabalho, adquirindo mais segurança e habilidades na prática das ações.

Seja o reconhecimento feito por e-mails, cartas de incentivo, premiações simbólicas ou bônus financeiros, vale ressaltar que o funcionamento das estratégias traz bons resultados e informações para aperfeiçoar cada vez mais as técnicas. Acompanhe agora algumas das vantagens do estímulo de um ambiente motivador.

Retenção de Talentos

Um ambiente motivador favorece a evolução e o desempenho. Os mais talentosos gostam de estar em ambiente desafiador com um bom clima organizacional e base para crescimento.

Captar e reter talentos é uma das melhores estratégias para formar equipes incríveis e alcançar resultados expressivos. Um ambiente estressante e improdutivo afasta esse perfil.

Mais produtividade e mais resultados. Esses fatores já são alcançados por si só em um ambiente motivador. Quando esse ambiente é composto por talentos, esse engajamento é potencializado e a organização alcança diferenciais expressivos.

Redução de Turnover

Outro benefício da motivação no ambiente de trabalho é a redução de turnover. Em um ambiente produtivo e salutar, o profissional se sente mais seguro e praticamente elimina pensamentos de saída da empresa.

Vale ressaltar que os gastos com rotatividade são altos, além do tempo desperdiçado na busca de novos perfis que se adequem ao alinhamento estratégico da organização.

Sem mencionar que o aumento de turnover possibilita a perda de um talento que pode ser extremamente útil para a evolução da organização. Portanto, manter um ambiente motivado garante estabilidade da equipe de trabalho.

Aumento de Produtividade

Em muitos casos tudo pode estar funcionando corretamente com bons salários e benefícios, além de bons recursos de trabalho. Porém, os resultados podem não estar agradando simplesmente por falta de motivação.

No conceito de RH estratégico, as pessoas são peças centrais na evolução da organização e considerar isso é fator primordial para o aumento da produtividade dos colaboradores.

Portanto, não deixe de motivar sua equipe. Trabalhe essa demanda não como um gasto, mas um investimento para gerar resultados melhores e diminuir custos futuros com outras estratégias.

Otimização de tempo

Um dos benefícios mais marcantes é a redução de tempo para a realização de tarefas. Um colaborador motivado tende a ser muito mais rápido e preciso na execução das tarefas.

A motivação no ambiente de trabalho conduz ao foco no que é realmente importante e essa direção reduz o tempo de cada atividade. Além disso, sua performance é potencializada e a produtividade fica mais evidente.

Vale lembrar que no universo dos negócios tempo é dinheiro, portanto, execuções mais rápidas geram maior lucratividade e abrem espaço para novas demandas e oportunidades de crescimento.

Crescimento pessoal

O desenvolvimento dentro do ambiente de trabalho aumenta a confiança do colaborador. Dessa forma, são grandes as chances de ele superar expectativas e evoluir junto com a organização.

Esse crescimento profissional pode se transformar em crescimento pessoal e outras pessoas observarão o valor da empresa nesse aspecto. Com o lado pessoal bem definido e desenvolvido, o colaborador tende a entrar em um ciclo de crescimento constante. Isso faz com que ele gere benefícios tanto para si mesmo como para a empresa.

Aumento de colaboração e trabalho em equipe

A motivação no ambiente de trabalho eleva tanto o aspecto individual como o coletivo. Na prática, isso significa mais colaboração, engajamento e harmonia para executar serviços e vencer desafios.

A cooperação mútua estimula o trabalho em equipe e ainda melhora o relacionamento interpessoal entre colaboradores. Dessa forma, o time unirá forças para produzir mais e melhor.

Empoderamento da Marca

Você pode empoderar seus funcionários para contribuir para o empoderamento da marca. No primeiro caso (empowerment) é preciso incentivar o bom trabalho e reconhecer a importância do colaborador no cenário administrativo.

Aqui entra o sentimento de valorização e reconhecimento do seu valor perante à organização. Isso, por si só, eleva sua motivação e contribui para um desempenho cada vez mais competitivo.

Isso contribui também diretamente para o empoderamento da marca (employer branding), já que um funcionário motivado tende a defender a imagem da organização junto a outras pessoas.

De fora, é possível observar uma corporação forte e competitiva, um cenário favorável à motivação de colaboradores e o desejo de candidatos a participar e vivenciar aquele ambiente vencedor.

Qual o papel do RH na motivação no trabalho?

A motivação no ambiente de trabalho não acontece por acaso. Na verdade, há uma série de ações que estimulam e contribuem para um clima organizacional saudável e propício ao desenvolvimento.

O RH lida diretamente com o principal ativo de uma organização: os colaboradores. Por isso, o setor tem um papel fundamental na motivação de toda a equipe, afinal, a motivação está ligada à melhora da performance dos profissionais na empresa. Os gestores devem trabalhar de forma estratégica para motivar os profissionais e assim alcançar o sucesso dos negócios.

Para isso, o RH deve trabalhar em alguns fatores essenciais dentro de uma companhia. Veja alguns:

  • Cultura organizacional: quando a cultura de uma empresa é bem definida, tendo os colaboradores como parte do time e com um papel fundamental no desenvolvimento dos negócios, a equipe se sente mais motivada. Portanto, promova um ambiente de comunicação transparente, em que os valores e visão da empresa são claros para todos. Além disso, lembre-se de utilizar o Fit Cultural nos processos seletivos.
  • Política de benefíciosa oferta de um bom plano de benefícios é uma das práticas de motivação dentro das empresas. Vá além dos benefícios básicos, atente-se às necessidades dos colaboradores e entenda o que oferecer para aumentar a satisfação da equipe e fazer escolhas mais estratégicas.
  • Programa de treinamento e desenvolvimento: capacitar os colaboradores é uma excelente estratégia para aumentar o desempenho e a motivação da equipe. Quanto maior o domínio sobre uma tarefa, menor será o número de fracassos e desistências.

Acompanhe agora algumas das melhores práticas para que isso ocorra.

1. Pesquise sobre o clima organizacional

Sentir e conhecer os colaboradores e suas relações é um grande passo para a compreensão do clima. Com o que eles se importam e o que é realmente importante para cada um? O que é agradável para um perfil pode não ser para outro.

Um clima negativo ou desagradável interfere no desempenho diário e causa estresse e insatisfação, por isso é importante checar sempre o ambiente e identificar possíveis rumores ou pequenos conflitos e usar medidas que combatam esse problema.

Dessa forma, é importante que você trace estratégias individuais para alcançar o emocional do colaborador e estimulá-lo a um melhor desempenho. Você pode estabelecer desafios individuais e coletivos e promover socialização por meio dessas interações.

2. Capacite os colaboradores

O aprendizado constante e em coisas novas também traz motivação. É certo que após a capacitação o colaborador terá mais mecanismos para alterar a dinâmica do ambiente de trabalho e realizar tarefas com maior fluidez e eficácia.

Os treinamentos e as capacitações são ótimas ferramentas para o RH melhorar a motivação no ambiente de trabalho. Vale ressaltar que esses momentos de aprendizado também geram socialização e relacionamento entre funcionários.

Esse ambiente de interação propicia o debate para novas ideias e aprimoramentos de rotinas de trabalho. Além disso, é provável que novos insights surjam e promovam mais possibilidades para a evolução da organização.

3. Trate todos com igualdade

Reconheça o valor de cada um, corrija e incentive com a mesma ponderação. Dessa forma, tanto um funcionário com um cargo de menor envergadura como um de alto escalão recebe o mesmo tipo de respeito como pessoa.

Valorizar em equipe e corrigir individualmente é uma das melhores metodologias. Mas o reconhecimento do valor e da importância da participação em um projeto de sucesso ajuda a motivar o colaborador para os próximos desafios.

Passe feedbacks. Essa medida é importante para que o colaborador compreenda exatamente onde está errando e acertando. Defina metas viáveis para cada perfil e elogie o alcance delas.

4. Celebre sucessos

Os momentos de celebração representam o ápice da motivação. É quando todas as energias são canalizadas e a autoestima é elevada. É o momento em que o colaborador descobre que seus esforços deram certo.

Festas, eventos, finais de semana com 3 dias são algumas das recompensas mais queridas entre os funcionários. A partir da primeira celebração, todos saberão que vale a pena o esforço para oferecer mais para a empresa.

Então, faça a equipe saber que você valoriza o alto desempenho e a produtividade máxima. Se possível, celebre junto com eles e aproxime o relacionamento nesses momentos mostrando a gratidão pelo bom trabalho.

5. Estabeleça uma visão positiva

Crie uma mentalidade voltada para o sucesso. Envolva a equipe para expectativa de um futuro mais bem-sucedido e com reconhecimento e valorização. Isso é extremamente importante para a psicologia positiva do time.

Padrões de resistência, bloqueios, pensamentos negativos e outras barreiras só atraem sentimentos ruins e propiciam a desmotivação da equipe. Portanto, tenha um claro ideal e persiga objetivos motivadores.

Alinhe pequenos objetivos a conquistas maiores e descreva esse pensamento aos seus colaboradores. Busque alinhar as metas aos objetivos pessoais dos colaboradores valorizando o que eles acreditam para obter sucesso. Isso é primordial para alcançar a energia necessária para vencer os projetos.

6. Automatize as tarefas

Invista em novas tecnologias que proporcionem melhor controle e gestão de grandes volumes de informações. Lembre-se que, com a transformação digital, grande parte das empresas multiplicaram seus dados e precisam de inteligência administrativa para gerenciá-los.

Use ferramentas tecnológicas como sites, plataformas e soluções específicas para as demandas administrativas. Você pode eliminar erros de gestão de recursos humanos quando utilizar um software especializado, além de garantir mais agilidade e segurança nas ações.

Você pode também analisar custos e eliminar controles por planilhas. O acesso é intuitivo e simples. Além disso, um controle profissional e preciso evita passivos trabalhistas e oferece mais transparência e governança corporativa para investidores.

Como aumentar a motivação no trabalho? Veja 5 práticas

Confira 5 práticas eficientes para aumentar motivação no trabalho de seus talentos:

1. Calendário esportivo

Ter um calendário esportivo na sua empresa deflagra dois efeitos colaterais positivos: fomenta a qualidade de vida que os exercícios físicos acarretam e promove a integração entre os colaboradores, alguns dos quais, por trabalharem em áreas geograficamente distantes na empresa, não teriam muitas chances para interagir entre si.

O ideal é eleger um “dono” do projeto (que goste de esportes, de preferência) para organizar as atividades. Ele deve fazer uma pesquisa junto aos funcionários para eleger os esportes preferidos.

Para divulgar o calendário, criar um hotsite é uma boa opção. Além dele, e-mails e folders cumprem o papel de comunicar aos colaboradores sobre os esportes.

Depois das atividades, é interessante publicar fotos e resultados para atrair ainda mais funcionários. Premiações também atuam como incentivadores importantes.

Dicas

  • Procure esportes que homens e mulheres possam jogar juntos, como corrida. Esportes ao ar livre são boas opções;
  • Enfatize a importância de todos participarem e comunique que os líderes também participarão;
  • Organizar premiações esporádicas incentiva mais colaboradores a participar.

2. Quiz corporativo

Sentir-se parte da estratégia da empresa estimula o colaborador de qualquer nível hierárquico. Sabe qual é um dos instrumentos mais eficazes para promover esse engajamento? O quiz corporativo.

Ele é um questionário com perguntas de múltipla escolha acerca da história da empresa, suas marcas, seus produtos, seus objetivos ou algum outro assunto relativo ao negócio.

Alguns exemplos de perguntas:

  1. Qual foi a primeira filial de nossa empresa?
  2. Qual foi o crescimento em número de clientes no ano de 2019?
  3. Qual nosso principal diferencial perante aos concorrentes?
  4. Qual o produto com o maior peso em nosso faturamento?
  5. Qual foi o crescimento de nosso mercado de 2019 para 2020?

Além de lúdico e divertido, o quiz alinha a comunicação empresarial.

3. Super integração

Um processo de integração bem orquestrado pode fazer a diferença no engajamento dos talentos contratados pela organização. E nesse processo, a atenção aos detalhes é fundamental.

Mais do que uma apresentação inócua em PowerPoint e a leitura de um manual, a integração do novo colaborador pode contar com as seguintes práticas:

  • Organizar um belo café da manhã com apresentação do funcionário à maior liderança da empresa presente no dia;
  • Realizar cadastro do colaborador com foto e informações pessoais – como hobbies e interesse – para publicar em um mural (digital ou físico) de “boas-vindas” para que os outros funcionários o conheçam melhor;
  • Acompanhar o novo colaborador até a mesa e apresentá-lo a todos da equipe, que deve bater palmas como sinal de boas-vindas a ele;
  • Fornecer um organograma detalhado da empresa e uma lista de ramais ao novo funcionário.

4. IR para todos

É comum que as pessoas deixem para fazer a declaração do imposto de renda aos 45 minutos do segundo tempo. Aí reside uma grande oportunidade para a sua empresa galvanizar o engajamento dos colaboradores: auxiliá-los na declaração.

É uma prática barata e frutífera do ponto de vista de motivação. O primeiro passo é chamar o contador da empresa, ou contratar um consultor tributário, para dar um curso à sua equipe. O curso deve ser ministrado pelo menos um mês antes do prazo final para a entrega da declaração.

Depois, divulgue as aulas tributárias por meio de todos os canais internos disponíveis e saliente a preocupação da empresa em ajudar seus profissionais a fazer a declaração do imposto de renda.

5. Professores colaboradores

Nessa prática, o profissional de uma área prepara uma oficina para explicar aos colaboradores de outras áreas como o departamento em que ele atua funciona. Dessa forma, os “alunos” adquirem uma visão mais cristalina sobre a organização como um todo e, ao mesmo tempo, são preparados para uma eventual mudança de área.

Primeiro, é importante determinar quais colaboradores têm o perfil para conduzir uma oficina na qual vai destrinchar seu departamento para os outros funcionários. Se o colaborador escolhido conseguir atrair muitos interessados ao seu workshop, dê a ele um prêmio compatível com o seu orçamento.

A segunda etapa é criar templates com a identidade visual da sua empresa para que os professores usem como base no momento de montar a oficina. Reserve também o espaço onde o workshop vai ser ministrado, com, no mínimo, café e água. Se for propício, crie um certificado.

Sugerimos que as oficinas durem entre 15 e 45 minutos, como no máximo 10 slides em cada apresentação.

Em seguida, você deve lançar mão dos canais disponíveis para divulgar os workshops. Acoplado à divulgação, deve constar um agendamento de inscrição e uma explicação mostrando o quão importante é a presença do colaborador para aprender sobre as demais áreas da empresa.

Como motivar os colaboradores no home office?

O trabalho remoto cresceu exponencialmente durante a Pandemia causada pelo Covid-19. Contudo, por não ser presencial, esta modalidade pode dificultar a vida dos gestores em relação à motivação no trabalho. Separamos algumas dicas para te ajudar neste desafio:

  • Evite o uso de diversas ferramentas online. Isso pode dispersar os colaboradores e atrapalhar a comunicação. Portanto, busque uma que contenha as principais funcionalidades necessárias para a execução das tarefas e para o relacionamento com os demais da equipe;
  • Em vez de se preocupar se o colaborador está o tempo todo online, estabeleça prazos, metas, objetivos e acompanhe o progresso dos resultados;
  • Tenha um meio de acompanhar o trabalho sem que seja preciso perguntar ao colaborador a todo tempo sobre o status atual das tarefas;
  • O foco no trabalho home office é mais difícil de ser alcançado. Portanto, evite colocar outras tarefas como urgentes enquanto o colaborador já está realizando outra atividade. Interrompa apenas quando for realmente algo inadiável;
  • Ofereça treinamentos de gerenciamento de tempo e os auxilie sempre que puder com dicas para uma melhor produtividade;
  • Não perca a cultura da empresa. Se uma vez por mês os colaboradores se reúnem para uma confraternização, mantenha essa prática presencialmente;
  • Sempre reconheça os bons trabalhos dos profissionais e torne isso visível para a empresa. Isso será um combustível de motivação.

Os impactos da pandemia na motivação dos colaboradores

O momento atual em que estamos vivendo trouxe grandes impactos na motivação no trabalho. Isso porque os colaboradores estão muito mais propensos a passar por crises de ansiedade, frustrações e até mesmo perdas. Por isso, é imprescindível que os gestores saibam lidar com sua equipe neste período e saibam como manter a motivação e engajamento de toda a equipe. Veja abaixo algumas dicas:

  • Esteja mais próximo dos funcionários, observe suas reações e dê suporte sempre que for necessário. A empresa pode oferecer conteúdos de orientação, de impactos no trabalho, segurança, perspectiva e notícias recorrentes sobre o avanço da situação;
  • Entenda o contexto que todos estão vivendo e procure entender as demandas de cada colaborador durante esta fase. Faça reuniões individuais e tente compreender a realidade da sua equipe;
  • Saiba lidar com o assunto da Pandemia de forma delicada, empática e que não afete ninguém negativamente. Afinal, o colaborador pode ter tido uma perda familiar recente e estar sensível às notícias;
  • Manter metas e objetivos claros continua sendo uma excelente estratégia neste período. Por isso, estabeleça onde a empresa deseja chegar em meio às mudanças;
  • Promova uma cultura de reconhecimento e recompensas mais forte durante este período para engajar os colaboradores.

Como avaliar a motivação dos colaboradores?

Talvez você esteja se perguntando como avaliar se todas essas dicas vão dar certo e como atualmente a sua equipe se encontra em relação à motivação no trabalho. Para te auxiliar nesta tarefa, você deve utilizar alguns indicadores. Veja abaixo quais são eles:

  • Produtividade diária: já citamos aqui o quanto a motivação tem ligação direta com os resultados. Para medir a produtividade dos colaboradores, é possível criar metas e objetivos diários em um calendário de tarefas para analisar se elas foram cumpridas dentro do prazo;
  • Taxa de turnover: os altos índices de rotatividade de colaboradores pode significar a insatisfação e a falta de motivação no trabalho.
  • Pesquisa de clima organizacional: os questionários são fundamentais para entender como está o clima da empresa e como os colaboradores estão vivenciando seu dia a dia de trabalho. Se o clima está ruim e cheio de conflitos, consequentemente a motivação irá diminuir;
  • NPS: os colaboradores podem avaliar o ambiente de trabalho por meio do NPS, que é um questionário com notas de 0 a 10, partindo de respostas como “de jeito nenhum” até “com toda a certeza”.

8 frases de trabalho em equipe para motivar o seu time

Embora a rotina profissional e a necessidade de realizar as tarefas diárias em conjunto com outros colegas de empresa não seja uma ideia muito atraente para alguns – especialmente, os que buscam alguma autonomia no trabalho – ter algumas frases de motivação para o trabalho em equipe ao alcance é algo que pode ser de grande ajuda no dia a dia.

Pensando nisso, confira frases de motivação para o trabalho em equipe que podem ajudar você e os seus subordinados a seguir com animação e inspiração no dia a dia profissional.

  • “A verdadeira motivação não é aquilo que te anima, mas aquilo que te transforma.” – Bárbara Coré
  • “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!” – Ayrton Senna
  • “Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução.” – Salvador Faria
  • “Se você duvida de você mesmo, não vai encantar sua equipe nem o mercado. Isso não é necessariamente vaidade. É, antes de tudo, confiança.” – Eike Batista
  • “Compromisso, trabalho em equipe e melhoria contínua são chaves para conquistar excelência em qualidade e satisfação dos clientes.” – Marcelo Sousa da Silva
  • “Você tem de agir, e tem que estar disposto a fracassar. Se você tem medo de fracassar, não irá muito longe.” – Steve Jobs
  • “Trabalhar em equipe não significa que todos tenham que fazer tudo, mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo.” – Daniel Godri Junior
  • “Para que o trabalho em equipe funcione, cada membro precisa usar a seguinte fórmula: um punhado de bom senso, duas xícaras de coleguismo, uma jarra cheia dos objetivos do grupo, e uma pitada de sincronismo.” – Josianne Corrêa Cardoso

Viu como a motivação no trabalho é fundamental? Seguir essas práticas é mais do que uma estratégia, é uma inteligência por parte do gestor. Neste artigo, você pôde comprovar a importância de uma equipe motivada e as aplicações certas para que isso aconteça.

Ficou alguma dúvida sobre motivação no ambiente de trabalho? Que tal baixar nosso e-book gratuito sobre Motivação e Desempenho: qual é o papel do RH nessa história?

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!

[GUIA + CHECKLIST GRATUITO]Passo a passo para atrair e reter estagiários

Lidar com a nova geração de talentos tem vários desafios, mas com a prática e seguindo as dicas do nosso Guia + Checklist, tudo se encaixa para dar certo. Confira! 😊