Motivação no ambiente de trabalho

Motivação no ambiente de trabalho

Tempo de leitura: 11 minutos

Você sabe o que é motivação no ambiente de trabalho? Cada vez mais as pessoas se tornam centrais no planejamento estratégico e considerá-las motivadas é o passo fundamental para gerar produtividade e lucratividade.

Mas como fazer isso de forma inteligente, organizada e eficaz? Quais os verdadeiros motivos para investir nessa estratégia? São algumas das perguntas que respondemos neste artigo.

Quer saber como motivar a sua equipe e aumentar o desempenho no trabalho? Baixe o e-Book GRATUITO e descubra como fazer de forma simples e eficaz!

Não deixe de conferir essa importante demanda de gestão de recursos humanos e aproveite para buscar o insight que falta para criar um excelente ambiente de trabalho. Acompanhe!

O que é motivação no ambiente de trabalho?

A motivação no ambiente de trabalho e o reconhecimento têm se provado fatores de extrema importância no incentivo de funcionários, possibilitando uma sinergia maior entre equipes e um desempenho melhor em trabalhos individuais.

Embora ainda não seja aplicada em parte das grandes empresas nacionais e internacionais, as estratégias de incentivo podem ajudar bastante na hora de reformular e otimizar grupos de trabalho, trazendo bons resultados para gerentes, funcionários e empresa, ao mesmo tempo.

A conversa com o grupo de subordinados pode ser de grande valor na implementação da motivação. Sabendo melhor como funciona a visão dos funcionários em relação ao reconhecimento de seus trabalhos, fica mais fácil escolher as melhores técnicas de motivação, o que também facilita o recebimento de feedbacks por parte dos gerentes.

Inteirados com dados sobre o nível de satisfação de suas equipes de trabalho, o profissional no comando pode avaliar melhor os resultados da aplicação de ações de reconhecimento, seguindo sua estratégia de acordo com os itens que se mostrarem mais eficientes.

Por que estimular um ambiente motivador?

Neste processo de motivação no ambiente de trabalho, é importante que o gerente saiba, sempre, quais são os grupos e funcionários com melhor desempenho em suas tarefas, podendo, desta forma, identificar por onde começar incentivos por meio do reconhecimento.

Conversar com os gerentes ou líderes de cada grupo individual de uma empresa é uma boa tática para impedir que os profissionais que merecem motivação passem desapercebidos.

Implementando as estratégias e checando seus resultados, os gerentes se acostumam cada vez mais a identificar oportunidades para promover a motivação no ambiente de trabalho, adquirindo mais segurança e habilidades na prática das ações.

Seja o reconhecimento feito por e-mails, cartas de incentivo, premiações simbólicas ou bônus financeiros, vale ressaltar que o funcionamento das estratégias traz bons resultados e informações para aperfeiçoar cada vez mais as técnicas. Acompanhe agora algumas das vantagens do estímulo de um ambiente motivador.

Retenção de Talentos

Um ambiente motivador favorece a evolução e o desempenho. Os mais talentosos gostam de estar em ambiente desafiador com um bom clima organizacional e base para crescimento.

Captar e reter talentos é uma das melhores estratégias para formar equipes incríveis e alcançar resultados expressivos. Um ambiente estressante e improdutivo afasta esse perfil.

Mais produtividade e mais resultados. Esses fatores já são alcançados por si só em um ambiente motivador. Quando esse ambiente é composto por talentos, esse engajamento é potencializado e a organização alcança diferenciais expressivos.

Redução de Turnover

Outro benefício da motivação no ambiente de trabalho é a redução de turnover. Em um ambiente produtivo e salutar, o profissional se sente mais seguro e praticamente elimina pensamentos de saída da empresa.

Vale ressaltar que os gastos com rotatividade são altos, além do tempo desperdiçado na busca de novos perfis que se adequem ao alinhamento estratégico da organização.

Sem mencionar que o aumento de turnover possibilita a perda de um talento que pode ser extremamente útil para a evolução da organização. Portanto, manter um ambiente motivado garante estabilidade da equipe de trabalho.

Aumento de Produtividade

Em muitos casos tudo pode estar funcionando corretamente com bons salários e benefícios, além de bons recursos de trabalho. Porém, os resultados podem não estar agradando simplesmente por falta de motivação.

No conceito de RH estratégico, as pessoas são peças centrais na evolução da organização e considerar isso é fator primordial para o aumento da produtividade dos colaboradores.

Portanto, não deixe de motivar sua equipe. Trabalhe essa demanda não como um gasto, mas um investimento para gerar resultados melhores e diminuir custos futuros com outras estratégias.

Otimização de tempo

Um dos benefícios mais marcantes é a redução de tempo para a realização de tarefas. Um colaborador motivado tende a ser muito mais rápido e preciso na execução das tarefas.

A motivação no ambiente de trabalho conduz ao foco no que é realmente importante e essa direção reduz o tempo de cada atividade. Além disso, sua performance é potencializada e a produtividade fica mais evidente.

Vale lembrar que no universo dos negócios tempo é dinheiro, portanto, execuções mais rápidas geram maior lucratividade e abrem espaço para novas demandas e oportunidades de crescimento.

Crescimento pessoal

O desenvolvimento dentro do ambiente de trabalho aumenta a confiança do colaborador. Dessa forma, são grandes as chances de ele superar expectativas e evoluir junto com a organização.

Esse crescimento profissional pode se transformar em crescimento pessoal e outras pessoas observarão o valor da empresa nesse aspecto. Com o lado pessoal bem definido e desenvolvido, o colaborador tende a entrar em um ciclo de crescimento constante. Isso faz com que ele gere benefícios tanto para si mesmo como para a empresa.

Aumento de colaboração e trabalho em equipe

A motivação no ambiente de trabalho eleva tanto o aspecto individual como o coletivo. Na prática, isso significa mais colaboração, engajamento e harmonia para executar serviços e vencer desafios.

A cooperação mútua estimula o trabalho em equipe e ainda melhora o relacionamento interpessoal entre colaboradores. Dessa forma, o time unirá forças para produzir mais e melhor.

Empoderamento da Marca

Você pode empoderar seus funcionários para contribuir para o empoderamento da marca. No primeiro caso (empowerment) é preciso incentivar o bom trabalho e reconhecer a importância do colaborador no cenário administrativo.

Aqui entra o sentimento de valorização e reconhecimento do seu valor perante à organização. Isso, por si só, eleva sua motivação e contribui para um desempenho cada vez mais competitivo.

Isso contribui também diretamente para o empoderamento da marca (employer branding), já que um funcionário motivado tende a defender a imagem da organização junto a outras pessoas.

De fora, é possível observar uma corporação forte e competitiva, um cenário favorável à motivação de colaboradores e o desejo de candidatos a participar e vivenciar aquele ambiente vencedor.

Como estimular a motivação no ambiente de trabalho?

A motivação no ambiente de trabalho não acontece por acaso. Na verdade, há uma série de ações que estimulam e contribuem para um clima organizacional saudável e propício ao desenvolvimento.

O RH pode ajudar de várias maneiras considerando fatores importantes de influência no nível de motivação de colaboradores. Geralmente, o setor pode motivar promovendo:

  • um ambiente de trabalho saudável e integrado;
  • líderes incentivadores e empoderadores de funcionários;
  • ambiente aberto à troca de ideias e opiniões;
  • valorização do trabalho individual e em equipe;
  • feedbacks construtivos e orientadores.

Acompanhe agora algumas das melhores práticas para que isso ocorra.

1. Pesquise sobre o clima organizacional

Sentir e conhecer os colaboradores e suas relações é um grande passo para a compreensão do clima. Com o que eles se importam e o que é realmente importante para cada um? O que é agradável para um perfil pode não ser para outro.

Um clima negativo ou desagradável interfere no desempenho diário e causa estresse e insatisfação, por isso é importante checar sempre o ambiente e identificar possíveis rumores ou pequenos conflitos e usar medidas que combatam esse problema.

Dessa forma, é importante que você trace estratégias individuais para alcançar o emocional do colaborador e estimulá-lo a um melhor desempenho. Você pode estabelecer desafios individuais e coletivos e promover socialização por meio dessas interações.

2. Capacite os colaboradores

O aprendizado constante e em coisas novas também traz motivação. É certo que após a capacitação o colaborador terá mais mecanismos para alterar a dinâmica do ambiente de trabalho e realizar tarefas com maior fluidez e eficácia.

Os treinamentos e as capacitações são ótimas ferramentas para o RH melhorar a motivação no ambiente de trabalho. Vale ressaltar que esses momentos de aprendizado também geram socialização e relacionamento entre funcionários.

Esse ambiente de interação propicia o debate para novas ideias e aprimoramentos de rotinas de trabalho. Além disso, é provável que novos insights surjam e promovam mais possibilidades para a evolução da organização.

3. Trate todos com igualdade

Reconheça o valor de cada um, corrija e incentive com a mesma ponderação. Dessa forma, tanto um funcionário com um cargo de menor envergadura como um de alto escalão recebe o mesmo tipo de respeito como pessoa.

Valorizar em equipe e corrigir individualmente é uma das melhores metodologias. Mas o reconhecimento do valor e da importância da participação em um projeto de sucesso ajuda a motivar o colaborador para os próximos desafios.

Passe feedbacks. Essa medida é importante para que o colaborador compreenda exatamente onde está errando e acertando. Defina metas viáveis para cada perfil e elogie o alcance delas.

4. Celebre sucessos

Os momentos de celebração representam o ápice da motivação. É quando todas as energias são canalizadas e a autoestima é elevada. É o momento em que o colaborador descobre que seus esforços deram certo.

Festas, eventos, finais de semana com 3 dias são algumas das recompensas mais queridas entre os funcionários. A partir da primeira celebração, todos saberão que vale a pena o esforço para oferecer mais para a empresa.

Então, faça a equipe saber que você valoriza o alto desempenho e a produtividade máxima. Se possível, celebre junto com eles e aproxime o relacionamento nesses momentos mostrando a gratidão pelo bom trabalho.

5. Estabeleça uma visão positiva

Crie uma mentalidade voltada para o sucesso. Envolva a equipe para expectativa de um futuro mais bem-sucedido e com reconhecimento e valorização. Isso é extremamente importante para a psicologia positiva do time.

Padrões de resistência, bloqueios, pensamentos negativos e outras barreiras só atraem sentimentos ruins e propiciam a desmotivação da equipe. Portanto, tenha um claro ideal e persiga objetivos motivadores.

Alinhe pequenos objetivos a conquistas maiores e descreva esse pensamento aos seus colaboradores. Busque alinhar as metas aos objetivos pessoais dos colaboradores valorizando o que eles acreditam para obter sucesso. Isso é primordial para alcançar a energia necessária para vencer os projetos.

6. Automatize as tarefas

Invista em novas tecnologias que proporcionem melhor controle e gestão de grandes volumes de informações. Lembre-se que, com a transformação digital, grande parte das empresas multiplicaram seus dados e precisam de inteligência administrativa para gerenciá-los.

Use ferramentas tecnológicas como sites, plataformas e soluções específicas para as demandas administrativas. Você pode eliminar erros de gestão de recursos humanos quando utilizar um software especializado, além de garantir mais agilidade e segurança nas ações.

Você pode também analisar custos e eliminar controles por planilhas. O acesso é intuitivo e simples. Além disso, um controle profissional e preciso evita passivos trabalhistas e oferece mais transparência e governança corporativa para investidores.

Viu como a motivação no trabalho é fundamental? Seguir essas práticas é mais do que uma estratégia, é uma inteligência por parte do gestor. Neste artigo, você pôde comprovar a importância de uma equipe motivada e as aplicações certas para que isso aconteça.

Ficou alguma dúvida sobre motivação no ambiente de trabalho? Que tal baixar nosso e-book gratuito sobre Motivação e Desempenho: qual é o papel do RH nessa história?

motivacao_desempenho_rh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *