Produtividade no trabalho: dicas para melhorar o rendimento na empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Assim como a atuação dos líderes e dos gestores, o bom desempenho de funcionários é um item fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer empresa. Porém, exigir a produtividade no trabalho e o empenho do colaborador fica muito difícil quando ele não recebe motivação e inspiração suficientes por parte de seus superiores.

Sua empresa está passando por um momento de queda de produtividade? Temos uma solução simples para isso, Baixe o material GRATUITO e saiba como aumentar a motivação e produtividade dos funcionários!

O ser produtivo é estar alinhado com as políticas, a missão e a visão da empresa de uma forma que as atividades sejam desenvolvidas eficientemente e provisionando o futuro. Imagine realizar todas as tarefas do dia a dia sem a necessidade de usar a frase “não tenho tempo”. Produtividade é isso — conseguir alinhar todas as exigências rotineiras muito mais rápido e com resultados eficientes.

Mas, como aumentar a Produtividade no trabalho?

Para auxiliar você, neste post, trouxemos 5 dicas de como melhorar a produtividade no trabalho. Aprecie a leitura e confira!

1. Defina as funções

O funcionário precisa saber, exatamente, quais são as suas responsabilidades e o que a empresa espera dele para poder executar um bom trabalho. Saber como funciona o organograma da empresa e em qual nível hierárquico o colaborar se encontra é fundamental para projetar e aspirar possíveis promoções.

2. Aposte em capacitação

Investir no desenvolvimento de funcionários é importante tanto para motivar como para reciclar colaboradores. Quando a capacitação vem acompanhada de um bom plano de carreira, a obtenção de ótimos resultados é praticamente garantida.

A produtividade no trabalho está diretamente ligada ao nível de conhecimento das atividades desenvolvidas. Por esse motivo, é fundamental criar estratégias para capacitar sua equipe.

Para isso, é importante entender quais são as necessidades. De nada adianta levantar recursos para aperfeiçoamentos que não atinjam o que cada setor precisa. Monte uma matriz de capacitação com o auxilio dos responsáveis de cada departamento.

Eles exemplificarão os pontos fortes, as fraquezas, os gargalos e o que requer ser implementado para que novos projetos sejam desenvolvidos com total eficiência e qualidade.

3. Ofereça qualidade

Oferecer alguma flexibilidade nos horários e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos melhores meios para motivar funcionários e, consequentemente, melhorar o desempenho deles. Não é de hoje que os colaboradores estão em busca de uma melhor qualidade de vida e não apenas de retornos financeiros.

Logo, alinhar as expectativas pessoais com as necessidades da empresa é fundamental para resultados positivos. Colaboradores satisfeitos são mais produtivos. Contudo, é importante lembrar que essa qualidade tão desejada não está apenas ligada ao interior da empresa, mas também é uma consequência das ações externas.

Para que isso seja um ponto de destaque no seu empreendimento e gere o aumento da produtividade no trabalho, aposte em itens como:

  • remuneração salarial;
  • benefícios;
  • relação interpessoal;
  • autonomia;
  • saúde e bem-estar.

Proporcionar um bom ambiente, alinhado com as necessidades da empresa e dos colaboradores, é imprescindível para manter a qualidade do serviço prestado. Organize seu o ambiente físico, tenha equipamentos atualizados e suficientes para a demanda do negócio.

Um profissional satisfeito com a sua vida e com os recursos que a organização dispõe para ele, certamente resultará em uma alavancagem dos resultados.

4. Crie uma comunicação clara e aberta

Ser acessível e manter uma comunicação aberta com os funcionários é um dos deveres de um líder, que deve se esforçar para transmitir de forma clara todos os principais valores e missões da empresa. Nessa etapa, é preciso ações conjuntas com endomarketing: responsável por toda a comunicação interna da empresa.

O engajamento de cada funcionário dependerá de como ele vai receber as informações. Por isso, é fundamental contar com o auxílio das ferramentas tecnológicas para que tais dados cheguem aos seus destinatários de forma rápida e clara.

Ferramentas como e-mail, newsletter, TV e redes sociais internas são táticas excelentes para informar a todos as necessidades e novidades da empresa.

5. Demonstre reconhecimento

Reconhecer os colaboradores que desempenharam bem as suas funções é o segredo do sucesso para a composição de equipes inteiras extremamente produtivas. Isso pode ser feito por meio de ajustes salariais e prêmios específicos, entre outros incentivos.

A busca por profissionais capacitados e de alto escalão é muito competitiva no mercado de trabalho. Hoje, não são apenas as empresas que selecionam seus talentos. Os profissionais também escolhem em que modelo de organização pretendem ingressar. Sem demora, é essencial demonstrar o quanto a equipe é importante para o empreendimento.

Estabeleça um cronograma de reuniões. Nelas, não se esqueça de parabenizar a equipe pela produtividade no trabalho e engajamento de todos. De forma individual, dê feedback: é importante demonstrar os pontos fortes de cada colaborador, apontando como ele ajudou a alcançar o que a empresa desejava.

A produtividade no trabalho é o ponto principal para que uma empresa permaneça ativa no mercado. Dessa forma, é necessário estar atento a diversos fatores que, quando somados, demonstrarão a capacidade que a empresa tem de lidar com o mercado externo e, obviamente, como ela age estrategicamente com a sua equipe interna.

Agora que você sabe as 5 principais dicas de como aumentar a produtividade no trabalho, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail.

motivacao_desempenho_rh

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.