Premiação de funcionários: 5 formas infalíveis de motivação!

Marcelo Furtado
Employer Branding
  8 min. de leitura

Sejam grandes ou pequenas, toda e qualquer empresa nos dias de hoje necessitam de ações que garantam a motivação e consequentemente o empenho constante de seus funcionários – podendo impulsionar suas equipes alcançar níveis altos de produtividade e, com isso, cada vez mais sucesso no mercado.

Para que esse tipo de estratégia funcione, incluir a premiação de funcionários em meios às demais práticas de reconhecimento de uma organização é algo comprovadamente funcional, ajudando para que a motivação dos profissionais seja real – assim como os resultados da corporação.

A importância de manter uma equipe motivada 

Há algum tempo, pensava-se que apenas pagar um salário era o suficiente para lidar com pessoas, no entanto, hoje em dia é perceptível que essa questão é muito mais complexa. Para alcançar maior produtividade da equipe, seus membros precisam literalmente querer trabalhar. Incluir esse sentimento no colaborador é o que se chama de motivação. 

Falando de modo simples, mas direto, uma equipe motivada trabalha mais e melhor. Isso aumenta a produtividade e consequentemente o lucro da empresa. Além disso, uma equipe motivada proporciona um ambiente mais saudável de trabalho, acolhedor e que torna a empresa um lugar que as pessoas realmente gostem de estar. 

Além disso, quando há motivação, a equipe se torna unida e empenhada, construindo laços que garantem o cumprimento de metas conjuntas, beneficiando a todos. 

New call-to-action

Diferentes formas de premiar funcionários 

Como citado anteriormente, hoje em dia não basta apenas dinheiro para motivar os funcionários, por isso, a premiação de funcionários é algo visto como ótima forma de motivação. Pensando nisso, separamos algumas formas inteligentes de premiar os colaboradores. Confira. 

1. Premiação por ideias 

Ideias de ações eficientes e que trazem melhorias para empresa devem ser reconhecidas e consequentemente premiadas. Essa é uma forma de manter  todos os colaboradores pensando fora da caixa e trazendo inovações para a empresa.

Nesse caso, o beneficiado poderia receber prêmios em dinheiro, vale compras, horários flexíveis, folgas, cursos ou qualquer tipo de bônus que seja desejado entre os participantes da equipe através de pesquisas internas. 

2. Premiação por equipe

O que define os times de trabalho premiados é o alcance das metas que foram previamente traçadas, conquistas de novos cliente ou melhora nos índice de avaliação internos e externos. 

Nesse caso, é possível premiar a equipe com bônus financeiro, viagens ou atividades em equipe, como um dia no parque ou experiências únicas totalmente fora da rotina dos colaboradores. 

3. Premiação de Funcionário do mês 

Esse é outro tipo bastante conhecido na questão de premiação dos funcionários. O funcionário do mês, normalmente é eleito pelos próprios colegas que o avaliam de acordo com itens pré-estabelecidos. 

No entanto, não basta apenas receber o título de funcionário do mês, é necessário que essa intitulação venha acompanhada de algum outro benefício, tais como folgas, possibilidade de trabalho remoto, horários flexíveis ou bônus financeiro.

4. Premiação por superação

A premiação de funcionários por superação pode se destinar aos colaboradores que superaram as metas estabelecidas e também aqueles que mostraram grandes esforços, mas que não conseguiram atingir as metas estabelecidas. 

Premiação de funcionários: principais prêmios motivacionais

Tão importante quanto a premiação de funcionários é saber quais prêmios motivacionais podem ser ofertados como forma de manter a equipe em alto rendimento de trabalho e trazendo benefícios mútuos, ou seja, para a empresa e para os colaboradores. 

Pensando nisso, separamos 5 prêmios motivacionais que são infalíveis na hora de motivar os funcionários. Vamos a eles. 

1. Viagens 

Quem não gosta de viajar? De acordo com pesquisas realizadas em empresas, o maior desejo dos funcionários são viagens. Melhor ainda se puderem ser feitas com a menor quantidade de despesas possíveis. 

Por isso, ao estabelecer metas tanto pessoais  quanto para equipes inteiras, apostar em viagens é uma ótima forma de garantir a motivação dos funcionários. Destinos nacionais e internacionais podem ser ofertados. 

2. Folgas 

Outro item importante em uma lista de como premiar funcionários estão as folgas. O Brasil é um país com árduas rotinas de trabalho, além de 8 horas na empresa, é comum que funcionários gastem cerca de 2 horas do dia apenas no deslocamento, isso sem contar o período de almoço, muitas vezes dentro da própria companhia. No total, isso dá cerca de 10 a 12 horas diárias fora de casa.

Tornou-se comum funcionários buscarem por folgas ao invés de dinheiro. Afinal, é preciso cuidar do corpo e da mente para poder se manter trabalhando em alto nível. Por isso, a folga é vista com bons olhos por colaboradores dentro de prêmios motivacionais.

3. Cursos 

Uma ótima forma de crescer como pessoa e até mesmo dentro da própria empresa se dá através da reciclagem de conhecimento muitas vezes oferecidas por meio de cursos. 

Muitos colaboradores acreditam que apenas através da aquisição de conhecimento conseguirão crescer dentro da empresa. Por isso ofertar cursos específicos, tanto presenciais, quanto online para os funcionários é outra ótima forma de premiar e motivar os funcionário. Essa é uma premiação que traz retornos positivos à empresa. 

4. Congressos 

Essa forma de premiar os funcionários está totalmente relacionada com à anterior, afinal, normalmente é em um congresso que novidades do setor são conhecidas, isso sem contar na possibilidades de network, que podem culminar em benefícios funcionais para a empresa como um todo. 

Garantir a participação de funcionários em congressos é uma ótima forma de manter e empresa atualizada e ainda mais funcional em sua área de atuação. 

5.  Bônus no salário

E por último, mas não menos importante, o fornecimento de bônus no salário também ainda é uma ótima forma de premiação de funcionários. 

Afinal, sempre que se envolve algum tipo de cifras a mais, os funcionários tendem a trabalhar de maneira mais motivada e funcional, trazendo melhores resultados à empresa como um todo. 

Exemplos criativos de empresas que premiaram seus funcionários

Mais importante do que tentar criar premiações do zero, é se inspirar em empresas que realizaram premiações um tanto quanto diferentes e únicas. Foi pensando nisso que separamos os seguintes exemplos. 

Mahogany

Os colaboradores de destaque da empresa de cosméticos, geralmente são  premiados com viagens especiais. É muito comum que funcionários foram contemplados com a participação em cruzeiros marítimos.

AstraZeneca

A rede farmacêutica é outra que também aposta em viagens, prêmios em dinheiro (além dos bônus), dias de folga e troféus especiais para premiar seus colaboradores de maior destaque em desempenho. Sugestões de ideias inovadoras e o desenvolvimento de projetos de sucesso estão entre os principais pontos para as premiações.

Locaweb

Aparelhos eletrônicos e tecnológicos, além de almoços especiais entram no pacote de prêmios para quem têm uma atuação de excelência dentro da empresa. Maior número de vendas ou de indicação de colegas estão entre os meios usados para avaliar quais são os colaboradores de destaque.

Nextel

Batizado de Atitude In, um dos principais programas de motivação da empresa premia os funcionários que mais colaboram para o clima de união e as vendas da empresa com cartões multiculturais (que oferecem descontos em livros, shows, teatros e etc.) e bonificações em dinheiro. 

Além disso, colaboradores que completam 5 ou 10 anos na empresa também recebem benefícios, assim como os colaboradores de destaque de diferentes áreas – que recebem viagens com acompanhantes como prêmio.

CNA

A rede de escolas de línguas leva os funcionários de destaque para a sede da empresa e tours pelas cidades de Londres e Madrid. O desempenho dos alunos serve como base para a avaliação dos professores, e os funcionários com mais pontos são contemplados. 

Como foi possível visualizar, existem diferentes formas de premiar seus funcionários. Basta agora escolher as que melhor se encaixam na realidade da sua empresa e colocá-las em prática. 

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!