Como reverter uma marca empregadora negativa

Como reverter uma marca empregadora negativa

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma marca empregadora positiva significa que sua empresa é considerada um bom lugar para se trabalhar, de acordo com seu próprio público-alvo. Mas e se sua empresa não for considerada um bom lugar para trabalhar? Talvez uma demissão recente, uma notícia negativa na imprensa ou uma reputação de longa data estejam em seu caminho para atrair os principais talentos que sua empresa precisa.

Mas, como reverter uma marca empregadora negativa?

Reverter esse cenário não acontece da noite para o dia, mas é possível, sim, melhorar essa imagem. Separamos quatro etapas para te ajudar a everter uma marca empregadora negativa:

Conheça seus pontos positivos e negativos

Todo ambiente de trabalho tem pontos positivos e negativos. Antes de tentar apenas mudar sua reputação, tente entender o que está por trás disso. As avaliações da empresa no Glassdoor e uma pesquisa de clima são dois instrumentos que podem ajudar. Com uma lista de pontos a melhorar, é hora de começar um trabalho ativo para aumentar a satisfação do time.

Se sua marca empregadora negativa é resultado da cultura, primeiro tome medidas para mudar sua cultura. Você precisará de engajamento da liderança para promover a cultura que deseja entregar aos funcionários e candidatos.

Desenvolva uma comunicação

Conhecendo seus pontos positivos, comece determinando quais novas mensagens você deseja passar sobre como é o seu ambiente de trabalho. Desenvolva uma comunicação para destacar seus pontos fortes e combater suas fraquezas. Crie uma lista de perguntas e respostas frequentes para publicar em seu site de carreiras e compartilhar com funcionários, recrutadores e candidatos. Teste sua nova abordagem com o time para refinar sua mensagem.

Faça uma parceria com as áreas de marketing e comunicação para externalizar as mensagens que você deseja enviar sobre sua empresa. Explique como o estabelecimento de sua empresa como um bom local para trabalhar pode afetar positivamente toda a organização. Esses profissionais podem te ajudar a criar as mensagens certas para alcançar seu público-alvo através dos canais mais adequados.

Busque e bonifique indicações 

Ter referências de funcionários atuais é uma das melhores maneiras de criar uma marca empregadora forte. Se os funcionários atuais estão indicando outras pessoas para sua empresa, provavelmente estão fornecendo informações positivas sobre seu local de trabalho. Crie um programa interno para bonificar essa indicações.

Crie uma presença online

Além do site de carreiras da sua empresa, reserve um tempo para estabelecer uma presença online nos sites em que seu público-alvo está acessando, como Glassdoor, Instagram e Facebook. Desenvolva páginas de perfil que contem a história de como é trabalhar na sua empresa. Use vídeos, fotos e textos para mostrar o time, as lideranças, seu ambiente de trabalho e valores. A dica é manter essas páginas sempre atualizadas.

 

Sobre o autor: Glassdoor é um dos maiores sites de emprego e recrutamento do mundo, que oferece milhões vagas, combinadas com um crescente banco de dados de avaliações de empresas, informações sobre salários e benefícios e muito mais. Com isso, o Glassdoor ajuda as empresas a contratar diversos candidatos bem-informados, usando soluções de recrutamento eficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *