Descubra como fazer uma pesquisa de clima organizacional!

Marcelo Furtado
Cultura Organizacional
  21 min. de leitura

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta amplamente usada pelos profissionais do setor de recursos humanos. Ela permite que percepções específicas sejam coletadas, potencializando a criação de novas estratégias e planejamentos.

Tendo a oportunidade de promover a instalação de um ambiente de trabalho mais agradável, os profissionais de RH devem estar atentos na hora de aplicar o questionário, para então garantir qualidade na entrega. 

Continue acompanhando a leitura e saiba tudo sobre como funciona uma pesquisa de clima organizacional!

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma das ferramentas estratégicas utilizadas pelo setor de RH. Ela coleta dados e informações referentes à percepção que os colaboradores têm sobre a empresa e sobre o ambiente de trabalho em que estão inseridos. Os principais fatores abordados são:

  • Percepções sobre o espaço físico de trabalho;
  • Qualidade da comunicação interna;
  • Satisfação em relação aos salários e benefícios;
  • Relacionamento com colegas de equipe e liderança;
  • Volume de trabalho e distribuição de tarefas.

Os gestores podem aplicá-la de forma física ou virtual, através de um formulário que contém perguntas relacionadas à experiência do colaborador dentro da organização. Assim, os funcionários podem demonstrar seu grau de engajamento e satisfação de acordo com cada item abordado.

Essas respostas podem conter informações valiosas e relevantes para os gestores. Afinal, elas podem ter grande influência no desenvolvimento da empresa.  

Qual o objetivo da pesquisa de clima organizacional?

O objetivo final da pesquisa é melhorar o clima do ambiente de trabalho. Por meio dela, é possível fazer com que os gestores enxerguem pelos olhos dos colaboradores. Isso proporciona análises mais completas sobre o atual cenário da empresa. 

Além disso, a partir desses dados da pesquisa, é possível realizar ações de melhorias mais assertivas e alcançar melhores resultados

Com a transformação contínua das relações humanas e trabalhistas, as ações e propostas que já funcionaram anteriormente, podem não funcionar mais no atual ambiente corporativo. É por isso que a pesquisa de clima se tornou uma ferramenta fundamental nas empresas. 

A importância da pesquisa de clima organizacional

Como você pode ver até aqui, a pesquisa de clima organizacional é capaz de responder diversas questões relacionadas à satisfação dos colaboradores, tomada de decisões, ambiente de trabalho, entre outros fatores. 

A pesquisa pode ser aplicada para diferentes fins, trazendo informações essenciais para o crescimento dos setores da empresa.  Entenda alguns resultados que são alcançados por meio dela: 

Encontrar necessidades de aprimoramento e melhoria

Um dos benefícios de saber como medir a satisfação dos colaboradores é encontrar brechas na gestão de pessoas que possam ser melhoradas. 

Por exemplo, os funcionários apresentam uma boa produtividade, mas a visão sistêmica possui ruídos. Por meio da pesquisa de clima, entende-se que faltam ações para aprimorar a organização de rotina, que consequentemente irá melhorar o controle das atividades do time. 

Auxilia na motivação, produtividade e engajamento dos colaboradores

A pesquisa de clima e satisfação também tem o poder de motivar e engajar os colaboradores. Isso porque, é um momento em que eles se sentem ouvidos, podendo ser sinceros e expor sugestões ou ideias de melhorias.

É possível, por meio dos questionários, encontrar os motivos que levam trabalhadores a estarem improdutivos no momento, por exemplo. Identificar o que acontece possibilita a criação de soluções para a questão.

Além disso, ela pode auxiliar na integração entre equipes, algo que é essencial para a produtividade e bons resultados na empresa. Isso porque ao entender como o colaborador se sente em relação ao trabalho, à instituição e às pessoas, é possível identificar dificuldades no relacionamento que atrapalham a integração, e, então, buscar soluções. 

Auxilia na redução da rotatividade de funcionários e no absenteísmo

Fazer análises das perguntas de clima organizacional dá ao RH a chance de encontrar problemas internos que podem motivar seus colaboradores a pedirem demissão. Quando desenvolvida em conjunto com pesquisas de mercado, essa análise consegue compreender, por exemplo, se os salários e outros fatores estão abaixo da média.

Ou seja, ela é capaz de encontrar os motivos que afetam o bem-estar e qualidade de vida no trabalho, sendo uma oportunidade de melhorar o ambiente interno de forma humanizada. 

Ajuda a melhorar a employer branding

A marca empregadora está diretamente relacionada ao nível de satisfação dos colaboradores. Ela, inclusive, é um dos indicadores de pesquisa de clima organizacional que você aprenderá mais adiante. Com a análise dos dados, o RH consegue entender quais são seus pontos fortes e a melhorar, para, assim, fortalecer sua imagem e cultura interna. 

Possibilita o aperfeiçoamento da liderança

Por fim, a pesquisa de clima e satisfação não necessariamente é voltada 100% para o colaborador. Gestores e líderes também se beneficiam dela, pois visualizam onde podem se aperfeiçoar, tornando-se uma liderança de alta performance

Como fazer pesquisa de clima organizacional?

Você veio até aqui procurando entender as melhores práticas de fazer uma pesquisa de clima organizacional e como olhar para os resultados. Para lhe auxiliar nessa questão, preparamos um passo a passo para te mostrar como aplicar a pesquisa de clima na sua empresa. 

Com esses passos, você terá insumos o suficiente para criar sua própria pesquisa de clima organizacional. Mas, se seu desejo é economizar tempo nesse processo, a Convenia preparou um Template de Questionário de Pesquisa de Clima Organizacional. 

Você poderá utilizá-lo independente do objetivo da pesquisa. São diversas perguntas, dicas e direcionamentos para que seu RH possa tomar as melhores decisões. Baixe o material gratuitamente e aplique ainda hoje o que aprendeu com este conteúdo! 

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Planejamento

O primeiro passo é fazer o planejamento. É fundamental que os objetivos e todos os detalhes da aplicação sejam definidos. Para esta etapa, os gestores devem buscar conhecer primeiro a cultura da empresa e o seu atual planejamento estratégico

Dessa forma, os objetivos estarão alinhados, auxiliando o RH a definir as perguntas e o momento ideal para aplicá-las. Confira abaixo alguns pontos que devem ser discutidos nesta fase:

  • Qual será o método de aplicação da pesquisa (físico ou virtual)?
  • Em qual período ela será aplicada?
  • Quais serão os indicadores avaliados?
  • Ela será aplicada em toda a empresa ou apenas para algumas equipes?

Definição do questionário

Com o planejamento já definido, é hora de estruturar as perguntas que irão fazer parte da pesquisa. Nessa fase, é importante ter atenção nas perguntas que irão ser incluídas. A dica principal é não colocar perguntas sobre situações que não podem ser resolvidas. 

A segunda dica é ser claro nas questões, para que não gere dúvidas na hora das respostas. Por fim, lembre-se de deixar um campo aberto ao final do questionário. Assim, é possível que os colaboradores falem sobre temas que não foram abordados. Confira algumas sugestões de perguntas:

  • A maneira como seu líder avalia seu desempenho é clara?
  • Você entende a estratégia de metas da empresa?
  • Sua equipe se relaciona de forma harmoniosa?
  • Você considera a sua remuneração adequada às funções que exerce na empresa?
  • O atual ambiente de trabalho te permite ter a concentração necessária para executar suas tarefas?

Análise dos resultados

Após a coleta das respostas, os gestores devem fazer uma análise completa dos resultados. Por isso, é preciso tempo e dedicação para realizar esta etapa. 

Identifique as queixas separando-as em gerais e específicas. Além disso, também separe as que precisam de uma ação urgente.

Com isso, o RH deve construir um diagnóstico geral do atual clima organizacional. O ideal é reunir todas as análises em um só lugar e fazer a utilização de gráficos e tabelas, o que irá facilitar a leitura do diagnóstico.

Plano de ação e comunicação dos resultados 

Por fim, elabore um plano de ação. É por meio dele que será possível apresentar o resultado da pesquisa de clima organizacional e as possíveis soluções

A equipe precisa ter a garantia que o RH está trabalhando nas queixas relatadas e melhorando constantemente o clima organizacional. 

Pesquisa de clima organizacional online 

É válido falarmos sobre a aplicação da pesquisa de clima organizacional  para jornadas de trabalho híbridas ou remotas. Segundo a Folha de S.Paulo, são mais de 30% das empresas brasileiras que utilizam esses formatos atualmente

Se a sua instituição está incluída nessa porcentagem, saiba as  pesquisas organizacionais também impactam seu negócio. São elas que dão insumo ao RH pensar em ações de melhoria constante. 

O primeiro passo para colocar em prática o modo online, procure pela ferramenta correta. Existem diversos canais de comunicação que podem servir como meio para aplicação da pesquisa. Seja pelo formulário do Google Forms, ou através de alguma plataforma de RH específica.

O ideal é procurar aquela em que o armazenamento dos dados seja organizado e seguro – afinal, a LGPD está entre nós -, e que os colaboradores já apresentem familiaridade.  

Feito isso, deve-se definir o objetivo da pesquisa. Normalmente, ele costuma ser diferente daquelas que trabalham em um ambiente físico, já que a virtualização afeta diretamente a realidade do clima organizacional. Portanto, para fazer uma pesquisa online, procure colocar em pauta a análise de:

  • Oportunidades de melhoria;
  • Ideias inovadoras e tecnológicas;
  • Dificuldades na conciliação da rotina;  
  • Satisfação, engajamento e motivação; 
  • Dificuldade para cumprimento de metas;
  • Relacionamento entre equipe e gestores;
  • Ferramentas de trabalho e de comunicação.

A importância da pesquisa de clima no home-office e no trabalho híbrido

O home office gera receios únicos, tanto para o colaborador quanto para a empresa. Com isso, o ambiente de trabalho multiplica as percepções dos funcionários, uma vez que cada um deles possui uma realidade distinta. Alguns exemplos do que podem ser sentidos, são: 

  • Demonstração de produtividade;
  • Controle de carga horária;
  • Insegurança com layoff ou alta taxa de rotatividade;
  • entre outros. 

É justamente para entender esses sentimentos que a pesquisa de clima organizacional online deve ser feita. Por meio dela, você consegue ter mais autonomia para gerenciar as melhorias internas, fazendo com que a satisfação do colaborador se mantenha em alta. 

Além disso, por se tratar de um formato virtual, quanto mais for trabalhado o RH humanizado, mais positiva será a resposta dos funcionários. Ter empatia e olhar atencioso sobre as diferentes realidades que os outros podem vivenciar é essencial para colher bons resultados. 

O retorno nestes casos costumam vir por meio do aumento da produtividade, satisfação, engajamento e saúde mental. Se esse é um objetivo que você procura levar para sua empresa, então não deixe de fazer uma pesquisa virtual! 

Pesquisa de clima organizacional: 5 erros para não cometer 

Existe uma série de erros que podem acabar comprometendo os resultados, impedindo que qualquer tipo de melhoria seja feita na empresa e no seu ambiente de trabalho. Descubra quais são eles:

1. Não comunicar aos colaboradores os objetivos da pesquisa

Aplicar a pesquisa como se fosse apenas um questionário é um erro que pode minar completamente os resultados da estratégia. Isso porque os colaboradores podem acabar se sentindo enganados pela falta de transparência do RH.

Os profissionais precisam saber que a pesquisa de clima organizacional é uma forma de ouvi-los e de conhecer os funcionários mais profundamente para promover mudanças positivas. Uma comunicação eficiente nesse momento também ajuda na obtenção de respostas reais e não manipuladas.

2. Não garantir o anonimato

Expor os colaboradores com a falta de anonimato é um erro grave que pode comprometer os resultados da pesquisa. Entre os motivos para isso, está o receio que muitos podem ter em ser sinceros sobre suas opiniões, esperando algum tipo de represália.

Outro possível problema decorrente da ausência de anonimato é a possível parcialidade por parte dos gestores. Ao ver os resultados, podem acabar desenvolvendo uma percepção negativa sobre colaboradores.

O ideal é que todos sejam conscientizados sobre a importância da honestidade nas respostas, mostrando que essa postura vai garantir mudanças positivas para o coletivo.

3. Ignorar os resultados obtidos com a realização da pesquisa

Essa é mais uma forma de desperdiçar tempo, já que a função desse estudo é, justamente, a elaboração de novas e melhores estratégias. Para otimizar os resultados, um novo planejamento deve ser desenvolvido a partir dos dados concretos da pesquisa.

Não fazer isso pode prejudicar a organização, que deve se propor a fazer as mudanças necessárias segundo o estudo.

4. Não engajar os colaboradores a partir da pesquisa

Guardar os resultados apenas para o RH e para os gestores é outro equívoco. A pesquisa de clima organizacional precisa ser um documento público da empresa e os colaboradores devem ser integrados nas ações estabelecidas.

Dessa maneira, as equipes poderão engajar-se em melhorar o clima organizacional. Elas se sentirão, além de ouvidas, participantes das mudanças estratégicas. 

5. Ter pressa demais na hora de promover as mudanças

Essa pressa pode acabar assustando os funcionários, deixando-os inseguros. Isso pode contribuir muito para quedas de produtividade e para a falta de motivação dos colaboradores.

As mudanças devem ser feitas a partir dos resultados e de análises sólidas do retorno que elas trarão. Adotar a transparência e deixar os profissionais informados sobre esse processo é a melhor maneira de evitar insegurança e desânimo.

Evitando esses erros, sua organização vai poder experimentar os benefícios de uma pesquisa de clima organizacional bem executada. 

Tipos de pesquisa de clima organizacional: conheça as principais

Vimos até aqui o quanto a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta eficiente para uso do RH estratégico. Que tal usar seus diferentes tipos como aliada da gestão de pessoas em sua organização?

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Veja abaixo de que forma utilizá-la!

Pesquisa de engajamento

O engajamento mede o envolvimento, entusiasmo e conexão que os colaboradores têm com a instituição. Para isso, leva-se em consideração os feedbacks, o desenvolvimento do trabalho em equipe e as ações sobre resultados alcançados. 

Dados para comparações são essenciais, seja de referências internas ou externas. Isso garante uma visão ampla sobre o que pode estar afetando a motivação dos colaboradores, ou o que deve ser atualizado para acompanhar as estratégias do mercado. 

Pesquisa de experiência

Essa pesquisa leva em consideração o ciclo da jornada do profissional, analisando como eles se sentem sobre a empresa. Por isso, existem três tipos de pesquisa de clima organizacional relacionados à experiência. 

Feedback de candidatos

O RH que cuida dos processos seletivos entende o quão importante é o feedback dos candidatos. Saber como os profissionais descobrem a vaga, se as entrevistas fazem sentido, se alguma operação pode ser facilitada, etc, são excelentes insumos para melhorar o recrutamento, a atração e a comunicação

Enviar formulário da pesquisa aos candidatos, e analisar quais etapas do processo apresentam demandas engessadas, é uma boa estratégia para averiguar toda essa questão e ter respaldo para evoluir o R&S. 

Pesquisa de integração

O segundo tipo de experiência é a pesquisa de integração. Ela consiste na análise da troca entre colaboradores e gestão. Ou seja, cada profissional responde quais são suas impressões sobre colegas de time e liderança, avaliando relações, demandas, planos de ações e trabalho em equipe. 

É importante que essa pesquisa não seja anônima, para garantir uma visão pessoal e individual. A melhor forma de colocar em prática é fazendo uma reunião com cada um, onde o RH irá escutar com foco e atenção. 

Pesquisa de saída

Por último, a pesquisa de saída, que nada mais é do que a análise da forma que o colaborador deixa a empresa. O intuito é identificar aspectos que mostram as razões do encerramento do ciclo. 

Uma conversa franca e humanizada pode ser a solução para compreender o sentimento do profissional. Mas, também é possível desenvolvê-la por meio de formulários. O segredo é fazer perguntas mais personalizadas, que realmente levantem dados relevantes para o RH. 

Pesquisas de efetividade

Esse é um instrumento de pesquisa de clima organizacional que considera a efetividade de colaboradores e gestores por meio da cultura de feedback. Seu objetivo é gerar insights para traçar novas metas de desenvolvimento para o futuro, melhorando assim a organização como um todo. 

Pesquisa de feedback do gestor

A pesquisa direcionada a avaliação do gestor visa avaliar seu comportamento, tomada de decisão, organização, entre outros. Com os dados coletados, o RH consegue criar planos de ações, treinamentos e orientações personalizadas para cada líder. 

Uma forma clássica de praticá-la é por meio de formulários. Lembre-se de colocar como anônima as respostas, para que nenhum colaborador fique constrangido. 

Pesquisa de desenvolvimento dos funcionários

Já a pesquisa direcionada aos funcionários visa a analisar a percepção que os colegas de equipe têm entre si. A ideia é destacar pontos que podem gerar oportunidade e aprimoramentos individuais, assim como melhorar o desempenho das equipes. 

O RH precisa deixar claro que a finalidade dela é ser cooperativa, para de fato entender como estão as relações internas. Sendo assim, os colaboradores não devem vê-la como uma avaliação. 

Pesquisa de clima organizacional perguntas: conheça as mais utilizadas

Como vimos anteriormente, há diversos tipos de pesquisas de clima organizacional. Consequentemente, as perguntas também serão diferentes. Mas, existem algumas que são comuns e importantes em todas elas. Alguns exemplos, são: 

Comunicação interna

  • Na sua equipe, seus colegas te ajudam quando você precisa?
  • Você se sente confortável em solicitar feedbacks para o seu líder direto?
  • As orientações dadas por seus superiores auxiliam na execução do trabalho?
  • Seus superiores te incentivam a aprender?
  • A cultura organizacional facilita o relacionamento entre funcionários?
  • Você confia em seus colegas de trabalho?
  • Outros funcionários ajudam prontamente quando você precisa deles?
  • Em geral, seus colegas compartilham conhecimentos?

Employer branding

  • Você se identifica com os valores e propósitos da empresa?
  • Você entende o valor das suas tarefas para os objetivos da empresa?
  • Você sente que suas entregas têm sido valorizadas pela sua liderança?
  • Você se sente orgulhoso de trabalhar nesta empresa?
  • Seu plano de carreira na empresa está claro?
  • Enxerga oportunidades de crescimento de carreira na empresa?
  • Você acredita que contribui com a melhoria dos processos da empresa?
  • Sua perspectiva de carreira o motiva a continuar na empresa?
  • Você tem orgulho de trabalhar aqui?

Qualidade de vida

  • Você se sente sobrecarregado em suas tarefas?
  • Você tem todos os recursos necessários para realizar seu trabalho?
  • Você acredita que a jornada de trabalho é suficiente para cumprir suas tarefas?
  • Se sente desafiado no trabalho?
  • Você se sente feliz na empresa?
  • Acha que trabalhar na empresa contribui para melhorar sua vida?
  • Acredita que o propósito e a cultura da empresa estão alinhados com sua vida?
  • Ao terminar o dia e voltar para casa, você se sente realizado profissionalmente?

Gerais

  • Os funcionários desta empresa têm um bom relacionamento entre si?
  • Todos são ouvidos nas tomadas de decisão?
  • Você acredita que os produtos e serviços que a empresa oferece são importantes para a sociedade?
  • Quais ideias e sugestões você gostaria de dar para a diretoria da empresa?
  • Você está satisfeito em relação à sua remuneração?
  • Você está satisfeito com a política de benefícios atual?

É válido ressaltar que não existe um número mínimo ou máximo de perguntas para serem feitas. Isso irá de acordo com o objetivo da pesquisa. 

Uma boa dica é, ao menos, deixar um campo onde o colaborador pode dar sugestões. Além disso, permitir que a pesquisa seja feita de modo anônimo também garante mais segurança e conforto a todos.

Quais são os principais indicadores de uma pesquisa de clima organizacional? 

Por meio de métricas, o RH da empresa poderá analisar os resultados e assim tomar decisões com mais autonomia. Os indicadores podem mostrar o que precisa ser melhorado na gestão dos colaboradores, nas lideranças e no clima organizacional. Vamos conferir os principais indicadores:

Produtividade da equipe

Esse indicador é um dos mais importantes para os gestores avaliarem, já que se trata da produtividade dos colaboradores. Os métodos que podem ser usados para saber se a equipe está sendo produtiva são: 

  • Nível de satisfação dos colaboradores com a empresa, uma informação que pode ser facilmente relatada através do preenchimento de formulários; 
  • Avaliação dos líderes a respeito dos benefícios concedidos aos funcionários, se estão conseguindo utilizar o plano de saúde, vale-alimentação, etc; 
  • Analisar os resultados mensais de cada setor da empresa e individualmente dos membros da equipe, se foram positivos, se conseguiram bater as metas, etc.

Turnover dos setores

O turnover na empresa é um problema real que precisa ser analisado de perto dentro das organizações, já que os motivos podem ser diversos: 

  • Processo de recrutamento e seleção ineficientes;
  • Comunicação deficiente entre os setores da empresa;
  • Expectativa frustrada por parte dos colaboradores.

Para verificar esse indicador, os gestores podem olhar diretamente para os índices de turnover e headcount da empresa. Assim, o RH vai ter a quantidade de funcionários que fazem parte da empresa e qual a rotatividade do setor.

Esses dois indicadores podem ser encontrados no software da Convenia, o que permite a extração dessas informações em sua empresa de maneira fácil, intuitiva e 100% digital.

Taxa de eNPS

O eNPS é uma métrica que mensura o nível de satisfação dos colaboradores. Para implementá-lo, é necessário realizar duas perguntas, sendo uma quantitativa e outra qualitativa. Por exemplo: 

  • Quantitativa: Em uma escala de 0 a 10, qual o seu nível de satisfação com o clima organizacional da empresa?
  • Qualitativa: O que motivou você a dar essa nota/resposta? Descreva exemplos, no espaço abaixo. 

Com o resultado da primeira pergunta, o RH saberá quantos profissionais detratores, neutros e promotores existem na empresa. Os insatisfeitos são aqueles que respondem com nota entre 0 e 6. Aqueles que estão no meio termo assinalam as notas 7 e 8. Já os satisfeitos e leais, marcam as opções 9 e 10. 

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A segunda pergunta, que possui uma resposta aberta, dá insumos para o RH trabalhar as melhorias com assertividade e eficiência. Além de reforçar o sentimento de escuta para com os colaboradores.

Quer continuar aprendendo mais sobre métricas e suas inúmeras possibilidades? Então acesse nosso blog e confira 8 indicadores de RH indispensáveis para o negócio e aprenda a calcular e implementar todos eles em seu setor!  

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