Como escolher o melhor sistema de RH para a sua empresa?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  10 min. de leitura

Sim, é possível ter o melhor sistema de RH por um preço justo e que irá proporcionar consequentemente mais tempo e uma redução de custos  no setor de Recursos Humanos.

Quer saber quais são esses softwares de RH, quais os principais recursos, como podem impulsionar o seu setor e qual escolher? Então, continue a leitura e veja como encontrar a opção ideal para sua empresa!

O que o melhor sistema de RH precisa ter?

Os melhores sistemas de RH precisam ser uma solução que otimize o tempo do gestor de RH para que outras demandas sejam aprofundadas e humanizadas. 

Algo que não pode faltar nesse tipo de plataforma é a variedade de ferramentas. O Recursos Humanos possui diversas necessidades e ainda precisa de integração com o Departamento Pessoal, que gere burocracias todos os dias. 

O melhor sistema de RH contempla recursos que atendem diferentes processos internos do setor, automatizando-os para evitar erros e acelerar operações

Em uma era onde mais de 80% das empresas já utilizam software para RH, essa implementação de tecnologia tem que ser prioridade na sua organização. 

Os recursos mais essenciais que você deve se atentar na hora de escolher o melhor sistema de RH, são:

  • People Analytics: geração de dados para acompanhar a gestão de pessoas;
  • Recrutamento e Seleção: facilidades para o processo seletivo, como por exemplo o recebimento de currículos;
  • Onboarding Digital: ferramentas que possibilitam uma integração do novo talento com eficiência; 
  • Gestão de documentos: armazenar e organizar holerites, termos e contratos, informe de rendimentos, etc; 
  • Processo de admissão e desligamento: facilidade para enviar documentos ao DP e contabilidade, por exemplo;
  • Gestão de Férias: monitoramento de calendário, vencimentos, pagamento de férias, entre outros; 
  • Ponto Eletrônico: controle de entrada e saída dos funcionários e espelho de ponto de forma digital;
  • Avaliações de colaboradores: ferramentas para acompanhar a evolução dos profissionais e promover uma tomada de decisão assertiva; 
  • Comunicação interna: facilidade para enviar comunicados, notificações e lembretes para equipes; 
  • Informações sensíveis seguras: seguir o parâmetro da LGPD e assegurar a proteção de todo tipo de dado armazenado no sistema; 
  • Pesquisas de satisfação e clima organizacional: gerar pesquisas personalizadas que demonstram em números reais a percepção  dos colaboradores. 

Otimize seu RH e Departamento Pessoal ao mesmo tempo

Agora que você já sabe o que não pode faltar em um software, iremos lhe mostrar porque a Convenia é um dos melhores sistemas de RH do mercado

Ela é uma plataforma especializada em Recursos Humanos e Departamento Pessoal que visa otimizar tempo e custos das empresas. Com seus inúmeros recursos, promove uma solução de 360º para os RHs e DPs de PMEs de todo o Brasil. Tudo de forma prática, acessível e automatizada. 

Se você possui uma pequena ou média empresa, será sem dúvida o sistema de RH ideal para o seu caso. Isso porque, há muitas ferramentas disponíveis e centralizadas para monitorar a gestão de pessoas, e ainda consegue integrar processos ao RH, DP e contabilidade

New call-to-action

Veja abaixo as principais funções encontradas na Convenia. 

People Analytics 

Disponibilizamos relatórios estratégicos e personalizados para que você consiga monitorar seus colaboradores e ter um RH inovador. Por meio das nossas ferramentas, é possível identificar taxas de turnover, dados de diversidade, índice de absenteísmo, etc. 

Na Semana Convenia Analytics, nossas especialistas falaram um pouco sobre a importância dessa gestão e como interpretar os dados a seu favor. Clique aqui e Veja!

Gestão de férias

Na gestão de férias da Convenia, o gestor consegue ter 100% de controle sobre o calendário de ativos e inativos. Além disso, é possível acompanhar toda a jornada de documentação e aprovação para liberar os funcionários para o descanso. 

Assista ao Webinar abaixo e veja como a tecnologia pode lhe auxiliar nesse processo! 

Admissão e desligamento humanizados e eficientes

A Convenia promove uma admissão digital que permite mais contato humano, inclusive para oferecer uma demissão humanizada

Por ter um sistema para armazenar documentos, integrar ao eSocial e automatizar processos de DP, o profissional de RH consegue ter mais tempo para dar atenção ao colaborador. 

Veja no Webinar abaixo quais são as boas práticas para ter uma demissão humanizada! 

[Webinar] Boas práticas para uma demissão humanizada 

Pesquisas de eNPS/Clima organizacional e Avaliação de Desempenho 

A plataforma permite que você crie, personalize e envie pesquisas regulares para os funcionários, visando monitorar satisfação, clima organizacional, produtividade, entre outros. 

Além disso, com esses números, há como desenvolver avaliações de desempenho e PDIs para manter o aprendizado contínuo de funcionários e gestores. Inclusive, essa é uma etapa essencial para o crescimento da empresa. 

Entenda mais sobre o por que investir em treinamentos para lideranças nesse vídeo!

Segurança da informação

Algo que você pode respirar aliviado ao utilizar o software da Convenia RH e DP é ter todos os seus dados protegidos. 

Nosso sistema segue à risca a Lei Geral de Proteção aos Dados e garante em contrato essa segurança. Sua empresa estará dentro da legislação e não correrá risco de perda ou roubo de informações. 

Veja mais sobre esse assunto no Webinar sobre atualizações da LGPD!

[Webinar] Atualizações da LGPD: Como não correr riscos em 2023 

Comunicação interna e Organograma

Sabemos como a comunicação e a visão interna são importantes para auxiliar os processos de RH e DP. Por isso, nossa plataforma conta com diversas funções, como:

Assim, os profissionais de recursos humanos conseguem acompanhar mais de perto o pensamento e dia a dia dos funcionários, além de organizar as demandas com mais facilidade

Folha de pagamento e gestão de colaboradores 

A gestão de documentos, tanto de contratos e termos como de folha de pagamento, é extremamente importante para o RH e DP. Na Convenia, você consegue gerir todas as informações contratuais, como:

  • Holerite;
  • Exames admissionais e demissionais;
  • Horas extras e adicionais;
  • Licenças médicas e maternidade/paternidade;
  • Férias;
  • etc. 

A gestão de colaboradores ainda é flexível, podendo atender contratos PJs, CLTs, estágios e Jovem Aprendiz. Assim, todas as suas necessidades são feitas em um só lugar, de forma otimizada e virtual. 

Assista ao Webinar abaixo e veja como fazer a gestão da jornada do colaborador 100% online!

Como fazer a gestão da jornada do colaborador 100% online 

Conheça alguns softwares de RH disponíveis no mercado

Os sistemas de RH mais usados, como comentado anteriormente, são aqueles que apresentam diversidade de ferramentas. Porém, o mais comum de se encontrar são softwares especializados em um tipo de função

Há opções de mercado que conseguem atender o setor de Recursos Humanos e outros dedicados ao Departamento pessoal. Veja alguns exemplos:

  • Gupy: dedicado para recrutamento e admissão;
  • Sólides: recursos para recrutamento, desenvolvimento, engajamento, retenção e uso de dados; 
  • Feedz: feito para gestão de desempenho de equipes e engajamento de colaboradores; 
  • Factorial: utilizado para departamento pessoal, gestão de talentos, jurídico e financeiro. 

Todas essas plataformas podem solucionar questões internas de certas áreas, promovendo um RH mais estratégico e otimizado

Como escolher o melhor sistema de RH para sua empresa?

Depois de entender o que faz um software ser considerado o melhor sistema de RH, vamos dizer como você pode escolher o ideal para sua empresa. 

O ponto central deve ser identificar qual é a sua necessidade, quais processos demandam mais tempo e que operações manuais podem ser automatizadas

Algumas perguntas que você pode responder internamente, são:

  • Quero integrar ações na plataforma com a contabilidade? 
  • Preciso otimizar atividades de RH e DP ao mesmo tempo?
  • Minha gestão de férias necessita de otimização? 
  • A folha de pagamento precisa ser automatizada?  
  • Quero apoio tecnológico para gestão de desempenho dos colaboradores?
  • Preciso focar em recolher facilmente dados estratégicos para realizar ações no RH? 
  • Devo acelerar os processos de admissão e desligamento sem perder a humanização?

A depender das respostas, você consegue elencar quais são suas principais necessidades para decidir o que espera do melhor sistema de RH. Feito isso, o próximo passo será pesquisar e experimentar diferentes softwares para entender qual funciona melhor dentro da sua realidade.

A boa notícia é que o nosso software de RH atende todas as respostas acima! Não acredita? Na tabela abaixo te mostramos o porquê a Convenia é a mais completa, integrada e otimizada

Se você precisar de ajuda para facilitar a tomada de decisão dos gestores, confira nosso material Como Convencer sua Liderança a Contratar um Software de RH e DP .

Nele, é possível editar o template para adicionar suas informações específicas e personalizar conforme sua linha de argumentação. Baixe gratuitamente e confira. 

Comece a usar o sistema de RH da Convenia agora

Como você pode perceber, o segredo para ter o melhor sistema de RH é investir em um que atenda o máximo de necessidades possíveis. E a sua empresa consegue isso com o software da Convenia!

Nossa ferramenta é a mais completa do mercado, pois atende inúmeras demandas e integra o Recursos Humanos, Departamento Pessoal e contabilidade. 

Tudo isso por meio de um sistema em nuvem, que possibilita acesso fácil e seguro de qualquer lugar. 

Quer ter praticidade, agilidade e estratégia para transformar seu setor em estratégico? Encontre todos esses benefícios na Convenia! Faça um teste grátis e conheça nossos recursos na prática! 

New call-to-action

Perguntas Frequentes

Como um sistema de RH pode melhorar a eficiência e produtividade da minha equipe?

A automação é um dos principais motivos de aplicar um software de RH na sua empresa. É esse processo que padroniza tarefas, simplifica a rotina e facilita o acesso à informação, fazendo com que seu time seja mais produtivo e cometa menos erros. 

Quais são os custos envolvidos na implementação de um sistema de RH?

O custo para implementar um sistema de RH na empresa varia de acordo com o tamanho, número de funcionários, necessidades e fornecedor. Mas, em geral, as despesas incluem pagamento mensal do plano escolhido e adicional de treinamento ou personalização, se necessário. 

Quais são as melhores práticas para uma implementação bem-sucedida de um sistema de RH?

Primeiramente, deve-se alinhar a decisão com todo o setor, para que todas as opiniões e necessidades sejam ouvidas. Depois, é preciso definir os objetivos desta aplicação, um roteiro do planejamento para ter uma mudança suave e um período de teste onde todos irão aprender e ajustar o software conforme a demanda da empresa. 

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!