Responsabilidade social no RH: conheça as principais ações

Marcelo Furtado
Cultura Organizacional
  12 min. de leitura

A responsabilidade social em tempos atuais é um dever de empresas socialmente responsáveis. Além de melhorar o employer branding do negócio e alavancar os resultados da organização, ela pode promover o engajamento dos colaboradores com os valores da empresa. 

Por isso, o RH e o DP assumem um papel importante de auxiliar na articulação de parte dessas ações que são ligadas aos seus setores. 

Se você deseja saber como implementar essa conduta e promover ações de responsabilidade social na sua organização, então continue a leitura!

O que é responsabilidade social empresarial?

Responsabilidade Social Empresarial (RSE), é um conceito que representa todas as medidas e ações que a instituição pratica em prol da sociedade e meio ambiente. É uma forma de se comprometer no impacto de sua produção, visando zelar pelo bem-estar social acima da lucratividade. 

Segundo a Global Footprint Network, a Terra atualmente utiliza uma quantidade de recursos que é equivalente à produção de 1,7 planetas. Ou seja, se nada for feito o quanto antes, em poucos anos o mundo precisará do dobro de insumos para saciar seu consumo. 

As indústrias, grandes corporações e empresas em geral possuem o dever de reverter essa situação, já que são elas as responsáveis por grande parte do impacto ambiental

O RH é quem tem o papel de desenvolver um planejamento com ações de responsabilidade social nas organizações. 

Para isso, deve-se elaborar uma visão a longo prazo onde a empresa não apenas diminua seu impacto industrial no meio ambiente, como também auxilie as pessoas e regiões envolvidas no seu processo. 

Algumas medidas que podem ser empregadas, são:

  • Economia circular: modelo de negócio que otimiza o processo fabril ao priorizar insumos mais duráveis, renováveis e recicláveis; 
  • Incentivo ao consumo consciente: medidas internas que vão desde a implantação de um sistema de energia fotovoltaica até sistemas para a redução do consumo de água e de papel; 
  • Geração de cadeia de valor: fortalecimento de ações sustentáveis para gerar mais valor ao cliente, fornecedor, distribuidor, etc, e reafirmar as condutas e princípios da empresa; 
  • Incentivo à educação e modelos de trabalhos sustentáveis: realizar palestras, treinamentos, voluntariado, workshops e outras formas educativas para tratar sobre o tema.

Essas e outras ações auxiliam positivamente a instituição como um todo, gerando benefícios para os colaboradores, diretoria e marca. Consequentemente, essa prática proporciona crescimento e destaque no mercado

Mas, além disso, também comprova que há ética e valores humanizados instituídos na cultura organizacional, atraindo talentos por meio da marca empregadora

Quais são os tipos de responsabilidade social? 

Para que sua instituição possa afirmar ter RSE, será necessário seguir as normas GRI. Elas definem os tipos de responsabilidade social através das melhores práticas globais para gerar impacto positivo para sociedade. Há três fatores que a GRI leva em consideração, são eles:

  • Econômico;
  • Ambiental;
  • Social. 

Na tabela abaixo você consegue conferir quais características são contabilizadas para a medição da responsabilidade social, segundo as normas. 

Modelo de Desempenho em Sustentabilidade GRI
EconomiaSocialAmbiental
ClientesRelações trabalhistasMateriais
EmpregadosComunidadeÁgua
Setor públicoSaúde e segurança do consumidorEmissões, efluentes e resíduos
FornecedoresTreinamento e educaçãoEnergia
Fornecedores de capitalCorrupçãoBiodiversidade
Produtos e serviçosObediência a leis e normas

A implementação desse modelo na prática é feito de modo específico, mas gera um ganho amplo. Por exemplo, para a dimensão econômica, ao realizar a remuneração justa, promove a ausência de exploração de mão-de-obra. 

Já para a dimensão social, quando se educa os colaboradores em diferentes âmbitos, como aprendizado em outra língua, palestras sobre machismo e alcoolismo, entre outros, leva melhorias para suas vidas pessoais e profissionais. 

Na dimensão ambiental, o estímulo ao uso consciente de recursos naturais, a criação de processos sustentáveis e a elaboração de programas voluntários geram ganhos ambientais em pequena e larga escala. 

Através desses tipos de responsabilidade social, a empresa consegue desenvolver um relatório que forneça dados sobre suas ações sociais. E utilizando ferramentas de mensuração, como os Indicadores Ethos, é possível compreender em qual nível de RSE sua empresa está estabelecida. 

Assim, dependendo do resultado, você como profissional de RH conseguirá fazer a criação ou manutenção das políticas internas, visando a melhoria dos impactos corporativos sobre a sociedade. 

Qual o papel do RH na promoção da responsabilidade social empresarial?

Para ser uma empresa socialmente responsável, o RH terá que atuar alinhado com os valores da instituição. Isso significa que não basta apenas elaborar normas sociais, é preciso que elas sejam condizentes com a conduta interna e externa da corporação. 

Ações que podem ser pensadas desde o analista de RH até o gerente de RH devem ser incluídas no planejamento. Algumas delas são: 

  • Criação de compliance em RSE, focando nos colaboradores e stakeholders; 
  • Elaboração de regras sociais, econômicas e ambientais no Código de Conduta;
  • Criação de programa interno pautado em causas sociais para engajar e mobilizar os colaboradores;
  • Inserção da empresa em eventos e projetos sociais;
  • Produção de campanhas internas e externas que estimulam práticas sustentáveis;
  • entre outros. 

Essas abordagens são essenciais, visto que a Geração Z e Millennials apresentam uma consciência ampla sobre seu consumo. Segundo o Globo, 45% dessas duas gerações rejeitam produtos, marcas e empresas, dependendo da condição de produção. 

Portanto, é fundamental que o RH seja o agente transformador da instituição, para que assim ela obtenha os ganhos institucionais e se destaque no mercado. 

Por que é importante promover a responsabilidade social?

Como você viu até aqui, há diversos benefícios que a empresa conquista por promover a responsabilidade social. Mas, o principal motivo para implementá-la o quanto antes na instituição, é a crescente mudança de consciência social e ambiental da população

Segundo uma pesquisa da Union + Webster, quase 90% dos brasileiros possuem preferência por produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, 70% deles afirmam não se importar pagar um valor maior da média do mercado para comprar esses produtos. 

As práticas sociais empresariais ajudarão a manter a instituição em sintonia com seus clientes, podendo inclusive atrair um novo tipo de consumidor. Mas, é importante ressaltar que elas auxiliam também no seu relacionamento com o público interno. 

O RH conseguirá ter ganhos organizacionais variados, atingidos tanto de forma direta como indireta. Alguns deles, são:

Diminuir o risco de passivo trabalhista

As normas GRI destacam que as relações trabalhistas são um dos pontos para se atentar no momento de implementar a responsabilidade social corporativa. E quando se tem cumprimento da lei, transparência nas relações, organização no DP, entre outras medidas, há a diminuição do risco de passivo trabalhista. 

O RSE auxilia nessa questão por conta do complemento na compliance da empresa, fortalecendo assim o employer branding e o clima organizacional. 

Absenteísmo

Corporações que aplicam práticas que visam o bem-estar físico e mental dos profissionais conseguem reduzir o índice de absenteísmo. Estimular exercícios laborais, alimentação saudável, conscientização, diversidade e valores de respeito e empatia, são alguns exemplos de medidas interligadas a RSE. 

Isso ajudará os colaboradores a desenvolverem um sentimento de pertencimento, acolhimento e satisfação pela empresa. 

Atração e retenção de talentos 

Promover a responsabilidade social no RH também é uma forma de atrair e reter talentos. Como foi dito em tópicos anteriores, quando a empresa pratica ações de cunho social, ambiental e econômico, acaba chamando atenção de profissionais com os mesmos valores

Isso gera uma maior assertividade no processo seletivo, além de manter seus colaboradores por meio de medidas internas de RSE. 

7 ações práticas de responsabilidade social empresarial no RH

Como foi visto até aqui, desenvolver a responsabilidade social no RH é de extrema importância, pois será dessa forma que o público interno da empresa terá ganhos com a RSE. 

As ações que estão ao alcance do profissional de RH definem um tom de voz humanizado, visto que são empregadas medidas que visam o bem-estar e felicidade do colaborador. 

Na tabela abaixo você confere quais são esses tópicos e exemplos práticos, e os motivos de executá-los. 

Ações práticas do RH de RSE
TemasExemplosMotivos
Diversidade e inclusãoAvaliar o cenário da instituição e o quadro de funcionários; Adaptar o processo de R&S; Criar um comitê de diversidade. Tornar a empresa diversa e inclusiva faz com que ela acompanhe a necessidade e direito social da população. 
Ouvidoria e tratativaImplementar uma cultura de feedback; Criar um canal de comunicação anônimo; Ter uma cultura de diálogo aberta e transparente. Através de um canal seguro de comunicação entre colaborador e instituição, ele poderá se sentir à vontade para relatar insatisfações e terá respostas para soluções efetivas. 
Transparência no relacionamentoDisque denúncia interno; Políticas anti assédio; Realizar relatórios iBase, Ethos, GRI e programas de qualidade; Apresentar aos colaboradores, através de números e dados,  quais são as ações feitas e seus resultados.Gera confiança, respeito e segurança aos colaboradores, fazendo com que eles acreditem na empresa e em sua causa. 
Promoção de ações sociais conectadas ao ramo da organizaçãoAs práticas devem estar ligadas ao impacto que a empresa causa na sociedade. Exemplos de áreas e o que elas podem promover: Siderúrgica = plantio de parque ecológico Agência de comunicação = oferecer workshops em comunidades carentes Construção civil = reaproveitar e reciclar materiais utilizados em obrasAumenta o engajamento dos colaboradores, pois haverá clareza do impacto que o trabalho deles tem na sociedade. 

5 ações de responsabilidade social no DP 

Após serem abordadas as medidas que o RH pode implementar na instituição para torná-la mais socialmente responsável, é importante também elencar as possibilidades dentro do DP, em conjunto com o financeiro e corpo diretivo da empresa. 

Mesmo que esse setor seja mais técnico e burocrático, ele também faz parte da gestão de pessoas. Então, praticar algumas ações que despertem a responsabilidade social no âmbito da legislaçãotrabalhista é essencial. 

Assim como anteriormente, você pode conferir quais são os temas, exemplos e motivos de implementá-las, na tabela abaixo. 

Ações práticas do DP de RSE
TemasExemplosMotivos
Equidade salarialCriar tabela salarial que ofereça o mesmo valor por função, independente de gênero. Seguir a PLC 130/2011 e promover justiça humanizada aos colaboradores. 
Equiparação salarial Proporcionar aos colaboradores um salário justo, dentro do piso salarial e que seja condizente com o mercado.Demonstra que a empresa valoriza e reconhece as competências e habilidades dos colaboradores. 
Promover benefíciosOfertar vales e benefícios diferenciados, como vale-cultura, vale-academia, planos de saúde física e mental, entre outros. Destaca a empresa no mercado, fortalecendo o employer branding e gerando satisfação aos funcionários. 
Garantir direitosPagar a previdência, proporcionar férias e descanso remunerado de  qualidade, cumprir com os acordos de horas extras, entre outros. Resguardar os direitos trabalhistas mantém a empresa em conformidade com a lei, melhora o clima organizacional e diminui os riscos de passivos. 
Implementação de programas de participaçãoPraticar o Programa de Participação nos Resultados (PPR) que faz os colabores lucrarem com a produtividade. Fomenta a produtividade, engajamento e motivação, levando a empresa a alcançar suas metas com mais facilidade

Como o RH e DP devem se preparar para praticar a RSE? 

Após entender o que é responsabilidade social empresarial, quais seus tipos e práticas o RH e DP podem executar, chegou o momento de aprender a se organizar para tornar a empresa socialmente responsável. E a palavra-chave para isso é a integração de setores

Deixamos claro ao longo do texto que a RSE é uma medida feita em conjunto, e que deve ser alinhada com os valores e cultura organizacional da instituição. É essencial que outros setores estratégicos, como lideranças, marketing, assessoria de comunicação e financeiro também implementem ações interligadas. 

E ainda, a tecnologia servirá como aliada nesse processo, já que com software de RH é possível preparar, mensurar e analisar o RSE. Assim sobrará mais tempo para o profissional de Recursos Humanos se dedicar aos seus colaboradores. 

Para isso, deve ser desenvolvido um plano estratégico, onde cada área será encarregada de instaurar formas de gerar impacto positivo em seus processos. O RH será responsável por gerenciar, uma vez que especialistas apontam que a responsabilidade social e ambiental é uma competência da gestão de pessoas

Portanto, se você quer entender como é possível controlar e organizar a sua empresa para que ela tenha RSE, conheça o KIT de Ações para Promover o Social na sua empresa. Nele, você encontrará práticas para promover o ESG, formas de promover diversidade e métodos de inclusão racial efetivos. Confira!

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!