O papel do RH na criação de uma política salarial nas empresas

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  8 min. de leitura

Na medida em que a competitividade cresce no mercado, as empresas empregam cada vez mais esforços para atrair e reter os melhores talentos. Nesse contexto, a política salarial se tornou um importante diferencial para as marcas empregadoras.

Afinal, uma boa remuneração continua indispensável para bons profissionais. Mais do que isso, é dado muito valor para o reconhecimento e às perspectivas de crescimento em suas carreiras. Todos esses pontos são atendidos por uma boa política de salários.

Mas, como implementar e o que é política salarial diferenciada? Qual sua importância? Como aplicar aumentos de acordo com a CLT? Confira as respostas para essas e outras perguntas centrais sobre o tema neste artigo. 

O que é política salarial? 

A política de remuneração corresponde ao conjunto de ações e estratégias que visam recompensar os colaboradores pelo seu trabalho. Seu foco é motivar os profissionais, impulsionar sua produtividade e facilitar a atração e retenção de bons talentos.

De acordo com Idalberto Chiavenato, autor de referência em Administração e RH, “a política salarial de uma empresa é o conjunto dos princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização, no que tange aos assuntos de remuneração de seus empregados”.

A partir de uma pesquisa salarial sobre as médias praticadas no mercado e de uma avaliação das próprias atividades da empresa, o foco é promover benefícios salariais justos, que tenham equilíbrio externo e interno.

Nesse sentido, o equilíbrio interno se refere à equidade dos salários, já que diferenças no pagamento para pessoas com a mesma função geram insatisfação. Ele também visa manter a hierarquia dos cargos, para que exista motivação com as perspectivas de crescimento. Para apoiar o processo de organização dos cargos e funções, uma ferramenta essencial é o organograma empresarial

Já o equilíbrio externo diz respeito à adequação salarial sobre as médias de mercado, que também é essencial para que os talentos não se sintam injustiçados em relação aos cargos similares de outras companhias e tenham mais clareza sobre seus planos de carreira naquela instituição.

Qual é a importância da política salarial?

Além de contribuir para a atração, retenção de talentos e engajamento dos melhores profissionais, um modelo de política salarial eficiente também é decisivo para que as lideranças consigam nortear os planos de cargos e salários. 

Isso porque, é nele que são definidos os principais critérios para estipular as movimentações internas e as possibilidades de crescimento dos profissionais dentro da organização. O mesmo vale para os prazos e métodos adotados em todas as práticas orientadas à remuneração.

Existe diferenças entre política salarial e plano de cargos e salários?

Como você pôde ver, o plano de cargos e salários é um instrumento decorrente da estrutura e política salarial. Isso porque, são as suas estratégias e definições que garantem o equilíbrio interno e externo necessários para a remuneração, nos termos que explicamos anteriormente.

Dessa maneira, a política de cargos e salários no RH torna-se mais consistente, dando clareza aos procedimentos de movimentação interna dos colaboradores, desde a contratação, até a mudança de nível, alteração de mérito e elevação de cargo.

Como aplicar o aumento salarial de acordo com a CLT? 

Agora que você conhece o conceito de política salarial, certifique-se de que suas definições estejam sempre ancoradas pela lei. Para isso, é fundamental conhecer o que a CLT prevê sobre a realização de aumentos.

Em primeiro lugar, tenha em mente que a legislação trabalhista permite que o aumento salarial seja feito de acordo com os interesses e a vontade da empresa. Contudo, algumas obrigações devem ser observadas. 

Isso porque, a CLT preza pela equiparação salarial. Segundo seu Art. 461, o pagamento para colaboradores que realizam as mesmas tarefas e têm o mesmo cargo só pode variar se houver diferença no tempo de serviço. 

Segundo a redação dada pela Lei 13.467, de 2017, “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade”.

Assim, além de ater-se ao equilíbrio interno e externo em prol da motivação dos colaboradores, também é imprescindível ter cuidado para que cada aumento siga fielmente os critérios da política salarial e não tenha margens de interpretação para distinções.

O mesmo artigo ainda aponta que é justamente o plano de cargos e salários, estruturado com base na política, que deve servir como referência para as medidas atreladas à remuneração das empresas. Veja o que ele aponta:

“§ Os dispositivos deste artigo não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, planos de cargos e salários (…)”.

Para garantir que a política e a perspectiva salarial estejam de acordo com a legislação e com as necessidades do negócio, ela deve ser desenvolvida de maneira multidisciplinar entre os setores de Recursos Humanos, financeiro, jurídico, Departamento Pessoal e diretoria.

Quais são as vantagens de implementar os benefícios e perspectiva salarial? 

Além de estipular os tipos de aumento salarial, bem como sua viabilidade, a política também é usada para manter as estruturas de cargos e funções sempre atualizada e equilibrada. Ao mesmo tempo, ela também define os critérios para a concessão de benefícios flexíveis.

Dessa maneira, ela agrega mais transparência sobre as regras utilizadas na gestão das remunerações. Assim, garante que os parâmetros para a distinção dos cargos sejam sempre técnicos e justos.

Outro ponto importante é que a política salarial permite visualizar todo o mapa de carreira. Ao conhecer os critérios para progredir e receber promoções, os colaboradores têm melhores perspectivas e mais engajamento com a empresa. Isso gera benefícios como:

  • Maior motivação dos profissionais e consequente produtividade no trabalho;
  • Minimização de riscos e passivos trabalhistas;
  • Melhor reconhecimento e incentivo aos bons colaboradores;
  • Potencialização dos talentos da organização;
  • Garantia de uma relação próxima e transparente com a equipe.

Lembre-se que a escalada profissional está diretamente ligada ao engajamento dos colaboradores. Portanto, eles precisam ter clareza sobre como ela ocorre. Em geral, a lógica estrutural de senioridade dos cargos é baseada nas seguintes etapas:

  1. Término do período de experiência;
  2. Promoção para um cargo maior (Promoção Vertical);
  3. Mérito, com aumento salarial no mesmo cargo por merecimento (Promoção Horizontal);
  4. Transferência para outra função;
  5. Ajustes salariais de mercado;
  6. Reclassificação do cargo.

No fim das contas, a empresa e o colaborador ganham com essa escalada profissional. Afinal, os profissionais garantem reajustes corretos e justos, com garantia de crescimento na carreira. Já a organização se beneficia do seu engajamento e aumento de performance.

Como elaborar um modelo de política salarial? 

Se você está se perguntando como elaborar um modelo de política salarial, recomendamos o vídeo da especialista Denise Lustri. Ela elenca os principais cuidados que o RH deve adotar para definir essa regulamentação interna. Confira:

Como elaborar uma Política Salarial?

Ademais, também listamos algumas práticas básicas sobre o assunto. Elas são indispensáveis para que você consiga estabelecer a sua política de remuneração e relacioná-la com o plano de cargos e salários. Confira:

  • Faça a descrição dos cargos: ao delimitar cada atribuição da empresa, você consegue determinar a complexidade das funções e seus requisitos mínimos;
  • Compare os cargos: analise as responsabilidades e a relevância de cada área, definindo uma relação de hierarquia e proporção entre as funções;
  • Analise o mercado: a remuneração deve seguir a média de outras empresas de mesmo segmento e porte;
  • Equilibre o orçamento: a política salarial deve ser compatível com o caixa do negócio. Ou seja, não extrapole as contas para equiparar os pagamentos;
  • Documente tudo: o nome dos cargos, seus formatos, pré-requisitos para aumentos e promoções, critérios de avaliação, áreas mais relevantes e o que mais for pertinente;
  • Seja transparente e siga a política com rigor: depois de estipular todos os princípios que irão guiar as decisões, comunique-as à equipe e siga tudo fielmente.

Quer ter acesso a informações valiosas para orientar a política salarial da sua empresa? O primeiro passo essencial é baixar aqui o Relatório de Cargos e Salários Startups 2022.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!