Gestão de RH: como otimizar e fazer com eficiência na empresa

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  11 min. de leitura

O que há de maior valor em uma empresa? Os melhores gestores afirmam que são os recursos humanos, ou seja, as pessoas. É por isso que investir na gestão de RH precisa ser prioridade em uma organização que deseja se destacar no mercado.

Preparamos um Kit super completo sobre como ter um caminho de sucesso na gestão de RH, com foco exclusivo na jornada de trabalho de um gestor do setor. Esperamos que seja um conteúdo que ajude nos processos internos e alavanque o RH da sua empresa.  

Administrar bem o capital humano da empresa é fundamental para um crescimento saudável, mas falar é fácil e óbvio. O que  é preciso é entender o caminho para gerir esses recursos da forma mais eficiente possível.

Neste texto queremos compartilhar com você os principais fatores que levam uma gestão de rh ao sucesso. Continue a leitura e descubra!

Qual a relevância de uma boa gestão nesse setor?

Um artigo da Forbes divulgou estudos que mostram que um rh estratégico consegue alavancar o desempenho de uma companhia, fornecendo vantagem competitiva no mercado.

No passado, esse setor era conhecido apenas por seu viés burocrático, com trabalhos manuais e documentais. No entanto, a evolução das práticas de recursos humanos levou essa área muito além da papelada.

Hoje, aplicar uma boa gestão de rh faz com que o setor esteja junto dos líderes da empresa, sugerindo melhorias, inovações e boas práticas para o crescimento organizacional. A seguir, mostramos os reais impactos de uma boa gestão de recursos humanos.

Uma boa gestão do RH otimiza toda a empresa!

Investir na gestão desse setor vai garantir que os processos burocráticos da empresa sejam otimizados e realizados de forma eficiente.

Contratações mais certeiras são outro benefício de uma área especializada. Ademais, os profissionais se sentirão valorizados e motivados, se tornando mais produtivos e engajados com a cultura da empresa.

Além desses benefícios, o bom gerenciamento traz evoluções para a criação do RH estratégico e digital. Esse conceito é pautado na transformação digital dentro do RH, seguindo metodologias e ferramentas extremamente inovadoras. Dessa forma, a área de recursos humanos trabalhará com a gestão baseada em dados. 

Com a ajuda de tecnologias embasadas na machine learning, inteligência artificial, big data e people analytics, os gestores de RH obtém dados importantes sobre desempenho, produtividade, habilidades e competências dos colaboradores presenciais, remotos ou híbridos, tornando o RH ainda mais humanizado.

Essas informações são mensuradas por meio de indicadores de desempenho (KPIs) e inseridas em relatórios. Sendo assim, a gestão de recursos humanos fica direcionada, estratégica e eficiente. O resultado é a construção de um ambiente interno alinhado com o perfil das equipes.

Isso eleva a experiência do colaborador (employer experience), engajamento, satisfação e a felicidade. E quais são os benefícios que esses sentimentos geram para a empresa? De acordo com um estudo realizado pela Gallup, as organizações com maior nível de engajamento registram:

  • Queda de 81% no absenteísmo;
  • Redução de 64% nos acidentes de trabalho;
  • Aumento de 18% na produtividade e 23% na rentabilidade.

Diante desses números, fica claro que a boa gestão de RH é uma das melhores estratégias a serem adotadas e perpetuadas na empresa pelos gestores de RH.

Benefícios de uma boa gestão

No tópico anterior, citamos alguns benefícios da gestão estratégica da área de recursos humanos. Mas existem outros. Atualmente, muito se fala sobre a importância da política da diversidade e inclusão. Isso significa construir times com profissionais de diversos perfis comportamentais, habilidades e competências.

Uma boa gestão de RH ajuda a atingir esse objetivo, uma vez que estimula práticas inclusivas. Para obter uma maior diversidade, os gestores de RH farão uma pesquisa interna sobre os percentuais de representatividade de gêneros, raças, condições físicas, classes sociais, etc.

Outra ação importante é formar um comitê da diversidade — órgão que fiscaliza, aplica punições e cria regras contra atitudes preconceituosas. Quando a inclusão faz parte da cultura do negócio, a empresa melhora a sua employer branding (marca empregadora), atrai e retém os melhores talentos.

A boa gestão de recursos humanos ajuda também na adaptação da empresa aos novos formatos de trabalho, como a jornada remota ou híbrida. Esses modelos exigem o uso de tecnologias e de metodologias que integrem as equipes para que:

  • O fluxo das tarefas não seja prejudicado;
  • Os colaboradores fiquem conectados com a cultura da empresa;
  • A produtividade e o desempenho interno aumentem.

Por meio de decisões estratégicas, os gestores de RH conseguem alcançar essas e outras metas que levam a empresa para o futuro do mundo corporativo. Podemos citar ainda outra vantagem do RH estratégico: a potencialização do processo de recrutamento e seleção.

Essa prática deixa de ser direcionada por “achismos” e passa a ser realizada por ferramentas virtuais eficientes. Dessa forma, é possível definir os perfis do candidato ideal para ocupar uma vaga interna. Além disso, as tecnologias mensuram habilidades, competências e aspectos comportamentais durante todas as etapas do processo seletivo.

O resultado é a contratação de profissionais alinhados com a cultura e os requisitos das funções internas. Isso reduz muito a taxa de rotatividade (turnover) da empresa, além de diminuir os custos com demissões, treinamento e a necessidade de novas contratações.

Como fazer uma gestão eficiente?

Você já viu o poder que a área de recursos humanos tem na organização e tudo que ela consegue modificar. Se deseja que o RH de sua empresa tenha um papel relevante e de destaque, precisa conhecer algumas ações para uma gestão de RH eficiente. Separamos as principais abaixo.

Faça um bom planejamento

Ser estratégico certamente requer um planejamento sólido. Na gestão de rh é fundamental estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, pontuando ações que tornarão possível alcançá-las.

O planejamento, que pode ser anual, engloba as práticas que serão seguidas, as tecnologias que serão usadas e as metodologias que serão implantadas na empresa. É importante que toda a equipe de recursos humanos esteja alinhada com os mesmos propósitos.

Esse plano de ação pode ser revisto periodicamente para que o foco seja mantido e deve inserir líderes e CEOs, pois é interesse da organização como um todo. Além disso, a gestão deve sempre acompanhar os índices de desempenho para entender se as ações propostas estão dando os resultados esperados.

Conte com profissionais capacitados

Recrutar e selecionar profissionais para todas as áreas da empresa é uma das maiores responsabilidades do RH. Sendo assim, ele é o primeiro setor que deve contar com os melhores talentos do mercado.

Profissionais capacitados farão com que a gestão de RH tenha um desempenho muito melhor e, também, seja mais inovadora e pontual nas soluções para a organização.

Oferecer treinamentos constantes é uma iniciativa que permite o desenvolvimento dos profissionais de recursos humanos, garantindo que eles estejam sempre atualizados e motivados.

Esteja alinhado com a visão da empresa

Para trabalhar de forma eficiente, é fundamental que  os gestores de RH tenham uma visão alinhada com a da mesa diretora da empresa. Afinal, o setor que lideram é responsável por repassar os valores e objetivos da corporação.

Esse alinhamento vai permitir um discurso unificado entre as partes da empresa, sem ruídos de comunicação que podem desanimar os colaboradores.

Tenha as ferramentas adequadas

As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas da  do RH. Por meio delas, é possível trabalhar de forma mais eficaz e estratégica.

Isso porque as ferramentas de recursos humanos permitem a otimização dos inúmeros processos burocráticos concernentes ao setor. Essas soluções substituem a papelada pela digitalização das informações.

E neste caso não falamos apenas das questões que envolvem o Departamento Pessoal, que é subsistema do RH mais operacional de todos. Estamos falando sobre ferramentas automatizadas e inovações tecnológicas que ajudam na tomada de decisão, gerenciam tarefas, entre outras. 

Com isso, os profissionais da área têm, a alguns cliques de distância, todos os dados necessários para realizar a gestão de pessoas. Contar com essas ferramentas permite que o setor gaste menos tempo com tarefas de rotina e invista em estratégias para a atração de talentos e o desenvolvimento de pessoas.

Faça avaliações de desempenho constantes

As avaliações de desempenho devem ser uma prática constante na gestão de recursos humanos. Por meio delas, os gestores de RH conhecem os pontos fracos e fortes, bem como as hard, soft e power skills dos colaboradores. Com esses dados em mãos, a gestão de RH utiliza o potencial dos profissionais de forma estratégica.

Por exemplo, um importante projeto interno pode ser feito por um time de colaboradores que, juntos, tenham todas as habilidades necessárias para entregar resultados a nível de excelência. Com esse tipo de equipe, a empresa pode almejar metas ainda mais grandiosas no mercado em que atua.

Outro benefício valioso das avaliações de desempenho é a entrega de informações a serem utilizadas nos feedbacks. Os gestores de RH irão aconselhar os colaboradores com o auxílio de dados concretos sobre a produtividade no trabalho. Em vista disso, os feedbacks ficam orientados e assertivos.

O resultado é que os profissionais percebem que aplicá-los gera melhorias para a carreira profissional. Ao colherem os frutos (promoções internas, aumentos salariais, prêmios etc.), sentem gratidão e confiança pela empresa

Ofereça um plano de carreira

A gestão estratégica ajuda na criação de um plano de carreira. Essa prática é essencial para que a empresa tenha um organograma completo, potencialize os resultados dos cargos e funções e consiga alocar os profissionais nas atividades certas.

Quando a carreira dos colaboradores é bem direcionada, o progresso deles é impulsionado. Como consequência, os profissionais se tornam mais inovadores, produtivos e engajados com as suas funções.

Um benefício que a gestão de RH pode esperar com o plano de carreira é a atração de talentos do mundo corporativo. 

De acordo com o estudoDifferentiating for success – securing top talent in the BRICs”, produzido pela Building a better working world (EY), os profissionais de alto desempenho são atraídos por organizações que aprimoram e direcionam suas carreiras por meio de práticas eficientes.

Como escolher o software de rh ideal?

Encontrar um bom software de gestão de RH vai impactar diretamente nos resultados da sua equipe. Por isso, é preciso atentar para o que uma ferramenta ideal vai oferecer.

Confira o que vai fazer a diferença em um sistema de recursos humanos.

Busque automação

Para que seu RH trabalhe a todo vapor, é fundamental eliminar as tarefas de rotina que não necessariamente precisam ser feitas por pessoas. Pense nas automações como a estrutura básica de qualquer setor que quer ser estratégico.

Existem inúmeros softwares de gestão de RH  que oferece automação de processos. A ferramenta vai armazenar todos os dados, criar padrões de trabalho, entregar relatórios e organizar todas essas informações de forma intuitiva.

Integre e centralize os processos

A área de recursos humanos em empresas maiores pode se subdividir em diversos setores para dar conta dos diferentes processos. Entre as principais áreas estão:

  • departamento pessoal;
  • folha de pagamento;
  • financeiro;
  • desenvolvimento de pessoas;
  • benefícios;
  • comunicação com funcionários.

Essas áreas precisam estar integradas para que o trabalho seja feito mais rápido e sem ruídos de comunicação. Assim, é fundamental que um software de rh garanta que todos esses processos estarão centralizados em um mesmo local.

Sem dúvidas, a gestão de Recursos Humanos precisa ser estratégica. Sabemos que criar um planejamento de sucesso no RH é desafiador e não é feito da noite para o dia, mas trouxemos um conteúdo que pode auxiliar nas prioridades que você, como gestor de RH, precisa. 

O que achou do nosso artigo? Caso não tenha baixado nosso Kit Jornada

da Gestão – O que não te contaram sobre um RH de sucesso, aproveite agora e clique no banner para realizar o download gratuitamente. 

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!

[PLANILHA GRATUITA]Cálculo de Turnover

Em parceria com a Escala, desenvolvemos uma planilha com fórmulas prontas para você calcular a rotatividade dos colaboradores na sua empresa. Confira! 🚀