Planejamento estratégico e gestão de pessoas

Convidados da Convenia
Gestão estratégica de RH
  4 min. de leitura

Planejamento estratégico se trata de um processo contínuo e sistemático que permite definir o caminho a ser seguido por uma organização para atingir os seus objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.

É projetar o futuro a partir de uma análise sobre o passado e presente.

Para analisar este contexto, é necessário levantar todas as oportunidades e ameaças do mercado. Depois disso definimos os objetivos e as ações, cuja eficácia dependerá do grau de engajamento da equipe de trabalho.

Mas qualquer plano, para se tornar realidade, precisa de uma força executiva. Esta força vem de quem dirige uma organização e também da sua equipe de trabalho. Sem o engajamento dela, o planejamento vira um entrave e a organização um “barco sem leme”.

O Planejamento Estratégico norteia todos numa mesma direção.

Gestão de pessoas é essencial ao Planejamento

O alinhamento das pessoas que fazem parte da organização é um dos principais fatores para o sucesso do planejamento.

Isso significa dizer que a equipe deve ser envolvida desde o início do processo de construção do planejamento, liderado pelo principal gestor da empresa.

Gestor e equipe precisam estar alinhados quanto ao propósito da organização.

A equipe precisa se apropriar do planejamento, sentir-se dona. Para isso acontecer a persistência do gestor é fundamental. Persistência porque não basta dizer: “vocês estão convidados”.

O gestor precisa convocar sua equipe, mostrar a importância que cada um tem e estar junto tanto na construção, na distribuição de metas e tarefas, como também no acompanhamento.

Ninguém gosta de ser cobrado, mas, com jeito adequado, o gestor tem todas as condições de demonstrar que o sucesso de todos depende do sucesso de cada um e isso se mede pelo atingimento das metas e pela conclusão das tarefas de forma qualificada.

Havendo engajamento, equipe vestindo a camisa, o aumento da competitividade da é uma consequência. Isso se dá pelas vias da qualidade e da produtividade.

Lembrando que:

As metas são de todos!

Há pontos cruciais nesse processo de engajamento da equipe. Vamos relacionar alguns:

  • Manter transparência no acompanhamento do Planejamento Estratégico;
  • Criar uma rotina de reuniões mensais e semanais para análise dos indicadores e dos projetos e ajustes;
  • Fazer os gestores participarem ativamente;
  • Criar uma política de recompensa por mérito.

Transparência significa que não se deve esconder os números (métricas), se queremos de fato que as pessoas se sintam parte integrante do planejamento e das estratégias da empresa precisamos expor os números.

Claro que podem existir métricas que são exclusivas da diretoria, porém, há também as métricas que devem ser do conhecimento de todos.

Transparência conquista credibilidade.

As reuniões de diretoria e da(s) equipe(s) são indispensáveis para manter o planejamento vivo e o time alinhado e motivado.

É o momento para analisar a evolução dos números e definir ações corretivas e preventivas, caso sejam constatados números que comprometem a meta.

As reuniões de equipe quando realizadas nas manhãs de segundas-feiras são mais produtivas e marca o início do trabalho na semana.

Não devem levar mais do que 20 minutos.

Para não ficar só no discurso de que o sucesso depende de todos e todos ganham com um bom planejamento e uma boa execução, uma política de participação nos resultados é uma boa recomendação.

Há softwares, dentre os quais o Scopi, especializados em planejamento estratégico, que possuem também recurso que ajudam a calcular o PLR (participação nos lucros e resultados).

Conheça o Scopi!

Para conhecer mais sobre esta ferramenta, acesse o site e veja como é fácil montar e acompanhar a evolução de um planejamento estratégico. Além disso, disso dá para planejar e controlar processos e tarefas rotineiras com mais eficiência e segurança. Para ler mais conteúdos como este, acesse nosso blog.

Se você quiser conversar mais sobre Planejamento Estratégico, nós da Scopi estamos prontos para ajudar!

———————————————————————————————————-

Sobre o autor:

O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!