O que é e quais as vantagens do plano de carreira em Y?

O que é e quais as vantagens do plano de carreira em Y?

O que é e quais as vantagens do plano de carreira em Y?

O que realiza um profissional? Não existe uma única resposta para essa pergunta. Afinal, o que satisfaz alguém pode não ter o mesmo efeito em outra pessoa. Por exemplo, nem todos conseguem ser felizes em cargos de liderança, pois alguns se realizam em funções mais técnicas. Devido a essas nuances de trajetórias profissionais, surgiu o conceito da carreira em Y.

Neste artigo, explicaremos que tipo de carreira é essa. Falaremos também quais são os benefícios de adotá-la na empresa. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é a carreira em Y?

Dito de forma simples, a carreira em Y é uma estratégia de promoção que apresenta duas opções ao profissional: um cargo de gestão ou de especialista em uma área. Para entender melhor, podemos comparar esse tipo de trajetória empresarial com os tradicionais planos de carreira. Como esses funcionam? De maneira linear e ascendente.

Por exemplo, um auxiliar administrativo segue recebendo promoções até alcançar um cargo de gerência ou diretoria. Em contrapartida, na carreira em Y, o progresso profissional é ascendente, mas não linear, pois sofre uma bifurcação na trajetória.

Para entendermos melhor, vamos usar o mesmo exemplo do auxiliar administrativo. Na carreira em Y, este colaborador recebe promoções de acordo com as suas competências e habilidades. Com o tempo, fica claro tanto para o RH quanto para o profissional que o melhor caminho não é em direção a um cargo de diretoria.

Em vez disso, depois de avaliações de desempenho e muito estudo, o colaborador é convidado para atuar como headhunter da empresa – uma função estratégica e importante. 

Nesse cargo, ele utilizará as hard e soft skills para encontrar e atrair valiosos talentos profissionais para a organização. As chances de que trabalhe com maior satisfação e produtividade são enormes.

Como a carreira em Y funciona?

A carreira Y se embasa na flexibilidade e na personalização da trajetória profissional. Por isso, está alinhada com a atual era de disrupção dos modelos tradicionais de carreira. Nesse cenário, os colaboradores são estimulados a se autoconhecer para seguirem um caminho empresarial alinhado com o perfil profissional e aspirações pessoais.

Quando a empresa oferece esse tipo de carreira, atrai em especial os jovens talentos. De acordo com dados apresentados em um artigo da McKinsey & Company, os profissionais da geração Z (nascidos entre 1995 a 1997) dispensam padronização. O que mais os atraem é a possibilidade de traçar o próprio rumo profissional.

Para que a organização ofereça esse ambiente flexível, o RH precisa não só implantar a carreira em Y como também orientar os colaboradores para se adaptarem a ela. Isso é possível por meio de uma gestão de competências, processos de coaching, mentorias, programas de treinamento e desenvolvimento.

Assim, os profissionais internos terão o conhecimento, a capacitação e a maturidade para decidirem se optarem pela carreira em Y ou outra trajetória. Essa abertura para decisões tornará a experiência dos colaboradores (employee experience) muito mais interessante e enriquecedora.

O resultado é a elevação da taxa de retenção em contraste com a redução dos níveis de rotatividade (turnover) interna.

Quando o RH deve indicar o plano de carreira em Y

Às vezes, um colaborador não consegue decidir por si só qual é o melhor tipo de carreira a ser seguida. Nesse caso, a orientação do RH é muito valiosa. Porém, qualquer conselho dado deve ser direcionado por dados e relatórios sobre o perfil e o desempenho do profissional.

Além disso, é importante que os gestores conheçam bem os membros da sua equipe por meio de conversas e feedbacks regulares. Dessa forma, será possível ajudar o colaborador a seguir como especialista ou líder, sem futuras frustrações e arrependimentos.

Quais vantagens do plano de carreira em Y?

A empresa obtém muitas vantagens quando insere a carreira em Y na política do plano de carreira dos colaboradores. A seguir, apontamos os principais benefícios.

Desenvolvimento de competências

A carreira em Y possibilita que os colaboradores exerçam cargos de acordo com suas soft skills. Sendo assim, eles aprimoram e desenvolvem competências inatas que podem ser bem utilizadas para o sucesso das demandas e projetos internos.

Maior atratividade e redução da rotatividade

Vivenciar uma carreira personalizada é o sonho de muitos profissionais. Por isso, a empresa que tem a carreira em Y melhora a employer branding (marca empregadora), gerando a atração e a retenção de talentos. O resultado pode ser uma organização amada e disputada pelos melhores profissionais do mundo corporativo.

Desenvolvimento de uma visão inovadora

A flexibilidade oferecida por esse plano de carreira permite que os colaboradores com perfil de especialistas atuem em áreas estratégicas. Dessa forma, a empresa consegue inovar demandas por meios das habilidades desses profissionais. Em vista disso, os processos são constantemente criados, recriados e aprimorados.

Aproveitamento das melhores habilidade do profissional

A carreira em Y atrelada a gestão de competências profissionais é capaz de revelar talentos escondidos atrás de uma padronização do perfil comportamental. Quando uma competência é descoberta, o colaborador trabalha em algo que domina com facilidade. Por outro lado, a empresa aproveita o melhor que os profissionais podem oferecer.

Aumento da produtividade da equipe

Os colaboradores são mais felizes, produtivos e engajados quando estão realizados no trabalho. A carreira Y ajuda os profissionais a encontrarem essa realização das funções que exercem. Um ambiente interno tomado por um clima de contentamento é a receita para o sucesso do negócio.

Segundo o estudoGlobal Talent 2021 – How the new geography of talent will transform human resource strategies”, produzido pela Oxford Economics,  os negócios precisarão cada vez mais de competências profissionais para realizarem suas atividades internas.

Como vimos neste artigo, a carreira em Y é a estratégia adequada para descobrir e desenvolver valiosas habilidades. Sendo assim, a empresa caminha com segurança em direção ao futuro do mundo corporativo.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como funciona e os benefícios da carreira em Y? Agora, queremos ajudar sua empresa a desenvolver os profissionais internos. Baixe agora mesmo o nosso e-book: PDI – Guia completo sobre o Plano de Desenvolvimento Individual.

New call-to-action

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post