Veja 7 dicas para melhorar a atração de talentos da sua empresa

Marcelo Furtado
Recrutamento e Seleção
  8 min. de leitura

Atração de talentos: se esse processo é um dos maiores desafios do setor de RH, é também uma das etapas mais importantes para garantir um time de alta performance, engajado e alinhado com os valores da empresa. Mas afinal, como melhorar a estratégia para incrementar a equipe com ótimos profissionais?

Diante da realidade de um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, traçar um plano de ação para atrair profissionais de alto nível é realmente uma tarefa complexa. Nesse cenário, a boa notícia é que o negócio pode lançar mão de táticas inovadoras e eficazes para aperfeiçoar seus processos de seleção e aliar expertise técnica à sintonia com a cultura organizacional.

A seguir, confira 7 dicas valiosas para aumentar a qualidade da captação de talentos na sua empresa!

7 dicas para melhorar a atração de talentos na sua empresa

Descubra o que é necessário fazer para a trair talentos na sua empresa e aumentar a retenção de colaboradores:

1. Estude e promova os valores essenciais da empresa

Muito mais do que frases inspiradoras, os valores, a missão e o propósito de trabalho da empresa devem ser encarados como um verdadeiro guia para a conduta organizacional (dentro e fora do ambiente de trabalho).

Nesse cenário, é fundamental que, antes de tudo, a equipe de RH e as lideranças tenham uma compreensão plena acerca daquilo que orienta a atuação do negócio, investigando o porquê e o como da sua presença no mercado. Somente a partir dessa análise é possível pensar e aplicar estratégias para disseminar a cultura empresarial no time, fortalecendo o senso de pertencimento dos funcionários e aumentando seu engajamento.

Por sua vez, toda essa coesão entre os colaboradores esclarece o perfil de talentos compatíveis com a organização, beneficiando tanto a captação quanto a retenção de bons profissionais.

2. Crie uma persona que defina o profissional ideal

No universo do marketing, o termo persona é utilizado para designar o perfil de um potencial cliente fictício, que é o protótipo do público-alvo ideal da empresa. A proposta, aqui, é aplicar esse princípio ao RH para definir as características do profissional ideal (talent persona). Com essa clareza, torna-se muito mais fácil pensar estratégias de atração de talentos voltadas para esse perfil específico, aumentando a eficiência das ações.

Dados de comportamento, competências, demografia, motivações e objetivos estão entre os fatores que devem compor a criação da persona. Na elaboração, converse com os profissionais mais engajados, de destaque e produtivos da empresa, alinhando expectativas e requisitos para definir as características prioritárias para cada cargo em questão.

Vale acrescentar, porém, que embora a talent persona seja uma ferramenta valiosa para orientar estratégias de atração e retenção de colaboradores, ela não deve ser interpretada “a ferro e fogo”: muitas vezes, profissionais fora do perfil traçado podem surpreender positivamente e ser escolhas acertadas para compor a equipe.

3. Invista em employer branding

Já ouviu falar em employer branding? A tendência inovadora consiste em planejar e implementar ações estratégicas para maximizar a satisfação da equipe, fortalecer a cultura interna da empresa e propiciar a criação de uma percepção positiva sobre o ambiente de trabalho do negócio no mercado.

Com a aplicação do conceito, a gestão não apenas investe em iniciativas para obter colaboradores mais motivados e comprometidos com o trabalho, como também define diretrizes claras acerca do perfil de profissional visado e das táticas para criar uma equipe mais coesa e competente. Dessa forma, as chances de atrair talentos de alto nível e que compartilhem dos valores da organização são potencializadas.

4. Elabore um programa atraente de benefícios

Muito mais do que salários competitivos, vale-alimentação, vale-transporte e outros benefícios clássicos que promovem o bem-estar dos funcionários, é preciso ir além para planejar iniciativas que agreguem um diferencial para a vivência na empresa.

Profissionais de alto nível, afinal, exigem propostas de alto nível. As novas gerações demonstram cada vez mais interesse em estilos de trabalho que reflitam uma mentalidade inovadora, que abra espaço para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o autodesenvolvimento.

As ações, nesse sentido, podem abarcar desde horários de trabalho flexíveis a programas de recompensas por atingimento de metas. Também, eventos educativos de capacitação, liberdade criativa/autonomia na execução de projetos e implementação de uma gestão horizontal.

5. Aposte em marketing de recrutamento

Enquanto o marketing tradicional transforma leads em clientes, o marketing de recrutamento deve entrar em cena para converter candidatos em boas contratações. Nessa perspectiva, a atração de talentos é encarada como uma captação de clientes, buscando estratégias inteligentes não apenas para divulgar as vagas, mas para gerar interesse nos potenciais novos funcionários.

Nesse sentido, indo além de comunicar as competências para determinado cargo, a empresa deve lançar mão de disseminar a marca da empresa e os motivos para se trabalhar na mesma, encantando os candidatos antes mesmo que eles demonstrem interesse em alguma oportunidade. Algumas estratégias desse marketing incluem:

  • trabalhar ativamente para difundir o propósito, os valores e a cultura do negócio nas suas redes sociais, na página de carreira e em campanhas publicitárias;
  • assegurar a transparência e a veracidade do que é divulgado, não negligenciando o bem-estar dos funcionários atuais;
  • criar e disseminar conteúdo relevante sobre o histórico, o estilo de trabalho, os pontos positivos e a missão da empresa. Vale lembrar que, do mesmo modo como um cliente procura informações sobre a credibilidade da organização antes de fechar um negócio, os candidatos também o fazem em relação à sua reputação no mercado de trabalho;
  • criar mecanismos que facilitem a candidatura (ou conversão) de potenciais funcionários, fornecendo uma página de carreira sempre atualizada com as vagas disponíveis, espaço para que os candidatos demonstrem seu interesse e enviem seu currículo (mesmo que não haja vagas atuais na sua área) e um canal de comunicação ativo entre a empresa e os talentos.

6. Promova uma seleção humanizada

A humanização do processo de seleção envolve desde a postura do recrutador (criando um ambiente tranquilo e agradável e evitando que a entrevista se transforme em um interrogatório incômodo) até a valorização das soft skills do candidato para avaliar seu perfil comportamental.

Mais do que expertise técnica, a coerência dos profissionais com o propósito do negócio deve ser investigada, promovendo uma troca de ideias saudável e humana para uma avaliação global do colaborador na atração de talentos.

7. Estabeleça um plano sólido de cargos e salários

“Quais são minhas possibilidades e perspectivas nesta empresa?”: eis uns dos questionamentos mais realizados por pessoas que desejam uma realocação no mercado. De fato, falhar nesse quesito pode acarretar no desinteresse de excelentes profissionais que, com razão, desejam ter clareza acerca das suas oportunidades de desenvolvimento em uma organização.

Nessa perspectiva, invista em um plano de cargos e salários que prime pela consistência e pela transparência, possibilitando que os candidatos estejam cientes das vantagens de permanência na empresa. Mais do que possibilidades de remuneração e crescimento, é importante que o plano contemple também as oportunidades em termos de reconhecimento, desafios e desenvolvimento pessoal.

Vale destacar que esse trabalho já deve começar muito antes do processo de seleção, incluindo as ações do marketing de recrutamento.

Implementar um plano eficiente de atração de talentos é parte imprescindível de um RH estratégico, permitindo que a empresa não atue apenas de forma passiva diante da captação de bons profissionais. Ela deve assumir um papel ativo na divulgação do potencial e dos benefícios da organização.

Quanto antes houver o investimento nessas ações, mais rápido a empresa colherá os resultados! Gostou do conteúdo? Assine agora nossa newsletter e fique por dentro de mais informações relevantes para impulsionar seu RH!

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