RH Estratégico: o que é e como se tornar?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  18 min. de leitura

Por muito tempo, a área de Recursos Humanos era vista como operacional e burocrática dentro da empresa, trabalhando apenas com questões como admissão, desligamento e gestão de benefícios. No entanto, essa visão é cada vez mais distante. Hoje, ter um RH estratégico é crucial para todo negócio.

Boa parte dos profissionais da área já apostam no levantamento de dados, na aquisição de talentos, na definição de objetivos e no planejamento operacional. Além disso, o RH precisa estar inserido em uma cultura de Transformação Digital.

Quer ser mais eficiente e gerar mais valor na gestão de pessoas, mas não sabe como? Se você sente que está cumprindo as tarefas no automático, perdendo o controle sobre as suas demandas e que não tem tempo para pensar a longo prazo, veio ao lugar certo!

Neste artigo, você vai entender o que é RH estratégico e como ele pode transformar seu negócio.

A seguir, veja como o RH estratégico se caracteriza, os principais indicadores para nortear sua gestão, suas práticas essenciais, como se qualificar no assunto e o melhor software para te apoiar nas tarefas operacionais.  

Afinal, o que é um RH estratégico?

O conceito de RH estratégico diz respeito a uma atuação pautada no planejamento da Gestão de Pessoas, na tomada de decisões embasadas em dados, na evolução de processos e na busca por resultados contínuos e escaláveis.

O RH estratégico tem por objetivo auxiliar na tomada de decisões alinhadas às metas do negócio, integrar os setores internos, maximizar a eficiência operacional e potencializar o capital humano.

Para auxiliar as orientações da organização e atuar com base na análise de informações, essa é uma área que depende diretamente da tecnologia e da inovação.

Com as ferramentas certas, o RH consegue ir além das questões burocráticas e reativas, passando a atuar com foco em resultados e na geração de valor. Isso se estende tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

Com planejamento e inteligência, o segmento consegue alinhar o desenvolvimento das pessoas ao do negócio, otimizar os fluxos de trabalho e agregar mais clareza à definição e entrega de resultados.

Simultaneamente, a empresa conta com um aliado atento às principais tendências e recursos para aprimorar sua coordenação. Assim, ela ganha em termos de inovação, agilidade, assertividade, eficiência, entre outras vantagens competitivas.

Planner RH e DP 2024

Uma abordagem que vai além da tradicional

Diante das características apresentadas, é fácil entender qual a diferença entre RH operacional e estratégico.

Ela diz respeito principalmente à sua capacidade de gerar resultados para além do setor. Enquanto o modelo tradicional foca em questões burocráticas, o estratégico otimiza a administração por meio da análise de dados e de processos e ferramentas mais eficientes.

Claro que a gestão estratégica não é aquela que deixa as rotinas de departamento pessoal (DP) em segundo plano. Ele também não deixa de se preocupar com o aprimoramento do controle do holerite, do ponto eletrônico ou da gestão de benefícios. Todas essas coisas são essenciais para a boa administração de pessoas.

Uma pesquisa veiculada na Harvard Business ilustra bem a importância do departamento. Ao acompanhar os resultados econômicos de 53 empresas, descobriu-se que as que têm boas práticas de RH têm desempenho 51% superior ao mercado. Isto é, são mais bem-sucedidas.

O que é necessário para considerar o RH estratégico?

Uma dúvida comum é: até que ponto o RH pode ser considerado só operacional e quando passa a ser também estratégico?

Em geral, não há uma resposta específica. No entanto, existem quatro principais fatores que ajudam a entender qual a missão deste segmento. São eles:

Visão estratégica do negócio

O primeiro e mais importante passo para um RH ser considerado estratégico é conhecer a visão da empresa a fundo. Isso significa compreender o modelo de negócio com exatidão, as metas e dificuldades das áreas operacionais, entender sua cultura, e assim por diante. 

Tudo isso pode soar básico em um primeiro momento, mas não é! Muitos gestores da área não se preocupam com isso, afetando direta e negativamente a forma como se trabalha.

Afinal, as ações estratégicas dependem de um conhecimento profundo sobre as expectativas e demandas de todos os setores. Isso é o que permite uma definição mais assertiva de soluções, processos e ferramentas para atender às necessidades mercadológicas.

Análise de dados

Muitas áreas já foram revolucionadas pela análise de dados. Isso vai desde as métricas de vendas, até os indicadores de logística e as análises de finanças. A estrutura de RH estratégico também acompanha essa tendência.

Os softwares e ferramentas de RH hoje são essenciais na área devem ser usados como mais que simples controles. Eles devem produzir informações que sejam relevantes para as organizações.

Por meio de indicadores e relatórios personalizados, é possível entender a fundo os principais gargalos e oportunidades no RH, as demandas de desenvolvimento entre os talentos, as necessidades de melhorias no clima organizacional, entre outros insights.

Agente de transformação

A gestão de pessoas moderna é ativa em termos de transformação. Ela deve propor melhorias nos fluxos de trabalho, na forma como as lideranças lidam com os talentos, nos modelos de entrega de resultados e em tudo que for pertinente para a empresa e seu capital humano.

Ao impactar processos, o RH estratégico influencia o ambiente. Assim, ele transforma as relações de trabalho em algo que motive os colaboradores a prestarem seus serviços da melhor forma possível.

Tecnologia de ponta

O setor está inserido no contexto da Transformação Digital. Nele, a tecnologia é protagonista e boa parte dos processos podem ser melhorados com softwares de gestão, automação e análise de dados.

Assim, contar com soluções de ponta é essencial para o RH ser considerado estratégico. Hoje há sistemas que impactam toda a atuação da área, desde as tarefas operacionais, até a administração da informação, comunicação, personalização de processos, estratégia, e assim por diante.

Estar atento a essas mudanças pode significar o sucesso da sua organização no médio prazo. Pare e reflita sobre como o seu departamento está estruturado e se é, de fato, um fator que contribui para o sucesso da empresa.

Os 4 principais indicadores de um RH estratégico

Os indicadores de RH estratégico têm um papel de extrema importância na área. Afinal, são eles que dão embasamento às ações e melhorias propostas para os mais diversos setores de um negócio.

Evidentemente, essas métricas variam de acordo com as características e necessidades específicas de cada empresa. Por isso, é importante saber determinar quais dados são relevantes para a sua gestão e elencar aqueles pertinentes à sua tomada de decisão.

Com um bom sistema de gestão de pessoas, você consegue monitorar essas informações em tempo real, com cálculos automáticos e elaboração de relatórios intuitivos. Tudo isso permite uma compreensão ágil e assertiva da realidade organizacional.

Para que você entenda quais indicadores podem ser utilizados em prol das suas estratégias e qual é a lógica por trás da sua utilização, abaixo elencamos os principais deles. 

Clima Organizacional

O clima organizacional tem influência direta sobre a satisfação e engajamento dos colaboradores. Logo, ele também impacta diretamente no seu desempenho e rendimento. Para otimizar esse ponto, você precisa ir além das questões que envolvem o espaço físico da empresa. 

Assim, é essencial observar quais são os relacionamentos entre as pessoas, qual o seu nível de comprometimento com o negócio, interesse e até mesmo os graus de estresse e tensão aos quais os talentos estão submetidos. 

Tenha em mente que as interações mudaram, especialmente com a popularização do home office. O desafio aqui é garantir a fluidez de informações, resolução rápida de conflitos e estabilidade emocional entre os membros da equipe.

O clima organizacional pode ser medido a partir de diversos indicadores, que juntos apontam como está a produtividade e o engajamento do time. Atualmente, os melhores sistemas de RH disponibilizam esse tipo de análise de forma automática. 

Produtividade 

A produtividade é uma consequência de um clima organizacional favorável. Por isso, medir os índices de satisfação dos colaboradores também é importante para avaliar o rendimento da sua equipe.

Um dos principais métodos utilizados para isso é a avaliação de desempenho e o cumprimento dos Planos de Desenvolvimento Individual.

Taxa de Turnover

A Taxa de Turnover diz respeito ao volume de admissões e desligamentos. Ela é essencial para tornar o RH mais estratégico, porque permite entender o índice de rotatividade entre os colaboradores. 

Para fazer o cálculo, é comum somar o número de admissões ao de desligamentos, dividir o resultado por dois e depois pelo total de funcionários, obtendo assim uma média.

Como nos casos anteriores, existem softwares que fazem essa operação automaticamente. Com essas ferramentas, é possível acompanhar o turnover em tempo real e ainda fazer outras análises úteis.

Por exemplo, ao incluir quais demissões foram voluntárias e involuntárias, você consegue entender melhor como está a sua capacidade de retenção e se existem melhorias a serem aplicadas.

ROI

Finalmente, temos o ROI. Trata-se da sigla para Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento. Seu cálculo também se baseia em uma média simples. Basta subtrair o retorno obtido do investimento realizado e dividir por esse mesmo valor investido.

Com o resultado, você consegue determinar o quão viáveis foram suas ações. Ou seja, se suas estratégias realmente tiveram resultados positivos ou se causaram prejuízos para a organização. 

Por exemplo, imagine que você investiu R$ 2.000 em ações de engajamento para diminuir o turnover dos colaboradores. Depois dessa estratégia, sua empresa conseguiu economizar R$ 3.000 em custos que tinha com desligamentos.

Aplicando o ROI (3.000 – 2.000 / 2.000 = 0,5), quer dizer que você teve um retorno de 50% sobre seu investimento. Nesse caso hipotético, o desempenho da sua ação foi excelente. Caso o resultado fosse negativo, significaria que você teve prejuízo e deveria rever o planejamento organizacional.

Como aplicar a cultura de inovação a um RH estratégico

A cultura de inovação pode ganhar fôlego no RH estratégico e nas demais áreas da organização quando elas favorecem o intraempreendedorismo. É preciso criar espaços para que os colaboradores possam sugerir – e conduzir – mudanças nas suas áreas de atuação, tendo o departamento de recursos humanos como suporte.

Seus profissionais devem ter liberdade, incentivos e autonomia para testar novas ideias, compartilhar informações com os colegas e buscar ajuda em outros setores.

É inviável estabelecer uma verdadeira cultura de inovação. Afinal, isso significa um movimento que inclui todos os membros da equipe, e não deve ficar restrito à liderança.

Dicas para implementação

O cruzamento de ideias e recursos entre múltiplos departamentos pode ser pautado através dos squads, equipes multidisciplinares que se reúnem a partir de um objetivo em comum e possuem algum grau de autonomia para encontrar a melhor forma de alcançá-lo.

Uma sugestão é implementar um time voltado à capacitação. Seus membros devem pensar formas de promover a cultura de inovação em cada departamento, enquanto o RH estratégico centraliza tais ideias e avalia o potencial de cada uma.

O endomarketing é um grande aliado nesse processo, pois pode auxiliar na divulgação das mudanças de forma criativa. Além dos e-mails formais geralmente enviados, o RH pode aproveitar o marketing para fazer ações pela empresa a fim de engajar ainda mais os colaboradores.

Embora o setor de recursos humanos esteja no centro desse squad, é possível rotacionar a liderança da equipe de acordo com a fase do projeto. Um funcionário na área de marketing pode conduzir campanhas internas que promovam os treinamentos, por exemplo.

Metodologias ágeis favorecem a constante experimentação e atualização, evitando que a empresa ou um de seus departamentos fique preso em burocracias. É uma ferramenta que impulsiona qualquer projeto inovador e garante uma boa transição do RH tradicional para o estratégico.

Ações essenciais para um recursos humanos mais estratégico e eficaz 

Agora que já sabe quais são as responsabilidades do RH estratégico, seus principais indicadores e sua relação com uma cultura de inovação, você deve estar se perguntando como desenvolvê-lo na prática.

Existem diversas ferramentas e ações relacionadas a como transformar o setor em uma área estratégica. Todas elas passam por algumas práticas básicas. Isso inclui: 

Monitore os atuais indicadores de desempenho

Como você viu neste artigo, existe uma grande quantidade de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) que podem ser monitorados pelo RH. Em geral, essas informações ajudam o departamento a ser mais eficiente e a tomar decisões assertivas, bem como se planejar de modo estratégico.

Entre os principais KPIs, é possível citar: assiduidade ao trabalho, turnover, satisfação dos profissionais, número de conflitos interpessoais, eficiência operacional e custo por cada funcionário. 

Lembre-se que é preciso avaliar quais indicadores mais se relacionam ao objetivo do seu setor. A partir disso, você deve monitorá-los regularmente com o auxílio de um bom sistema.

Estabeleça objetivos estratégicos e alinhados à empresa

Tenha sempre em mente que o RH estratégico é alinhado à visão da empresa. Para tanto, precisa definir objetivos e metas que colaborem com o crescimento e sucesso da organização. 

Aqui, é cada vez mais comum criar metas no formato OKR (do inglês “Objectives and Key Results”, ou “objetivos e resultados-chave”).

Isso significa definir um objetivo genérico e, depois, fragmentá-lo em resultados menores e de curto prazo, mais fáceis de alcançar. Desse modo, o RH pode estar mais alinhado à companhia.

Invista na atração e retenção de talentos

Não se gerenciam pessoas, se administra com pessoas. Exatamente por isso, é preciso contar com gente talentosa, com competências técnicas e comportamentais específicas. 

Contudo, o desafio é grande para conseguir isso. Afinal, há certa escassez de mão de obra qualificada no mercado. Por isso, é preciso criar estratégias para atrair e reter.

Uma das principais é oferecer uma boa cesta de benefícios. Além dos tradicionais (plano de saúde, seguro de vida etc.), existem outros mais modernos e capazes de entusiasmar os talentos. Isso inclui vale-cultura, bolsa de estudo, parceria com academias, entre outros. Avalie quais mais se adéquam a sua equipe.

Modernize os atuais processos de RH

De acordo com a Deloitte, 56% das empresas estão reformulando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais. 

A verdade é que os processos devem ser modernizados continuamente, objetivando torná-los mais eficazes. Para tanto, a tecnologia é crucial.

Conte com um software que moderniza as rotinas do departamento pessoal, permitindo a distribuição online dos holerites, facilitando a comunicação interna e o monitoramento dos atuais resultados. Mais do que nunca, a Transformação Digital é a principal resposta para como montar um RH estratégico.

Aprimore a comunicação interna empresarial

Muitos negócios focam demais em sua comunicação com o público externo, mas acabam se esquecendo de dialogar com quem está dentro da empresa . 

Em diversos casos, esse erro acaba gerando falta de alinhamento, compromisso e motivação entre os colaboradores.

Por causa disso, melhorar este ponto deve ser uma prioridade no organograma do RH estratégico
Você pode começar a implementar novos canais para recepção e emissão de mensagens. Os exemplos podem incluir murais de recado, aplicativos mobile e softwares especializados.

Terceirize outras demandas

Por fim, a dica é terceirizar demandas. Nem sempre dá para fazer tudo com excelência dentro da empresa, seja por falta de profissionais qualificados ou de know-how. 

Nesse caso, uma saída adotada pelos melhores cases de RH estratégico é terceirizar e manter o foco só no que realmente importa à gestão.

Imagine, por exemplo, a terceirização da folha de pagamento. De imediato, o processo poderia ser feito por especialistas da área.

Conheça os cursos especializados de RH na Convenia Academy 

Até aqui, você acompanhou nossas dicas gerais sobre como fazer um planejamento estratégico de RH. Temos certeza de que elas serão muito úteis para você dar os primeiros passos na área, mas também é importante ir além. Lembre-se que esse é um segmento abrangente e repleto de possibilidades. Assim, uma boa qualificação é o melhor caminho para você ter sucesso.

A Convenia Academy é a escola digital de RH e Departamento Pessoal ideal para você destravar as suas habilidades na área.

São diversos cursos 100% online. Todos eles contam com módulos dinâmicos, materiais de apoio e exercícios práticos. Além disso, as aulas são dadas por especialistas de mercado e contam com certificado de conclusão.

No curso de People Analytics, por exemplo, você terá acesso a todos os conhecimentos que precisa para criar uma gestão orientada a dados. Trata-se de um requisito vital para o setor.

Já no curso de Cultura Organizacional, você irá aprender todas as etapas essenciais no intuito de remodelar e estabelecer uma cultura de inovação junto aos colaboradores.

Um software de RH pode facilitar todo o processo! 

Ciente sobre o que um RH estratégico pode oferecer para a organização, invista em um bom software para facilitar a sua implementação. Afinal, você já sabe que ele oferece inúmeras ferramentas para otimizar a sua atuação na área. 

Confira algumas possibilidades: 

People Analytics

O software de RH permite coletar, armazenar e analisar dados sobre os colaboradores. Com ele, você tem insights valiosos para tomar decisões estratégicas, identificando tendências de turnover, o desempenho das equipes, entre outros insights para melhorar a eficiência geral da empresa.

Gestão de Informações e Documentos

Digitalize e centralize a gestão de documentos. Isso inclui contratos, currículos, avaliações internas, entre outros importantes. Acesse cada informação em poucos cliques, personalize os arquivos conforme suas necessidades e ganhe mais eficiência. 

Avaliação de Desempenho

Crie e acompanhe avaliações de desempenho de forma mais estruturada, com feedbacks regulares e acompanhamento de todo processo. Isso ajuda a identificar talentos promissores, áreas de melhorias e ter um melhor alinhamento coletivo.

Clima Organizacional

Um bom software de RH pode ser utilizado para criar pesquisas de clima organizacional, medir a satisfação dos colaboradores, identificar problemas e tomar ações para melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade.

Comunicação Interna

Uma plataforma de RH digital também otimiza a comunicação interna. Nela, os colaboradores podem receber notificações com comunicados importantes, atualizações da empresa, acompanhar suas solicitações, entre outras informações.

Gestão completa dos colaboradores

Tenha um ambiente completo para gerenciar todas as demandas. Isso vai da admissão, até seu desenvolvimento, benefícios, feedbacks, férias, e assim por diante. Tenha uma visão abrangente e simplifique as tarefas do dia a dia.

Funcionalidades operacionais

O RH digital desburocratiza diversas atividades operacionais. Com admissões automatizadas, R&S simplificados, gestão de férias e agendas de obrigações, por exemplo, você ganha tempo e assertividade para se dedicar à parte de planejamento e crescimento do negócio.

Arquitetar e manter um RH estratégico deve ser prioridade dentro de toda empresa. Afinal, o setor assume papel de protagonista e pode aumentar a competitividade da companhia. Sem um bom RH, por outro lado, erros e problemas serão mais recorrentes.

banner-trial-relatórios-estratégicos

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!