Endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing com foco nos colaboradores da organização. O principal objetivo do endomarketing, ou marketing interno, é envolver e engajar os colaboradores, aprimorar o employer branding e criar uma equipe cada vez mais capacitada e motivada.
Já pensou em melhorar a imagem que a sua empresa passa para seus próprios funcionários? O endomarketing podem ser a solução ideal para isso.
Em um mercado no qual 75% dos trabalhadores se perdem por falta de engajamento e motivação, adotar ferramentas que estimulem o reconhecimento e o envolvimento em todas as atividades é fundamental.
Por isso, empresas dos mais diversos setores vêm investindo na produção de eventos voltados a seus colaboradores, além de estratégias que impulsionam a comunicação e a transparência entre todos.
Entenda a seguir como funciona o endomarketing e saiba quais tipos de eventos internos você pode (e deve!) realizar na sua empresa.
O que é endomarketing?
Endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing com foco nos colaboradores da organização. O principal objetivo do endomarketing, ou Marketing interno é envolver e engajar os colaboradores, aprimorar o employer branding e criar uma equipe cada vez mais capacitada e motivada.
O endomarketing deve ser um trabalho realizado em conjunto pelas áreas de marketing e RH da empresa. Afinal, é preciso desenvolver um conjunto de iniciativas nas quais o público-alvo é composto pelos próprios funcionários. E uma das principais ações para a implantação do endomarketing é a realização de eventos internos que envolvam toda a equipe em torno de um único propósito.
A importância da comunicação interna
A comunicação interna tem um papel fundamental no sucesso da empresa. Sem uma boa interação, não é possível, por exemplo, implementar uma estratégia eficiente de endomarketing. Além disso, o clima organizacional, a motivação e o engajamento das equipes ficam seriamente prejudicadas.
Percebendo essa importância, muitas empresas estão investindo na melhoria de suas campanhas internas de comunicação. Esse cenário é apresentado na pesquisa “Tendências – Como será a comunicação interna nas empresas brasileiras em 2021?”, publicada pela SocialBase (SB) e a Ação Integrada.
Segundo esses dados, 46,3% das organizações respondentes disseram que aumentaram os seus orçamentos para as campanhas de comunicação. Outros 67,4% revelaram que os programas de comunicação pelos gestores são uma prioridade na empresa.
Mas quais as vantagens reais que as organizações obtêm com a comunicação interna? Entre as principais, podemos destacar:
- Alinhamento e integração dos times;
- Otimização dos processos;
- Diminuição dos ruídos na comunicação;
- Estímulo ao espírito colaborativo;
- Potencialização da produtividade interna.
Para que esses benefícios sejam sentidos, a comunicação interna deve ser embasada em ações e ferramentas alinhadas com os objetivos da organização. Algumas dessas práticas são:
- Intranet;
- TV corporativa;
- Mural de recados;
- Reuniões descontraídas;
- Rede social interna.
Benefícios dos eventos internos para o endomarketing
A realização de eventos internos periodicamente é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de diversos segmentos e tamanhos. Com eles, é possível reunir setores, departamentos e até a empresa inteira para que um objetivo seja cumprido. Dentre os principais benefícios da realização de eventos internos estão:
- Unir equipes de departamentos diferentes;
- Criar uma relação mais próxima entre gestores e colaboradores;
- Realizar treinamentos e capacitações;
- Reunir os colaboradores em torno de assuntos em comum;
- Demonstrar o compromisso da empresa com a valorização pessoal e profissional de cada funcionário;
- Proporcionar maior comunicação e alinhamento entre as equipes;
- Redução dos índices de turnover;
- Melhoria do employer branding (marca empregadora) da empresa;
- Otimização da employee experience (experiência do colaborador);
- Reforçar a cultura interna nos profissionais;
- Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos times.
Os eventos internos ajudam a criar um ambiente de trabalho cada vez mais conectado. Como consequência, os colaboradores ficam mais produtivos e se sentem mais motivados, já que a empresa também mostra que está envolvida com o aperfeiçoamento interno e a manutenção de relações saudáveis de trabalho.
Com a pandemia do Covid-19, muitos profissionais migraram dos escritórios das empresas para o home office. Essa tendência tende a continuar nos anos à frente por meio do modelo de trabalho híbrido (parte da jornada sendo presencial e parte remota).
Nesse contexto, os eventos internos serão ainda mais importantes. Por meio deles, a empresa conseguirá manter as equipes unidas e reforçar os laços de amizade entre os colaboradores. Além disso, esses encontros serão ferramentas valiosas para a melhoria da saúde emocional, mental, física e psicológica das equipes remotas.
Toda empresa deve investir em endomarketing?
Muitos gestores caem no erro de achar que seja pelo custo ou pela necessidade, o endomarketing só pode ser realizados pelas grandes empresas. E isso acaba enfraquecendo a própria cultura organizacional, que não consegue fortalecer a relação com os colaboradores ou alinhá-los em torno dos propósitos de crescimento.
No entanto, não é preciso contar com grandes recursos para realizar um evento interno ou pensar em uma estratégia de endomarketing: tudo pode ser adaptado e organizado de acordo com as necessidades e os principais objetivos. Por isso, não importa se a sua empresa é uma pequena startup, uma loja ou uma grande empresa de tecnologia: investir na realização de eventos internos é sempre recomendado por trazer diversos benefícios ao desenvolvimento empresarial.
Quais eventos internos devo organizar?
Dependendo do setor de atuação da empresa e dos objetivos a serem alcançados com o endomarketing, existem alguns tipos de eventos internos que devem ser priorizados. Mas, independentemente dos eventos escolhidos na estratégia, é fundamental engajar os colaboradores e motivar a equipe a estar presente nestes momentos.
E para manter os eventos internos sob controle e garantir que consigam trazer os resultados esperados, a principal dica é organizá-los de acordo com um checklist. Confira os principais tipos de eventos internos que podem ser organizados e as principais vantagens de cada um deles:
Palestras
A realização de palestras é uma ótima forma de envolver os colaboradores da empresa em torno de um tema. A empresa pode convidar um palestrante para transmitir conhecimentos profissionais aos funcionários ou até para trazer mais motivação para a equipe.
O mais interessante das palestras é que o público também pode participar dando sua opinião e fazendo perguntas. Isso aumenta a sensação de comunidade entre os colaboradores, além de ser uma ótima maneira de investir no desenvolvimento de cada um deles.
Cursos, workshops e treinamentos
O principal foco dos cursos, workshops e treinamentos é fornecer capacitação. Este tipo de evento interno está entre os preferidos das grandes empresas por trazer benefícios para todos. Afinal, os colaboradores obtêm novas habilidades e a empresa conta com profissionais cada vez mais qualificados em sua equipe.
Oferecer cursos e treinamentos é um investimento no próprio futuro da empresa! E para que todos os colaboradores participem ativamente destes eventos, é importante envolver os setores de RH e marketing na elaboração de campanhas para ressaltar e divulgar internamente o programa de capacitação que está sendo oferecido.
Reuniões para demonstração de resultados
As reuniões com foco na demonstração e no reconhecimento de resultados são fundamentais para criar uma cultura de valorização interna da empresa. Este tipo de evento pode ser mensal, trimestral e até semestral – o importante é que todos os colaboradores estejam presentes e se envolvam com o evento.
Aqui, a dica é pensar em diretrizes para a apresentação dos resultados, definindo quais colaboradores (geralmente, os dirigentes de um setor ou equipe) serão responsáveis pela apresentação dos resultados obtidos naquela área.
Além de ser um momento essencial para qualquer empresa, as reuniões para apresentação de resultados são bastante efetivas para que a equipe se comprometa com as metas propostas e consiga valorizar os funcionários que se destacaram de alguma forma.
Confraternizações
Além do reconhecimento de resultados, ser capaz de enxergar os funcionários além do lado profissional também é indispensável para a criação de um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. E para estimular isso, as confraternizações e eventos comemorativos são perfeitos!
Comemoração dos aniversariantes do mês, festas de fim de ano, happy hours… Todos esses eventos são capazes de estimular o vínculo emocional entre os colaboradores e o espaço em que eles trabalham. Sair da rotina e participar de momentos de descontração faz com que a equipe relaxe e consiga melhorar sua produtividade ao retornar à realização de alguma tarefa.
Ações de Reconhecimento
As ações de reconhecimento são estratégias vinculadas à política de meritocracia. O objetivo é premiar os colaboradores que têm o melhor desempenho no trabalho, seja por causa da produtividade, do desenvolvimento de um novo projeto ou destaque em alguma área de atuação da empresa.
Algumas organizações concedem prêmios em dinheiro, troféus, vale-compras, descontos em academias e universidades etc. No geral, os prêmios oferecidos se adequam às necessidades e ao perfil dos colaboradores.
Quando existem essas ações de reconhecimento, os colaboradores se sentem valorizados, motivados e engajados com a organização. Por outro lado, a empresa sente impactos positivos na qualidade dos serviços internos e na satisfação das equipes.
Sem dúvidas, o endomarketing promove eventos que beneficiam toda a empresa. Podemos dizer que, no atual mundo cheio de transformações e incertezas, os eventos internos serão como um refúgio para os colaboradores. Afinal, essa é a sensação que temos quando estamos rodeados de pessoas e atividades felizes.
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