Como adaptar sua empresa para o trabalho híbrido?

Marcelo Furtado
Experiência do Colaborador
  13 min. de leitura

A transformação digital trouxe muitas mudanças para as empresas e também inúmeras possibilidades. Uma delas é ter parte do time, ou até mesmo toda a equipe, trabalhando em home office. Em vista desse novo cenário, o trabalho híbrido está virando uma tendência adotada por várias organizações globais.

Mas o que é trabalho híbrido e como funciona as regras trabalhistas? Qual é a melhor estratégia para adaptar os colaboradores a esse modelo de trabalho? Essas e outras perguntas serão respondidas em nosso artigo. Acompanhe!

O que é trabalho híbrido e como funciona a jornada dos colaboradores?

Dito de maneira simples, o trabalho híbrido é um modelo de jornada na qual os colaboradores trabalham alguns dias no escritório da empresa e outros em estações remotas de trabalho, como o home office.

Podemos dizer que o trabalho híbrido une o melhor de dois mundos: o presencial e o remoto. Como assim? Sabemos que alguns profissionais e empresas “torcem o nariz” quando o assunto é equipes trabalhando integralmente em home office.

Os motivos para isso são os mais variados: saúde mental, isolamento dos colaboradores, dificuldades em manter a produtividade do time, falta de conexão dos líderes com os subordinados, etc.

Porém, ninguém nega que o serviço remoto tem vantagens econômicas e sociais tanto para os negócios quanto para os colaboradores. Então, para resolver esse impasse, surgiu o trabalho híbrido. Com ele, as empresas podem fazer uma gestão de jornada de trabalho adequada às necessidades físicas e mentais do time sem abrir mão dos resultados da empresa.

Quais modelos de trabalho híbrido são possíveis? 

Muitas empresas permitem que os colaboradores escolham os dias que desejam trabalhar em home office – ou outro tipo de estação remota de trabalho – e os dias em regime presencial. Até mesmo definindo a quantidade de horas da jornada de trabalho em cada modalidade.

Por outro lado, existem organizações que estipulam um cronograma fixo com os dias em que os profissionais devem trabalhar de forma remota e presencial. 

Existem ainda as empresas que apontam a quantidade de horas semanais permitidas em cada regime – seguindo as regras da CLT, é claro – e deixam que os colaboradores as distribuam entre os dias da semana.

Para decidir qual é o melhor modelo de trabalho híbrido, os gestores precisam considerar tanto os desejos e necessidades dos colaboradores quanto os objetivos da empresa. Dessa forma, é possível garantir maior flexibilidade para os profissionais sem prejudicar o andamento dos projetos e demandas da organização.

Podemos dizer que a flexibilização é uma das principais diferenças entre o trabalho híbrido e o home office. Afinal, diferente do modelo híbrido, os profissionais em home office não tem outra alternativa a não ser trabalhar em casa.

O que diz a legislação sobre o trabalho híbrido

Como dito no tópico anterior, o trabalho híbrido não consta na CLT. Porém, a Reforma Trabalhista de 2017 modificou a CLT para tratar das regras do teletrabalho (ou trabalho remoto) no capítulo II-A. 

Embora não seja exclusivamente dedicada ao trabalho híbrido, essas diretrizes podem orientar as empresas e serem usadas para regulamentar esse formato de trabalho.

Uma dessas regras diz que o profissional em trabalho remoto tem os mesmos direitos e deveres dos que labutam nos escritórios físicos. Por outro lado, o contrato de trabalho dos profissionais remotos difere dos presenciais em questões, como:

  • Condições específicas de trabalho – disponibilidade de horários, equipamentos utilizados e ergonomia no home office;
  • A não obrigatoriedade de um período de experiência ou adaptação – o que facilita a migração de um profissional presencial para o trabalho remoto.

Ainda de acordo com a legislação trabalhista, o fato de o profissional que exerce suas atividades no teletrabalho precisar ir em alguns momentos ao escritório presencial, não desconfigura esse modelo de trabalho.

Esse ponto da lei é uma alternativa que pode ser usada pelas empresas para regularizar o teletrabalho. Podemos dizer que a legislação brasileira está avançando em direção a regularização do trabalho híbrido com a aprovação da Medida Provisória 1.109/22.

O objetivo dessa MP é apontar diversas medidas trabalhistas alternativas para períodos de estado de calamidade decretados pelas autoridades nacionais, estaduais e municipais.

Além disso, o Governo Federal ajustou as leis referentes ao trabalho remoto ou teletrabalho, visando elevar a segurança jurídica. Dentre as novas regras, destacamos:

  • Possibilidade de adoção do formato híbrido;
  • Contratação com controle de jornada ou produtividade.

Outra Medida Provisória que abrange regras sobre o teletrabalho é a 1.108/2022. A finalidade dessa MP é elevar a segurança jurídica dessa forma de trabalho. Por isso, determina que:

  • O regime do teletrabalho deverá constar no contrato de trabalho;
  • Profissionais com deficiência física ou com filhos de até quatro anos terão prioridade nas vagas para esse formato de trabalho;
  • Quando o teletrabalhador reside em localidade diferente da sede da empresa, será aplicada a legislação e os acordos coletivos da região em que está lotado;
  • O contrato poderá especificar os horários e as ferramentas de comunicação entre a empresa e o profissional;
  • A presença do profissional no espaço físico da empresa para a execução de tarefas específicas, mesmo habitualmente, não descaracteriza o trabalho remoto;
  • O regime do teletrabalho trabalho poderá ser aplicado a aprendizes e estagiários.
  • O auxílio-alimentação será destinado ao pagamento de refeição em restaurantes ou de gêneros alimentícios comprados no comércio.

Como elaborar um contrato de trabalho híbrido?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não trata sobre o trabalho híbrido. Afinal, como vimos, é um modelo de trabalho que ganhou força recentemente e a última reforma da CLT aconteceu em 2017.

Em vista disso, ainda não é possível que a legislação reconheça um contrato de trabalho exclusivamente híbrido – nem os direitos e deveres atrelados a ele. Porém, as empresas que já possuem profissionais em trabalho híbrido estão optando por um aditivo de contrato.

Funciona assim: o RH elabora um documento com o horário das jornadas, a forma como os serviços serão realizados, além de outras regras, direitos e deveres de ambas as partes contratuais.

Depois de pronto, o aditivo é assinado tanto pela empresa quanto pelo colaborador e anexado ao contrato original. Dessa forma, a relação trabalhista fica resguardada perante a lei.  

Felizmente, existe um Projeto de Lei (PL 10/2022) em tramitação no Senado Federal com a proposta de regulamentação do trabalho híbrido. Um dos pontos desse PL toca justamente no contrato de trabalho. 

A proposta do projeto, é que o regime híbrido deverá constar expressamente em um contrato individual de trabalho.

Além disso, será aberta a possibilidade de alterações entre os regimes: presencial, teletrabalho (ou home office) e híbrido. Para isso, deverá existir um acordo entre as partes (empregador e empregado) e um registro contratual – para todos os efeitos trabalhistas. 

Com a aprovação desse Projeto de Lei, a legislação terá uma separação mais clara do trabalho híbrido e teletrabalho (home office). 

Vantagens do trabalho híbrido 

De acordo com um estudo da consultoria Robert Half, 95% dos executivos entrevistados disseram ver o trabalho híbrido como permanente, mesmo no pós-pandemia. Uma das razões para essa visão são as vantagens que esse modelo de trabalho oferece. 

Vamos listar alguns  desses benefícios.

Redução dos atrasos

Os colaboradores não enfrentam diariamente o trânsito e outros problemas de deslocamento. Sendo assim, a empresa diminui o índice de atrasos nos horários, assim como a taxa de absenteísmo – dias de greve muitas pessoas não conseguem se deslocar e não vão ao trabalho.

Autonomia

Os profissionais ganham liberdade para escolher os dias que desejam trabalhar no escritório ou em casa. Atualmente, a autonomia é um dos principais itens na satisfação do trabalhador, pois ele sente mais liberdade para ser criativo e entregar tarefas.

Além disso, “longe dos olhares” dos gestores, os colaboradores precisam mostrar seu desempenho em produtividade e não apenas aparentar que estão trabalhando.

Produtividade

A não exigência de trabalhar apenas em um determinado lugar, melhora a saúde mental dos profissionais e o clima organizacional da empresa. Esses fatores influenciam diretamente no desempenho dos times.

Redução de custos

Manter um espaço físico envolve gastos com energia elétrica, água, internet, limpeza e manutenção – só para citar alguns. Quando parte da equipe se desloca para uma estação remota de trabalho, esses custos são reduzidos.

Algumas empresas até conseguem se mudar para um escritório menor, visto que conseguem controlar a quantidade de colaboradores que normalmente usam o espaço interno. Sendo assim, as organizações economizam também no custo do aluguel.

Essas reduções de valores podem ser empregadas em mais recursos para os times e contratações de talentos.

Melhoria da employer branding 

A reputação da empresa perante os profissionais internos e externos aumenta. A marca empregadora cresce de maneira orgânica no mercado justamente por permitir flexibilidade aos profissionais. 

Como consequência, profissionais mais talentosos procuram os processos seletivos e, os que já estão inseridos no cotidiano da cultura híbrida de trabalho, recomendam mais para outros profissionais que queiram trabalhar na empresa. 

Maior qualidade de vida das equipes 

Uma das grandes vantagens do trabalho híbrido é, sem dúvidas, a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. Isso acontece por vários motivos. Entre os principais, podemos destacar a redução do tempo gasto com o deslocamento até a empresa.

Para muitos, esse percurso significa horas perdidas e muito estresse sentido em grandes congestionamentos. Esse tempo ganho pode ser usado para a realização de exercícios físicos, ficar mais tempo com a família ou fazer outras atividades importantes do dia a dia. 

Dessa forma, os profissionais se sentem menos estressados e mais felizes.

Melhora na gestão do tempo 

Como o controle da jornada de trabalho híbrida permanece como a feita no trabalho presencial, a empresa não sente impactos negativos na gestão do tempo dos profissionais. 

Pelo contrário, o formato híbrido favorece controle e gestão do período trabalhado. Uma das razões é o uso de tecnologias que integram e otimizam o controle das jornadas.

Outro motivo é a possibilidade de montar o cronograma dos dias em serviço presencial e remoto de acordo com o perfil dos colaboradores. Sendo assim, os profissionais dizem quando ficaria melhor trabalharem em cada modalidade. 

É uma forma de impulsionar os resultados positivos de cada trabalhador, pois distribuem os formatos segundo a sua realidade pessoal e profissional.

Por que o modelo de trabalho híbrido é a tendência para o futuro?

Olhando para o amanhã, notamos que o trabalho híbrido não é uma tendência temporária, mas algo que promete fazer parte do novo cenário empresarial. Como sabemos disso? Uma pesquisa feita em 2021 pela Google nos ajuda nesse entendimento.

Esse estudo faz a seguinte pergunta para 900 funcionários de várias empresas brasileiras de diversos setores econômicos: Como iremos trabalhar no pós-pandemia? Entre os dados revelados, podemos destacar:

  • 41% dos profissionais entrevistados disseram que a sua produtividade aumentou no trabalho remoto;
  • 55% dos que fazem compartilhamento de documentos se sentiram mais produtivos;
  • 43% revelaram que a empresa em que trabalha já definiu o trabalho híbrido como o formato de trabalho pós-pandemia;
  • 47% disseram que confiam nesse modelo de trabalho;
  • 54% dos líderes entrevistados demonstraram confiança no trabalho híbrido.

Outra pesquisa importante foi realizada pela Cisco Webex: “Aderindo ao local de trabalho híbrido”. Esses dados mostram que:

  • Apenas 9% da força de trabalho no mundo espera retornar totalmente ao escritório presencial;
  • 98% acreditam que as reuniões serão feitas tanto com colaboradores remotos como presenciais – será de praxe;
  • 96% desejam ambientes de trabalho inteligentes;
  • 53% das empresas querem reduzir o espaço físico de trabalho.

Se contra fatos, não há argumentos, então, esses já desenham o cenário corporativo e o futuro do RH tendo o trabalho híbrido como algo iminente.

Como adaptar a sua equipe para trabalhar de forma híbrida

Existem algumas práticas que podem ajudar os gestores a adaptarem suas equipes ao trabalho híbrido. Entre elas, podemos citar:

  • Treinamento e capacitação – programa educativo que entregue conteúdos relacionados a produtividade, progresso profissional e qualidade de vida;
  • Comunicação – manter abertas as linhas de comunicação entre as equipes por meio de reuniões, conversas descontraídas, happy hours e outros eventos para integração;
  • Cultura da empresa – elaborar estratégias para fortalecer a cultura da empresa em todas as estações de trabalho. Dessa forma, o negócio une os colaboradores em prol do propósito da marca, além de potencializar o engajamento dos times.

Manter a cultura da empresa no trabalho híbrido

Quanto à cultura da empresa, quais são as melhores estratégias para mantê-la forte no trabalho híbrido? No geral, a organização deve adotar ações que reflitam os valores, missão, objetivos e propósito interno. As ações precisam impactar o trabalho dos colaboradores. 

Por exemplo, se a organização preza pela cultura da inovação, colaboração e flexibilidade, é importante que esses valores sejam lembrados por meio de treinamentos, palestras, reuniões e nos processos de onboarding. 

Além disso, os benefícios corporativos devem ser estendidos ou adaptados ao formato híbrido. Vamos a um exemplo.

Se os colaboradores passam menos tempo em deslocamentos, talvez a empresa possa incentivá-los a realizar exercícios físicos, terapias alternativas ou ler. Seria interessante conceder descontos em academias, centros de saúde e livrarias.

Aqui mesmo na  Convenia alinhamos a cultura com o formato híbrido. Sendo uma empresa com trabalhadores em todo o território nacional, os gestores resolveram dar flexibilidade e liberdade para todos os colaboradores de acordo com a sua localização geográfica.

Os que moram distantes da sede, podem optar pelo trabalho exclusivamente remoto. Em contrapartida, os profissionais que residem perto do escritório físico, têm a possibilidade de alternar dias no remoto com dias no presencial. 

Flexibilidade, inovação e autonomia – esses são os principais ingredientes que fazem o trabalho híbrido ser tão amado e valorizado entre os profissionais. As empresas que ainda não adotaram esse modelo de trabalho, estão ficando para trás, afinal, esse modelo de trabalho veio para ficar.E então, entendeu como funciona e porque o trabalho híbrido é uma tendência para o futuro? Para ajudar a sua empresa nesse novo cenário, baixe “O guia definitivo para implementar o trabalho remoto na sua empresa”.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!