A gestão correta e eficiente dos recursos humanos é um ponto essencial para obter bons resultados. Afinal de contas, por melhor que seja o plano de negócios, são as pessoas que fazem a empresa prosperar e progredir. Mesmo assim, muitas companhias ainda relegam o RH a um segundo plano, deixando suas atividades para o departamento administrativo ou financeiro.

Apesar de não ser o ideal, o costume é compreensível, já que montar uma equipe de RH pode representar um alto custo com estrutura e pessoal (tornando-se praticamente inviável para pequenas e médias empresas). Se seu negócio está passando por uma situação parecida, saiba que uma solução contundente é procurar uma agência de RH.

Você pode baixar gratuitamente o nosso eBook Planejamento e Orçamento de RH

Atuando em conjunto, agência e empresa conseguirão desenvolver novas estratégias, adotar o que há de mais novo em termos de tecnologia de gestão, tomar as decisões levando em conta o que a legislação determina e obter uma visão muito mais profunda e completa sobre os processos internos.

Ficou interessado? Neste texto, explicamos todos os detalhes sobre essas e outras vantagens. Acompanhe!

Aumenta a produtividade por meio de novas estratégias

Gerir pessoas é um dos pontos mais importantes para manter a produtividade e, consequentemente, o lucro de seu negócio. Além disso, não podemos subestimar os efeitos de uma crise como a que nosso país atravessa na motivação e na confiança das equipes. Quem trabalha com medo e insegurança obtém resultados abaixo do esperado.

É aí que entra uma das principais contribuições de uma agência de RH: ela pode ajudar sua empresa a adotar estratégias inovadoras para manter seu time comprometido mesmo em tempos difíceis.

Uma possível contribuição é a elaboração de um plano de carreira que privilegie o mérito e o desenvolvimento profissional. Ele deve incluir uma concessão equilibrada de benefícios aos colaboradores e a criação de avaliações imparciais, justas e objetivas do desempenho profissional de cada um dos membros da equipe. Medidas desse tipo funcionam como um reconhecimento da dedicação e do esforço de seus funcionários.

Melhora a comunicação interna e a gestão de equipes

Uma agência de RH pode contribuir com melhorias na comunicação interna. Essa é outra forma bastante eficaz de galvanizar a transparência e a colaboração entre os membros da equipe.

Há ainda a possibilidade de criar ou atualizar missão, visão e valores da companhia, e catalogá-los em Manual de Cultura Organizacional da empresa para distribuir a todos os funcionários, a fim de colocar todo mundo na mesma página.

Por fim, também é possível que a agência de RH atue de forma a identificar lideranças e promover a aproximação entre a chefia e os demais membros do time, fortalecendo o conjunto. Além disso, pode buscar no mercado novos profissionais com as características necessárias para complementar sua equipe.

Implementa tecnologias de controle e gestão

Uma boa agência de RH estará sempre a par do que há de mais moderno e inovador em termos de tecnologias de gestão. Por esse motivo, ela também é indicada para trazer essas novidades ao seu negócio.

Uma agência pode ajudar sua empresa com softwares de controle de folha de pagamento, banco de horas, cálculo de encargos trabalhistas e acompanhamento de processos de admissão e rescisão. Assim, esses procedimentos se tornam muito mais rápidos e eficientes, diminuindo custos, otimizando o tempo e minimizando erros.

Ademais, uma empresa desse tipo pode oferecer o treinamento necessário para que seus funcionários entendam a necessidade de usar tais sistemas e possam tirar o máximo proveito dessas ferramentas.

Fornece conhecimento especializado sobre a legislação

Por falar em erros, não podemos deixar de lado as questões legais. Qualquer deslize relativo a legislação trabalhista pode ser comprometedor para a solidez e para a saúde financeira da empresa — e, como você deve bem saber, não é raro derrapar nessa área. Mais do que simplesmente perder dinheiro, você também pode perder boas oportunidades de negócios por conta desses problemas!

Uma agência de RH também pode ajudar sua empresa nessa seara, pois possui conhecimento e experiência sobre as complexas e burocráticas legislações trabalhistas e previdenciárias. Ela também estará atualizada sobre fatos recentes, como os regulamentos que tratam da terceirização e de plataformas como o eSocial.

Além disso, ao contratar uma companhia especialista em recursos humanos, você também ganha a possibilidade de resolver problemas entre seus funcionários, como queixas de assédio.

Assim não precisa ficar tão preocupado com problemas de ordem jurídica e pode se concentrar nas questões estratégicas do seu negócio.

Avalia a empresa e seus processos internos

Mais do que qualquer outra coisa, uma agência externa de recursos humanos pode fornecer um novo olhar sobre sua empresa. Além de ser um ponto de vista completamente novo e distinto, ela traz consigo a grande bagagem de quem já presenciou situações semelhantes em diversos clientes.

Dessa maneira, a auditoria feita pela agência de RH permite entender a companhia como um todo, bem como avaliar seus processos internos e os relacionamentos existentes entre setores.

A partir disso, é possível apontar as falhas existentes e traçar caminhos para corrigi-las, identificando oportunidades de melhoria. Eliminar barreiras e recuperar a fluidez de informações, por exemplo, é uma forma simples de conseguir mais eficiência.

O próximo passo é estipular metas realistas e acompanhar os resultados como forma de submeter as novas políticas de recursos humanos às métricas típicas dos negócios, como o ROI.

Uma agência de RH é, certamente, um grande diferencial na gestão de sua empresa. Sua contribuição vai além disso: a colaboração entre as partes deixa um legado de capacitação dos gestores e ajuda a solidificar uma cultura de organização, de metodologia e de sistematização dentro da companhia. Por isso, a contratação de uma empresa desse tipo não deve ser vista como uma simples despesa, mas como um investimento.

Para essa parceria funcionar corretamente, é preciso que os gestores da sua empresa e a agência atuem de forma bastante próxima e complementar, somando os conhecimentos sobre comportamento e aprendizagem vindos da área de recursos humanos com as questões pertinentes ao campo dos negócios, como a eficiência, o controle financeiro e o planejamento.

Sua empresa já se beneficia da parceria com uma agência de RH? Como as questões de gestão de pessoas são tratadas dentro do seu negócio? Compartilhe sua experiência nos comentários!

banner_post_planejamento_orcamento_rh

Sobre o autor

Equipe Convenia