Confira os resultados da pesquisa que mediu a atuação do trabalho estrangeiro no Brasil ao longo do ano de 2013

trabalho-estrangeiro6

Enquanto os prazos de estadia no País são prorrogados e uma série de vistos temporários se transformam em permanentes, o cenário do trabalho estrangeiro no Brasil se torna cada vez mais claro. Embora, em 2013, tenha sido registrada uma queda de 70% nas autorizações concedidas pelo Conselho Nacional de Imigração (CNI), o número de trabalhadores de outras nacionalidades em território nacional ainda é relevante, conforme exposto pelo levantamento feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com os resultados desse estudo, ao longo do ano de 2013, mais de 62 mil autorizações de trabalho estrangeiro foram concedidas, sendo pouco mais de 59 mil delas temporárias e o restante (de cerca de 3 mil), permanentes.

No que se refere à questões de prazo, a variação é bastante grande, e enquanto quase 19 mil trabalhadores estrangeiros receberam vistos para atuar no País por até 90 dias, outro grupo de cerca de 19 mil profissionais ganharam a oportunidade de trabalhar no Brasil por até um ano. Pouco mais de 6 mil trabalhadores garantiram contratos de atuação no País por dois anos, sendo que um grupo de cerca de 15 mil profissionais – sem contrato de trabalho – também garantiu a estadia em território nacional por este mesmo período.

Levando em conta as quase 60 mil autorizações temporárias concedidas em 2013, as áreas de atuação foram variadas, conforme você confere a seguir:

  • 15.229 das autorizações foram para trabalho em plataforma estrangeira ou embarcação
  • 12.303 delas foram para estrangeiros artistas ou desportistas, sem vínculo empregatício
  • 6.404 foram para trabalhos de assistência técnica sem vínculo empregatício, por até 90 dias
  • 7.755 foram para trabalhadores que vão atuar em transferência de tecnologia cooperação técnica
  • 5.949 das autorizações foram para profissionais com vínculo de emprego
  • 10.434 foram para empregados a bordo de embarcações estrangeiras de turismo (que operam em território brasileiro)
  • 1.354 das autorizações foram para trabalhadores de atividades diversas

Imagem: reprodução

Auto-avaliação Departamento Pessoal

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário