Saiba de que maneira o departamento pessoal pode manter a empatia enquanto agiliza o processo de desligamento de um funcionário

departamento-pessoal-01 1

Conforme explanado ao longo de uma série de artigos publicados no Blog Convenia sobre a atuação do departamento pessoal em uma empresa, cuidar do processo de desligamento de um funcionário (assim como o de integração e contratação) é algo que faz parte das principais funções de quem atua no segmento – e um dos itens mais difíceis de lidar; tendo em vista a grande quantidade de problemas que podem surgir na hora de demitir um colaborador.

Embora o setor de recursos humanos, frequentemente, também ajude e esteja envolvido nesse tipo de situação, o departamento pessoal não fica de fora; e deve demonstrar empatia e controle emocional na hora de agilizar todos os itens referentes à documentação e o processo de demissão e desligamento de um colaborador.

Para facilitar esse tipo de procedimento, confira, a seguir, a primeira parte de uma série de itens que não devem ser deixados de lado nesse momento – levando em consideração tanto o funcionário que será afastado da companhia quanto os profissionais com quem ele mantém contato:

  1. Reflita
    Antes de decidir pelo desligamento de qualquer colaborador, reflita sobre a necessidade de, realmente, afastá-lo da corporação – avaliando a possibilidade de, quem sabe, transferi-lo para outro departamento ou posição. Em muitos casos, isso pode evitar o processo e os custos de uma demissão, ajudando a adaptar um funcionário à um cargo mais adequado.
  2. Tenha cuidado
    Caso a decisão seja por afastar o colaborador, é necessário entrar em contato com o RH da empresa para encontrar a melhor maneira de comunicar este desligamento; lidando com o profissional com empatia e humanidade.
  3. Cuide da informação
    O fato de que um funcionário específico será demitido é uma informação que só deve ser compartilhada em casos absolutamente necessários. Caso não haja uma necessidade imprescindível de que isso seja sabido por outros profissionais, guarde a informação.

Fique ligado nos próximos artigos do Blog Convenia e confira mais dicas para que o processo de desligamento de funcionários possa ser mais tranquilo para os profissionais do departamento pessoal.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário