Conheça dicas de como demitir um funcionário causando o mínimo de constrangimento e desconforto possível
Quem já foi desligado de um emprego sabe o quanto pode ser desconfortável e triste ficar sabendo de uma notícia como essa. Mas, embora isso seja a última coisa na cabeça de quem acaba de perder o emprego, saber como demitir um funcionário não é uma tarefa fácil; já que quem deve lidar com essa tarefa também sabe o grande nível de constrangimento e insatisfação que levará a um de seus colaboradores.
Com isso em mente, separamos algumas dicas especiais para quem quer saber como demitir um funcionário da melhor maneira, minimizando o descontentamento de quem irá perder o cargo e o constrangimento de quem dará essa triste notícia. Confira:
- O supervisor direto do funcionário deve ser o responsável pela notícia, sem terceirizar a conversa com o funcionário.
- Contar com um profissional da área de RH pode facilitar o processo e evitar discussões.
- Reforçar a notícia por escrito é uma boa ideia, fazendo com que o colaborador não tenha dúvidas em relação ao que foi discutido e aos processos que devem ser seguidos no desligamento.
- Ser direto e específico é fundamental, permitindo que o funcionário tenha um feedback da sua atuação na empresa e evitando que a conversa se prolongue mais que o necessário.
- O gestor que demite um empregado não deve pedir desculpas por isso, mas deve explicar o que o levou a tomar a decisão de maneira objetiva.
- Não há um dia “menos pior” na semana para se comunicar uma notícia como esta ao colaborador. Portanto, informe a demissão ao funcionário o mais cedo possível, permitindo que ele tome as atitudes que precisar para buscar novas oportunidades e resolver as pendências que tiver com a empresa.
Imagem: reprodução