Etiqueta no ambiente de trabalho – Parte II

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  3 min. de leitura

Saiba como manter a etiqueta no ambiente de trabalho para poder ganhar destaque e evoluir na carreira profissional

Etiqueta no ambiente de trabalho 02

Conforme abordado no nosso último artigo, profissionais que sabem manter a etiqueta no ambiente de trabalho conquistam chances bem maiores de sucesso e evolução corporativa; portando-se de maneira a manter relações tranquilas e furtivas (no sentido da troca de informações) com colegas, subordinados e superiores.

Tendo em vista que fatores como respeito, privacidade, colaboração, cuidado com apelidos ou brincadeiras e a extinção do derrotismo são alguns dos fatores mais importantes para que seja mantida a etiqueta no ambiente de trabalho; confira, a seguir, os últimos seis pontos descobertos pela revista EXAME como essenciais para o sucesso e a postura adequada no cenário corporativo:

  • Tenha palavra: Quem promete e não cumpre no ambiente empresarial perde credibilidade, e esse pode ser um fator decisivo na hora de promoções e avanços na carreira. Embora seja tentador afirmar que um serviço pode ser feito em um período pequeno (buscando ganhar créditos pela agilidade), quando o que foi prometido não acontece, sua imagem fica cada vez mais manchada e, portanto, trabalhar com possibilidades reais é a melhor opção para crescer.
  • Controle o tom de voz: Profissionais devem evitar destoar do tom usado pela maioria dos empregados de uma empresa para não se tornarem deselegantes. Obviamente, ambientes mais informais não requerem tanta preocupação nesse aspecto, no entanto, o cenário de trabalho como um todo deve ser levado em consideração para que seja definido um tom e volume de voz adequado para a situação.
  • Respeite a hora de almoço: Amenidades que puderem ser discutidas no almoço não devem ser abordadas durante o expediente para que colegas não percam o foco; da mesma maneira que assuntos de trabalho não devem ser levados para a mesa do almoço entre colegas.
  • Evite agressões olfativas: O bom senso aqui funciona da mesma maneira que no caso do tom de voz, e tomar um “banho de perfume” não é uma boa ideia para manter a etiqueta, assim como levar para o ambiente de trabalho qualquer tipo de produto com odor muito forte. O olfato dos colegas deve ser sempre respeitado.
  • Boa relação com fornecedores: Além de trazer benefícios em negociações, ter um bom relacionamento com fornecedores pode, ainda, construir um propagador natural de qualidades da sua empresa.
  • Entenda a hierarquia: Ter noções de hierarquia é necessário mesmo nos ambientes mais informais e onde os chefes mantêm suas portas sempre abertas. Passar por cima de superiores para entrar em contato com os chefes destes, por exemplo, é algo inaceitável, e pode acarretar em grandes problemas para o seu futuro.

Imagem: reprodução

 

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