O mundo dos recursos humanos passa por grandes mudanças nos dias atuais, pedindo mais atenção para áreas anteriormente inexistentes
Mudanças no mundo corporativo acontecem a todo o tempo e, com o avanço das tecnologias, o setor de recursos humanos também se vê com a necessidade de adaptação aos dias de hoje. Novas gerações de trabalhadores, novas ferramentas de comunicação e novos meios de exercer funções que antigamente só tinham os escritórios como cenário impulsionam o setor de RH a repensar estratégias e planejamentos, em busca de ações que possam fazer com que empresas sigam no caminho do sucesso.
De olho nas mudanças, que tornaram itens antes inexistentes – como as redes sociais – de importância extrema, os profissionais que atuam no setor de recursos humanos se encontram com a necessidade de aprender a trabalhar com novas ferramentas e botar em prática as ações proporcionadas por tais tecnologias, que podem ajudar muito em praticamente todos os aspectos de suas funções, incluindo a seleção de candidatos para vagas determinadas e o desenvolvimento de estratégias de motivação e pacotes de benefícios corporativos.
Tendo em vista que nos dias de hoje a força de trabalho se vê conectada 24 horas por dia a internet, às redes sociais e a diversos tipos de tecnologia da comunicação – que, consequentemente, também os mantém conectados (mesmo que indiretamente) ao trabalho – cabe ao RH reconhecer problemas e antecipar necessidades.
A prática do home-office e de conferências e reuniões virtuais é cada vez mais adotada por profissionais dos mais diferentes setores de atuação, trazendo vantagens que vão além da praticidade e incluem, também, a felicidade de colaboradores, que tem a flexibilidade de horários como um dos maiores motivos de insatisfação no mundo empresarial.
Contar com uma área completamente dedicada às redes sociais dentro das empresas também é algo cada vez mais comum no mundo corporativo atual, já que, em um universo absolutamente ligado em tecnologia e no mundo virtual, é preciso estar conectado para que se possa competir com concorrentes e ter espaço para apresentar seus serviços e produtos.
Imagem: reprodução