A razão pela qual você deve adotar uma plataforma para Gestão de Recursos Humanos não é apenas levar mais eficiência ao seu dia-a-dia e manter as informações de seus funcionários organizadas. Vai além disso. Quanto antes sua empresa começar a construir um histórico completo de informações ligadas a seus colaboradores, melhor. Seja você gestor de RH, analista ou o dono da empresa, ações estratégicas como analisar tendências de contratações, simular custos e cruzar dados tem o poder de amplificar suas funções e sua contribuição para a organização.

E sua empresa não é muito pequena para isso. O fluxo de informações que você pode analisar depende (obviamente) do tamanho da companhia, mas também do setor, da rotatividade, da distribuição geográfica, do perfil de profissionais e de muito mais.

Existem empresas de 50, 80, e até mesmo 100 funcionários com taxas de rotatividade anual atingindo 90%! Se você analisar com um nível maior de profundidade os dados e testar hipóteses de retenção, pode conseguir minimizar o percentual de 90% para 50%. Pois é, o reflexo financeiro é enorme.

O mundo atual é ambiente superpopulado de dados espelhados. Gerir um negócio sem compreender as tendências que o afetam pode ser perigoso e pouco inteligente (você andaria de bicicleta com os olhos fechados?).

O RH puramente operacional ficou para trás, e é pouco relevante dentro de uma empresa.

 

O novo profissional de RH trabalha lado a lado da gestão da empresa. Softwares na nuvem que centralizam a gestão do seu RH, como o Convenia, permitem com que a empresa mantenha um histórico rico em dados para calcular e acompanhar indicadores importantes. E, a partir, daí melhorá-los.

Seguem alguns exemplos abaixo de indicadores que você deveria acompanhar em sua empresa e que podem te proporcionar alguns insights importantes:

– Taxa de turnover mensal

– Custo total / funcionário

– Variação mensal folha de pagamento

– Absenteísmo

– Gastos com rescisão

– Horas Extras

– Saldo de férias médio por funcionário

Você já ouviu aquele ditado que diz “Não se pode melhorar o que não se mede”?

Convenia - Gestão de RH incrivelmente simples

Sobre o autor

Luca Venturini

Analista de Marketing do Convenia.

Formado em Administração de Empresas pela ESPM de São Paulo em 2014, encontrou no Inbound uma oportunidade de unir duas de suas paixões: marketing e escrever.