Saiba que tipo de atitude comum para os brasileiros pode representar uma gafe no trabalho em outros países

Saiba que tipo de atitude comum para os brasileiros pode representar uma gafe no trabalho em outros países

gafes no trabalho

Conforme os brasileiros já têm conhecimento (mesmo que pouco), a cultura que molda o estilo de vida das pessoas de outros países pode ter uma série de fatores bem distintos dos nossos costumes – fazendo com que as gafes no trabalho possam ser constantes na vida de quem acaba de chegar numa empresa de um novo país.

O que é considerado completamente ‘normal’ para os nossos padrões, pode ser um desrespeito tremendo, dependendo do país em que você estiver; e é preciso estar atento para evitar conflitos desnecessários. Pensando nisso, montamos um pequeno guia para evitar gafes no trabalho em alguns dos mais visitados e procurados países de todo o mundo. Confira-o, a seguir, e entenda como seguir certas regras pode aumentar as suas chances em terras desconhecidas:

  • Austrália
    – Pontualidade é algo fundamental para os australianos, e não cumprir horários combinado é considerado um desrespeito
    – Quando o programa envolve um bar, é essencial que se pague uma rodada de bebidas para os amigos
  • China
    – Após uma reunião com um grupo de chineses, você jamais deve deixar a sala antes deles; já que a prioridade deve ser dos nativos
    – Um aperto de mão é o suficiente para cumprimentar um chinês – e abraços e beijinhos devem ser esquecidos
  • Alemanha
    – Piadas ou gracinhas em reuniões de negócio são extremamente malvistas pelos alemães
    – As pessoas mais velhas tem a prioridade em reuniões, e você jamais deve entrar antes deles ou das mulheres na sala do encontro
  • França
    – Se você não fala francês, o ideal é aprender como dizer isso em uma única frase no idioma. O povo nativo considera uma falta de respeito quem não se desculpa por não saber a língua ou não faz esforços para isso
  • Índia
    – Tirar os sapatos antes de entrar na casa de alguém é essencial
  • Japão
    – Ao contrário do que ocorre na China, no Japão é considerado uma falta de respeito deixar comida sobrar no prato. Isso é um indicativo que a comida não estava boa.
    – Se servir sozinho ao pegar bebida também não é bem visto, e o ideal é aguardar até que alguém lhe sirva
  • Nova Zelândia
    – Assim como na Austrália, a pontualidade é fundamental nas reuniões marcadas pelo povo neozelandês
    – É muito malvisto falar sobre negócios em jantares; que são vistos como momentos de confraternização
  • Reino Unido
    – Fazer um brinde sem ser a pessoa mais velha da mesa não é bem visto
    – Enquanto, no Brasil, pode ser um desrespeito que uma pessoa não olhe nos seus olhos enquanto fala; no Reino Unido, esse tipo de contato visual é considerado invasivo
  • Estados Unidos
    – Evitar falar de negócios durante refeições não agrada os americanos
    – Dar presentes ou brindes caros demais para parceiros de negócios também é malvisto.

Imagens: reprodução

Clima Organizacional: Como melhorar

Sobre o autor

Equipe Convenia