Cultura de Aprendizagem Organizacional: como desenvolver na empresa

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  12 min. de leitura

A aprendizagem organizacional é um processo contínuo dentro de uma empresa. Afinal, mesmo sem perceber, os colaboradores sempre estão desenvolvendo algo novo, seja em novas experiências com os clientes, no exemplo das lideranças ou no contato com os colegas.

Quando uma organização precisa enfrentar novos desafios ou começa a crescer de maneira acelerada, os novos conhecimentos adquiridos nas atividades diárias nem sempre são suficientes para desenvolver a equipe de acordo com as demandas necessárias.

Felizmente, existem meios de mapear as competências do seu time e otimizar o seu aprendizado, aproveitando ao máximo o potencial de cada talento.

Mas afinal, o que é aprendizagem organizacional exatamente? Como ela impacta a experiência dos colaboradores, a produtividade interna e a competitividade do negócio? Quais as melhores estratégias para torná-la parte da cultura organizacional? Descubra a seguir. 

Desvendando a aprendizagem organizacional 

A aprendizagem organizacional diz respeito a tudo o que um colaborador aprende dentro do ambiente de trabalho. 

No sentido mais amplo, isso se refere aos conhecimentos adquiridos durante as atividades cotidianas, no enfrentamento de novos desafios, em tentativas e erros, nos exemplos e feedbacks com outros profissionais, líderes ou parceiros do negócio, e assim por diante.

Da mesma forma, o processo também ocorre durante as capacitações e treinamentos corporativos. Ou seja, o conceito engloba todas as situações em que os membros da sua equipe desenvolvem novas competências e habilidades. Isso pode incluir tanto as ações formais de qualificação, quanto vivências informais do cotidiano.

Por mais que, muitas vezes, esse seja um processo contínuo e natural dentro das organizações, as empresas já se deram conta de que é possível mensurá-lo e otimizá-lo.

Diante da crescente competitividade do mercado, novas ferramentas de avaliações de desempenho são implementadas. Elas visam garantir que as pessoas progridam na carreira ainda mais ao longo do tempo.
Assim, a aprendizagem organizacional se tornou central para o RH estratégico, promovendo colaboradores com domínios mais alinhados às metas do negócio, engajados com o seu crescimento profissional e capazes de agregar uma vantagem competitiva à empresa.

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Principais tipos de aprendizagem organizacional

A aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento são capazes de atender a diferentes objetivos corporativos e necessidades de desenvolvimento profissional. Assim, sua aplicação pode ser segmentada em tipos distintos. Os principais são: 

Aprendizagem sistêmica

Trata-se do desenvolvimento por observação. Ou seja, aquele ocorre no dia a dia do ambiente corporativo. Ele se caracteriza quando alguém aprende a fazer ou aprimorar seu trabalho a partir da vivência prática das atividades. 

Ao RH, cabe trabalhar a cultura da empresa para otimizar esse processo. Isso vai desde as melhorias no onboarding, até a promoção de uma equipe mais colaborativa e orientada à troca de feedbacks.

Aprendizagem em grupo

Por falar na colaboração da equipe, na perspectiva de aprendizagem e crescimento organizacional, ela também é decisiva para fomentar novas competências e desenvolver os talentos continuamente.

Aqui, a chave é incentivar a vivência profissional, o compartilhamento de ideias e de experiências. Além das atividades cotidianas, isso pode ser incentivado por meio de dinâmicas coletivas, workshops, dinâmicas corporativas, conversas virtuais, entre outras ações.

Aprendizagem com líderes

Os líderes são os principais guias dos colaboradores. Isso vai além das instruções relativas às tarefas e processos diários. Eles também devem servir de exemplo em relação aos propósitos do negócio e também orientar o desenvolvimento dos profissionais.

No contexto da aprendizagem organizacional, isso significa os engajar nas ações de qualificação, bem como incentivá-los para transmitir suas experiências e conhecimentos durante a convivência com os colaboradores.

Aprendizagem com experiências

Ainda em relação à experiência, é evidente que os profissionais constantemente se deparam com novos desafios, ideias e soluções durante a sua rotina de trabalho. Por si só, isso já faz com que eles aprendam coisas novas.

Para maximizar as habilidades práticas dos talentos, as ações de aprendizagem também devem propor cenários reais a serem superados nos treinamentos, incentivar a troca de vivências entre os colegas, desenvolver a proatividade para estudar e entender o mercado, etc.

Aprendizagem cultural

Como todo profissional de RH sabe, a cultura organizacional é o pilar de qualquer negócio. A partir das suas visões e propósitos, é ela que guia todas as práticas realizadas pelos colaboradores. Sua inserção torna uma equipe única perante o mercado.

Por isso, os aspectos internos da companhia precisam pautar toda ação de capacitação de colaboradores. Afinal, são eles que orientam como cada indivíduo deve agir diante de qualquer cenário vivenciado dentro da corporação. 

Aprendizagem de tarefas e reflexiva

Para potencializar a entrega de valor dos profissionais, suas capacidades técnicas devem ser desenvolvidas de acordo com as principais demandas da organização. Essa é a aprendizagem de tarefas, voltada às habilidades centrais para a realização das atividades próprias do negócio. 

Somada à ela, a aprendizagem reflexiva também deve ser trabalhada. Mais orientada aos aspectos reflexivos, comportamentais e emocionais dos talentos, ela visa aprimorar seu senso crítico, tornando-os capazes de inovar, propor novas ideias e encontrar melhores soluções. 

Aprendizagem estratégica e transformacional

Para ter clareza sobre suas metas e propósitos, os colaboradores devem conhecer a fundo o funcionamento do negócio e seus objetivos. A aprendizagem estratégica foca no planejamento da empresa como um todo, bem como nos aspectos de mercado que a influenciam.

Nesse processo, também é preciso ter flexibilidade, resiliência, adaptabilidade, pensamento crítico e autoconhecimento para responder rapidamente às mudanças do cenário competitivo e adequá-las à realidade da organização.

Os benefícios de aplicar esse processo na empresa 

Aprendizagem e sustentabilidade organizacional são conceitos que andam lado a lado. Afinal, uma cultura de desenvolvimento permite que a sua companhia se desenvolva de maneira sempre contínua, segura e assertiva. 

Entre seus principais benefícios, destacam-se: 

Clima organizacional potencializado

Quando a empresa investe na capacitação dos seus talentos, ela demonstra que está comprometida com o seu crescimento. Além disso, evidencia que valoriza o seu trabalho e que proporciona as melhores condições possíveis para que eles gerem valor em suas funções.

O resultado natural desse processo é o aumento da satisfação da equipe. Como consequência, aumenta o engajamento, a capacidade de colaboração, a conexão emocional com a cultura corporativa e a retenção de bons profissionais. 

Aumento da produtividade da equipe

Seja nos treinamentos presenciais ou a distância, ou no próprio incentivo à cultura de aprendizagem organizacional, os colaboradores têm suas competências técnicas, comportamentais e emocionais continuamente aprimoradas.

Isso faz com que os profissionais se tornem mais completos, tendo mais domínio sobre suas atribuições, resiliência para superar desafios e eficiência na entrega de resultados. Ou seja, a equipe se torna muito mais produtiva.

Clientes mais satisfeitos

Com profissionais mais produtivos, a qualidade na entrega dos produtos e serviços aumenta. Ao mesmo tempo, o ganho de engajamento incentiva os talentos a propor novas soluções e a se colocar no lugar dos clientes, aprimorando sua experiência.

Tudo isso impacta na satisfação do público atendido pela sua empresa. Afinal, as pessoas percebem que a equipe está comprometida em entregar os melhores resultados para as suas demandas. Isso aumenta a sua fidelização e a própria recomendação da marca.

Tarefas mais eficazes = melhores resultados

Uma equipe bem qualificada não só consegue atender melhor às necessidades dos consumidores. Ela também se torna apta a lidar com as tendências do mercado, a antecipar suas mudanças e a superar seus novos desafios.

Tenha em mente que os talentos são os principais ativos de uma organização. Quando eles têm as competências necessárias para atingir seus propósitos e metas, bons resultados são sempre garantidos, independentemente do atual cenário competitivo. 

7 Estratégias para implementar uma cultura de aprendizagem nas empresas 

A aprendizagem organizacional ocorre quando se consegue implementar estratégias eficazes para potencializar os talentos da sua empresa. Claro que isso deve ser feito de acordo com as características e metas próprias do negócio, bem como o seu perfil de colaboradores. 

Entretanto, existem ações capazes de agregar excelentes resultados em qualquer contexto profissional. Conheça a seguir as principais e procure adaptá-las à realidade da sua equipe: 

Gamificação

Na aprendizagem organizacional, os exemplos mais inovadores de qualificação profissional estão na gamificação. 

Quando você utiliza um bom sistema de RH para orientar o desenvolvimento individual dos colaboradores, passa a ter acesso a uma série de ferramentas para tornar as ações mais dinâmicas e interativas.

Além dos jogos propriamente ditos, que simulam situações reais e estimulam a capacidade de resolver desafios práticos, existem outros recursos jogáveis que favorecem esse processo.

Por exemplo, o simples fato de adicionar metas, pontuações, rankings ou até premiações virtuais para os resultados atingidos são diferenciais que tornam a qualificação mais instigante, engajando e estimulando cada talento a se desenvolver de forma natural e até divertida. 

Boa liderança

A capacitação das lideranças é vital para a implementação de uma cultura de aprendizagem contínua realmente eficaz.

Afinal, lembre-se que os gestores são os principais guias dos colaboradores. Sua forma de agir influencia diretamente na forma com que as pessoas irão lidar com seus desafios. Por isso, uma administração engajada e humanizada faz toda a diferença.

Além do aprendizado indireto, baseado na observação do comportamento e exemplo dos coordenadores, também deve ser estimulada a qualificação direta, com ensinamentos e instruções.

Para isso, o RH deve investir também no desenvolvimento dos líderes. Converse com a equipe para entender o perfil de cada gestor, identifique os pontos a serem aprimorados no seu comportamento e ofereça os meios necessários para potencializar sua atuação nesse sentido.

Educação à distância

Tenha em mente que o home office, a atuação flexível e os próprios fluxos de trabalho digitais já fazem parte da rotina das empresas.

Para seguir essa tendência na aprendizagem organizacional, também é importante investir no ensino eletrônico. Conhecido como e-learning, ele permite que os talentos aprendam quando e onde desejarem, com trilhas de conhecimento adaptadas às suas necessidades de qualificação.

Mais que uma forma de aprimorar colaboradores remotos, sua implementação torna os alunos protagonistas do aprendizado. Além disso, ela ajuda a poupar custos com infraestrutura física.

Junto disso, uma de suas maiores vantagens está na personalização. Em uma boa plataforma EAD, você pode disponibilizar videoaulas, materiais escritos e conteúdos interativos (inclusive gamificados) para que os alunos tenham uma experiência única e completa de ensino.

Dinâmicas em grupo

Por mais que o ensino teórico seja importante, ele sozinho não basta. Afinal, as pessoas devem consolidar seus conhecimentos e os aplicar nos desafios reais do negócio.

A melhor forma de testar na prática o que foi aprendido na teoria é a realização de dinâmicas em grupo. Além de permitir que os talentos coloquem seus conhecimentos à prova, esse tipo de ação promove um ambiente lúdico e de colaboração, que também melhora o clima interno.

Nelas, o foco é reunir a equipe e propor exercícios práticos para que os profissionais exercitem sua criatividade, comunicação e capacidade de resolver problemas.

Por exemplo, você pode dividir o time em grupos, propor um desafio simulando um cenário real da organização e pedir que eles discutam formas de chegar a uma solução. Isso sempre com base nas suas experiências obtidas durante o seu crescimento profissional.

Treinamentos e capacitações

Bons programas de treinamento e capacitação são inerentes a uma estratégia de aprendizagem organizacional bem-sucedida.

Para aplicá-los, você primeiro deve mapear as competências comportamentais e técnicas da sua equipe. Depois, é preciso compará-las às demandas reais de habilidades da empresa e identificar eventuais gargalos ou pontos de melhoria.

A partir disso, o RH terá clareza sobre os melhores programas de capacitações para atender às necessidades de cada equipe ou cargo específico.

Nas grandes organizações, há mais recursos para desenvolver cursos e treinamentos internamente. Contudo, nada impede um negócio de buscar por instituições e profissionais externos para qualificar os talentos em datas específicas ou mesmo em encontros online. 

Cultura de feedbacks

Por fim, uma sólida cultura de feedbacks faz toda a diferença para que os colaboradores se tornem os verdadeiros protagonistas da aprendizagem organizacional.

A partir dela, cada profissional consegue adquirir uma maior consciência sobre a sua própria performance e pontos de melhoria. Afinal, seu desempenho é esclarecido por meio de relatos e percepções dos seus colegas e gestores. 

Para que isso seja possível, as lideranças e suas respectivas equipes devem ser incentivadas para que troquem feedbacks constantemente entre si.

Inclusive, as próprias ações de qualificação devem ser orientadas nesse sentido. A meta é que os membros da sua companhia consigam dar feedbacks claros, empáticos e construtivos. 

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