Capacitação Profissional: línguas e cursos de especialização

Capacitação Profissional: línguas e cursos de especialização

Tempo de leitura: 5 minutos

Você consegue perceber a importância que a capacitação profissional pode ter no ambiente e na produtividade do trabalho? É fundamental que o gestor de RH saiba fazer esse acompanhamento e identificar gaps e potencialidades.

Especialmente os setores de investimentos, finanças e línguas encontram um espaço muito especial no currículo de colaboradores e podem trazer uma visão mais holística e competente no dia a dia de trabalho.

Neste artigo, você entenderá o valor da capacitação profissional e saberá as melhores formas de explorar essa estratégia a favor da organização. Ao final, descubra uma série de cursos valiosos para implementar. Confira!

O que é capacitação profissional?

A capacitação, diferentemente da qualificação, é uma responsabilidade do gestor de pessoas. Ele deve preparar o seu colaborador para o desenvolvimento de determinada atividade no trabalho.

A capacitação profissional é alcançada por meio de cursos de formação, palestras, workshops, treinamentos complementares, eventos científicos e quaisquer outras modalidades que auxiliam o profissional a desempenhar determinada tarefa.

Já a qualificação representa o conjunto de competências e habilidades que o profissional tem, como nível superior, domínio de idiomas, mestrados, doutorados etc.

Como funciona a capacitação profissional?

Afirmamos que a capacitação profissional é uma forma de acompanhar as mudanças no mercado, conhecer as novas tecnologias e aumentar a competitividade dos colaboradores individualmente, bem como da equipe como um todo.

Cabe ao gestor identificar as principais necessidades de conhecimento da equipe e promover cursos e treinamentos para que o pessoal possa desenvolver novas habilidades e competências.

Qual a importância da qualificação?

Já a qualificação é a base teórica que o colaborador possui para desenvolver a sua profissão, tais como: escolaridade em nível técnico, graduação e pós-graduação, a realização de cursos de formação e as experiências em sua bagagem profissional. Para o RH é importante entender e esclarecer quais os requisitos que a vaga exige, assim fica mais fácil selecionar o profissional ideal.

Contando com especializações a mais no currículo, quem busca o crescimento ou o alcance de novos horizontes no mercado de trabalho fica em vantagem, agregando valor à sua atuação e, consequentemente, aumentando as chances de cair no radar do setor de Recursos Humanos — sempre em busca de atrair talentos especiais.

Quais os principais benefícios da capacitação profissional?

A capacitação profissional pode gerar ganhos tanto para a empresa quanto para o colaborador. Separamos alguns dos melhores benefícios que podem ser observados a partir da implementação de cursos e treinamentos. Veja.

1. Produtividade

Logicamente que uma equipe capacitada tende a ser mais produtiva. É importante ressaltar que o gestor precisa identificar os cursos mais adequados, sob risco de aumentar a qualificação de funcionários em demandas desnecessárias.

2. Diminuição de falhas

As falhas na produção acontecem sob vários aspectos. Investimento inadequado em equipamento, tempo apertado e outras possibilidades afetam o trabalho.

Entre todos os fatores, a falta de capacitação profissional normalmente é o principal problema. A partir desse ajuste, o número de falhas pode ser reduzido ou eliminado por completo.

3. Aumento da motivação no trabalho

A capacitação profissional é benéfica tanto para o empregador como para a organização. No caso do colaborador, saber que terá uma elevação na carga de conhecimentos e habilidades traz mais motivação e vontade de produzir melhor.

A capacitação também aumenta o potencial para solução de metas e objetivos mais desafiadores. A motivação tende também a impulsionar a produtividade e melhorar o clima organizacional da empresa.

Como oferecer cursos para capacitação profissional?

Bem, a escolha dos cursos depende bastante das necessidades e da demanda da organização ou de cada colaborador. Também são válidos workshops focados na atividade primária, palestras ou capacitações mais abrangentes como em Idiomas. Veja agora algumas das melhores opções.

Cursos de Especialização

Pensando especialmente na capacitação de profissionais de RH, a Convenia Academy, disponibiliza uma série de treinamentos online desenvolvidos por profissionais da área com temas como:

  • gestão de pessoas;
  • liderança;
  • legislação trabalhista;
  • legislação previdenciária;
  • contabilidade.

Webinars

Outra forma de capacitação em tempos de pandemia estão sendo os webinars realizados no Youtube, LinkedIn e Instagram, por exemplo. Por esses canais, é possível incentivar os colaboradores a aprenderem sobre diversos temas, e para os profissionais de RH, destacamos:

  • cultura organizacional;
  • papel da liderança;
  • benefícios corporativos;
  • estratégias de redução de custos, entre outros.

Idiomas

Outra boa pedida para despertar competências nos colaboradores são os cursos de idiomas, que podem aperfeiçoar o domínio da língua inglesa e qualificá-los ainda mais para evoluir no plano de carreira — no qual, atualmente, falar, entender e escrever em inglês é algo absolutamente requisitado e fundamental.

Escolas renomadas oferecem a possibilidade de aprender por meio de aulas não presenciais, otimizando tempo e colaborando com o crescimento dos profissionais.

Viu como a capacitação profissional é fundamental para a evolução de um indivíduo e de uma empresa inteira? Neste artigo, você pôde conferir essa estratégia em vários aspectos. Além disso, descobriu cursos que são essenciais para a carreira de qualquer trabalhador.

A capacitação profissional não é uma necessidade de poucas pessoas. Todo mundo precisa sempre estar em evolução. Então, faça a sua parte e compartilhe este post em suas redes sociais para levar o conhecimento a outros colegas!

Convenia Clube de Vantagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *