Gestão de pessoas: o que é e como fazer? Pilares e estratégia

Gestão de pessoas: o que é e como fazer? Pilares e estratégia

Tempo de leitura: 9 minutos

Empresas onde há muitas demandas executadas com qualidade, sempre têm colaboradores que se sentem desvalorizados, e isso é mais comum do que possa se imaginar. Ainda existem muitos gestores que só enxergam funcionários como parte do processo operacional e não dão muita importância à equipe.É justamente por esse e outros cenários que a gestão de pessoas é importante para o êxito de toda e qualquer empresa. 

Foi pensando em melhorar o ambiente de sua empresa que criamos esse conteúdo onde mostraremos a importância da gestão de pessoas. 

A gestão de pessoas passa pelo processo de retenção de talentos. Aprenda a reter os talentos na sua empresa de maneira prática e simples através de nosso E-book gratuito!

O que é Gestão de pessoas?

A gestão de pessoas ou a administração de recursos humanos é uma associação de habilidades, metodologias, políticas, técnicas e práticas que são definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano dentro de empresas.

A Gestão de Pessoas se dá  através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa.

Muitas vezes, essa gestão é confundida com o setor de Recursos Humanos, no entanto, o RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e a gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos colaboradores. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança e tem como  objetivo o desenvolvimento e a colaboração para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

A importância da gestão de pessoas

A gestão de pessoas está entre os maiores desafios para o RH de uma empresa e, embora a captação e a retenção de novos talentos ainda seja tida como uma das funções principais deste segmento, o segredo do sucesso de companhias está no fato de ter uma equipe engajada e motivada: algo que só pode ser alcançado através de um bom gerenciamento de funcionários e colaboradores.

Ao se ter em mente que o líder de uma equipe deve priorizar tanto a gestão de pessoas, quanto a de processos e políticas da empresa, cabe aos profissionais de RH oferecer as ferramentas adequadas para que o líder possa gerenciar seu time da melhor forma possível.

Avaliações de performance, satisfação e engajamento das equipes da empresa não podem ser desprezadas em momento algum, uma vez que é a partir destes resultados que o RH poderá traçar um planejamento concreto e coerente com as necessidades de cada setor de uma empresa.

Essas análises oferecem ainda, dados para que possam ser planejados programas de treinamento específicos dentro da corporação, possibilitando a melhoria de desempenhos particulares e coletivos, além da identificação de novos talentos dentro da empresa, permitindo a combinação de estratégias para aumentar o nível de performance e conhecimento de funcionários.

Quais os 5 pilares da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é algo complexo, por isso ter bases para seu desenvolvimento e manutenção é algo de grande importância. Vamos mostrar agora quais são os 5 pilares desse processo.

1. Treinamento e desenvolvimento

Incentivar o desenvolvimento dos colaboradores tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. O processo de desenvolvimento capacita e faz com que os colaboradores se tornem mais motivados e a melhor forma de investir em desenvolvimento se dá por meio de treinamentos. 

2. Comunicação

A comunicação é outro ponto chave para a gestão de pessoas. Uma via de comunicação bilateral é fundamental para a manutenção de um ambiente favorável de trabalho, além de permitir que os demais sejam colocados em prática. Todos devem estar cientes de objetivo e processos internos, para que possam desempenhar suas atividades da melhor forma possível, além de se sentirem livres para expressar opiniões, apontar problemas e propor soluções. 

3. Liderança

Ter um líder é fundamental para a gestão de pessoas, uma vez que essa figura gera motivação na equipe. mas uma liderança, vai além disso. Saber ouvir, resolver conflitos, orientar, ser flexível e atuar como um mentor, são habilidades necessárias para gerenciar pessoas e fazer com que a empresa tenha êxito.

4. Processos

Ter processos claros e definidos também é importante para gerenciar pessoas de maneira estratégica, uma vez que atividades de diferentes setores se relacionam e impactam uns aos outros. 

Por isso elaborar processos de acordo com as expectativas, definir metas e responsáveis por cada etapa e acompanhar a execução de tudo isso, é muito importante. 

5. Trabalho em equipe

E por fim temos o trabalho em equipe. Afinal, como mostramos nos pilares anteriores, a empresa é composta de diferentes setores que embora não trabalhem diretamente entre si, atuem de maneira conjunta em prol de um objetivo comum da empresa. 

Como tornar a gestão de pessoas eficiente?

Depois de compreender que ir além de simples execução de processos e que o RH está diretamente ligado à gestão de pessoas, veja algumas dicas de como tornar esse processo mais eficiente. 

Investimento em análise de dados

A análise de dados é muito importante no processo de gestão de pessoas, uma vez que para quantificar sua eficiência é necessário medir dados. Sendo assim, é importante atuar em duas vertentes de análise de dados. 

A primeira delas é a coleta de indicadores, que são capazes de trazer resultados sobre o próprio trabalho do RH e sobre aspectos gerais, como produtividade e satisfação dos colaboradores. 

A outra forma de atuação é uma tendência mais recente e visa cruzar dados sobre o comportamento e o desempenho das pessoas, permitindo que se trace padrões e tomadas de decisões mais assertivas. Essa prática é conhecida como People Analytics.

Análise de comportamento humano

Outra maneira de tornar a gestão de pessoas eficiente se dá através do mapeamento e análise do comportamento humano. Para isso, a melhor opção é  investir em mapeamento comportamental baseado em metodologia DISC com acurácia garantida. 

Esse teste permite coletar mais de 50 informações sobre o comportamento de cada colaborador ou candidato e ainda serve de base para o people analytics.Os benefícios de se avaliar o comportamento humano são inúmeros e geram muito valor ao RH e consequentemente à empresa.

Compreenda o negócio

Conhecer sua empresa de maneira global é muito importante. Como você vai ter capacidade de opinar sobre decisões de negócio e ser ouvido se não conhece a fundo a atividade da empresa? Como vai executar a gestão de pessoas de diferentes áreas sem conhecer os objetivos e metas dos diferentes setores?

Por isso, buscar conhecimento interno é importante. Conversa com lideranças, colaboradores e com a alta direção. Conhecimento globais de fontes externas também são bem-vindos para otimizar a gestão de pessoas e manter a empresa caminhando nos trilhos.

Boas práticas de gestão de pessoas para empresas

E por fim, quanto mais suave e correto for a gestão de pessoas, mais positivos serão os resultados. Por isso, adotar boas práticas para realização desse processo também é importante. Confira as dicas principais para isso. 

1. Otimize o diálogo

O diálogo dentro de qualquer empresa é uma importante ferramenta, capaz de manter todos os funcionários informados e alinhados. Contudo, infelizmente, alguns gestores e empreendedores ainda não dão a devida atenção ao assunto

Muitos conflitos acontecem simplesmente por falta de comunicação. Para melhorar a comunicação, é importante que todos estejam comprometidos com o assunto, especialmente os seus líderes, uma vez que a comunicação é vista como algo crucial para alcançar grandes resultados.

O diálogo, seja ele presencial ou através de canais de comunicação como mural de recados, intranet, e-mails corporativos, softwares ou aplicativos é fundamental nesse processo.

2. Aprimore o processo de atração de talentos

A atração de talentos é fundamental para qualquer organização que deseja se destacar. Para atrair gente talentosa, é necessário otimizar o processo de recrutamento e seleção, tornando-o mais ágil, simples, menos dispendioso e eficiente. 

As melhores formas de aprimorar esse processo são:

  • Estabelecer presença nas redes sociais;
  • Criar  uma página de carreiras;
  • Utilizar os colaboradores como embaixadores da sua marca;
  • Respeitar todos os candidatos à vaga de emprego.

3. Recompense as conquistas dos profissionais

Quando um profissional é recompensado por suas conquistas, cria-se senso de meritocracia, fazendo com que colaboradores vislumbrem que podem ser recompensados por fazer mais. Quando os trabalhadores entendem essa mensagem, passam a produzir mais e melhor, e de modo automático, resultados ainda melhores virão.

4. Mantenha o time treinado

Quando um colaborador está treinado, ele consegue desempenhar suas tarefas diárias com mais agilidade e eficácia.

Além disso, se torna capaz de atender melhor aos clientes da empresa e solucionar problemas que surgem ao longo do dia. Mas antes de começar qualquer tipo de treinamento, é necessário saber qual é o processo de capacitação que o funcionário ou equipe precisam. 

Para isso, recomenda-se pesquisar os conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser aprimorados.

5. Use a tecnologia a seu favor

O processo de gestão de pessoas possui a tecnologia como grande aliada. Nos dias de hoje, através do uso de softwares é possível facilitar todo o processo de RH, automatizando uma série de processos burocráticos.

Dessa forma, é possível ter mais tempo para cuidar das atividades estratégicas da empresa, como atrair e reter talentos, treinar equipes, além de ter acesso a uma série de outros dados relevantes em tempo real.

É simples notar que essas são excelentes práticas para a gestão de pessoas. Ao serem aplicadas, a produtividade dos funcionários e da empresa aumentará, tornando-a mais sólida, próspera e saudável, gerando cada vez mais lucros. 

banner_post_retencao_de_talentos

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.