Liderança humanizada: qual a sua importância e como aplicar no dia a dia?

Marcelo Furtado
Liderança
  10 min. de leitura

A liderança humanizada é um conceito que ganhou força desde que o mundo se viu fragilizado diante dos impactos da pandemia da Covid-19. Como era de se esperar, o ambiente empresarial também sentiu os efeitos, não só por causa das oscilações econômicas, mas também pelo impacto sentido pelas pessoas nesse cenário.

Mas qual é a relação entre esse conceito e o cuidado com o bem-estar físico e emocional dos colaboradores? Quais são as vantagens de sua aplicação? Essas e outras perguntas serão respondidas em nosso artigo. Acompanhe!

O que é liderança humanizada?

Liderança humanizada, ou liderança humanista, é um estilo de gestão onde o líder que coloca as necessidades, bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores como prioridade. Envolve empatia, escuta ativa e apoio, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo, colaborativo e motivador.

No passado, acreditava-se que era possível separar a vida pessoal e laboral. Por isso, os colaboradores eram tratados apenas como máquinas que deviam produzir cada vez mais. Essa atitude refletia no modo como a liderança lidava com os seus subordinados.

Nesse contexto, o líder era alguém frio, distante e temido. Com o tempo e as transformações vividas no mundo corporativo, as lideranças na organização perceberam que seus membros são pessoas com sentimentos e particularidades. Sendo assim, necessitam de gestores que os enxerguem desta maneira. 

Para que esse conceito se fortaleça na empresa, é necessário que ele se sustente em 4 pilares:

Comunicação aberta e oportunidade de diálogo

Uma liderança inclusiva e humanizada é aquela que mantém um canal aberto junto aos colaboradores, tanto para compreender suas expectativas e necessidades, quanto para difundir o propósito e as estratégias da organização. 

Trata-se de um pilar essencial para criar um senso de horizontalidade nas relações, reforçar o pertencimento do time e valorizar o clima organizacional, que também impacta na produtividade e no engajamento dos profissionais.

Empatia e Solidariedade

Mais que prezar pelas oportunidades de diálogo, a liderança humanizada preserva uma relação de empatia com seus funcionários. Isso significa colocar-se no lugar deles e se manter próximo para entender suas emoções, propósitos e eventuais dificuldades.

Essa visão empática é a base para uma relação solidária, em que a gerência se dispõe a ajudar seu time nos desafios próprios do trabalho ou até em questões pessoais que possam influenciar sua jornada na empresa, reforçando o senso de cooperação mútua.  

Busca por integração entre as equipes

Além da própria liderança humanizada e seus impactos positivos na produtividade, a relação entre os membros da equipe também dita a qualidade do clima organizacional. Assim, também cabe aos líderes da organização garantir que ela seja positiva.

Seja na gestão diária do time ou por meio de ações especiais, como dinâmicas coletivas e projetos em grupo, o estímulo à integração faz com que as pessoas se sintam mais engajadas e confortáveis no espaço laboral, bem como alinhadas aos seus propósitos.

Flexibilidade e Autogestão

Se a gestão humanizada tem como foco as necessidades do time, quer dizer que os líderes também precisam agir ativamente para que seus liderados consigam prosperar não só em termos profissionais, mas também pessoais.

Isso vai além do diálogo, da empatia, integração e das oportunidades de desenvolvimento na companhia, passando também pela flexibilidade e autonomia no trabalho, que geram equilíbrio com a vida pessoal e reforçam a confiança na entrega de resultados da equipe.

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Quais suas vantagens?

Quando uma empresa investe em uma liderança humanizada com sua equipe, os efeitos positivos são surpreendentes. Entre eles, podemos destacar:

  • Maior produtividade – boas condições de trabalho fazem as equipes trabalharem com satisfação, elevando a produtividade diária;
  • Melhoria do clima organizacional – um time satisfeito e feliz gera uma atmosfera saudável na organização;
  • Retenção de talentos – os profissionais talentosos pensarão duas vezes antes de mudar de emprego. Afinal, líderes empáticos valorizam e reconhecem os esforços desses colaboradores;
  • Lucratividade – com a elevação do nível de produtividade dos times, a organização perceberá também o aumento dos lucros;
  • Cultura – a cultura interna humanizada chama a atenção dos profissionais do mundo corporativo. O resultado é a atração de talentos e a melhoria da employer branding (marca empregadora) da empresa;
  • Atração de investidores –  a organização que prioriza o bem estar dos profissionais segue um dos protocolos do conceito ESG (environmental, social and governance). 

Como desenvolver e aplicar no dia a dia?

O livro “Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso”, escrito por Daniel Goleman, explica que entender e levar em consideração as necessidades do outro é um dos principais componentes de uma gestão eficiente.

Embora muitos reconheçam isso, não sabem como desenvolver e aplicar a liderança humanizada com as suas equipes

A seguir, daremos algumas dicas para ter sucesso nesse objetivo.

Pratique o autoconhecimento e a autoavaliação

Realizar uma autoanálise nem sempre é fácil. Porém, é essencial para entender como está o interesse e o relacionamento com o próximo. Para fazer esse “raio-x” interno, é preciso unir a autoavaliação com o autoconhecimento.

No caso do segundo tópico, o líder pode obtê-lo por meio da literatura que aborda temas da psicologia comportamental e terapias com profissionais da área. Já a autoavaliação envolve descobrir os próprios pontos fortes e fracos em relação à arte de ter empatia.

Tenha transparência com seus colaboradores

A empatia e a comunicação estão intimamente relacionadas. Quando o gestor é acessível, procura oportunidades de interagir com os colaboradores, escuta quando fala e demonstra que realmente se importa com eles. Dessa forma, a confiabilidade entre os membros da equipe aumenta.

Coloque em prática integrações e cultura de feedbacks

Outra prática importante é a cultura da integração e do feedback. É interessante que o ato de aconselhar gera naturalmente a integração entre o líder e os colaboradores.

Sendo assim, os coordenadores devem implantar uma política interna de comunicação. Nela, é possível incluir o feedback reverso (quando o colaborador dá conselhos e sugestões para o líder). Desse modo, se cria um espírito de parceria na companhia.

Tenha uma visão de futuro

Olhar para o futuro também ajuda na formação de uma liderança humanizada. Como assim? Os benefícios de uma gestão humanizada são colhidos ao longo do tempo. Ao ter isso em mente, os gestores devem perceber a necessidade cada vez maior de tratar seus colaboradores com carinho e empatia. Para isso, eles podem verificar alguns estudos sobre o assunto.

Quais práticas utilizar para a criação de uma gestão humanizada? 

Além de prezar pelas atitudes citadas para aplicar a liderança humanizada no dia a dia, sua implementação e consolidação na gestão da empresa também depende de práticas específicas. Confira algumas delas: 

Busque treinamentos para Soft Skills

A escuta ativa, a empatia e até o senso de solidariedade podem ser consideradas habilidades passíveis de aprimoramento. Assim, investir em formações para desenvolver e consolidar Soft Skills é essencial para a construção de uma liderança humanizada.

Essas capacitações permitem aprimorar o conhecimentos e técnicas interpessoais, permitindo que gestores se concentrem cada vez mais no desenvolvimento de relações humanas positivas e produtivas.

Agende reuniões One-on-one (1:1) com seus liderados

As reuniões one-on-one desempenham um papel fundamental na liderança humanizada, pois proporcionam um espaço dedicado para a comunicação e o relacionamento entre líder e colaborador. 

Essas reuniões individuais permitem que o líder compreenda as necessidades, preocupações e aspirações de cada membro da equipe de forma mais profunda e pessoal. Isso promove um ambiente de confiança e empatia, onde os colaboradores se sentem valorizados e ouvidos.

Além disso, as reuniões one-on-one permitem que o líder ofereça feedback personalizado e apoio direcionado ao crescimento e desenvolvimento de cada colaborador. Esse acompanhamento próximo ajuda a identificar desafios, fornecer orientações adequadas e criar planos de ação para o aprimoramento contínuo.

Aprofunde-se no código de conduta da empresa

Todo gestor deve ter um conhecimento profundo sobre o código de conduta da empresa. Dominar suas particularidades e o promover ativamente é ainda mais importante quando tratamos sobre liderança humanizada.

Afinal, é esse documento que estabelece as diretrizes e valores da organização. Assim, ao garantir que todos os membros conheçam suas determinações e ajam em conformidade com elas, o ambiente profissional torna-se mais adequado, seguro e transparente.

Canais de denúncias para maior laço de confiança 

Estabelecer canais de denúncias eficazes é crucial para construir um ambiente seguro e baseado na confiança. Eles devem ser anônimos, fáceis de usar e amplamente divulgados entre os membros da equipe. 

Seu uso permite que os colaboradores relatem situações ou comportamentos inadequados sem medo de represálias. Cabe a liderança garantir que as denúncias sejam tratadas de forma confidencial e que as devidas medidas sejam tomadas para resolver os problemas identificados.

Invista em plataformas de RH 

Boas plataformas de Recursos Humanos fazem toda a diferença para aprimorar a relação com os liderados. Afinal, quanto mais transparentes, eficientes e fluidas for a empresa, mais positiva será a relação junto à equipe.

Essas ferramentas tornam o gerenciamento e a comunicação com os colaboradores mais claro e eficiente, além de possuírem funcionalidades interessantes como reuniões de 1:1 automatizadas, pesquisas de eNPS, etc..

Dicas para a liderança humanizada em tempos de home office

Mesmo à distância, o gestor precisa adotar estratégias que estimulem o senso de pertencimento e acolhimento entre os times. Isso pode ser feito por meio de:

  • Alinhamento e clareza sobre o que a empresa espera de cada colaborador;
  • Definição de objetivos realistas para a equipe remota;
  • Uso da tecnologia a favor de uma melhor interação com as pessoas;
  • Comunicação clara e aberta, mesmo à distância;
  • Canais de suporte e orientação aos membros do time;
  • Atenção ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional do colaborador que está em casa;
  • Flexibilidade de horários sempre que possível, focando mais em resultados;
  • Conversas descontraídas em happy hours virtuais;
  • Premiar e celebrar as vitórias dos profissionais;
  • Estar à disposição para ajudar nos momentos difíceis;
  • Oferecer sessões de terapia no pacote de benefícios.

Concluindo: durante muito tempo, a relação entre líder e liderado era vista como vertical. Hoje, esse relacionamento precisa ser horizontal. Não importa a posição, todos precisamos um do outro. Se os gestores agirem assim, os colaboradores serão mais produtivos e felizes.

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é e as vantagens de uma liderança humanizada? Então, coloque isso em prática com o nosso Manual – Como humanizar as relações digitais no RH!

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