A importância do treinamento e desenvolvimento e desafios para a implementação desse processo

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  14 min. de leitura

Para que as empresas cresçam de forma sustentável é preciso que ela tenha colaboradores capacitados, engajados e na melhor posição possível para o negócio. É nesse ponto que entram o treinamento e o desenvolvimento de colaboradores.

Apesar de muito importante, ainda existem alguns desafios que podem dificultar a implementação de processos de treinamento e desenvolvimento efetivos nas empresas. 

A boa notícia é que a tecnologia, por exemplo, vem sendo uma incrível aliada nesse processo, ajudando milhares de empresas a investirem cada vez mais na formação de seus colaboradores.

Para além de ser uma excelente forma de melhorar a sua empresa internamente, investir em treinamento e desenvolvimento tem muitas outras vantagens! Você sabe quais? Confira nesse artigo a importância de estratégias de educação corporativa para sua empresa.

O que é treinamento e desenvolvimento?

Os termos treinamento e desenvolvimento dizem respeito a práticas voltadas para a educação corporativa

O treinamento e o desenvolvimento são tão conectados que, na maioria das vezes, falamos de ambos ao mesmo tempo. Por isso, existe uma abordagem de RH conhecida como T&D, ou seja, treinamento e desenvolvimento.

No livro “Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações”, escrito por Idalberto Chiavenato, é revelado que uma abordagem T&D abrange estratégias de curto e longo prazo. Porém, é exatamente nesse aspecto que encontramos também uma diferença importante entre o treinamento e o desenvolvimento. Como assim?

Estudando o processo de treinamento, notamos que ele é focado no presente. Por isso, tem estratégias voltadas para a melhoria imediata de habilidades, competências e técnicas relacionadas com um cargo ou função interna.

Podemos perceber esse foco no presente nas aulas práticas de um treinamento que ensina como aplicar os ensinamentos imediatamente. Por outro lado, o desenvolvimento visa a potencialização ou criação de habilidades e competências que serão úteis para cargos que serão ocupados no futuro.

Por exemplo, o programa de desenvolvimento de líderes tem como foco aperfeiçoar as hard e soft skills de colaboradores com potencial para assumirem cargos de liderança na empresa.

Essas práticas não apenas melhoram a qualidade dos funcionários, como também sua motivação. Segundo a pesquisa Global Fluency, empresas que investem em colaboradores têm 74% mais engajamento. 

Ou seja, se você pretende ter um RH estratégico aplicado na sua gestão de pessoas, precisa praticar ações desse tipo para gerar bons resultados. 

Diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

Mesmo que haja uma grande linearidade entre treinamento e desenvolvimento organizacional, há diferenças em suas características que devem ser observadas. 

O treinamento é mais conhecido e comum entre as empresas, afinal, é comum que todo novo colaborador passe por ele quando entra na empresa, certo? 

Já o desenvolvimento ainda não é tão institucionalizado assim. Veja só um pouco das diferenças entre os dois processos.

O treinamento, em geral, é um processo mais pontual e rápido, voltado para um cargo e funções específicas. A ideia do treinamento é capacitar o colaborador para desempenhar um cargo, dentro das normas e dos processos da empresa. O desenvolvimento, por sua vez, já é um processo de longo prazo.

Nas ações de desenvolvimento, procura-se desenvolver certas habilidades que podem ser importantes no futuro. Por exemplo, um curso de liderança para funcionários que eventualmente irão assumir cargos de chefia ou até mesmo cursos de softwares e técnicas para melhorar a qualidade do trabalho.

Ainda que sejam de extrema importância, nem sempre ações de treinamento e desenvolvimento são pensadas dentro das empresas. Muitos gestores podem ver esses processos como gastos desnecessários e podem acabar negligenciando esse aspecto da educação corporativa.

Em outros casos, ainda que implementados, os esforços voltados para treinamento e desenvolvimento podem não surtir os efeitos desejados, muitas vezes pela falta de engajamento dos colaboradores. Como, então, superar desafios de implementação que atrapalham as etapas do programa de treinamento e desenvolvimento?

Antes, vamos ver a importância de investir nisso, para então entender como é válido aplicar essa estratégia em sua empresa.

Importância de treinamento e desenvolvimento nas empresas.

Existem muitas vantagens de investir em estratégias de treinamento e desenvolvimento nas empresas. Veja só algumas delas.

Mas antes, se você está buscando se desenvolver na sua área, lhe convidamos para conhecer o KIT Gestão de Sucesso da Convenia com Abler e Feedz. Nele, encontram-se materiais exclusivos para potencializar seu RH e torná-lo em um setor estratégico que atinge sempre seus objetivos. Baixe o material gratuitamente e confira! 

New call-to-action

Maior produtividade

De nada adianta contratar profissionais bons se eles não conseguirem ser produtivos dentro da sua empresa, certo? Um bom treinamento garante que todo mundo estará na função adequada e terá as ferramentas necessárias para desempenhá-la, fazendo que sua equipe fique sempre produtiva e traga resultados.

Maior engajamento

Uma das maiores vantagens dos processos de desenvolvimento é o engajamento entre os colaboradores e a empresa. Quanto mais os funcionários sentirem que a empresa investe neles, em sua carreira e em seu futuro, mais eles estarão engajados com a marca e terão sentimento de pertencimento dentro daquele local.

Redução do turnover

Colaboradores produtivos, felizes e engajados têm muito menos chance de quererem sair da empresa. Então, criar uma verdadeira cultura de desenvolvimento ajuda a sua empresa a diminuir as saídas e o turnover de funcionários, que pode ser bastante danosa às corporações.

Densidade de talentos

O livro “A regra é não ter regras”, dos autores Reed Hastings e Erin Meyer, fala sobre a densidade de talentos. Esse termo faz referência a quantidade de profissionais de alto desempenho dentro do quadro de funcionários de uma empresa.

Segundo esse livro, uma organização que tem uma grande densidade de talentos, sente a elevação da produtividade, criatividade e do engajamento interno. Para ter um time com esse nível de competência, é indispensável investir em treinamento e desenvolvimento.

Employer branding

Outra vantagem do treinamento e desenvolvimento de profissionais internos é percebido na employer branding (marca empregadora) da empresa. Mas qual é a relação entre essas duas práticas? Organizações que investem na carreira dos colaboradores chamam a atenção de profissionais externos.

Isso acontece porque os profissionais querem aprimorar as suas habilidades e competências – e veem essa possibilidade na empresa. Além disso, no geral, empresas que têm um bom programa de treinamento e desenvolvimento também possuem um plano de carreira estruturado. Outra prática que potencializa a reputação do negócio no mundo corporativo.

Tipos de treinamento

Existem muitos tipos de treinamento corporativo presenciais e virtuais a serem utilizados pelas empresas. Quais são eles? A seguir, veremos alguns.

Treinamento de integração

Esse tipo de treinamento visa preparar o novo colaborador para o início dos seus serviços na empresa. Durante as aulas, o profissional conhece a visão, os valores, a missão e os objetivos da organização. Além disso, entende qual é o papel dele no sucesso do negócio.

Soft skills

O treinamento soft skill tem a finalidade de potencializar as habilidades comportamentais dos colaboradores de acordo com a cultura interna da empresa. Dessa forma, a organização explora e direciona as soft skills do profissional de um modo que beneficie as demandas internas, mas também a carreira dele.

Conhecimento a partir do PDI

O treinamento de conhecimento técnico também é chamado de hard skill. O objetivo desse programa é desenvolver as habilidades técnicas do colaborador, como: o uso de ferramentas virtuais, a aplicação de metodologia ágeis ou a otimização de uma tarefa relacionada a função exercida. 

Mas, é importante ir além e trabalhar também o power skill – união de hard e soft skills. Ter o conhecimento técnico alinhado com o comportamental é essencial para fazer um grande projeto, por exemplo. 

Para isso, utilizar Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) auxilia a aprimorar as habilidades e competências necessárias para alcançar os objetivos do treinamento. 

Cursos de desenvolvimento profissional 

Outra possibilidade de treinamento são cursos que ajudam a desenvolver habilidades profissionais como MBAs, cursos livres, novas graduações de áreas correlatas, etc. Uma boa dica é implementar uma universidade corporativa na sua instituição, para, assim, treinar todos os colaboradores em conjunto e garantir a qualidade e cultura no aprendizado. 

Para os cursos de RH e DP, há diversas opções na Convenia Academy que oferecem excelentes oportunidades de formação gratuita. 

Como funciona a T&D para lideranças? 

O conjunto de treinamentos dedicado às lideranças, conhecido como PDL, é uma ótima forma de qualificar e potencializar líderes. Nele, além de identificar competências interpessoais e técnicas, também é feito o ensinamento de modo contínuo

Mas, para isso acontecer, é preciso que a empresa tenha uma estrutura de cultura organizacional bem definida. Assim os valores e objetivos da organização são passados aos gestores por meio desses momentos de formação. 

Também é importante levar em consideração a senioridade das lideranças e suas funções. Isso porque, dependendo do nível e/ou cargo, as hard e soft skills necessárias serão diferentes. 

Então, para ser assertivo na capacitação profissional, deve-se ter uma boa visão sistêmica da instituição. Assim, conquista-se benefícios como: 

  • Aumento do engajamento e produtividade;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Redução de turnover;
  • Diminuição de custos operacionais;
  • etc. 

Desafios na implementação desse processo

Mesmo com tantas vantagens, nem sempre as empresas investem em treinamento e desenvolvimento. No Brasil, por exemplo, investe-se cerca de R$788 anuais em treinamento, enquanto nos EUA a média é de R$1252. Isso mostra como outros países já apostam muito mais nesses processos.

São vários os motivos que levam uma empresa a não apostar ou até mesmo abandonar estratégias de treinamento e desenvolvimento, porém, hoje, existem diversas ferramentas que podem auxiliar a implementação com sucesso dessas estratégias. Veja alguns desses desafios:

Altos custos

Os treinamentos podem ter custos altos, sobretudo se a empresa é grande e está em mais de uma localidade, afinal, para além dos custos do treinamento em si, ainda há custos de deslocamento, alimentação e hospedagem. Por isso, treinamentos presenciais podem ter altos custos para a empresa.

Tempo

Além do custo, treinamentos podem demorar para serem totalmente concluídos, especialmente os treinamentos presenciais, que tendem a demorar muito mais. Quanto mais tempo, maior o custo e, consequentemente, leva ao nosso próximo ponto, que é a perda de produtividade.

Perda de produtividade

Se os colaboradores estão envolvidos nos treinamentos presenciais eles não estão desempenhando suas funções naquele momento, certo? Então, se um treinamento acontece de forma presencial, os colaboradores precisam, ao mesmo tempo, parar para assistir às aulas e palestras, o que pode afetar profundamente a produtividade do setor.

Dificuldade de mensuração

Um dos maiores problemas que pode afetar qualquer estratégia é não conseguir mensurar os resultados e saber, por meio de números, se as ações foram efetivas. De nada adianta investir tempo e dinheiro em algo e depois não saber se valeu a pena, não é? Então, treinamentos, principalmente presenciais, tornam essa tarefa bastante difícil.

Falta de engajamento

Até mesmo empresas que optam por treinamentos a distância (especialmente com plataformas LMS) encontram desafios. Um deles é a falta de engajamento dos colaboradores com as aulas. A falta de personalização voltada para cada funcionário pode tornar as aulas desinteressantes e levar à perda de engajamento.

Por que investir em T&D para os colaboradores?

Apesar dos desafios serem muitos, vale a pena encará-los! Isso porque, existe uma série de motivos que demonstram que investir em T&D é vantajoso. Alguns exemplos são: 

  • Equipes mais preparadas;
  • Retorno financeiro;
  • Fidelizar funcionários; 
  • Melhoria na comunicação interna;
  • Clima organizacional positivo; 
  • etc. 

Além disso, cada vez mais as empresas estão tornando seu RH estratégico e levando a tecnologia para o dia a dia de trabalho. Nesse caso, é importante fazer o desenvolvimento do RH ou de qualquer outro setor para aprenderem como mexer nas ferramentas e otimizarem sua rotina. 

Segundo a pesquisa Sondagem Especial Indústria 4.0, 70% das empresas brasileiras utilizam tecnologia digital em seus processos internos. Essa automação e otimização, mesmo quando intuitiva, deve ter um treinamento ou recomendação, a fim de ensinar os profissionais a utilizá-la corretamente. 

Ou seja, se você quer levar benefícios estratégicos e estruturais, além de vantagem competitiva no mercado à longo prazo, o ideal é investir em T&D constantemente. 

Como montar um programa de treinamento e desenvolvimento? 

Esse é o tópico mais importante para você que deseja saber como elaborar um treinamento e desenvolvimento organizacional para alavancar seus resultados internos. Portanto, preste atenção no passo a passo abaixo e aprenda como colocar essa estratégia em prática!

1. Diagnóstico: entenda necessidades e dificuldades dos colaboradores

A primeira medida que você deve tomar para implementar ou fazer melhorias no treinamento e desenvolvimento da sua empresa é o diagnóstico geral. Isso significa identificar onde está a carência de conhecimento, atenção e/ou transformação. 

A forma de descobrir onde está essa necessidade é utilizando dados. Pesquisas internas, avaliações de desempenho, análise de performance e feedbacks, entre outros, são excelentes ferramentas para isso. 

Dessa maneira, a gestão de RH consegue ter embasamento e argumentação para defender a aplicação do treinamento e desenvolvimento. 

2. Defina os objetivos do treinamento

Nessa etapa possuir clareza é essencial, uma vez que não dá para manter um ou mais colaboradores focados no seu desenvolvimento se os objetivos não são assertivos. 

Nesse sentido, o professor Idalberto Chiavenato defende que há 5 tipos de treinamentos que podem se encaixar nos objetivos da aprendizagem. Veja quais são eles: 

  1. Transmissão de informações: quando a necessidade é compreender mais sobre a empresa/produto interno; 
  2. Desenvolvimento de habilidades: para os treinamentos que são dedicados à melhoria no desempenho de determinado cargo/função; 
  3. Desenvolvimento ou modificação de atitudes: feito para melhorias de soft skills, para as habilidades se encaixarem na cultura organizacional; 
  4. Desenvolvimento de conceitos: treinamentos com foco na aplicação de conceitos e teorias para elevar o nível de conhecimento;
  5. Criação de competências individuais: quando a empresa trabalha power skills, focando em ensinar no âmbito prático, teórico e crítico.

É válido ressaltar que os objetivos precisam ter ligações com metas mensuráveis, pois apenas dessa forma será possível fazer uma leitura de resultados afirmativa. 

3. Planeje a formação

O terceiro passo é o planejamento estratégico do treinamento e desenvolvimento. Nele, é definido:

  • Quais serão os conteúdos;
  • Quem dará a(s) aula(s);
  • Quais serão os grupos que receberão o treinamento;
  • Qual será o formato do ensino;
  • etc. 

Aqui não existe certo e errado. O RH deve avaliar quais respostas para as questões acima se encaixam com a necessidade e realidade da empresa, para assim ter mais efetividade no aprendizado. 

4. Trabalhe o engajamento das equipes em relação ao aprendizado 

Você bem sabe que manter a motivação e engajamento dos colaboradores não é uma tarefa fácil. No momento de aprendizagem, isso também não é diferente. 

Para isso, busque ter uma comunicação integrada na organização, para que, assim, todos saibam a finalidade e ganhos que o treinamento e desenvolvimento acarretará na carreira de cada um. 

Aplicação de outras práticas como gamificação, campanhas internas e reuniões de acompanhamento são excelentes para fomentar esse engajamento e entender as razões que mantêm os índices de motivação. 

5. Mensure e analise resultados 

Lembra que anteriormente comentamos sobre a necessidade dos objetivos terem metas mensuráveis? Esse é o passo que irá ressaltar o sucesso ou melhorias que o treinamento trouxe para empresa e colaboradores. 

Ter uma planilha de indicadores que demonstram taxa de realização do curso, aprendizado e desempenho, retorno financeiro, etc, é essencial. Essa será a prestação de contas que o RH fará para a diretoria, comprovando a importância de aplicar estratégias de desenvolvimento como essa. 

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!