O que é Universidade Corporativa e quais são suas vantagens?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  14 min. de leitura

Uma das responsabilidades do RH é desenvolver os colaboradores para que eles se mantenham atualizados sobre as mudanças do mercado e aumentem a qualidade das entregas . É possível fazer isso de modo eficiente e interligado com a cultura organizacional, através da universidade corporativa

Com ela, sua empresa terá profissionais mais capacitados e fortalecidos de sentimento institucional. Quer entender mais como funciona a universidade corporativa e quais são as vantagens de implementá-la no ambiente de trabalho? Então, continue sua leitura!  

O que é universidade corporativa? 

É uma ferramenta de qualificação profissional, na qual os colaboradores recebem treinamentos personalizados. Ela funciona como uma estratégia de crescimento, que, por meio do ensino corporativo, realiza capacitações e melhorias dos processos internos. Assim, a empresa poderá se tornar mais competitiva no mercado

É importante ressaltar que a universidade corporativa não é o treinamento de preparação para a execução de determinado cargo. Mas sim uma forma do colaborador aprender de maneira ampla sobre sua área, podendo, inclusive, servir como estratégia para um plano de carreira. 

Diversas grandes empresas já implementam a universidade corporativa, como é o exemplo da Petrobrás. Por meio de treinamentos aprofundados, a instituição aumentou o nível de qualificação da mão de obra, servindo, inclusive, como referência no mercado

Segundo a pesquisa da Technavio, esse setor poderá investir mais de 25 bilhões de dólares até 2025, apenas nos EUA. Isso acontece porque as empresas notaram o quanto essa estratégia é uma forte aliada para se destacar no mercado.

E, para colocar essa modalidade educacional em prática, é possível utilizar vários recursos, como: 

  • Treinamentos;
  • Cursos técnicos;
  • Vídeo-aulas; 
  • Capacitações;
  • Palestras;
  • Especializações;
  • Entre outras.

O RH possui papel fundamental nessa estratégia, já que é ele que fica responsável por criar o plano de ensino, ou então terceirizá-lo. 

Além disso, é importante que o programa de educação corporativa seja contínuo e completo. Dessa forma, o aprendizado será mais rápido, eficiente e dinâmico, fazendo a formação de profissionais com qualificações de ponta.  

O benefício de aperfeiçoar os colaboradores com alinhamento à cultura organizacional é um dos principais destaques desses treinamentos. 

Principais características

As universidades corporativas, ou UCs, possuem características, funções e metodologias variadas. Todavia, para que possa ser caracterizada como essa modalidade educacional, é preciso ter a função de:

  • Ensinar de diferentes formas; 
  • Gerar relacionamento interno;
  • Disseminar a cultura organizacional; 
  • Ensinar de forma integrada, contínua e completa;  
  • Mensurar o plano de ensino e seus resultados.

Por meio do aprendizado na UC, os colaboradores conseguem  ter mais autonomia no dia a dia, visto que aprimoram o conhecimento em suas áreas. Além disso, o trabalho em equipe, a liderança e a motivação serão praticadas em conjunto, fazendo com que seu time se caracterize como uma equipe de alta performance. 

E, ainda, com a integração da cultura organizacional ao plano de ensino, as empresas conseguem criar vínculos muito mais resistentes com seus colaboradores, gerando, assim, a sensação de pertencimento e confiança. 

Com isso, o desenvolvimento de carreira é promovido de forma natural e eficiente, retendo ao máximo os talentos existentes na corporação. 

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Diferença entre Universidade Corporativa e Universidade Tradicional

Por mais que o título de “universidade” esteja presente nas duas modalidades, elas são completamente diferentes. Primeiramente, porque o ensino tradicional é voltado ao âmbito acadêmico, e o corporativo apresenta conteúdos personalizados, direcionados à realidade daquela organização. 

Portanto, fazer parcerias com faculdades acadêmicas não caracteriza uma universidade corporativa. Pois, assim, você estará promovendo ao colaborador um conhecimento que não é exclusivo da sua empresa. 

Para entender mais sobre, confira abaixo alguns dos principais diferenciais dessas duas formas de educação. 

Universidade TradicionalUniversidade Corporativa
Desenvolve competências e habilidades com foco no mercado de trabalhoDesenvolve competências e habilidades com foco na instituição
A formação é conceitual e universalA formação é voltada a prática dos negócios da empresa
O sistema de ensino é formal e tradicionalO sistema de ensino é feito para haver uma gestão por competências
É desenvolvido uma cultura acadêmicaÉ desenvolvido uma cultura empresarial
As crenças e valores são universaisAs crenças e valores são da instituição
Ensina os estudantes com o intuito de fazer eles alcançarem o sucesso na vida pessoal e profissionalEnsina os colaboradores com o intuito de fazer eles alcançarem o sucesso da organização e dos seus clientes

Por que é importante ter treinamentos corporativos?

Como foi dito anteriormente, um dos principais objetivos da universidade corporativa é gerar competitividade no mercado. Por isso, a existência de capacitações e treinamentos dos colaboradores é essencial. 

Isso dará benefícios em diferentes áreas, como:

  • Qualidade de atendimento e produto;
  • Maior produtividade;
  • Otimização dos processos;
  • Aprimoramento dos recursos; 
  • Atração e retenção de talentos; 
  • Melhoria na imagem da empresa; 
  • Entre outros. 

Segundo os dados da Association for Talent Development (ATD), empresas que possuem a universidade corporativa no ambiente de trabalho conseguem ter um aumento de 218% na produtividade e nos resultados de seus colaboradores.

E os impactos podem ser ainda maiores quando o ensino corrobora com o desenvolvimento e estruturação de um plano de carreira. Isso porque o colaborador crescerá junto e a medida que a empresa também cresce, gerando resultados contínuos e progressivos a curto, médio e longo prazo

Além disso, por ter uma metodologia completa, as capacitações serão rotineiras, deixando os treinamentos esporádicos para algo mais pontual. Isso gera mais motivação e felicidade aos colaboradores, pois estarão em constante aperfeiçoamento e melhoria profissional. 

As vantagens de implementar uma universidade corporativa na sua empresa

Como você pode ver até aqui, essa é uma estratégia que promove benefícios em diferentes aspectos e áreas. Confira abaixo alguns pontos chaves que irão levar grande melhoria para a sua empresa! 

Atração e retenção de talentos

O estímulo para um aperfeiçoamento constante promove o brilho no olhar dos colaboradores e novos talentos. Isso porque, a empresa demonstra que se importa com a qualificação profissional da sua equipe, fazendo com que a atração e retenção de talentos seja natural. 

Assim, os trabalhadores podem ver, literalmente, o reconhecimento e valorização no dia a dia.

Possível redução de custos 

O valor de investimento da universidade corporativa às vezes pode parecer alto. Porém, quando você coloca na balança os custos e os benefícios a longo prazo, verá que essa estratégia pode trazer qualidade, maior produtividade e, consequentemente, mais economia.  

Além disso, com a retenção de colaboradores, você também conseguirá reduzir seus gastos. Conforme a pesquisa da Gallup, 93% dos jovens talentos declararam uma mudança de emprego em um curto período. Esse fato causou aproximadamente US$30,5 bilhões às empresas americanas para bancar custos trabalhistas.

Ou seja, além de reduzir o índice de turnover, você também estará poupando o departamento financeiro da empresa. 

Criação de um ambiente de crescimento profissional 

Segundo pesquisa da Randstad, 75% dos profissionais brasileiros dizem que o desenvolvimento de carreira é o principal fator para escolherem, mudarem ou permanecerem em um emprego. 

Portanto, ao incluir uma educação corporativa na sua empresa, é possível diminuir o índice de turnover e gerar um ensinamento baseado em valores da própria instituição.

É através da universidade corporativa que você consegue capacitar e gerar novas lideranças, desenvolver um plano de carreira, motivar as equipes e melhorar a instituição e o clima organizacional de forma orgânica. Tudo isso gera um ambiente de crescimento profissional assertivo e qualificado. 

Capacitação direcionada ao negócio 

Sua instituição provavelmente possui missão, visão e valores definidos, certo? Mas será que os colaboradores têm conhecimento de quais são eles? Uma grande vantagem da universidade corporativa é deixar essa informação muito clara para todos, fazendo com que as metas da corporação sejam atendidas com maior facilidade. 

Além disso, você poderá mensurar tudo isso através de métricas eficientes, facilitando a compreensão do que precisa ser melhorado e aperfeiçoado no processo para alcançar os resultados esperados. É uma maneira de manter a evolução e o progresso contínuo, tanto para o colaborador quanto para a empresa. 

Como montar uma universidade corporativa na sua empresa? 

Agora que você já compreendeu o que é e como funciona uma universidade corporativa,  chegou o momento de aprender como montá-la. 

Você verá que o RH não precisa ter medo para implementá-la, já que o passo a passo não é complicado. Veja abaixo por onde começar e como fazer para colocar em prática sua UC! 

Avalie suas necessidades e defina seus objetivos

Primeiramente, é importante que você consiga entender qual é a necessidade principal que o ensino corporativo precisa suprir

É possível descobrir isso através de pesquisas, conversas e feedbacks, tanto interno (para compreender as dores dos colaboradores) quanto externa (para se aprofundar nas mudanças do mercado).  

Assim, o setor de RH poderá definir os objetivos, sendo ele de:

  • Inovação;
  • Aprimoramento;
  • Gestão de qualidade;
  • Técnico;
  • Comportamental; 
  • Criatividade.

Estabelecendo esses fatores, você poderá partir para preocupações mais práticas, como:

  • Orçamentárias;
  • Focadas em estratégia;
  • Durabilidade; 
  • Indicadores e métricas; 
  • Metas de retorno;

Dessa maneira, você conseguirá definir tudo com clareza e precisão, podendo enfim passar para a próxima etapa. 

Faça um planejamento

Com as questões anteriores pré-estabelecidas, chegou o momento de estruturar o planejamento estratégico. Nesse momento, o RH deverá sanar as seguintes perguntas: 

  1. “Quais treinamentos e cursos serão ofertados?”;
  2. “Como será a estrutura?”;
  3. “Quais serão os planos e métodos de aprendizagem?”;
  4. “As aulas serão online, presenciais ou híbridas?”;
  5. “A empresa irá produzir o conteúdo internamente ou irá contratar uma terceirizada?”.

Mas lembre-se de levar em consideração tudo o que foi pré-definido anteriormente, realizando alterações nessa estratégia quando as adaptações forem necessárias. 

Defina uma plataforma 

Mesmo que você vá oferecer o curso ou treinamento presencialmente, é ideal ter uma plataforma por onde os colaboradores consigam acessar materiais das aulas, realizar exercícios, tirar suas dúvidas, etc.

Neste momento, é necessário considerar alguns recursos antes de realizar a escolha, como por exemplo: 

  • Indicadores de desempenho; 
  • Disponibilidade de armazenar diferentes materiais para acesso simultâneo; 
  • Suporte para diferentes formatos de conteúdo;
  • Limite de número de usuários;
  • Custo-benefício.

Assim, você promoverá uma aprendizagem completa e de fácil acesso, onde será possível colocar em prática todos os fatores da estratégia, conforme citado anteriormente. 

Crie o conteúdo

Caso sua empresa opte por elaborar os conteúdos ao invés de terceirizar essa responsabilidade, é importante que você consiga:

  • Definir os objetivos de cada disciplina;
  • Roteirizar o plano de ensino;
  • Organizar os responsáveis pela montagem e elaboração do material; 
  • Se necessário, solicitar o auxílio de um especialista para avaliação técnica. 

Todavia, não se esqueça de utilizar a cultura organizacional como um parâmetro base para desenvolver todas as demandas citadas. 

Será isso que irá personalizar todo o treinamento, moldando os colaboradores aos valores da empresa e criando um vínculo além do intelectual com eles. 

Monte um método de avaliação 

Como todo ensino de qualidade, é preciso ter um método de avaliação com critérios de aprovação para validar o conhecimento e a aprendizagem. Todavia, é importante ressaltar que não há uma regra que deve ser seguida nesses casos. Ou seja, não precisa aplicar uma avaliação tradicional, com provas e notas, se a instituição não achar necessário. 

Alguns exemplos que você pode desenvolver na sua universidade corporativa, são:

  • Provas e testes;
  • Trabalho em grupo;
  • Dinâmica prática ou teórica; 
  • Debate;
  • Autoavaliação; 
  • Seminário;
  • Observação das entregas do colaborador;
  • Relatório individual. 

Porém, não esqueça que é preciso também conversar com líderes e colaboradores para compreender se há problemas ou alguma melhoria que possa ser válida no aprendizado. Assim, sua universidade corporativa manterá uma boa qualidade e resultados. 

Outros métodos de treinamento e desenvolvimento profissional

Além da criação de treinamentos personalizados, o RH também pode desenvolver outros recursos da educação corporativa para aprimorar seus colaboradores. 

Um bom exemplo é a implementação de planos de desenvolvimento individual (PDI), nos quais o colaborador se aperfeiçoará de maneira pontual e específica sobre alguma necessidade, seja comportamental ou técnica. 

Outra abordagem válida é a da cultura de desenvolvimento de equipes. Através de alguma ferramenta organizacional, você poderá estimular a criação de vínculos entre os profissionais. Assim, eles se sentirão mais satisfeitos, resultando em um aumento de produtividade

Além disso, você também pode estabelecer um plano de carreira que estimule os profissionais a estudarem. Dessa forma, eles e a empresa crescem de maneira interligada e eficiente. 

Caso seja preciso, o RH também pode terceirizar os treinamentos e cursos enquanto está na fase de estruturação da universidade corporativa, para, assim, manter seus colaboradores motivados. 

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  • liderança;
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  • legislação previdenciária;
  • gestão de pessoas;
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