7 técnicas de motivação para manter sua equipe produtiva

Tempo de leitura: 6 minutos

Técnicas de motivação devem sempre ser colocadas em em prática para que uma empresa consiga motivar e engajar todos os seus colaboradores. De acordo com pesquisas no mercado internacional, 75% dos funcionários de empresas não gostam ou não possuem nenhum tipo de atrativo para desenvolver suas funções no ambiente de trabalho.

Com isso em mente, a aplicação de técnicas de motivação se torna de grande importância e as causas de falta de engajamento por parte de funcionários são os pontos em que o RH deve focar na hora de desenvolver o planejamento, uma vez que é justamente nessas causas que podem ser encontradas as soluções para a maioria dos problemas dessa natureza. 

Está sofrendo com o aumento de turnover e precisa de ações para motivação dos colaboradores? Baixe o eBook GRATUITO, descubra quais são os principais benefícios corporativos no Brasil e desenvolva um plano de motivação em minutos!

O que motivação pessoal?

A motivação pessoal é definida como uma forma de gerar iniciativa para uma ação específica. Ela é fundamental para quem busca uma vida equilibrada e de sucesso tanto em seus relacionamentos pessoais quanto profissionais. 

Em algumas situações, o ambiente não colabora com a motivação pessoal, uma vez que existem muitas nuances capazes de gerar influências negativas, como individualismo, egoísmo e competição. Por isso, acabe muitas vezes às empresas administrar isso da melhor forma possível, para manter a equipe o mais motivada possível.

A importância da motivação no ambiente de trabalho 

Hoje em dia, está mais do que perceptível que a motivação no ambiente de trabalho é fundamental, e por isso, é algo que vem sendo cada vez mais trabalhada por empresas. 

Motivar o funcionário, significa prover incentivos, para que desempenhem seu papel de maneira mais feliz, assertiva e consequentemente produtiva. 

Manter os colaboradores motivados é muito importante, pois um membro que esteja desmotivado dentro de uma equipe em específico pode acabar por atrasar processos e gerar impactos negativos no trabalho prestado pela empresa. 

É importante ter em mente que a motivação não significa entusiasmo ou disposição elevada, mas sim, que apenas todo comportamento possui uma causa. 

Funcionários motivados trabalham melhor

Toda empresa precisa se preocupar em oferecer o melhor aos seus funcionários, ajudando-os quando estes precisarem, analisando o ambiente corporativo como um todo e fazendo mudanças com base em pesquisas internas. 

Uma empresa realmente preocupada com funcionário é uma empresa bem-sucedida. Funcionários motivados se preocupam em realizar suas atividades da melhor forma possível, pois enxergam que a empresa realmente está preocupada com seu bem-estar e não apenas em ganhar dinheiro. 

É importante colocar ainda que muitas empresas contratam consultores para gerar motivação em sua equipe, mas isso não adianta, uma vez que todo o processo motivacional deve partir da própria empresa, e não de terceiros. Não adianta nada contratar pessoas para realizar esse tipo de função sem alterar nas políticas de funcionamento.

As 7 principais técnicas de motivação para seus funcionários

Depois de tudo que foi dito até aqui, é possível concluir que técnicas de motivação precisam ser utilizadas como forma literal de estimular os funcionários. Separamos aqui, aquelas que são as principais.

1. Condições de trabalho adequadas 

Pode parecer loucura, mas a verdade é que muitos funcionários não se sentem motivados nem prestigiados quando não possuem à disposição materiais para que possam  trabalhar de modo eficiente. Isso inclui uma série de fatores, como instalações, meios de comunicação, equipamentos como computadores e laptops, sistemas eletrônicos de gerenciamento e administração, condições de transporte e formas de trabalho remoto. Oferecer condições de trabalho adequadas, é uma ótima técnica motivacional. 

2. Clima organizacional 

Não há como motivar um funcionário em um ambiente ruim, desagradável em que o funcionário não se sinta bem. Sendo assim, de tempos em tempos pesquisas sobre o clima da empresa devem ser feitas sobre para que o clima organizacional seja o melhor possível dentro, fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados.

3. Programas de incentivo 

Outra maneira muito polida de incentivar a equipe pode ocorrer através de programas de incentivo. No entanto, ainda é grande o número de empresas que não possuem esse hábito ou o fazem de maneira errônea. Além das tradicionais comissões por vendas, ou de prêmios por atingir metas e bônus de performance anuais, é possível oferecer programas de incentivo com prêmios mais lúdicos, como viagens, aparelhos eletrônicos e prêmios maiores, como carro por exemplo. A maioria dos programas de incentivo alcançam êxito na questão de motivação da equipe.

4. Treinamento e capacitação 

O treinamento e capacitação entram nas técnicas de motivação, afinal como um funcionário pode executar sua função se não foi treinado para exercê-la? Muitos colaboradores se ressentem quando precisam executar tarefas para as quais não receberam treinamento prévio. Por isso, oferecer treinamento constante e capacitação para execução das tarefas é primordial para motivação de todo o quadro de funcionários.

5. Remuneração compatível com o mercado 

O famoso e conhecido Henry Ford pagava os melhores salários para atrair e preservar os talentos. Essa é uma antiga técnica de motivação que vale até os dias de hoje. Colaboradores que não recebem um salário compatível com o mercado estarão sempre desmotivados e não irão render tudo o que poderiam. 

6. Oferta de benefícios 

Hoje em dia, os benefícios estão todos enraizados na cultura de funcionários, sendo muito comum trocas de empresa por conta de pouca diferença salarial ou tickets de refeição ou planos de saúde melhores. Por isso, ofertar benefícios aos seus colaboradores é mais do que uma técnica de motivação.

7. Perspectiva de crescimento 

E por fim, ninguém pode ser sentir motivado sem nenhum tipo de perspectiva futura. Essa incerteza sobre as perspectivas de melhorar sua vida com o crescimento na empresa, normalmente deixa funcionários inquietos, desmotivados e principalmente insatisfeitos. Por isso, planos de carreira profissionais dentro da empresa são de grande importância para a equipe e para companhia. 

Agora que você já aprendeu algumas técnicas de motivação é hora de colocá-las em prática para propiciar um ambiente ainda mais produtivo!

Benefícios corporativos e outras ferramentas para o seu time

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *