Arraiá na firma: 5 ações de endomarketing para festa junina na empresa

Marcelo Furtado
Cultura Organizacional
  9 min. de leitura

Proporcionar uma boa experiência de trabalho aos colaboradores é o desejo de todo setor RH. Durante os meses de junho e julho, celebrar a festa junina na empresa pode ser uma excelente estratégia para gerar engajamento interno e melhorar o clima organizacional. 

O arraiá na firma tem poder de integrar equipes, motivar funcionários e fortalecer o employer branding de uma vez só. 

Está sem saber o que fazer na festa junina da empresa ou não sabe por onde começar? Então, continue a leitura e descubra sobre como dar os primeiros passos! 

Porque fazer um evento de festa junina na empresa?

Os eventos corporativos temáticos, como a festa junina na empresa, servem como um reforço aos valores organizacionais do seu negócio. Neles, o RH deve realizar ações que gerem efeitos positivos nos colaboradores e em todo o ambiente de trabalho. 

Neste caso, como a celebração possui um intuito festivo, os benefícios são vistos principalmente no clima organizacional da companhia:

Veja a seguir mais sobre as vantagens:

Aumento de motivação e engajamento dos colaboradores

Ter uma equipe feliz e motivada é ouro para o Recursos Humanos. Segundo a Exame, metade dos profissionais não se sentem engajados no ambiente de trabalho

É possível reverter isso ao melhorar a qualidade de vida e bem-estar organizacional do seu time promovendo momentos de descontração e confraternização. E a festa junina na empresa é uma ótima oportunidade para se explorar e deixar o ambiente leve e agradável

Maior integração entre as equipes 

O time bem integrado possui a tendência de praticar uma comunicação não violenta. Isso auxilia no rendimento, felicidade e crescimento dos profissionais, que serão mais assertivos e eficientes. 

As dinâmicas da festa junina na empresa ajudam a criar essa integração com mais facilidade, fazendo inclusive que colaboradores de diferentes setores tenham momentos de trocas pessoais enriquecedoras. Isso fortalece não apenas os membros da sua companhia, mas a empresa como um todo, deixando o espaço mais leve e produtivo. 

Reforço positivo da imagem corporativa

A festa junina corporativa também é uma excelente oportunidade para aplicar estratégias de employer branding. Interligar o evento aos valores organizacionais permite que a empresa reforce positivamente sua imagem. 

Por exemplo, se um dos pilares institucionais for a responsabilidade social, fazer uma campanha para arrecadar fundos para uma ONG demonstra que esse valor é vivido na prática. 

Viu como celebrar o arraiá na firma pode ser benéfico para sua companhia? No próximo tópico te mostraremos como organizar uma festa junina e de que forma colher todas as vantagens citadas aqui. 

Veja 5 ações de endomarketing para o seu arraiá na firma!

O planejamento do endomarketing da festa junina na empresa é a principal preocupação do RH, já que são muitas etapas que devem ser cumpridas. 

Abaixo, você confere o que não pode faltar e diversas dicas e ideias para fazer a celebração. Confira!

Planeje o ambiente com a decoração certa

A decoração na festa junina da empresa sem dúvida é um dos pontos chaves do evento. É ela que vai criar o ambiente temático e recepcionar os colaboradores de forma acolhedora. 

Como essa é uma celebração mensal, aproveite para investir na preparação e deixar o escritório enfeitado durante todo o período (e não apenas no dia do happy hour). Alguns bons elementos que deixam o espaço mais festivo, são:

  • Bandeirinhas;
  • Balões coloridos;
  • Chapéus de palha;
  • Espantalhos;
  • Flores; 

Lembre-se de se atentar aos detalhes e interligar tudo aos valores da instituição. Por exemplo, se a sustentabilidade é um tema importante para a organização, faça uma decoração com reaproveitamento de materiais e livre de plásticos. 

Tenha comidas típicas para a festa

As comidas de festa junina são a razão de muitas pessoas terem esse evento como o favorito do ano. Escolher uma data para fazer um happy hour ou promover coffee breaks com os pratos típicos da celebração é ótimo para manter todos os profissionais animados. 

Para maior diversificação, o RH ainda pode criar um concurso gastronômico e incentivar a participação dos funcionários com prêmios e benefícios. 

Funciona assim: todos os dias durante o mês festivo, uma pessoa deve levar um prato, e cada colaborador irá provar e dar uma nota anônima. Ao final do evento, é feita a divulgação do vencedor. 

Se o intuito é apenas celebrar em um dia específico, veja algumas ideias do que servir na festa junina da empresa:

  • Bolo de milho;
  • Maçã do amor; 
  • Pamonha;
  • Paçoca;
  • Pipoca;

Invista em brincadeiras e atrações

As atrações e dinâmicas são o que dão a alma para o arraiá da firma. Comece pela música! Você pode montar uma playlist colaborativa com bastante forró e músicas temáticas. Ou, se houver orçamento, contrate uma banda para divertir e entreter seus convidados. 

Inclua na programação momentos para danças e também brincadeiras de festa junina na empresa

Duas excelentes ideias, são: 

Correio Elegante do FeedbackPescaria Desafiadora
O correio elegante no trabalho pode funcionar como uma forma de trocar feedbacks positivos entre as equipes. Deixe uma urna no escritório, para que os colaboradores possam inserir ali algumas mensagens. No dia do evento, envie esses cartões aos destinatários e promova um momento de engajamento coletivo. Essa é uma ótima iniciativa para ensinar como dar feedbacks disruptivos e divertidos. A pescaria é um clássico da festa junina. Mas, é possível incluí-la no ambiente corporativo de forma diferente. Em uma caixa de areia, encha de peixinho de cartolina com alguns desafios, como:Compartilhar uma foto antiga sua na festa junina;Dê um feedback para um de seus colegas;Dê uma sugestão sobre algo da empresa para sua liderança;entre outros. 

O RH também pode criar lembrancinhas personalizadas de festa junina para presentear ou sortear os colaboradores que ganharem as brincadeiras feitas. Assim, haverá uma valorização e reconhecimento, ao mesmo tempo que gera uma descontração para toda a equipe. 

Incentive a caracterização para o arraiá

O traje típico do arraiá é um clássico que deve ser mantido mesmo para um evento corporativo. Porém, muitas pessoas não sabem como se vestir para festa junina na empresa por não terem uma roupa adequada, ou até mesmo ficam com vergonha de irem fantasiados. 

Uma excelente solução é fazer um camarim caipira no escritório, disponibilizando vários elementos como:

  • Chapéus;
  • Maquiagens;
  • Saias bordadas;
  • Retalhos de tecido;
  • entre outros. 

Assim, todos os membros da organização podem aproveitar o momento para soltar a criatividade e ficarem imersos no clima junino. 

Registre os momentos 

Por fim, não esqueça de levar uma boa câmera. Tire muitas fotos, faça vários vídeos e grave os momentos divertidos e felizes. Com esses registros, você consegue produzir materiais de endomarketing, como:

  • Newsletter;
  • Templates para TV Corporativa;
  • Figurinhas de WhatsApp para o grupo da empresa;
  • Vídeos institucionais;
  • entre outros.

Além disso, você terá insumos para criar posts para as redes sociais, divulgando as ações internas e compartilhando os valores organizacionais, gerando valor para a entrada de novos talentos. 

Sem contar que as imagens podem servir também para criar o próximo convite da festa junina da empresa, trazendo lembranças nostálgicas e alegres. 

E para o trabalho remoto?

O trabalho remoto é uma realidade presente no mercado. Mas, segundo uma pesquisa universitária, a falta de relacionamento interpessoal acaba gerando problemas de comunicação e engajamento. Uma das soluções para isso é, justamente, promover um evento de festa junina virtual. 

A tecnologia tem poder de ajudar bastante nessa etapa, criando todo um clima organizacional festivo. O RH pode desenvolver templates e banners personalizados para incluir na intranet, por exemplo. 

A clássica reunião de happy hour se torna quase obrigatória nesses casos. É por meio dela que você vai criar o engajamento e união nos colaboradores. Invista em uma programação completa, adaptando diversas brincadeiras para o digital. 

O correio elegante do feedback é algo que facilmente pode ser feito por email ou por uma plataforma de RH. Também é válido fazer bingos, quiz, concursos e outras ações para aplicar interatividade e dinamismo à festa. 

Como no home office não dá para montar uma barraca de comidas juninas ou fazer uma decoração coletiva, você pode optar por enviar um kit de festa junina da empresa. Inclua acessórios, decoração e guloseimas para os funcionários usarem no dia da reunião. 

Conclusão

Essas ideias vão reforçar a valorização e a conexão com a cultura empresarial, deixando todos com um sentimento de pertencimento e acolhimento. Isso é essencial para que se tenha um bom espaço de trabalho que gere benefícios a longo prazo. 

No ebook sobre Clima Organizacional da Convenia, nós te mostramos como mensurar e melhorar esse fator tão importante. 

Nele, você vai aprender como fazer a análise de dados para aumentar o engajamento dos profissionais da sua equipe, além de receber um template de pesquisa para coletar informações específicas que solucionem dores coletivas. 

Clique no banner abaixo e faça o download gratuito do material!

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!