Outubro Rosa e a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama

Equipe Convenia
Cultura Organizacional
  12 min. de leitura

A promoção à saúde do colaborador é uma das responsabilidades do Recursos Humanos. Por isso, é importante que o setor promova campanhas relevantes socialmente, como a do Outubro Rosa.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostra em suas pesquisas o quão grave o câncer de mama pode ser, mas que há um alto índice de cura quando ocorre o diagnóstico precoce. 

Com a prática de ações internas, o profissional de RH conseguirá inclusive proporcionar um ambiente de trabalho mais positivo, auto consciente e engajado. 

Portanto, se você busca conhecer iniciativas inovadoras para implementar internamente para a prevenção do câncer de mama e ir além da decoração do Outubro Rosa, continue a leitura!

Qual a importância do Outubro Rosa e por que o RH deve promover essa campanha?

O Outubro Rosa, como você deve saber, é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Ela é celebrada anualmente a fim de compartilhar informações que contribuem com o aumento de diagnósticos e a redução da mortalidade

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o câncer mais incidente e com maior taxa de mortalidade na população feminina mundial e brasileira. Felizmente, com um diagnóstico precoce, as chances de cura são de 95%. 

Portanto, promover o Outubro Rosa nas empresas é essencial para levar conhecimento aos colaboradores e auxiliar na diminuição das estatísticas. 

É papel do Recursos Humanos realizar ações de conscientização, tanto nessa época do ano quanto em outros meses. Alguns exemplos do calendário de RH, são: 

  • Janeiro Branco: conscientização acerca da saúde mental e psicológica para a promoção do bem-estar no trabalho; 
  • Fevereiro Roxo: mês de tratamento e conscientização sobre doenças crônicas, tais como fibromialgia, lúpus e Alzheimer; 
  • Março Lilás: conscientização sobre o câncer de colo de útero; 
  • Abril Azul: mês internacional de visibilidade e conscientização sobre o autismo; 
  • Maio Amarelo: mês de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito;
  • Junho Vermelho: conscientização para doação de sangue;
  • Julho Verde e Amarelo: mês de conscientização do câncer de cabeça e das hepatites virais;
  • Agosto Dourado: conscientização sobre o aleitamento materno e a importância para o desenvolvimento das crianças; 
  • Setembro Amarelo: mês de conscientização e prevenção à depressão, ansiedade e suicídio.  

Interligar seu endomarketing às ações de conscientização e prevenção auxiliam não apenas na perpetuação do conhecimento, como também incentiva o autocuidado. De acordo com o especialista Dr. Russel Thackeray, pessoas que cuidam de si tendem a ter mais foco, concentração e produtividade

Ou seja, a empresa consequentemente também ganha profissionais melhores ao implementar essas campanhas, gerando assim um ambiente de trabalho acolhedor e de qualidade. 

Como surgiu a campanha de conscientização do câncer de mama?

No início dos anos 90, ocorreu em outubro a “Corrida Pela Cura” em Nova York – um evento dedicado para angariar fundos para pesquisas sobre a doença. 

A Fundação Susan G. Komen, promotora da corrida, distribuiu laços cor de rosa aos participantes. Assim, surgiu não apenas o símbolo como a cor que representaria a campanha até hoje no mundo inteiro. 

O evento acabou chamando a atenção do Governo dos Estados Unidos após a crescente participação das pessoas e estados. Então, após a aprovação do congresso, o mês passou a ser considerado inspiração para essa causa. 

No Brasil, a história do Outubro Rosa iniciou-se em meados dos anos 80, através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher

Mas foi em 1998, com o Programa Viva Mulher, que a campanha ganhou força. Ele foi o responsável por estruturar as diretrizes técnicas para o controle do câncer de mama no Brasil. 

Após 7 anos, foi elaborado o Plano de Ação para o Controle dos Cânceres de Colo do Útero e de Mama, com seis diretrizes estratégicas para a saúde. Ao longo do tempo ele foi revisto, e atualmente o INCA disponibiliza sua nova versão, com diretrizes mais intensas. 

No ano de 2014, também houve a criação da Portaria n°189, que estabeleceu incentivos financeiros públicos para custear investimentos de implementação do Serviços de Referência para Diagnóstico do Câncer de Mama (SDM)

Por fim, o controle e prevenção da doença segue como prioridade da agenda de saúde brasileira. Através do  Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, foram traçadas novas metas para organizar, detectar e integrar a ação nacionalmente. 

Sintomas e tratamento do câncer de mama

Agora que você já sabe o que é Outubro Rosa, como surgiu e qual a sua importância, daremos um resumo de tudo o que é preciso saber sobre essa enfermidade.

Primeiramente, é importante ter em vista que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais na região mamária. Por consequência, forma-se um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama, que podem ter um desenvolvimento rápido ou lento. É válido ressaltar que a doença também pode acometer homens, mesmo que o índice seja de apenas 1%. 

O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Unidades Hospitalares especializadas. Para participar, é só realizar o diagnóstico pelo Médico da Família e iniciar o tratamento.

Quais são os principais sintomas?

Segundo Paula Saab, médica mastologista membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e preceptora do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), existem 7 sinais de atenção. São eles:

  1. Retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; 
  2. Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo; 
  3. Vermelhidão da pele da mama; 
  4. Pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço;
  5. Inversão do mamilo;
  6. Inchaço da mama; 
  7. Dor local.

A mastologista informa que 90% das vezes que há um nódulo palpável na mama, é porque o câncer já está em fase na qual é necessário o tratamento clínico.  

De que maneira é realizado o diagnóstico da doença?

O reconhecimento do câncer de mama pode ser percebido pelo autoexame. Ou seja, ter o hábito de observar e apalpar as mamas, a fim de encontrar anormalidades, pode auxiliar no diagnóstico. Todavia, ele não é o suficiente para firmar certeza sobre a doença. 

Havendo a percepção de alguma irregularidade na mama, ou então para realizar o check-up de saúde anual, deve-se procurar um mastologista para fazer os seguintes exames:

  • Mamografia: exame por imagem que usa a radiação ionizante de baixa dose, que consegue analisar nódulos ou agrupamento de microcalcificações; 
  • Ultrassom mamário: investiga cistos que podem ser difíceis de visualizar na mamografia; 
  • Ressonância magnética: auxilia com o diagnóstico, em conjunto com a mamografia; 
  • Biópsia da mama: remoção de uma porção de tecido para avaliar a presença ou não do  câncer;
  • Exame de sangue: demonstra se há quantidade elevada das proteínas CA 125, CEA AFP E CA 15.3, podem ajudar a identificar um processo cancerígeno no corpo.

A importância da mamografia

Segundo a Rede de Hospitais Ebserh, quando o diagnóstico e tratamento do câncer são feitos em estágio inicial, as chances de cura são de 95%. Portanto, o autoexame e a mamografia devem ser feitos regularmente, visando a redução da mortalidade causada pela doença

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam que a mamografia seja feita anualmente por mulheres acima de 40 anos. 

Isso porque, mesmo a incidência do câncer sendo maior entre os 50 e 70 anos, ele pode surgir mais cedo. E para as mulheres que apresentam parentes próximos ou histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, devem iniciar o exame anual a partir dos 30 anos

Como realizar a prevenção ao câncer de mama?

Para aqueles casos que não sofrem influência de fatores hereditários ou associados ao ovário, podem sim ser prevenidos através de medidas como:

  • Prática de atividade física regular;
  • Peso corporal adequado;
  • Alimentação saudável;
  • Redução de consumo de bebidas alcóolicas;
  • Amamentar.

Essas são recomendações do INCA, que também incentiva a busca de alternativas para terapia de reposição hormonal, já que este hábito também gera desequilíbrio na saúde do corpo. 

O que fazer na empresa no Outubro Rosa?

Mesmo que apenas 51,56% das mulheres façam parte do mercado de trabalho, há muitos setores que se destacam pelas participações delas. As mulheres no RH, por exemplo, são protagonistas. Além disso, todos nós temos pessoas próximas que são do gênero feminino. 

Sendo assim, é importante que o Recursos Humanos saiba o que fazer na empresa no Outubro Rosa, a fim de promover a prevenção e conscientização do câncer de mama. Abaixo, separamos algumas dicas para você ir além da decoração de Outubro Rosa. Confira!

Promova palestras e rodas de conversa com profissionais da saúde

Esses tipos de eventos são essenciais para informar e tirar dúvidas sobre o tema de forma didática, verídica e esclarecedora. 

O mastologista, ou outros profissionais da saúde, podem auxiliar na explicação sobre:

  • A importância do autoexame;
  • Demonstração de como deve ser feito o toque;
  • Divulgação de dados do Outubro Rosa;
  • entre outros.

Isso fará com que seus colaboradores tenham mais conhecimento direto sobre a causa, e memorizem com mais facilidade as informações. 

Incentive a participação de consultas e exames

Oferecer um plano de saúde que cubra os custos ou dê descontos para as mulheres é uma excelente iniciativa. É possível também buscar uma parceria com consultórios, caso não haja esse tipo de benefício na instituição. 

Assim, a empresa auxiliará na promoção da saúde das colaboradoras, além de ressaltar a importância do acompanhamento médico. 

Divulgue informações nas redes sociais

As redes sociais são uma forma da empresa perpetuar a informação sobre o câncer de mama e ainda se posicionar perante o mercado. É possível também compartilhar sobre as ações internas que são feitas durante esse período, e reforçar institucionalmente a marca. 

Além disso, transformar a home do site da instituição, deixando-o temático e com uma aba exclusiva com dados e informações sobre o câncer de mama, ajudará ainda mais na contribuição à causa. 

Crie materiais de conscientização

As cartilhas, panfletos, informativos, entre outros, são maneiras de informar de modo prático e eficiente sobre o câncer de mama. Eles podem ficar disponíveis no ambiente de trabalho, como nos banheiros e halls de entrada, por exemplo. 

Mas o RH também pode desenvolver uma campanha online, por meio de e-mails, grupos de conversa, compartilhamento de documentos, etc. Inclusive, esse é um meio de também informar sobre a campanha aos colaboradores de regime home office. 

Apoie organizações sociais que trabalham em prol da causa

Para ajudar na prática, a empresa ainda pode promover uma vaquinha para arrecadar doações às instituições dedicadas ao câncer de mama (e outros tipos de câncer). Ou então, criar uma meta interna que, caso atingida, será feita uma doação para alguma organização social. 

Algumas Ongs que trabalham com a questão e podem ser apoiadas: 

  1. Femama;
  2. Rede Feminina de Combate ao Câncer (veja a rede de sua região); 
  3. Grupo de Apoio à Pessoas com Câncer
  4. Associação Rosa Mulher
  5. Fundação Laço Rosa.

Para ir além, também é possível realizar um dia de voluntariado, visando levar conscientização aos colaboradores e alegria aos pacientes

Faça ações de endomarketing

Realizar eventos internos de endomarketing é ótimo para manter os colaboradores engajados e conscientes. Algumas ações que podem facilmente serem implementadas, são: 

  • Iluminar a fachada da instituição; 
  • Fazer enfeites de Outubro Rosa na empresa; 
  • Instituir um dia para todos vestirem rosa; 
  • Disponibilizar um canal para tirar dúvidas sobre o tema;
  • Promover uma corrida, para incentivar a prática de atividade física e remeter a história da campanha;  
  • Incentivar o corte de cabelo para doação ao hospital ou instituto de câncer da região. 

Mas, como existem muitos detalhes e ações que podem ser desenvolvidas, é importante que o profissional de RH faça um planejamento delas. Pensando em facilitar sua organização, a Convenia preparou um Planner de RH e DP para você anotar todas essas iniciativas ao longo do ano

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