Calendário do RH para 2022

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  11 min. de leitura

A rotina do RH precisa ser muito bem  definida a cada mês, visto que trabalha com prazos e necessita entregar relatórios aos órgãos trabalhistas. Com o número crescente de atividades que precisam ser feitas no dia a dia, é fácil se perder sem um calendário do RH disponível aos gestores. 

A falta de planejamento e organização do que precisa ser feito não só é prejudicial à produtividade da equipe, mas também ocasiona em multas caso haja atraso nas entregas do setor. Alguns prazos e datas que necessitam de atenção são: 

  • Envio de informações de admissão e  demissão de colaboradores;
  • Geração de guias de INSS, FGTS, IRRF;
  • Lançamento de eventos trabalhistas no eSocial;
  • Datas comemorativas e de relevância para a sua equipe — Dia das Mães, dos Pais, Janeiro Branco, Setembro Amarelo, etc.

Como profissional de RH você não deseja ter esses problemas batendo à sua porta a cada mês, não é mesmo? 

Portanto, nesse conteúdo vamos explicar como o calendário para Recursos Humanos ajuda a otimizar a rotina, organizar demandas e otimizar atividades, além de revelar as principais datas para o setor. Ao final, você confere um material exclusivo para colocar isso em prática e não perder nenhum prazo. Boa leitura!

Calendário RH: datas importantes para a empresa! 

Pelo volume de informações que o setor lida no dia a dia, usar uma  ferramenta de organização e gestão de tempo, como um planner, por exemplo, se faz essencial para manter as demandas em dia. Além disso, possuir um calendário de RH, com as principais datas destacadas, também ajuda a manter um cronograma para o planejamento das ações. 

Lembrando que é o RH que promove ações de conscientização da saúde física, mental e de bem-estar dos colaboradores. Por isso é necessário atentar-se a iniciativas como o Janeiro Branco e Setembro Amarelo — falaremos sobre eles aqui. 

A seguir, falaremos sobre algumas datas comemorativas e feriados que ocorrem ao longo do ano que merecem a atenção do setor de RH:

Carnaval

O feriado de Carnaval é considerado facultativo, ou seja, as empresas escolhem se vão adotar ou não, conforme a Lei n.º 9.093. Nesse sentido, os dias relacionados ao Carnaval são considerados úteis. 

Em 2022, o feriado facultativo se dará nos dias 28/02 a 01/03. Se a empresa decidir paralisar as atividades nesse período, os colaboradores não sofrerão nenhum prejuízo na remuneração. 

Em épocas como essas, é natural que as pessoas façam planos para viajar e estar com a família. Os gestores precisam observar se é viável adotar o feriado e dar o período de descanso aos colaboradores ou negociar as datas e dar folga a eles depois.

Porém, se a empresa decidir que precisa entregar demandas importantes nessa época, é necessário fazer um plano de ação com metas definidas e quais os resultados esperados. Ademais, é interessante, caso haja expediente nesse período, que os gestores promovam decorações temáticas na empresa, reúnam os colaboradores para um café da manhã ou da tarde e, assim, engagem a equipe. 

Dia da Mulher

No dia 8 de março, comemora-se o Dia da mulher no Brasil. As empresas têm uma grande oportunidade para valorizar a sua equipe feminina. Confira algumas ideias que tornam isso possível: 

  • Oferecer algum presente que demonstre a valorização das colaboradoras;
  • Dedicar a semana do dia 8 de março para valorizar a mulher por meio de ações que promovam a saúde, integração e bem estar da equipe feminina no ambiente de trabalho;
  • Promover espaços para que as mulheres possam se expressar e crescerem dentro da organização, não somente em 8 de março, mas durante todo o ano. 

Lembrando que a promoção da equidade de gênero é uma responsabilidade das organizações que precisa de ser implementada de forma estratégica ao longo de todo o ano, e não somente ser lembrada em ocasiões específicas. 

Dia do Trabalhador (feriado nacional)

O dia do Trabalhador — 1 de maio — é a data do ano reservada para valorizar a pessoa colaboradora e incentivá-la a continuar executando um excelente trabalho. Como o dia é considerado feriado, é possível celebrar a data um dia antes, em uma reunião descontraída.

Dia das Mães

O dia 8 de maio deste ano será o dia das mães, pessoas que muitas vezes se desdobram em uma jornada dupla diariamente. Reconhecer o esforço delas e adaptar a jornada de trabalho para ser flexível é uma excelente forma de valorizá-las. 

Para as mães que ainda amamentam, o Art.º 396 da Consolidação das Leis do Trabalho e  o Decreto-lei n.º 5.452 determina que: a mulher tem o direito a amamentar o seu filho (até ele completar um ano) no trabalho em dois intervalos de descanso de meia hora cada um. 

Dia dos Pais

O papel paterno na vida dos filhos é muito importante, assim como o das mães. O dia dos pais, 14 de agosto, será bem aproveitado caso as empresas consigam promover ações que valorizem e reforcem a integração entre pais e filhos. 

Criar eventos para a família na empresa e estimular a participação dos homens na criação dos filhos em cada fase, são maneiras das organizações contribuírem na celebração da data. 

Dia do Orgulho LGBTQIAP+

A data é celebrada no dia 28 de junho e tem o objetivo de promover o respeito pela diversidade e inclusão de pessoas. Assim, ela visa combater a discriminação e preconceito na sociedade. Nas organizações, é essencial reforçar o respeito pelo ser humano com suas essências e diferenças.  Isso acontece quando:

  • A empresa promove a cultura do respeito às opiniões e às pessoas. Elas se sentirão valorizadas, incluídas e confortáveis no ambiente de trabalho;
  • São combatidos os preconceitos e expressões discriminatórias no contexto organizacional. 

Natal e ano novo

As festas de final de ano deixam as pessoas cheias de expectativas para descansar, reunir com a família e planejar o ano seguinte. Nesse sentido, criar um plano de ação e de metas para essa época traz resultados melhores para a equipe.

  • Faça o planejamento de RH , já incluindo as férias coletivas dos colaboradores caso elas forem acontecer; 
  • Defina o período em que a equipe vai trabalhar para bater as metas, lembrando dos feriados e mudanças no mercado nessa época; 
  • Prepare os kits de Natal das pessoas colaboradoras (cestas de guloseimas, por exemplo). 

Agindo assim, a liderança se mantém alinhada, e a equipe trabalha motivada até o dia do recesso da empresa. Depois, é só curtir os recessos e as férias coletivas (caso ocorram) para renovar as energias e entrar com tudo no ano seguinte!

Campanhas que o RH deve estar atento 

Agora que as datas das obrigações do calendário do RH foram listadas, vamos falar sobre as campanhas importantes para engajar a equipe. Ao longo do ano, muitas temáticas ligadas à saúde de extrema importância são trabalhadas em certos meses. 

Discutir esses assuntos internamente é uma forma de promover a conscientização e bem estar das pessoas colaboradoras. Confira algumas delas: 

Janeiro Branco

É uma campanha voltada para os cuidados da saúde mental nas empresas. Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a iniciativa se tornou uma tendência forte de promoção à saúde mental. 

O estresse, a pressão no trabalho, e uma cultura organizacional ruim, geram problemas de saúde mental nas equipes. Para evitar isso, a empresa precisa falar abertamente sobre o tema internamente, oferecer ajuda aos trabalhadores caso precisem, e estabelecer parcerias com psicólogos. 

Junho Vermelho

O junho vermelho é o mês de conscientização sobre a doação de sangue, criada pelo Ministério da Saúde em 2015. Diante da necessidade de encontrar doadores compatíveis para salvar vidas, é interessante que as empresas estimulem a doação de sangue entre os colaboradores.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é o mês de conscientização sobre o aleitamento materno. A data foi estabelecida em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). 

O objetivo da campanha é gerar visibilidade para a temática, além de divulgar dados relevantes sobre a amamentação no Brasil e no mundo. 

Setembro Amarelo

O mês é reservado para a prevenção do suicídio e o combate à depressão e outras doenças no campo psicológico. Por ser um assunto delicado, várias empresas têm trazido profissionais qualificados para abordar o tema nas organizações.

Outubro Rosa

É dedicado ao cuidado e prevenção do câncer de mama nas mulheres. A iniciativa esperada pelas empresas é  a conscientização sobre a realização de exames preventivos e um olhar empático para o tema. 

Novembro Azul

O Novembro Azul é dedicado à prevenção do câncer de próstata, além de combater o preconceito por parte dos homens na realização do exame preventivo. Ao abordar o tema, os gestores precisam estimular a consciência de cuidar da própria saúde. 

Mesmo que o colaborador precise se ausentar algumas horas de trabalho para cuidar da sua saúde e realizar exames preventivos, essa ação é positiva para toda a empresa.

Desafios do RH em 2022 

Os impactos da pandemia ainda são reais em grande parte das empresas. As incertezas em relação ao futuro e as mudanças na gestão do trabalho rondam a cabeça de gestores e colaboradores. Porém, é preciso enxergar a realidade e se preparar para o futuro. 

Utilizar o calendário nacional como apoio é importante para o RH organizar as ações do setor ao longo do ano. Especialmente em momentos de crise, é central ter em mãos um planejamento de todas as grandes ações anuais baseadas em datas. Caso imprevistos ocorram, você saberá com facilidade o que precisa adequar.  

Além disso, colocar as datas importantes referentes ao RH torna tudo organizado, e a empresa sabe o que precisa pagar a cada mês — evitando desperdícios e pagamento de multas.

Recrutamento e Seleção de novos talentos em tempos difíceis

Podemos citar uma das tendências que se fortaleceram depois da pandemia: a realização do processo de recrutamento e seleção 100% online. Nesse sentido, podemos citar:

  • A realização de entrevistas em vídeo ;

Para isso acontecer, a empresa precisa contar com um software para gestão de Recursos Humanos, bem como as ferramentas necessárias para o trabalho online da equipe acontecer. 

Adaptação ao trabalho remoto e híbrido

A pandemia já havia “forçado” as pessoas a trabalharem em casa para evitar aglomeração e disseminação de vírus. Agora, as empresas aprenderam a se adaptar a essa realidade no Brasil. 

  • As organizações passaram a preparar os colaboradores para o trabalho home office e híbrido, fornecendo os equipamentos necessários para a equipe entregar as tarefas.
  • O trabalho remoto é realizado de qualquer lugar. Já o híbrido é feito na empresa e em casa na mesma semana — (três dias na empresa e dois em casa, por exemplo). 

Todas essas mudanças, quando passadas aos colaboradores de forma clara, deixam a equipe preparada e motivada a se adaptar ao novo mundo. 

Como prometido no começo do artigo, daremos a você a oportunidade de baixar o planner de RH e DP 2022 gratuitamente, aqui! Aproveite-o ao máximo e obtenha os melhores desempenhos e resultados da sua equipe! 

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!

[PLANILHA GRATUITA]Cálculo de Turnover

Em parceria com a Escala, desenvolvemos uma planilha com fórmulas prontas para você calcular a rotatividade dos colaboradores na sua empresa. Confira! 🚀