Planejamento de RH: guia completo para elaborar

Planejamento de RH: guia completo para elaborar

Planejamento de RH: guia completo para elaborar

Não há dúvidas que o papel do RH dentro das empresas passou a ter novos focos nos últimos tempos. De rotinas burocráticas, ele passou a ser um setor estratégico que pode ter grande impacto no desenvolvimento dos negócios. Por isso, o planejamento de RH se tornou ainda mais fundamental após essas transformações.

O planejamento identifica as necessidades do setor e da organização, promovendo ações estratégicas para responder a essas demandas. Assim, é possível traçar metas e objetivos com mais clareza. Além disso, os gestores podem ter um maior controle para avaliar indicadores e mensurar resultados.

Mas, como elaborar um planejamento de RH de sucesso? É o que veremos nesse artigo! Continue acompanhando a leitura!

O que é um planejamento de RH?

O planejamento de RH é um documento em que seu conteúdo está relacionado às ações que precisam ser realizadas no setor de recursos humanos. Essas ações devem ser identificadas ao observar as necessidades da gestão de pessoas e também estar alinhadas ao plano estratégico da empresa e seus objetivos.

Resumindo, seu objetivo é traçar os caminhos do setor e elaborar um plano de ação que irá auxiliar a organização e seus colaboradores a responderem às expectativas coletivas e a alcançarem todas as metas propostas.

Quais são os componentes do planejamento de RH?

O planejamento de RH é elaborado a partir da avaliação dos seguintes fatores:

  • Salários e gestão de benefícios;
  • Estrutura e descrição dos cargos;
  • Clima organizacional;
  • Recrutamento e seleção;
  • Desempenho da equipe;
  • Gestão de orientação da equipe;
  • Quantidade de pessoas necessárias para a realização das tarefas;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Admissão e desligamento;
  • Relações sindicais;
  • Investimento em materiais e novas tecnologias;
  • Gestão da saúde, segurança e bem-estar;
  • Encargos trabalhistas.

Por fim, com a avaliação de todos esses fatores, é possível saber o que está dando bons resultados e, a partir disso, definir as ações de melhoria em relação aos gaps encontrados.

Qual a importância do planejamento de RH nas empresas?

Elaborar um bom planejamento de RH irá otimizar e contribuir com toda a gestão do setor. Afinal, as atividades são mapeadas de forma categorizada, facilitando o controle dos gestores. Com um plano definindo as ações que precisam ser tomadas, os processos são alinhados e orientados de acordo com os objetivos propostos, o que proporciona resultados mais satisfatórios. Além disso, os erros podem ser evitados por meio de ações estabelecidas no planejamento, que irão prevenir possíveis riscos nas rotinas do setor. 

Outro fator é que o planejamento está ligado diretamente ao componente mais importante de uma empresa: os colaboradores, que possuem influência direta no sucesso e desenvolvimento dos negócios. As tarefas ficam mais sistematizadas, analíticas e auxiliam a equipe em suas rotinas, gerando o aumento da produtividade.

Como fazer um planejamento de RH?

Confira abaixo os passos para elaborar um bom planejamento de RH: 

1. Realize um diagnóstico da empresa

Primeiro, é preciso analisar o cenário atual da empresa e diagnosticar os problemas existentes. O RH deve saber quais são as metas da organização, seus planos, futuras mudanças, etc. Dessa forma, as possíveis soluções podem ser encontradas.

2. Identifique as necessidades do setor

Após o diagnóstico da empresa, as necessidades do setor também devem ser identificadas. É preciso avaliar quais são as necessidades mais urgentes e quais são as estratégias para atendê-las o mais rápido possível. Por exemplo:

  • O índice de turnover está alto?
  • O clima organizacional está ruim?
  • Onde se encontram as falhas mais recorrentes da equipe?

Não se esqueça de um passo importante nesta etapa: as necessidades do setor devem estar alinhadas aos objetivos da empresa. Se o RH não estiver em uma única direção com a empresa, é pouco provável que bons resultados sejam alcançados.

Para que esse alinhamento ocorra, é importante ter uma reunião com todos os gestores da organização. Assim, será possível discutir sobre planos, metas e por fim, definir as ações juntos.

3. Estabeleça metas e objetivos

Com todas as análises em mãos, é hora de estabelecer as metas e objetivos do setor. Como dito anteriormente, essas metas devem ser discutidas com os gestores da empresa. Nesta etapa, os prazos para as ações também precisam ser definidos. Sem prazos, o planejamento pode se tornar ineficaz e assim, não alcançar as melhorias e os resultados esperados. O ideal é que haja um calendário de ações que contenha todas as atividades propostas. 

4. Desenvolva um plano de ação

Agora chegou a hora de desenvolver o plano de ação, que são as soluções para todos os problemas identificados. Com todas as etapas anteriores, é possível desenvolvê-lo com mais assertividade e de forma estratégica. Os processos e propostas podem ser mapeados baseando-se nos desafios a serem enfrentados e em todas as metas corporativas. 

5. Realize capacitações e treinamentos

Não podemos esquecer de uma ação crucial após o planejamento: o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Os treinamentos fortalecem a equipe e auxiliam a empresa a atingir todos os objetivos com mais agilidade. Como já citamos aqui, o colaborador é a chave do desenvolvimento da organização. Portanto, é essencial apostar nas capacitações para alcançar as metas estabelecidas no planejamento. Lembre-se que é um investimento em que tanto os funcionários quanto a empresa saem ganhando.

6. Monitore os resultados

Por fim, o RH deve monitorar todos os resultados das ações propostas no planejamento. Acompanhe tudo o que irá acontecer na empresa após o plano ser iniciado. Assim, os problemas recorrentes e ainda insistentes podem ser identificados, sendo necessário propor futuras novas ações.

Além disso, esse monitoramento permite que o RH visualize quais metas foram alcançadas e quais resultados elas proporcionaram. Esse constante acompanhamento irá fazer com que a empresa atinja todos os seus objetivos.

Para saber mais sobre como elaborar o planejamento de RH da sua empresa, é só baixar o nosso e-book gratuito: Planejamento e orçamento de RH.

Com ele, você aprenderá como elaborar cada etapa do planejamento, além de receber dicas fundamentais para não errar neste processo. Não deixe de conferir!

New call-to-action

Contribua com este post