[Guia Completo] Planejamento de Recursos Humanos (RH): como elaborar o seu em 2024

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  13 min. de leitura

Não há dúvidas que o papel do RH dentro das empresas passou a ter novos focos nos últimos tempos. De rotinas burocráticas, ele se tornou um setor estratégico que pode ter grande impacto no desenvolvimento dos negócios. Por isso, o planejamento de RH vem ganhando cada vez maior protagonismo nas organizações. 

O planejamento identifica as necessidades do setor e da organização, promovendo ações estratégicas para responder a essas demandas. Assim, é possível traçar metas e objetivos com mais clareza. Além disso, os gestores podem ter um maior controle para avaliar indicadores e mensurar resultados.

Mas, como elaborar um planejamento de RH de sucesso? É o que veremos nesse artigo! Continue acompanhando a leitura! 😀

O que é um planejamento de RH?

Um planejamento de Recursos Humanos (RH) é um processo estratégico que as organizações utilizam para gerenciar eficazmente seus recursos humanos, ou seja, seus funcionários. Ele envolve o desenvolvimento de estratégias e ações que visam atrair, reter, desenvolver e gerenciar talentos dentro da empresa.

O objetivo principal desse planejamento é alinhar as necessidades de recursos humanos com os objetivos organizacionais, garantindo que a empresa tenha as pessoas certas, com as habilidades certas, nos lugares certos e no momento certo.

Nova call to action

Quais são os componentes do planejamento de RH?

O planejamento de Recursos Humanos é elaborado a partir da avaliação dos seguintes fatores:

  • Salários e gestão de benefícios; 
  • Estrutura e descrição dos cargos;
  • Clima organizacional;
  • Recrutamento e seleção;
  • Desempenho da equipe;
  • Gestão de orientação da equipe;
  • Quantidade de pessoas necessárias para a realização das tarefas;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Admissão e desligamento;
  • Relações sindicais;
  • Investimento em materiais e novas tecnologias;
  • Gestão da saúde, segurança e bem-estar;
  • Encargos trabalhistas.

Por fim, com a avaliação de todos esses fatores, é possível saber o que está dando bons resultados e, a partir disso, definir as ações de melhoria em relação aos gaps encontrados.

Qual a importância do planejamento de Recursos Humanos nas empresas?

Elaborar um bom planejamento tornará o RH ágil, contribuindo assim com a gestão do setor como um todo. Afinal, as atividades são mapeadas de forma categorizada, facilitando o controle dos gestores. 

Com um plano definido e as ações que precisam ser tomadas em mãos, os processos são alinhados e orientados conforme os objetivos propostos, o que proporciona resultados mais satisfatórios. Além disso, os erros podem ser evitados através de ações estabelecidas no planejamento, que irão prevenir possíveis riscos nas rotinas do setor. 

Outro fator é que o planejamento está ligado diretamente ao componente mais importante de uma empresa: os colaboradores. Estes, por sua vez, possuem influência direta no sucesso e desenvolvimento dos negócios. As tarefas ficam mais sistematizadas, analíticas, e auxiliam a equipe em suas rotinas, gerando o aumento da produtividade.

5 objetivos da gestão estratégica de RH nas empresas 

O gerenciamento estratégico de Recursos Humanos concentra-se em questões ligadas à eficiência das operações, estrutura hierárquica, cultura organizacional e alinhamento entre funções e recursos.

Nesse sentido, podemos resumir quais são as bases do planejamento estratégico do RH da seguinte forma:

Estratégia baseada em recursos 

Uma estratégia baseada em recursos visa aprimorar continuamente as habilidades e competências dos colaboradores. O foco está nas capacidades dos profissionais e em como aproveitá-las.

Isso implica na identificação das aptidões presentes e no desenvolvimento de planos eficazes para otimizá-las, alinhando-as às metas estratégicas da empresa.

Gestão do comprometimento

Desenvolver responsabilidades claras e criar um ambiente que estimula o comprometimento é essencial para o planejamento de recursos humanos.

Estão inclusas a implementação de políticas de reconhecimento, a oferta de oportunidades de crescimento e a manutenção de canais abertos de comunicação para fortalecer a ligação entre os colaboradores e os objetivos organizacionais.

Encontrando o equilíbrio

A busca pelo equilíbrio no planejamento de RH envolve a integração harmoniosa da força de trabalho e dos recursos materiais. 

Um modelo operacional simplificado, orientado para alto retorno sobre o investimento (ROI), é essencial. Este processo não se restringe apenas à alocação eficiente de recursos no plano de RH, mas também à otimização da produtividade e eficácia operacional com a equipe.

Gestão de envolvimento

A gestão de envolvimento vai além do comprometimento, buscando incentivar a motivação intrínseca dos colaboradores. 

Destacar a importância de cada talento para o sucesso da empresa, proporcionando um ambiente inclusivo e reconhecendo contribuições individuais que impactam significativamente no engajamento e a construção de uma cultura organizacional positiva.

Gestão de desempenho

A gestão de desempenho visa melhorar a capacidade produtiva da equipe e o desenvolvimento contínuo da empresa. 

Estabelecer metas claras, fornecer feedback construtivo e implementar avaliações regulares são estratégias cruciais. Mais que impulsionar o desempenho individual, isso contribui para o alcance dos objetivos organizacionais de forma mais eficaz pelo plano de recursos humanos.

Como fazer um planejamento de RH?

Agora que você já sabe qual o objetivo do planejamento de recursos humanos e suas variáveis, confira abaixo as etapas fundamentais para elaborar o seu plano de RH: 

1. Realize um diagnóstico da empresa

Primeiro, é preciso analisar o cenário atual da empresa e diagnosticar os problemas existentes. O RH deve saber quais são as metas da organização, seus planos, futuras mudanças, etc. Dessa forma, as possíveis soluções podem ser encontradas.

2. Identifique as necessidades do setor

Após o diagnóstico da empresa, as necessidades do setor também devem ser identificadas. É preciso avaliar quais são as necessidades mais urgentes e quais são as estratégias para atendê-las o mais rápido possível no planejamento de RH. Por exemplo:

  • O índice de turnover está alto?
  • O clima organizacional está ruim?
  • Onde se encontram as falhas mais recorrentes da equipe?

Não se esqueça de um passo importante nesta etapa: as necessidades do setor devem estar alinhadas aos objetivos da empresa. Se o RH não estiver em uma única direção com a empresa, é pouco provável que bons resultados sejam alcançados.

Para que esse alinhamento ocorra, é importante ter uma reunião com todos os gestores da organização. Assim, será possível discutir sobre planos, metas, e, por fim, definir as ações juntos.

3. Estabeleça metas e objetivos

Com todas as análises em mãos, é hora de estabelecer as metas e objetivos do setor. Como dito anteriormente, essas metas devem ser discutidas com os gestores da empresa. 

Nesta etapa, os prazos para as ações também precisam ser definidos. Sem prazos, o planejamento pode se tornar ineficaz e, assim, não alcançar as melhorias e os resultados esperados. O ideal é que haja um calendário de ações que contenha todas as atividades propostas. 

4. Desenvolva um plano de ação

Agora chegou a hora de desenvolver o plano de ação, que são as soluções para os problemas identificados. Com todas as etapas anteriores, é possível desenvolvê-lo com mais assertividade e de forma estratégica. Os processos e propostas podem ser mapeados baseando-se nos desafios a serem enfrentados e em todas as metas corporativas. 

5. Realize capacitações e treinamentos

Não podemos esquecer de uma ação crucial após o planejamento: o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Os treinamentos fortalecem a equipe e auxiliam a empresa a atingir todos os objetivos com mais agilidade. 

Como já citamos aqui, o colaborador é a chave do desenvolvimento da organização. Portanto, é essencial apostar nas capacitações para alcançar as metas estabelecidas no planejamento. Lembre-se que é um investimento em que tanto os funcionários quanto a empresa saem ganhando.

6. Monitore os resultados

Por fim, o RH deve monitorar todos os resultados das ações propostas no planejamento. Acompanhe tudo o que irá acontecer na empresa após o plano ser iniciado. Assim, os problemas recorrentes e ainda insistentes podem ser identificados, para serem propostas novas ações.

Além disso, observar os indicadores estratégicos de RH, permite que o setor visualize quais metas foram alcançadas e quais resultados elas proporcionaram. Esse constante acompanhamento irá fazer com que a empresa atinja todos os seus objetivos.

Tendências de RH para ficar atento em 2024

As mudanças nas tendências da área de recursos humanos seguem em ritmo acelerado. Muitas delas são impulsionadas pela transformação digital e tecnológica, já outras, pelo comportamento dos profissionais.

Por isso, é fundamental que pessoas atuantes no setor de RH acompanhem de perto as novidades que aparecem. A seguir, listamos as que ficarão em destaque no próximo ano.

Gestão da produtividade nas empresas

Para melhorar a gestão da produtividade, o RH deve adotar uma abordagem holística, focando na identificação e eliminação de gargalos operacionais. 

Estratégias para melhorar o desempenho devem incluir metas mais inteligentes, monitoramento contínuo de resultados e o reconhecimento de comportamentos impulsionadores de produtividade. 

A análise de dados desempenha um papel vital no planejamento de RH, permitindo decisões mais bem informadas. Além disso, a integração da Inteligência Artificial será fundamental em termos de performance.

Desenvolvimento de lideranças

O desenvolvimento de lideranças tornou-se uma prioridade, dada a sobrecarga percebida por 75% dos líderes diante do crescimento de suas responsabilidades. 

Embora as organizações invistam em programas de desenvolvimento e tecnologias para aumentar a produtividade, 50% dos funcionários ainda carecem de confiança na capacidade de seus gestores. Os dados são da pesquisa da Gartner.

Além do desenvolvimento de competências, redefinir expectativas, proporcionar clareza nos desafios da liderança, incentivar rotinas sustentáveis de trabalho e remover obstáculos nos processos gerenciais são essenciais para garantir o sucesso futuro das equipes.

Gestão da mudança

A crescente necessidade de adaptação no ambiente de trabalho gera fadiga e impactos significativos no desempenho. 

Ainda conforme a Gartner, 77% dos líderes de RH reconhecem o cansaço dos colaboradores. Ele gera menor intenção de permanecer na empresa (42%), redução de confiança (30%), menos esforços entre a equipe (22%) e queda no desempenho (27%).

Dessa forma, tudo isso faz com que apenas metade das transformações organizacionais sejam bem-sucedidas. Para enfrentar esse desafio, o RH deve ir além da comunicação e formação, antecipando riscos de fadiga e gerenciando-os proativamente.

Manter a importância da cultura organizacional 

Em um mercado cada vez mais inclinado ao trabalho híbrido, a conexão dos profissionais com a cultura da empresa tornou-se um desafio. 

O mesmo estudo da Gartner revela que 41% dos líderes de RH acreditam que esse modelo afeta o senso de pertencimento dos talentos. Ou seja, a falta de interação presencial e a comunicação virtual prejudicam a cultura organizacional de muitos negócios.

Investir em estratégias que fortaleçam as conexões entre os colaboradores e a instituição é essencial. Isso inclui iniciativas que promovam relacionamentos interpessoais, mesmo à distância, para manter ativos os valores e a identidade da empresa.

RH estratégico e Tecnológico

A transformação digital e o conceito de RH 4.0 deram as mãos para tornar a área de recursos humanos cada vez mais digital e estratégica. Por meio de ferramentas digitais, processos como o recrutamento e a seleção, onboarding, offboarding e gestão da folha de pagamento, precisarão ser realizados de forma cada vez mais eficientes.

Outra tendência forte para 2024 é a gestão de competências. Com o auxílio de tecnologias, o RH coleta, mensura, analisa e desenvolve as habilidades e competências dos profissionais internos. Desse modo, os colaboradores são alocados em cargos e funções compatíveis com suas soft skills.

Flexibilidade no ambiente de trabalho

O conceito “bring you own environment” (BYOE) se posiciona como uma prática que tende a se consolidar nos próximos anos. O BYOE permite que os colaboradores escolham de onde desejam trabalhar: home office, escritório físico, biblioteca, cafés ou alternando entre as estações de trabalho.

Ainda sobre a flexibilidade no ambiente de trabalho, as organizações estão implantando os horários flexíveis. Nesse caso, os colaboradores podem escolher qual horário do dia querem executar suas tarefas – desde que cumpram as horas estipuladas pela empresa.

Gestão de pessoas orientada por dados

Com a ajuda de tecnologias embasadas na inteligência artificial, big data, machine learning e business intelligence, o RH digital está gerindo pessoas por meio dos dados. O objetivo é conhecer melhor o perfil e as características de cada pessoa colaboradora atuante na empresa. 

Sendo assim, é possível criar programas de treinamento para desenvolver habilidades específicas, gerar mais engajamento dos participantes, bem como aumentar a retenção e aplicação dos conhecimentos ensinados.

Como um planner pode organizar seu RH em 2024?

Para se planejar para a posteridade, uma das melhores estratégias é o planejamento do RH por meio do planner. Essa ferramenta auxilia a organização da área de recursos humanos, além da rotina, do tempo, objetivos e metas.

Em outras palavras, o planner consegue otimizar tarefas e projetos. Nele, você pode fazer com que todas as atividades fiquem atreladas a prazos e responsáveis. A consequência disso é o aumento da produtividade e da qualidade de vida dos colaboradores.

Outro benefício do planner é gerenciar as datas importantes para o RH. Todas elas ficam dispostas e organizadas de modo que ninguém perca nenhum compromisso ou evento.

O que acha de realizar o planejamento do RH para 2024 com um planner? Gostou da ideia? Então, baixe agora mesmo o Planner RH e DP 2024 preparado com muito carinho pela Convenia! 

Com o nosso material em mãos você conseguirá organizar com clareza seu calendário, realizando com máxima eficiência o planejamento de Recursos Humanos da empresa. Assim será mais fácil acompanhar e aplicar todas as tendências de RH na realidade da sua organização!

Planner RH e DP 2024

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!