7 passos para aplicar o manifesto de RH ágil na empresa

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  14 min. de leitura

A burocracia e a lentidão dos processos são desafios que incomodam muitos profissionais de Recursos Humanos. Uma alternativa para resolver esses problemas é a adoção do RH Ágil.

Esse conceito vem das metodologias ágeis de gestão, principalmente daquela praticada em trabalhos e fluxos de alta velocidade na área de TI do setor industrial.

Para te ajudar, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para entender o que é metodologia ágil no RH. Você também encontrará 7 passos para aplicar esse modelo de gestão em sua empresa.

Faça uma boa leitura!

O que é RH ágil e como aplicar na sua empresa?

O RH Ágil é uma abordagem que adapta os princípios da metodologia ágil, geralmente usados no desenvolvimento de software e produto, para dentro das práticas de Recursos Humanos.

Assim, o RH Ágil representa uma ruptura no modelo tradicional de trabalho a partir de ações que priorizam a agilidade nas entregas do RH. Desse modo, ser ágil refere-se à capacidade de solucionar problemas com eficácia e agregar valor à empresa e aos clientes.

Esse conceito surgiu de uma metodologia voltada para trabalhos e fluxos de alta velocidade na área de TI do setor industrial. A partir daí, o manifesto se tornou uma prática declarada e oficial para as empresas se adaptarem conforme as necessidades. 

A metodologia de RH Ágil é composta por 4 valores e 12 princípios essenciais. Conheceremos os quatro valores agora e no próximo tópico os doze princípios: 

  • Priorizar as pessoas e a interação entre elas deve ser prioridade, ou seja, estar acima do gerenciamento de processos e ferramentas;
  • Encontrar soluções em softwares, substituindo a documentação abrangente;
  • Colaborar com o cliente é mais importante do que apenas negociar contratos;
  • Responder com mais agilidade às mudanças, em relação ao seguimento de um plano.
Planner RH e DP 2024

Princípios do manifesto ágil

O manifesto de RH Ágil faz com que os processos sejam otimizados em qualquer área da empresa. No entanto, para que seu funcionamento seja efetivo, os membros da equipe precisam entender os princípios:

  1. Satisfação dos colaboradores por meio da implementação de software com valor agregado;
  2. Adequação, independentemente do momento, às mudanças, para conquistar vantagens competitivas;
  3. Entrega de software eficaz, com a menor escala de tempo;
  4. União diária entre pessoas de negócio e desenvolvedores em torno do projeto;
  5. Construção de projetos em cima de confiança, motivação e suporte para a equipe; 
  6. Usar um método eficaz de transmissão de informações em uma equipe de desenvolvimento;
  7. Software funcionando para o progresso;
  8. Ritmo constante de crescimento e desenvolvimento sustentável;
  9. Priorização da excelência técnica e agilidade;
  10. Simplificação do trabalho;
  11. Estabelecimento das melhores arquiteturas de trabalho;
  12. Reflexão sobre o desempenho e ajustes em intervalos regulares.

Para exemplificar o conceito de RH Ágil, separamos um vídeo que mostra como essa realidade funciona em startups — empresas tecnológicas que possuem modelos de negócio escaláveis. Lembrando que é possível adaptar o conceito em sua empresa.

RH Ágil ou RH Tradicional: o que muda?

Se compararmos o RH tradicional com o RH Ágil, lado a lado, podemos entender melhor as diferenças. Abaixo, você confere uma tabela com os principais pontos de discordância entre as metodologias:

RH ÁgilRH Tradicional
Recrutamento e seleçãoOs processos são realizados por meio de ações estratégicas para atração de talentos. Estas ocorrem durante todo o ano e não apenas quando abre uma nova vaga. Assim, há um aumento de candidaturas com perfis alinhados e qualificados.No modelo tradicional não há preocupação com a atração assertiva de talentos. As ações de recrutamento e seleção só iniciam quando a vaga for aberta. Desse modo, o processo fica mais moroso, truncado e com menos candidatos alinhados com a cultura da empresa.
Capacitação de colaboradoresO colaborador tem oportunidade de capacitação multidisciplinar. Ou seja, ele pode se desenvolver a partir de treinamentos em várias áreas da empresa, não somente em sua própria.O treinamento, a capacitação e o desenvolvimento que são realizados focam apenas no desempenho máximo que o colaborador pode oferecer à empresa. Com isso, há uma perda de potencial e oportunidades de equipes mais ricas e diversas.
Flexibilização de carreiraUma vez que o funcionário possui capacitação multidisciplinar, pode ser alocado, definitiva ou temporariamente, para outra área da empresa e, assim, trazer mais resultados conforme descobre novos talentos.Cada colaborador tem sua carreira bem definida e isso dificulta a adaptação de um profissional de Departamento Pessoal, por exemplo, para outra área.
Retenção e desenvolvimentoO profissional é incentivado a se desenvolver na empresa através dos treinamentos que participou, o foco é sobre humanizar o RH.Só há uma área que define o plano para atrair, reter e desenvolver novos colaboradores. Logo, perde-se o potencial de equipe.

Existem muitas outras diferenças entre a metodologia ágil e a tradicional. Acima, você viu apenas as maiores e principais. 

De forma geral, espera-se que o RH Ágil tenha como resultado o desenvolvimento de disciplina para aplicá-la e obter resultados. Só que não se faz isso a partir do nada: você precisa mapear as necessidades dos colaboradores e suas equipes e prepará-los para a nova filosofia da empresa.

Por que tornar o RH Ágil?

O mundo está em constante evolução e as pessoas estão consumindo produtos e serviços de maneira mais exigente. A tecnologia transformou o mercado tornando-o mais acelerado.

Da mesma forma, as tendências que atualmente te dão vantagem, amanhã se tornam obrigatórias em todas as empresas. Isso significa que hoje, se você aplicar o RH Ágil, terá um enorme ganho de tempo, dinheiro e esforço na empresa.

Só que se você não colocar essa metodologia em prática, amanhã todos os seus concorrentes terão colocado e você ficará para trás. 

Contudo, não confunda agilidade com afobação. Ser ágil significa ter a capacidade de observar as mudanças e se adaptar rapidamente a elas para gerar resultados melhores.

É essencial diferenciar “se adaptar rapidamente” de “solucionar tudo perfeitamente”. Todo problema ou crise complexa interna da empresa é delicado de lidar. 

A diferença é que quando o setor de RH já está ciente que problemas podem acontecer e possuem estrutura de trabalho, aliado aos aprendizados técnicos para colaboradores enfrentarem crises, a situação é resolvida com mais humanidade e preparo

Outro ponto importante sobre RH Ágil é que os métodos estão focados nas pessoas, necessitando de menos tempo para serem executados. São ações implementadas a curto prazo, sem a necessidade de um estudo de ferramentas, equipamentos etc. 

Para isso acontecer, as empresas precisam começar a:

  • Promover a cultura de feedbacks;
  • Dividir as equipes em squads para trabalharem melhor;
  • Focar no Mínimo Produto Viável (MVP) do cliente, que corresponde ao produto criado e lançado com o mínimo de esforço.

É importante mensurar os resultados dessas ações, para ver possíveis melhorias. 

O que o profissional de RH precisa entender dessa mudança? 

O RH Ágil traz muitas inovações para o ramo e o profissional que quiser estar alinhado, ou se destacar, precisa estar pronto para os desafios. 

Existem 5 habilidades nessa metodologia que são capazes de colocar o profissional de Recursos Humanos à frente de seu tempo após dominá-las. Falaremos sobre cada uma delas abaixo, confira:

Qualificação e treinamento constante

Devido ao fato da metodologia ágil nos Recursos Humanos evoluir na mesma velocidade que seus processos funcionam, o aprendizado constante se faz necessário. 

Assim, todas as pessoas da equipe de RH devem receber treinamentos e qualificações com periodicidade para conseguirem dominar as mudanças.

No entanto, faz parte da ideia de agilidade otimizar os treinamentos com cursos precisos e efetivos, além de pensar de forma inteligente nas habilidades que serão desenvolvidas. Portanto, você deve estar pronto para ajudar os colaboradores de outros setores a treinarem e se qualificarem também no método ágil.

Avaliação de desempenho, feedbacks e orientação profissional

Acompanhar o desempenho dos colaboradores e dos seus trabalhos como time, assim como coordenar a comunicação da empresa, é uma tarefa essencial para o RH Ágil. 

É uma forma de aplicar o Jidoka, técnica ágil do Sistema Toyota de Produção, à gestão de colaboradores. Essa técnica funciona a partir de uma fiscalização de cada etapa de uma esteira de produção para encontrar erros antes que eles tragam danos maiores.

A avaliação de desempenho, em dimensões micro e macro, acompanhadas de feedbacks e orientação profissional são importantes para melhorar seus resultados. Saiba, no entanto, que feedback não se dá só quando o colaborador erra. 

Mostre coisas que podem ser melhores e reconheça os acertos para ele continuar evoluindo. Ofereça também outras oportunidades de evolução que podem ser de seu interesse. 

Desenvolva projetos em conjunto com todos os colaboradores, treine para que todos saibam dar o feedback para liderados, líderes e colegas, e coordene a comunicação, dando mais dinâmica para as atividades.

Coordenação de líderes

Você precisa capacitar os líderes para atuarem como mentores de seus liderados. Eles também precisam saber dar feedback e ter algum conhecimento de gestão de pessoas – afinal, esse é o papel deles em certo ponto.

Da mesma forma, você precisa ajudá-los a entender que é seu trabalho tornar as relações mais ágeis e dar mais autonomia e poder de decisão aos colaboradores, individualmente, e às equipes como um todo. 

Distribuição de talentos

A habilidade de formar squad, pequenos grupos interdisciplinares com objetivos específicos, é muito importante para o profissional de RH ágil. Isso porque ela permite compreender quais os colaboradores possuem melhor sinergia e os que são mais adequados para determinado projeto. 

Essa distribuição de talentos também melhora o senso de equipe e facilita a dinâmica do trabalho. Por consequência, há um desestímulo à competitividade tóxica.

Recrutamento inteligente

O processo de recrutamento e seleção na metodologia ágil possui suas peculiaridades. Estão, entre elas, a atração e a busca por talentos. Para encontrar bons profissionais, não basta publicar as vagas e esperar eles virem até você.

É preciso ter estratégias que constantemente apresentem a empresa como um bom lugar para trabalhar. Além disso, outro ponto é saber agir com precisão na busca ativa por bons candidatos.

Quais são os passos primordiais para a implementação do manifesto de RH Ágil?

A partir de agora, você verá os principais passos para colocar isso em prática na sua empresa. Veja 7 práticas essenciais para que o manifesto de RH Ágil se transforme em realidade.

1. Conheça os princípios de um RH Ágil

Como mencionado anteriormente, você deve dominar os princípios a partir do planejamento estratégico e aplicá-los. Esses conceitos devem servir de base para a aplicação adequada dessa metodologia.

Os princípios refletem o pensamento inicial para qualquer estudo ou método e servem de fundamento para uma execução mais precisa e eficaz dessa categoria de inteligência. 

2. Crie redes colaborativas

É importante construir uma estrutura fluida, sem bloqueios e favorável à agilidade. Nesse cenário, é ideal priorizar a ação coletiva e o espírito de colaboração em casos mais frágeis.

Dessa forma, é possível absorver possíveis problemas individuais e manter a sinergia da equipe rumo a um desempenho cada vez mais produtivo e veloz.

3. Preze pela transparência

Seja transparente e pratique uma liderança com uma visão mais abrangente. Nesse aspecto, o chamado líder situacional sai na frente, com habilidade e competência para orientar e cobrar da forma correta situações de baixo desempenho.

Também é preciso que o discurso entre líderes e subordinados seja claro em relação aos momentos de dificuldade e transmita a situação real do momento, buscando as saídas mais eficazes.

4. Invista na adaptabilidade

Em um cenário de transformações constantes, é ideal que o gestor de pessoas saiba considerar os impactos da transformação digital e adaptar as novas metodologias que se alteram constantemente, em um curto espaço de tempo.

Nesse sentido, os planejamentos estratégicos tendem a ser mais curtos e sofrerem mais adaptações para manter o nível de competitividade do negócio. Então, o gestor precisa enxergar essa necessidade e priorizá-la para manter a agilidade.

5. Inspire e engaje a equipe

Como uma metodologia transformadora, o manifesto de RH Ágil deve ser tratado para que os colaboradores absorvam um novo comportamento e adquiram uma cultura voltada para a precisão e a velocidade de trabalho.

Nesse caminho, é bom que o colaborador saiba que conquista benefícios aceitando essa nova conduta. É possível obter melhora de performance, aumento de capacidade, habilidade e maior reconhecimento de currículo.

Tudo isso também contribui para que a empresa consiga estabelecer metas e objetivos mais desafiadores. Portanto, é ideal que o gestor saiba motivar e incentivar os colaboradores a alcançarem novos patamares. 

Para te ajudar a tornar as pessoas colaboradoras engajadas e inspiradas, a Convenia preparou um material muito especial para você! Com o e-book 5 ações de engajamento de funcionários, testadas e aprovadas, você poderá conferir o passo a passo de ações internas que a Convenia testou, implementou e aprovou! Com ele você terá acesso ao objetivo, desenvolvimento e feedbacks de cada uma dessas ações. 

6. Estimule a motivação intrínseca

Além do crescimento natural do desempenho e da produtividade para a empresa, é normal que o colaborador estimule a sua motivação pessoal e busque uma evolução profissional, bem como o alcance de metas e sonhos de carreira.

Isso fará com que ele se sinta responsável por esse processo de mudança e assuma comportamentos mais intensos e contributivos para a evolução empresarial.

7. Incentive a ambição saudável

A ambição para cargos e funções de maior importância é natural em qualquer ser humano. Além disso, o sentimento de reconhecimento e satisfação colabora para que o colaborador cresça de forma saudável.

Nesse aspecto, a competição deve ser com seus próprios limites, sem estabelecer um ambiente de inimizade e disputa entre colegas.

Como implementar o manifesto de RH ágil da melhor forma possível?

Como vimos nos princípios do manifesto ágil, os softwares e soluções digitais ocupam lugar central nesse processo e transformam a gestão de talentos em uma administração mais eficaz, inteligente e rápida.

Você pode buscar soluções mais estratégicas que incluem o controle de ponto da equipe, da folha de pagamento e da admissão digital de modo a agilizá-las e aprimorá-las. A implementação do manifesto de RH ágil permite contar com uma nova metodologia de trabalho mais eficaz e muito mais veloz.

O manifesto de RH não é apenas um conceito: trata-se de inteligência! Como a competitividade é chave para o sucesso das empresas, é hora de partir para a prática e buscar viabilizar o manifesto de RH ágil o mais rápido possível.

Por isso, preparamos um material capaz de otimizar a rotina de trabalho da sua empresa e tornar o seu RH ágil. Tenha acesso ao calendário 2024, checklist, templates e muito mais. Baixe o mais completo Planner RH e DP 2024, gratuitamente!

Planner RH e DP 2024

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!