7 passos para aplicar o manifesto de RH ágil na empresa

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  10 min. de leitura

Você já conhece o manifesto do RH ágil?  No mundo competitivo e exigente de grandes gestores, o RH se torna  um diferencial importante no setor de recursos humanos.

Entre todas as práticas e estratégias necessárias para vencer os desafios e superar as expectativas, a velocidade para tomar decisões é uma obrigação para qualquer negócio.Neste artigo, você conhecerá 7 passos importantes para aplicar o manifesto ágil de RH na sua empresa. Boa leitura!

O que é o manifesto para o desenvolvimento do RH ágil?

O manifesto de RH Ágil diz respeito a deixar de lado o modo tradicional de trabalho e partir para ações que geram resultados mais ágeis no setor. A agilidade aqui diz respeito a resolver rapidamente um problema e gerar valor da empresa, para o cliente.

Esse conceito surgiu de uma metodologia voltada para trabalhos e fluxos de alta velocidade na área de TI do setor industrial. A partir daí, o manifesto se tornou uma prática declarada e oficial para as empresas se adaptarem conforme as necessidades. 

A metodologia de RH ágil é composta por 4 valores e 12 princípios essenciais. Conheceremos os quatro valores agora e no próximo tópico os doze princípios: 

  1. Priorizar as pessoas e a interação entre elas, mais do que o gerenciamento de processos e ferramentas;
  2. Encontrar soluções em softwares, substituindo a documentação abrangente;
  3. Colaborar com o cliente é mais importante do que apenas negociar contratos;
  4. Responder com mais agilidade às mudanças, em relação ao seguimento de um plano.

Princípios do manifesto ágil

O manifesto de RH Ágil faz com que os processos sejam otimizados em qualquer área da empresa. No entanto,  para que seu funcionamento seja efetivo, os membros da equipe precisam entender os princípios:

  1. Satisfação do cliente por meio da implementação de software com valor agregado;
  2. Adequação, independentemente do momento, às mudanças, para conquistar vantagens competitivas;
  3. Entrega de software eficaz, com a menor escala de tempo;
  4. União diária entre pessoas de negócio e desenvolvedores em torno do projeto;
  5. Construção de projetos em cima de confiança, motivação e suporte para a equipe; 
  6. Usar um método eficaz de transmissão de informações em uma equipe de desenvolvimento;
  7. Software funcionando para o progresso;
  8. Ritmo constante de crescimento e desenvolvimento sustentável;
  9. Priorização da excelência técnica, design e agilidade;
  10. Simplificação do trabalho;
  11. Estabelecimento das melhores arquiteturas de trabalho;
  12. Reflexão sobre o desempenho e ajustes em intervalos regulares.

Para exemplificar o conceito de RH Ágil, separamos um vídeo que mostra como essa realidade funciona em startups — empresas tecnológicas que possuem modelos de negócio escaláveis. Lembrando que é possível adaptar o conceito em sua empresa.

>> VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=cFIm75-sPqI  

RH Ágil X RH Tradicional: o que muda?

Para reforçar o entendimento sobre RH Ágil, compararemos as duas formas de trabalho e você verá a diferença na prática:

      RH tradicional                RH Ágil
O processo de recrutamento e seleção só começa após a vaga estar abertaPossui uma estratégia definida para atrair os talentos durante o ano todo
O treinamento e desenvolvimento realizado com os colaboradores visa chegar no nível de desempenho máximo que eles vão oferecer à empresaO colaborador pode se desenvolver a partir de treinamentos em várias áreas da empresa, não somente em sua própria
Sobre a carreira dos colaboradores, cada um tem uma posição bem definida, o que dificulta a adaptação de um profissional de Departamento Pessoal, por exemplo, para outra áreaDevido à aplicação de treinamentos com a equipe, é fácil alocar um colaborador para atuar em outra área de modo a trazer resultados para a empresa 
Apenas uma área define o plano para atrair, reter e desenvolver novos colaboradoresO colaborador é incentivado a se desenvolver na empresa através dos treinamentos que participou, o foco é sobre humanizar o RH
Fonte: Gupy

Ao decidir usar a metodologia ágil, espera-se que a empresa desenvolva disciplina para aplicá-la nas equipes de trabalho e obter resultados. Cada organização precisa mapear as necessidades dos colaboradores e deixá-los o mais preparados possível para atuar de forma ágil. 

Por que tornar o RH Ágil?

Porque o mundo está em constante evolução. As pessoas estão consumindo produtos e serviços de maneira cada vez mais exigente. Ao observar esses pontos, os gestores e líderes criam ações para os colaboradores conseguirem resolver problemas que vão de encontro à necessidade do cliente. 

Como mencionamos em um dos tópicos anteriores, ser ágil não significa correr com as tarefas e entregar tudo rápido. É a capacidade de observar as mudanças do mercado e se adaptar rapidamente à elas para gerar resultados melhores.

É essencial diferenciar o “se adaptar rapidamente” de “solucionar tudo perfeitamente”. Todo problema ou crise complexa interna da empresa é delicado de lidar. 

A diferença é que quando o setor de RH já está ciente que problemas podem acontecer e possuem estrutura de trabalho, aliado aos aprendizados técnicos para colaboradores enfrentarem crises, a situação é resolvida com mais humanidade e preparo. 

Outro ponto importante sobre RH ágil é que os métodos estão focados nas pessoas, e necessitam de menos tempo para serem executados. São ações que podem ser implementadas a curto prazo, sem a necessidade de um estudo de ferramentas, equipamentos etc. 

Para isso acontecer, as empresas precisam começar a promover a cultura de feedbacks, dividir as equipes em squads para trabalharem melhor e focar no Mínimo Produto Viável (MVP) do cliente,  que corresponde ao produto criado e lançado com o mínimo de esforço.

É importante mensurar os resultados dessas ações, para ver possíveis melhorias. 

Quais são os passos primordiais para a implementação do manifesto de RH Ágil?

A partir de agora, você verá os principais passos para colocar isso em prática na sua empresa. Veja 7 práticas essenciais para que o manifesto de RH Ágil se transforme em realidade.

1. Conheça os princípios de um RH Ágil

Como mencionado anteriormente, você deve dominar os princípios a partir do planejamento estratégico e aplicá-los. Esses conceitos devem servir de base para a aplicação adequada dessa metodologia.

Os princípios refletem o pensamento inicial para qualquer estudo ou método e servem de fundamento para uma execução mais precisa e eficaz dessa categoria de inteligência. 

2. Crie redes colaborativas

É importante construir uma estrutura fluida, sem bloqueios e favorável à agilidade. Nesse cenário, é ideal priorizar a ação coletiva e o espírito de colaboração em casos mais frágeis.

Dessa forma, é possível absorver possíveis problemas individuais e manter a sinergia da equipe rumo a um desempenho cada vez mais produtivo e veloz.

3. Preze pela transparência

Seja transparente e pratique uma liderança com uma visão mais abrangente. Nesse aspecto, o chamado líder situacional sai na frente, com habilidade e competência para orientar e cobrar da forma correta situações de baixo desempenho.

Também é preciso que o discurso entre líderes e subordinados seja claro em relação aos momentos de dificuldade e transmita a situação real do momento, buscando as saídas mais eficazes.

4. Invista na adaptabilidade

Em um cenário de transformações constantes, é ideal que o gestor de pessoas saiba considerar os impactos da transformação digital e adaptar as novas metodologias que se alteram constantemente, em um curto espaço de tempo.

Nesse sentido, os planejamentos estratégicos tendem a ser mais curtos e sofrerem mais adaptações para manter o nível de competitividade do negócio. Então, o gestor precisa enxergar essa necessidade e priorizá-la para manter a agilidade.

5. Inspire e engaje a equipe

Como uma metodologia transformadora, o manifesto de RH Ágil deve ser tratado para que os colaboradores absorvam um novo comportamento e adquiram uma cultura voltada para a precisão e a velocidade de trabalho.

Nesse caminho, é bom que o colaborador saiba que conquista benefícios aceitando essa nova conduta. É possível obter melhora de performance, aumento de capacidade, habilidade e maior reconhecimento de currículo.

Tudo isso também contribui para que a empresa consiga estabelecer metas e objetivos mais desafiadores. Portanto, é ideal que o gestor saiba motivar e incentivar os colaboradores a alcançarem novos patamares. 

Para te ajudar a tornar as pessoas colaboradoras engajadas e inspiradas, a Convenia preparou um material muito especial para você! Com o e-book 5 ações de engajamento de funcionários, testadas e aprovadas, você poderá conferir o passo a passo de ações internas que a Convenia testou, implementou e aprovou! Com ele você terá acesso ao objetivo, desenvolvimento e feedbacks de cada uma dessas ações. 

6. Estimule a motivação intrínseca

Além do crescimento natural do desempenho e da produtividade para a empresa, é normal que o colaborador estimule a sua motivação pessoal e busque uma evolução profissional, bem como o alcance de metas e sonhos de carreira.

Isso fará com que ele se sinta responsável por esse processo de mudança e assuma comportamentos mais intensos e contributivos para a evolução empresarial.

7. Incentive a ambição saudável

A ambição para cargos e funções de maior importância é natural em qualquer ser humano. Além disso, o sentimento de reconhecimento e satisfação colabora para que o colaborador cresça de forma saudável.

Nesse aspecto, a competição deve ser com seus próprios limites, sem estabelecer um ambiente de inimizade e disputa entre colegas.

Como implementar o manifesto de RH ágil da melhor forma possível?

Como vimos nos princípios do manifesto ágil, os softwares e soluções profissionais ocupam lugar central nesse processo e transformam a gestão de talentos em uma administração mais eficaz, inteligente e rápida.

Você pode buscar soluções mais estratégicas que incluem o controle de ponto da equipe, da folha de pagamento e da admissão digital de modo a agilizá-las e aprimorá-las. A implementação do manifesto de RH ágil permite contar com uma nova metodologia de trabalho mais eficaz e muito mais veloz.

O manifesto de RH não é apenas um conceito: trata-se de inteligência! Como a competitividade é chave para o sucesso das empresas, é hora de partir para a prática e buscar viabilizar o manifesto de RH ágil o mais rápido possível.

Por isso, preparamos um material capaz de otimizar a rotina de trabalho da sua empresa e tornar o seu RH ágil. Tenha acesso ao calendário 2022, checklist, templates e muito mais. Baixe o mais completo Planner RH e DP 2022, gratuitamente!

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!

[GUIA + CHECKLIST GRATUITO]Passo a passo para atrair e reter estagiários

Lidar com a nova geração de talentos tem vários desafios, mas com a prática e seguindo as dicas do nosso Guia + Checklist, tudo se encaixa para dar certo. Confira! 😊