7 passos para aplicar o manifesto de RH ágil na empresa

7 passos para aplicar o manifesto de RH ágil na empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabe o que é manifesto ágil? No mundo totalmente competitivo e exigente dos grandes gestores atuais, o RH ágil é um diferencial importante no setor de recursos humanos.

Entre todas as práticas e estratégias necessárias para vencer os desafios e superar as expectativas, a velocidade é uma obrigação para qualquer negócio.

Neste artigo, você conhecerá 7 passos incríveis para aplicar o manifesto ágil de RH na sua empresa. Leia até final!

O que é o manifesto para o desenvolvimento ágil de RH?

Esse conceito surge de uma metodologia voltada para trabalhos e fluxos de alta velocidade. O manifesto ágil, criado em 2001, explora 4 valores e 12 princípios essenciais.

Valores do manifesto ágil

O manifesto ágil tem como valores:

  1. priorização das pessoas e da interação entre elas mais do que a gestão de processos e ferramentas;
  2. soluções em softwares em substituição a documentação abrangente;
  3. colaboração com o cliente maior do que a negociação de contratos;
  4. resposta mais ágil a mudanças em relação ao seguimento de um plano.

Princípios do manifesto ágil

Veja agora os 12 princípios do manifesto ágil:

  1. satisfação do cliente por meio da implementação de software com valor agregado;
  2. adequação, independentemente do momento, às mudanças, para conquistar vantagens competitivas;
  3. entrega de software eficaz, com a menor escala de tempo;
  4. união diária entre pessoas de negócio e desenvolvedores em torno do projeto;
  5. construção de projetos em cima de confiança, motivação e suporte para a equipe;
  6. conversa face a face como método eficaz de transmissão de informações em uma equipe de desenvolvimento;
  7. software funcionando para o progresso;
  8. ritmo constante de crescimento e desenvolvimento sustentável;
  9. priorização da excelência técnica, design e agilidade;
  10. simplificação do trabalho;
  11. estabelecimento das melhores arquiteturas de trabalho;
  12. reflexão sobre o desempenho e ajustes em intervalos regulares.

Do geral para o específico, o manifesto ágil do setor de RH foi desenvolvido por profissionais de recursos humanos adaptando os princípios e valores estabelecidos no manifesto original.

Inclinação do manifesto para um RH ágil

Conheça agora o quadro de inclinação do manifesto para um RH ágil:

  • hierarquia -> colaboração
  • sigilo -> transparência
  • prescrição -> adaptabilidade
  • administração rígida -> inspiração
  • obrigação -> motivação e engajamento

É importante ressaltar que o manifesto de RH ágil não prioriza somente a velocidade das ações, mas também uma gestão mais enxuta, com a simplificação de processos, redução de custos desnecessários e otimização do tempo.

Princípios do RH ágil

Conheça agora os princípios do RH ágil:

  • apoio principalmente a pessoas para seu crescimento e desenvolvimento no local de trabalho;
  • incentivo à cultura de adaptação às mudanças;
  • construção e apoio para redes de colaboração, organização e capacitação;
  • apoio e motivação para a capacitação individual e coletiva;
  • construção de um ambiente organizacional propício ao desenvolvimento do trabalho;
  • gestão de talentos, priorizando a evolução profissional.

Quais são os passos primordiais para a implementação do manifesto de RH ágil?

A partir de agora, você verá os principais passos para colocar isso em prática na sua empresa. Veja 7 práticas essenciais para que o manifesto de RH ágil se transforme em realidade.

1. Conheça os princípios de um RH ágil

Como mencionado anteriormente, você deve dominar os princípios e aplicá-los. Esses conceitos devem servir de base para a aplicação adequada dessa metodologia.

Os princípios refletem o pensamento inicial para qualquer estudo ou método e servem de fundamento para uma execução mais precisa e eficaz desse tipo de inteligência.

2. Crie redes colaborativas

É importante construir uma estrutura fluida, sem bloqueios e favorável à agilidade. Nesse cenário, é ideal priorizar a ação coletiva e o espírito de colaboração em casos mais frágeis.

Dessa forma, é possível absorver possíveis problemas individuais e manter a sinergia da equipe rumo a um desempenho cada vez mais produtivo e veloz.

3. Preze pela transparência

Seja transparente e pratique uma liderança com uma visão mais abrangente. Nesse aspecto, o chamado líder situacional sai na frente, com habilidade e competência para orientar e cobrar da forma correta situações de baixo desempenho.

Também é preciso que o discurso entre líderes e subordinados seja claro em relação aos momentos de dificuldade e transmita a situação real do momento, buscando as saídas mais eficazes.

4. Invista na adaptabilidade

Em um cenário de transformações constantes, é ideal que o gestor de pessoas saiba considerar os impactos da transformação digital e adaptar as novas metodologias que se alteram constantemente, em um curto espaço de tempo.

Nesse sentido, os planejamentos estratégicos tendem a ser mais curtos e sofrerem mais adaptações para manter o nível de competitividade do negócio. Então, o gestor precisa enxergar essa necessidade e priorizá-la para manter a agilidade.

5. Inspire e engaje a equipe

Como uma metodologia transformadora, o manifesto de RH ágil deve ser tratado para que os funcionários absorvam um novo comportamento e adquiram uma cultura voltada para a precisão e a velocidade de trabalho.

Nesse caminho, é bom que o colaborador saiba que conquista benefícios aceitando essa nova conduta. É possível obter melhora de performance, aumento de capacidade e habilidade e maior reconhecimento de currículo.

Tudo isso também contribui para que a empresa consiga estabelecer metas e objetivos mais desafiadores. Portanto, é ideal que o gestor saiba motivar e incentivar os colaboradores a alcançarem novos patamares.

6. Estimule a motivação intrínseca

Além do crescimento natural do desempenho e da produtividade para a empresa, é normal que o colaborador estimule a sua motivação pessoal e busque uma evolução profissional, bem como o alcance de metas e sonhos de carreira.

Isso fará com que ele se sinta responsável por esse processo de mudança e assuma comportamentos mais intensos e contributivos para a evolução empresarial.

7. Incentive a ambição saudável

A ambição para cargos e funções de maior importância é natural em qualquer ser humano. Além disso, o sentimento de reconhecimento e satisfação colabora para que o colaborador cresça de forma saudável.

Nesse aspecto, a competição deve ser com seus próprios limites, sem estabelecer um ambiente de inimizade e disputa entre colegas.

Como implementar o manifesto de RH ágil da melhor forma possível?

Como vimos nos princípios do manifesto ágil, os softwares e soluções profissionais ocupam lugar central nesse processo e transformam a gestão de pessoas em uma administração mais eficaz, inteligente e rápida.

Você pode buscar soluções mais estratégicas que abordam controles sobre o departamento pessoal ou atuam em burocracias e rotinas como folha de pagamento, de forma a agilizá-las e aprimorá-las. A implementação do manifesto de RH ágil permite contar com uma nova metodologia de trabalho mais eficaz e muito mais veloz.

O manifesto de RH ágil não é apenas um conceito: trata-se de uma inteligência! Como a competitividade é chave para o sucesso das empresas atualmente, parta da teoria diretamente para a prática e busque viabilizar o manifesto de RH ágil o mais rápido possível.

Aproveite a oportunidade de construção de conhecimento e implemente uma solução forte para os seus negócios em gestão de RH!

Ebook RH em 2020: Guia completo para você se preparar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *