Planejamento estratégico: o que é e como fazer? 10 passos

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De grande importância para a evolução e a conquista e objetivos, o planejamento estratégico de toda empresa deve ser desenvolvido com muita atenção e foco em um uma série de situações específicas, possibilitando que pontos ineficientes do funcionamento da companhia sejam identificados e modificados da melhor maneira, permitindo assim, que novas estratégias possam ser executadas com a finalidade de otimizar a atuação da companhia como um todo. 

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O que é o planejamento estratégico de uma empresa?

O planejamento estratégico é um conceito administrativo cujo nome é autoexplicativo. 

Planejar remete ao ato de pensar em um futuro almejado, e além disso, visa elaborar um plano para que seja possível alcançar o cenário almejado.

Já o termo estratégico, significa que todo esse processo de planejamento deve ser feito de maneira inteligente. 

Fazer uso da estratégia, implica na identificação detalhada dos recursos disponíveis, reconhecer as possibilidades, antecipar tendências, estudar concorrência e muitas outras ações direcionadas aos objetivos do negócio. 

Então, a partir disso, definir uma missão, visão, objetivos, metas e planos de ação que farão esse planejamento estratégico, literalmente funcionar de maneira adequada.

Qual a importância de um planejamento estratégico para uma empresa?

O planejamento estratégico funciona como um ponto de partida para todas as ações que uma empresa realizará ao longo de um período para chegar no cenário futuro almejado.

Ele ajuda a administrar o tempo, recursos e energia para a estratégia de negócio, focando no que realmente importa no longo prazo, ou seja, naquilo que vai trazer prosperidade à empresa. 

Muito administradores não gostam de “gastar” tempo planejando, pois não conseguem compreender o valor de se criar um plano para o futuro. O planejamento estratégico auxilia na compreensão de criar um plano para o futuro.

O planejamento estratégico auxilia na compreensão de mudanças do ambiente externo e interno, uma vez que permite visualizar problemas que podem surgir ao longo do caminho, assim como ajuda a identificar oportunidades de melhorias para os negócios. 

Portanto, mesmo que o mercado apresente transformações constantes, isso não invalida a necessidade de se ter um plano capaz de direcionar os esforços organizacionais. Por isso, o planejamento estratégico é tão importante.

Depois de saber o que é planejamento estratégico, é chegada a hora de saber como elaborá-lo para que ele possa funcionar de maneira eficiente. Confira o passo a passo.

10 passos fundamentais para um planejamento estratégico eficiente

Embora pareça uma tarefa simples, a elaboração de um planejamento estratégico exige disciplina e dedicação. Aprenda a elaborá-lo, com os passos a seguir. 

1. Selecione colaboradores consistentes 

A equipe de desenvolvimento do planejamento estratégico deve contar com colaboradores das áreas com maior representatividade da empresa, incluindo líderes e gerentes dos principais setores, sem esquecer daqueles que podem  atuar como facilitadores na comunicação de diferentes área da empresa. Todos devem ter conhecimento dos objetivos do processo, além de estarem comprometidos e engajados com o planejamento.

2. Identifique pontos fortes e fracos 

Conhecer a real situação em que a empresa se encontra é fundamental para um planejamento estratégico eficiente. Portanto, é necessário ter dados que indiquem quais são os seus principais pontos fortes, além das principais fragilidades da corporação.

3. Informe-se sobre o mercado em que a empresa atua

A situação do mercado em que a empresa atua, bem como as principais tendências deste segmento, devem estar claras para o time que desenvolve o planejamento. Perfil do público, do consumo e as principais demandas dos seus clientes e também da concorrência também devem ser conhecidas, para que diferentes estratégias sejam elaboradas com base nas potencialidades da empresa e as diferentes possibilidades de mercado. 

4. Conheça a fragilidade da empresa e da concorrência

Conhecer as próprias fragilidades e de seus concorrentes, além de saber quais são seus diferenciais e as fragilidades de seu produto em relação ao da concorrência é de grande importância para a elaboração do planejamento, uma vez que esse tipo de informação é capaz de oferecer a noção de quais ações são necessárias para evoluir. A concorrência, seu público e o posicionamento de cada um dos seus adversários devem ser levados em consideração durante todo o desenvolvimento do planejamento.

5. Identifique as oportunidades 

Além de conhecer seu público e o mercado de maneira ampla, é preciso ter ideia de quais são as melhores e possíveis oportunidades de sucesso, analisando quais ações ainda não foram tomadas e que podem trazer benefícios. Visualizar novos produtos e ofertas entram na lista de ações sugeridas, assim como a definição de diferenciais que somente a sua empresa poderá oferecer. É importante lembrar que os riscos que cada nova aposta apresenta também devem ser levados em consideração.

6. Defina uma visão clara

Traçar metas possíveis e que sejam esclarecidas é importante, assim como a definição de objetivos singulares. Questões no âmbito institucional, financeiro, operacional mercadológico, posicionamento da corporação e seus concorrentes devem estar no foco das atenções durante todo o processo; possibilitando um direcionamento totalmente refinado no seu planejamento estratégico.

7. Divida estratégias em metas e objetivos 

É importante estabelecer quais ferramentas serão usadas no caminho para elaboração das estratégias e que áreas serão responsáveis por isso; definindo, também, metas claras, possíveis e objetivas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. Cada objetivo em particular deve ter suas metas bem definidas, aumentando as chances de sucesso por meio do planejamento.

8. Desenvolva planos de ação 

O planejamento estratégico deve elaborar para cada setor da empresa planos individuais, definindo os melhores caminhos para solucionar os problemas considerados mais nocivos, além de apontar formas igualmente individuais de crescimento. 

9. Tenha indicadores de controles definidos 

A análise de um sistema de indicadores permite a empresa o controle e monitoramento de suas ações. Esse tipo de métrica, será a grande responsável pela coleta de dados que vão dar norte às próximas ações efetuadas pela empresa.

10. Definição de modelos de avaliação de performance

Com indicadores de controle definido é chegado o momento de ter em mãos as análises de desempenho mais indicadas para empresa, tendo em mentes as áreas que apresentam maiores índices de deficiência e que setores e cargos precisam de investigações mais profundas; para que a pesquisa possa ser direcionada de maneira precisa possível.

Ao analisar todos esses passos, fica claro notar que se trata de um procedimento trabalhoso, mas necessário para o funcionamento, manutenção e futuro de toda e qualquer empresa. Agora então, é hora de botar a mão na massa.

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