Como melhorar o clima organizacional na empresa?

Marcelo Furtado
Cultura Organizacional
  7 min. de leitura

Você sabe como melhorar o clima organizacional da sua empresa? Entre as várias funções de um gestor de excelência, manter um ambiente saudável e aberto à produtividade é fundamental.

Não há uma mágica para o estabelecimento de um clima positivo, mas um conjunto de condutas, ações e procedimentos que são essenciais até chegar a essa harmonia.

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Neste artigo, você entenderá o conceito, a importância e as principais dicas para manter um clima organizacional positivo em sua organização. Leia atentamente e adapte já a sua gestão de pessoas. Acompanhe!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional está diretamente relacionado ao ambiente e ao momento vivido pela equipe de trabalho em relação a sentimentos, percepções, preocupações e tensões.

O clima pode estar negativo ou positivo de acordo com as circunstâncias. Pode ainda ser influenciado por fatores externos ou internos e deve ser acompanhado e melhorado continuamente por parte dos gestores.

Atualmente, estamos vivendo um momento especialmente influenciado por um fenômeno externo: a pandemia de coronavírus. Apesar de grande parte das organizações estarem fechadas, o clima tenso é observado entre os funcionários. Nesse caso, fica um pouco mais complexo para o gestor acompanhá-lo.

Por que acompanhar o clima organizacional periodicamente?

Influenciado por fatores de grande importância, como produtividade e motivação de funcionários, o clima organizacional das empresas se torna, cada vez mais, um ponto de foco para os gestores de companhias dos mais diversos segmentos — que já perceberam o poder que o ambiente de trabalho pode ter sobre os seus colaboradores.

Seja em momentos de dificuldade ou de ótima sinergia, o gestor deve observar e agir mais no sentido psicológico e mental da equipe. As palavras certas e o tom adequado são fundamentais para que o equilíbrio no ambiente seja mantido.

Um fator primordial de sucesso em projetos é o aspecto psicológico. Dessa forma, diversos investimentos podem ser subaproveitados diante de um momento ruim. Ou seja, imagine um projeto em que todos os recursos, equipamentos, tempo de execução e demais fatores de base estejam ok, mas o momento psicológico da equipe não é o ideal? É certo que todo o serviço poderá ser comprometido.

Para avaliar corretamente o momento vivido por uma equipe no ambiente de trabalho, o gestor deve verificar essencialmente:

  • como está o relacionamento entre os colaboradores;
  • se o desempenho está baixo sem motivo aparente;
  • se o comprometimento e o interesse estão muito abaixo do esperado;
  • se o nível de estresse e tensão está ultrapassando os limites normais.

Como melhorar o clima organizacional?

Saber como melhorar o clima organizacional é muito importante e, há várias formas para isso. Você deve acompanhar quais indicadores precisam ser avaliados e como a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo.

Vale ressaltar que um clima agradável e positivo impacta a produtividade da equipe, a imagem e o desenvolvimento da empresa. De uma forma geral, um clima positivo deve proporcionar:

Sabendo que o fato de poder contar com a atuação de um líder eficiente é algo fundamental para a implementação de um bom clima organizacional, cabe ao setor de Recursos Humanos das corporações fazer um bom recrutamento para encontrar um executivo que seja capaz de motivar e incentivar seus subordinados — garantindo que haja a influência necessária para a instalação de um ambiente agradável.

Quais as melhores dicas para melhorar o clima organizacional?

Com as informações anteriores em mente, nós preparamos uma lista com alguns passos para trabalhar melhor o clima organizacional da sua empresa, apontando os fatores que devem estar no topo de atenção de profissionais de RH, líderes e gestores que buscam o progresso e o sucesso de suas companhias.

Quer saber como melhorar o clima organizacional? Então veja essas dicas!

1. Mostrar sua importância

Todos os líderes e gestores da empresa devem ter a noção do quão importante o clima organizacional é, para que cada vez mais investimentos (não necessariamente financeiros) sejam feitos em melhorias desse aspecto.

2. Planejar

Os responsáveis pelas melhorias no ambiente empresarial devem saber que tipo de informação buscam para poder mudar o cenário. Portanto, é preciso estabelecer quais serão as questões para chegar às respostas que podem apontar os caminhos da melhor estratégia de mudança.

3. Definir o meio de pesquisa

Seja por entrevistas presenciais ou questionários respondidos pela web, é necessário verificar a melhor maneira para que seus colaboradores participem da pesquisa, fornecendo-lhes as ferramentas mais adequadas e que podem propiciar as melhores oportunidades de descobrir os pontos fracos do clima organizacional atual.

4. Trabalhar resultados

Com os dados da pesquisa em mãos, é hora de elaborar estratégias de melhoria, juntando as ideias e observações de líderes, gestores e da equipe de Recursos Humanos.

5. Apresentar resultados

Os colaboradores e funcionários participantes devem ter acesso aos principais pontos apresentados nos resultados da pesquisa, podendo ficar situados com o ambiente e, ainda, colaborar para melhorar o clima — caso seja algo viável.

6. Monitorar

A pesquisa foi realizada, os dados foram coletados e a estratégia aplicada. Portanto, é hora de monitorar os resultados dos planos postos em prática. Para isso, é indicado que a pesquisa original seja repetida em cerca de seis meses, permitindo que seja feita a análise do que deu certo e do que ainda deve ser trabalhado e aperfeiçoado.

7. Aconselhar

Aconselhar funcionários é uma excelente prática, pois o tom acaba sendo mais leve e isso tem melhor aceitação entre os funcionários. Dessa forma, eles recebem melhor a instrução e elevam seu desempenho.

8. Ouvir

Saber escutar a opinião e as sugestões de subordinados é fundamental para um bom clima organizacional. Grande parte dos empregados de companhias com boas práticas como essa se sentem mais valorizados quando percebem que os superiores lhe dão voz.

9. Dar Feedback

Os funcionários devem ter retorno em relação às suas atuações para se desenvolverem ainda mais, e é função do líder dar esse tipo de feedback aos seus subordinados, indicando o que é esperado deles e se sua atuação está seguindo no caminho certo.

10. Oferecer benefícios individualizados

Colaboradores com o poder de escolher os benefícios corporativos que lhe são adequados são mais satisfeitos, já que têm suas particularidades respeitadas e, com isso, podem se encaixar melhor no ambiente de trabalho.

11. Permitir visitas de parentes à empresa

Empresas que permitem que os parentes de seus funcionários conheçam suas dependências ganham vantagem, pois, dessa forma, além de o colaborador se sentir mais inserido, sua família passa a entender melhor as tarefas desempenhadas por ele, formando uma certa harmonia entre vida profissional e pessoal.

12. Optar pela flexibilidade de horários

Esse item é um dos mais importantes para que haja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional nos dias de hoje, tornando-se indispensável para a formação de um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos.

13. Oferecer programas de saúde

Empresas que incentivam seus colaboradores a praticar exercícios físicos e promovem ginástica laboral contam com profissionais mais bem-dispostos para produzir e trabalhar em equipe.

14. Incentivar programas sociais

Incentivar projetos que ajudem no desenvolvimento de comunidades próximas, por exemplo, também pode ser uma boa maneira de ajudar na interação entre colaboradores e no seu nível de cooperação durante o dia a dia de trabalho.

Realmente são vários benefícios que envolvem a adoção de um clima organizacional positivo. Não deixe de aplicar todas as estratégias e buscar esse bom ambiente, que é muito salutar para a equipe e colabora para um alto desempenho.

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