Como melhorar o clima organizacional na empresa?

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Influenciando fatores de grande importância como produtividade e motivação de funcionários, o clima organizacional das empresas se torna, cada vez mais, um ponto de foco para os gestores de companhias dos mais diversos segmentos – que já perceberam o poder que o ambiente de trabalho pode ter sobre os seus colaboradores.

Sabendo-se que o fato de poder contar com a atuação de um líder eficiente é algo fundamental para a implementação de um bom clima organizacional, cabe ao setor de recursos humanos das corporações de hoje fazer um bom recrutamento para encontrar um executivo que seja capaz de motivar e incentivar seus subordinados – garantindo que haja a influência necessária para a instalação de um ambiente agradável.

Com isso em mente, o Blog Convenia elaborou uma lista com alguns passos para trabalhar melhor o clima organizacional da sua empresa – apontando os fatores que devem estar no topo de atenção de profissionais de RH, líderes e gestores que buscas o progresso e o sucesso de suas companhias.

  1. Mostrar sua importância
    Todos os líderes e gestores da empresa devem ter a noção do quão importante o clima organizacional é, para que cada vez mais investimentos (não necessariamente financeiros) sejam feitos em melhorias desse aspecto.
  2. Planejar
    Os responsáveis pelas melhorias no ambiente empresarial devem saber que tipo de informação buscam para poder mudar o cenário. Portanto, é preciso estabelecer quais serão as questões para chegar às respostas que podem apontar os caminhos da melhor estratégia de mudança.
  3. Definir o meio de pesquisa
    Seja por entrevistas presenciais ou questionário respondido pela web, é necessário verificar a melhor maneira para que seus colaboradores participem da pesquisa – fornecendo-lhes as ferramentas mais adequadas e que podem propiciar as melhores oportunidades de descobrir os pontos fracos do clima organizacional atual.
  4. Trabalhar resultados
    Com os dados da pesquisa em mãos, é hora de elaborar estratégias de melhoria – juntando as ideias e observações de líderes, gestores e da equipe de recursos humanos.
  5. Apresentar resultados
    Os colaboradores e funcionários participantes devem ter acesso aos principais pontos apresentados nos resultados da pesquisa, podendo ficar situados com o ambiente e, ainda, colaborar para melhorar o clima – caso seja algo viável.
  6. Monitorar
    A pesquisa foi realizada, os dados foram coletados e a estratégia aplicada. Portanto, é hora de monitorar os resultados dos planos postos em prática e, para isso, é indicado que a pesquisa original seja repetida em cerca de seis meses – permitindo que seja feita a análise do que deu certo e do que ainda deve ser trabalhado e aperfeiçoado.
  7. Aconselhar
    Cerca de 70% dos funcionários das empresas mas bem-sucedidas que participaram do estudo afirmam receber conselhos de seus chefes, podendo, com isso, melhorar seu desempenho.
  8. Ouvir
    Saber escutar a opinião e as sugestões de subordinados é fundamental para um bom clima organizacional, e 80% dos empregados de companhias com boas práticas que participaram da pesquisa afirmam ser ouvidos por seus superiores.
  9. Dar Feedback
    Os funcionários devem ter retorno em relação às suas atuações para poder se desenvolver ainda mais, e é função do líder dar esse tipo de feedback aos seus subordinados, indicando o que é esperado dele e se sua atuação está seguindo no caminho certo.
  10. Benefícios individualizados
    Colaboradores com o poder de escolher os benefícios corporativos que lhe são mais adequados são mais satisfeitos, já que têm suas particularidades respeitadas e, com isso, podem se adequar melhor ao ambiente de trabalho.
  11. Visitas de parentes à empresa
    Empresas que permitem que os parentes de seus funcionários conheçam suas dependências ganham vantagem, pois, dessa forma, além de o colaborador se sentir mais inserido, sua família passa a entender melhor as tarefas desempenhadas por ele – formando uma certa harmonia entre vida profissional e pessoal.
  12. Flexibilidade de horários
    Este item é um dos mais importantes para que haja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional nos dias de hoje – tornando-se indispensável para a formação de um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos.
  13. Programas de saúde
    Empresas que incentivam seus colaboradores à praticar exercícios físicos e promovem ginástica laboral contam com profissionais mais bem dispostos para produzir e trabalhar em equipe.
  14. Programas sociais
    Incentivar projetos que ajudem no desenvolvimento de comunidades próximas, por exemplo, também pode ser uma boa maneira de ajudar na interação entre colaboradores e no seu nível de cooperação durante o dia-a-dia de trabalho.
Clima Organizacional: Como melhorar

 

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