O século XXI veio com saltos tecnológicos para o mercado de trabalho. A rede mundial de computadores revoluciona a forma como os profissionais atuam em suas tarefas. A internet transforma a rotina de colaboradores, líderes e fornecedores de pequenas e grandes empresas.
É difícil imaginar um funcionário que não tenha pelo menos um e-mail corporativo. Porém, mais importante do que ter um endereço eletrônico é a forma de acessá-lo. Perdeu-se a necessidade de estar à frente de um desktop para se informar sobre as atividades profissionais. Para isso, pode-se usar os smartphones, tablets, ou até mesmo os smartwatches (os relógios inteligentes) que, aos poucos, estão ganhando o mercado.
Dessa forma, as relações trabalhistas também mudaram. Horários foram flexibilizados, ambientes de trabalho se transformaram e o modo de se exercer as atividades corporativas sofreu profundas alterações. É necessário um novo jeito de lidar com pessoas dentro das empresas. Por isso, os responsáveis por Recursos Humanos, principalmente, tiveram que se atualizar.
Naturalmente, esse novo panorama contou com uma forte colaboração da tecnologia. O mercado viu que para aproveitar ao máximo essa revolução, era preciso fornecer ao profissional de RH ferramentas mais atuais e completas para o seu trabalho. Veja a seguir como a assinatura eletrônica contribui para otimizar e facilitar a relação empresa e colaborador.
Admissão digital
A nova forma de se relacionar com os colaboradores começa já no recrutamento. Trata-se da admissão digital, um meio mais moderno de se organizar a chegada do candidato após o processo de seleção. Por meio dele, o funcionário não precisa tirar cópias de seus documentos para enviar à empresa, pois com as câmeras digitais dos próprios celulares, pode-se obter a imagem de toda documentação necessária para a admissão, ou de pelo menos parte dela. Até a assinatura do contrato de trabalho pode ser feita à distância.
Assim como na admissão, no fluxo de trabalho do RH, muitos outros modelos de documentos podem ser validados juridicamente sem a necessidade de papel. Há desde acordos de confidencialidade e renegociações de contratos, até registro de horários. Para isso, a assinatura eletrônica veio como uma importante aliada dos departamentos de Recursos Humanos. Com ela, é possível que empresa e colaborador possam firmar um compromisso sem cair nas armadilhas da burocracia, que se exige idas e vindas de papéis, que ainda precisam de um local físico para serem armazenados.
Não é necessário imprimir documentos
Hoje, há plataformas de assinatura eletrônicas, como a Clicksign, que fazem o próprio armazenamento desses documentos. Não é necessário imprimi-los. E o mais importante é que esses contratos possuem validade jurídica assegurada pela MP 2.200-2 de 2001. Vale ressaltar que a assinatura eletrônica está, também, em conformidade com outros dispositivos da legislação brasileira que recaem sobre o âmbito trabalhista, como o artigo 107 do Código Civil e a Lei 13.874 de 2019.
A assinatura eletrônica da Clicksign retira das partes a necessidade de um certificado digital, o que torna o processo mais enxuto e economicamente muito mais interessante. Além disso, como possui um rigoroso sistema de segurança das informações, os documentos assinados têm maior proteção contra fraudes ou violações.
Levando em conta os benefícios tanto para as empresas quanto para a experiência do colaborador, a questão deixa de ser sobre se o RH irá usar a assinatura eletrônica, mas sim quando a usará.
A Clicksign é uma startup que surgiu com a missão de simplificar a vida das pessoas e das empresas, foi a primeira plataforma de assinatura eletrônica do Brasil. De forma simples, rápida e segura; a tecnologia permite que você e seus clientes assinem eletronicamente com validade jurídica a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.